Dúvida sobre electricidade.
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Autor do tópico - Membro Gold
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Dúvida sobre electricidade.
Bem sei que, os packs de baterias são feitos à medida das necessidades técnicas dos conjuntos bem como, das limitações de espaço onde vão ser aplicados.
No entanto, gostaria de saber se é possível ligar um pack de, por exemplo, 48v e 90A (4,3KW) e ligá-lo a um ?transformador? que o torne compatível com um motor de 72v ou 96v...
Acredito que existissem diversas perdas de energia, mas limitaria por exemplo, a utilização abusiva das baterias, um pouco à imagem dos geradores eléctricos, que trabalham no regime mais eficiente...
É possível?
No entanto, gostaria de saber se é possível ligar um pack de, por exemplo, 48v e 90A (4,3KW) e ligá-lo a um ?transformador? que o torne compatível com um motor de 72v ou 96v...
Acredito que existissem diversas perdas de energia, mas limitaria por exemplo, a utilização abusiva das baterias, um pouco à imagem dos geradores eléctricos, que trabalham no regime mais eficiente...
É possível?
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
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Re: Dúvida sobre electricidade.
Eu no meu caso, o motor aceita voltagem desde 36v até 130v. Optei por 100v. Na altura a minha maior preocupação foi o controlador. Tenho forma de ligar o controlador ao computador e alterar alguns parâmetros e ai evitar um esforço maior das baterias...espero fazer sentido...
Luís.
Luís.
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: Dúvida sobre electricidade.
Faz todo o sentido, mas a minha questão é saber se será exequível dar a tensão e corrente necessária a um determinado sistema, quando à saída do pack as mesmas correntes são distintas
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Re: Dúvida sobre electricidade.
Fiquei confuso... Desenvolve por favor, dando algum exemplo.
Tudo por um mundo mais limpo!
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: Dúvida sobre electricidade.
Basicamente, ligar um Pack de uma Govecs 72v40A a uma Vectrix... Por exemplo
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- Membro Silver
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Re: Dúvida sobre electricidade.
Acredito que seja possível, mas não é nada fácil encontrares um transformador para essas voltagens, muito mais difícil ainda para a amperagem, imagino que tinha que ser um transformador grandote,
precisavas de um top case só para o guardar.
não sei que células tens , suspeito umas life, mas não será mais fácil acrescentar células idênticas para fazer a voltagem que pretendes?
precisavas de um top case só para o guardar.
não sei que células tens , suspeito umas life, mas não será mais fácil acrescentar células idênticas para fazer a voltagem que pretendes?
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: Dúvida sobre electricidade.
Não é um projecto específico, é apenas esta dúvida... Se fosse possível, seria muito mais fácil padronizar e baixar os custos de produção...
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Re: Dúvida sobre electricidade.
Se o motor funcionasse sempre à mesma rotação e potência, sim era possivel, mas isso é coisa que não acontece num VE, já para não falar na regeneração de corrente...
Ou por outro lado, se tiveres um transformador estático adaptado às tensões e correntes que o pack consegue fornecer e que o motor precisa de "puxar", fica-te mais pesado e ocupa mais espaço que se tiveres o pack perfeitamente adaptado, já para não falar nas perdas no processo....
Ou por outro lado, se tiveres um transformador estático adaptado às tensões e correntes que o pack consegue fornecer e que o motor precisa de "puxar", fica-te mais pesado e ocupa mais espaço que se tiveres o pack perfeitamente adaptado, já para não falar nas perdas no processo....
sergiomms
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Re: Dúvida sobre electricidade.
Hoje experimentei por a bicicleta a andar sem baterias, usei só o carregador de 600w e andou bem.
não deu para fazer kms, andou só uns 100m, para andar mais tinha que ter um carregador wireless.
Não sei se o carregador dura muito a trabalhar nestas condições sempre a variar a carga e muitas vezes tudo ou nada,
mas se forem acrescentados uns condensadores grandes para absorver os picos...talvez funcione
não deu para fazer kms, andou só uns 100m, para andar mais tinha que ter um carregador wireless.
Não sei se o carregador dura muito a trabalhar nestas condições sempre a variar a carga e muitas vezes tudo ou nada,
mas se forem acrescentados uns condensadores grandes para absorver os picos...talvez funcione
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- Membro Platinium
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Re: Dúvida sobre electricidade.
Não necessitarias de condensadores Jordison, se tivesses a bateria instalada.
Para o projecto pretendido, seria fácil tendo um pack de uma determinada tensão, e um conversor DC/DC com a entrada à tensão desse pack, e onde a saída fosse os 140V, injectando directamente a corrente nas baterias da mota.
Ainda melhor... Se quiseres, José, podes fazer um pack de 40 células LiFePO4, 10 ou 15Ah, para te servir de extensor de autonomia, passando a andar definitivamente na mota. Até te caberia no espaço dedicado às baterias, já que as que tens de 30Ah não ocupam todo o espaço da caixa. Dessa forma é como se evita mais perdas energéticas. O BMS pode ser o mesmo, que já tens.
Para o projecto pretendido, seria fácil tendo um pack de uma determinada tensão, e um conversor DC/DC com a entrada à tensão desse pack, e onde a saída fosse os 140V, injectando directamente a corrente nas baterias da mota.
Ainda melhor... Se quiseres, José, podes fazer um pack de 40 células LiFePO4, 10 ou 15Ah, para te servir de extensor de autonomia, passando a andar definitivamente na mota. Até te caberia no espaço dedicado às baterias, já que as que tens de 30Ah não ocupam todo o espaço da caixa. Dessa forma é como se evita mais perdas energéticas. O BMS pode ser o mesmo, que já tens.
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- Membro Silver
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Re: Dúvida sobre electricidade.
Na minha Scooter elétrica (chinesa) vou instalar um dc dc step up de 1500w para manter a voltagem sempre igual, dessa forma espero que tenha sempre o mesmo desempenho... Se calhar era um conversor desses que procuras...