Painéis Solares

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Ivo12
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça ago 30, 2016 10:52 pm

Painéis Solares

Mensagem por Ivo12 »

Boa tarde, instalei à pouco mais de uma semana um painel solar da EDP com o sistema re:dy, os custos tem sido menores, com algum controlo de horários, como por exemplo na hora de carregar os aparelhos eletrónicos desligar a box durante a noite, etc.
Como tenho visto o custo a diminuir, gostava de aumentar o numero de painéis, no entanto pelo que estive a ver, os da EDP são um pouco caros (720€ por um de 250W) vi numa loja painéis de 185W por 260€, no entanto a minha dúvida era se é possivel ligar esses painéis ao que já tenho da EDP. Se sim como o poderia fazer, e em segundo lugar, gostava de saber se alguém me pode indicar como posso instalar uma bateria no painel solar.

Obrigado pela atenção e desculpem se esta não é a melhor zona para colocar o post

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Painéis Solares

Mensagem por Emanuel Couto »

Aqui fica melhor...

Passe pelas apresentações e fale-nos um pouco de si!




PS : nesta secção a malta partilha/tira dúvidas etc dos seus projetos de autoconsumo, caso queira dar um nome mais sugestivo ao mesmo é só dizer, que nós alteramos!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Painéis Solares

Mensagem por t3lmo »

Se partilhar mais alguns detalhes da solução EDP instalada, ajudará a perceber os próximos passos a tomar.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Painéis Solares

Mensagem por jmlflorencio »

Bem vindo.

A solução da EDP será com micro inversores, pelo que poderá sempre acrescentar conjuntos (painel+micro inversor) na quantidade desejada.

O rendimento é que vai sr menor quando comparado ao do primeiro painel, mas pode valer ainda a pena. Fazem de facto falta mais informações ;-)


Autor do tópico
Ivo12
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça ago 30, 2016 10:52 pm

Re: Painéis Solares

Mensagem por Ivo12 »

Bem, eu não percebo muito disto, basicamente foi instalado um painel de 250w eu sei que os que vi são apenas de 185w, mas são 260€ em vez dos 720€. Os painéis de 185W são de 24V, como posso saber os V dos da EDP?


Autor do tópico
Ivo12
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça ago 30, 2016 10:52 pm

Re: Painéis Solares

Mensagem por Ivo12 »

Que tipo de informações precisam?

Eu sei que o rendimento será menor, visto que um é de 185w e ou outro de 250w, no entanto pelo de 250w paga-se 720, pelo de 185w pago 260, feitas as contas dá para por 3 em paralelo quase pelo mesmo preço e produzo mais um bom bocado.
Gostava de saber se alguém me sabe indicar quantos V tem o da EDP, o de 185 tem 24V


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Painéis Solares

Mensagem por jmlflorencio »

Não, não dá para juntar os painéis novos ao da EDP e funcionar com o mesmo inversor...

O que se poderia fazer era meter dois dos novos em paralelo, ligados a um inversor novo... Mas a adição de painéis acarreta sempre a compra do(s) inversor(es).


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Painéis Solares

Mensagem por jmlflorencio »

E esse painel de 185 está caro, não? Ou é ja com transporte, instalação e estrutura?


ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Painéis Solares

Mensagem por ztxnew »

Ivo12 Escreveu:Que tipo de informações precisam?

Eu sei que o rendimento será menor, visto que um é de 185w e ou outro de 250w, no entanto pelo de 250w paga-se 720, pelo de 185w pago 260, feitas as contas dá para por 3 em paralelo quase pelo mesmo preço e produzo mais um bom bocado.
Gostava de saber se alguém me sabe indicar quantos V tem o da EDP, o de 185 tem 24V
Caro Ivo!
A EDP cobrou-lhe por um painel de 250W com montagem e Inversor incluído, certo?
Se comprar esse de 185W, vem sem inversor, certo? Logo terá de comprar um inversor que lhe pode custar mais 200€, já que o da EDP deve estar á medida do seu atual painel e não aguenta com a potencia dos dois ou mais painéis que lhe coloque em paralelo!

A solução da EDP custa uma fortuna. Para perder dinheiro eles não se iriam meter nisto...... eu compro painéis de 175W a 80€ cada. Apenas tem o inconveniente de trabalhar a 18V o que os incompatibiliza com outros sistemas, mas como só tenho destes, funciona!

Para ser fácil de entender:
1 - Se colocar três painéis de 250W em paralelo, ou tem três micro-inversores de 250W cada (um em cada painel), ou coloca um inversor de uma potencia superior a 750W que "aguente" com os três e receba deles em paralelo.
2 - Para colocar painéis em paralelo, creio que não é aconselhável que estes tenham voltagens de trabalho diferentes (Vmax), porque descompensam e está um a não permitir que o outro deia a sua contribuição.
3 - Para a escolha de um inversor que receba de vários painéis em paralelo, terá também de estar atento ás características dos painéis, já que a tensão máxima admitida pelo inversor não pode ser inferior ao Voc dos painéis. Se o for, o inversor poderá queimar!

Contudo, creio que os caminhos da vida e do saber tem as suas partes tortuosas. E não querendo critica-lo, convido-o a ler alguns dos tópicos sobre estes temas.
Eu sei pouco disto, mas há por ai quem saiba bastante e se perder algum tempo, vai ver que aprende e retira uma parte das duvidas!
Seja bem vindo.
Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira


Autor do tópico
Ivo12
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça ago 30, 2016 10:52 pm

Re: Painéis Solares

Mensagem por Ivo12 »

Podia-me indicar alguns tópicos ou dar uma luz daquilo que havia de ler?


ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Painéis Solares

Mensagem por ztxnew »

Ivo12 Escreveu:Podia-me indicar alguns tópicos ou dar uma luz daquilo que havia de ler?
Boas tardes,
Dentro do Autoconsumo, há um tópico que refere efetivamente que é para iniciantes. Nesse pode começar a entender todo o sistema.
Depois e ainda dentro do Autoconsumo, há vários tópicos, que vão desde a apresentação de sistemas de Autoconsumo com as duvidas, até um que refere a escolha do inversor, que por acaso foi iniciado por mim. Por ai já lhe vão saltar duvidas consistentes.

Mais uma vez e como disse antes, não o quero criticar, mas estas coisas tem de ser um pouco estudadas e mesmo assim por vezes ficamos a pensar que fizemos o melhor, e rapidamente chegamos á conclusão que nos equivocamos!!!
Pode parecer critica, mas chegar e postar a duvida sem investigar, pensando que a resposta obtida é tacitamente a melhor, é um erro! A pessoa que tira a duvida pode ter a melhor das intenções, mas errar redondamente porque não está por dentro de todo o seu conceito ou das vicissitudes do seu sistema.
Já me aconteceu não entender uma critica de um foreiro sobre o meu sistema, e só quando vi que estava errado a entendi!

Tente criar a tal base técnica e verifique o que lhe parece melhor.
Digo tudo isto com a melhor das intenções e se puder ajudá-lo-ei a tirar duvidas.
Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Painéis Solares

Mensagem por Emanuel Couto »

Obrigado ztxnew ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Ivo12
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça ago 30, 2016 10:52 pm

Re: Painéis Solares

Mensagem por Ivo12 »

Estou a pensar fazer uma instalação de raiz numa outra casa que tenho, vi que compra os painéis em Espanha, podia indicar a onde?
Em segundo, se eu instalar por mim não tenho a necessidade de mudar o contador pois não?
Em terceiro, há algum sistem no mercado parecido com o re:dy? Se sim,qual?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Painéis Solares

Mensagem por jmlflorencio »

Há vários sistemas desse género. No outro dia chegou-me às mãos um Kit de monitorização owl intuition que, além de fazer a monitorização do consumo em tempo real, também dá para controlar uma série de equipamentos...

Os painéis de Espanha, se forem os que eu penso, estão à venda no OLX. É uma empresa que entrega em Portugal regularmente, o que é uma boa vantagem...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Painéis Solares

Mensagem por jmlflorencio »

Mudança do contador não depende de quem instala, mas sim da comunicação prévia que tem que se fazer à EDP aquando da instalação dos painéis...


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Painéis Solares

Mensagem por apmendes »

Ivo12 Escreveu:Estou a pensar fazer uma instalação de raiz numa outra casa que tenho, vi que compra os painéis em Espanha, podia indicar a onde?
Em segundo, se eu instalar por mim não tenho a necessidade de mudar o contador pois não?
Em terceiro, há algum sistem no mercado parecido com o re:dy? Se sim,qual?
O contador tem sempre de ser mudado, caso contrário a energia que produz e seja injetada na rede está a dá-la á EDP e ainda tem de pagar essa energia que está a dar porque o contador tanto conta o que entra como o que sai. Isto caso seja contador digital, se for dos outros antigos de roda, esses contam ao contrário quando está a meter corrente na rede.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Painéis Solares

Mensagem por MRider »

Depende dos contadores. Alguns não fazem isso. Os mais recentes para a contagem.
Live long and prosper!


ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Painéis Solares

Mensagem por ztxnew »

Boas Noites IVO.
Eu compro os painéis ao mesmo Sr. que os anuncia no OLX. O nome dele é Miguel e conheço-o bem pessoalmente. Creio que não devo postar os contactos por isso mando-lhe PM com esses dados.
Tem que ter em atenção alguns fatores:
1 - Os painéis são de cerca de 18V. O preço é muito bom mas tem as suas coisas...
1.1 - Tem que comprar um inversor que permita trabalhar com a Voc de cerca de 29V, mas que injete na rede com valores mais baixos (11 a 13V), só assim tira o máximo partido do sistema. Na verdade os inversores do mercado estão adaptados maioritariamente para painéis de 12 e 24V, pelo que a oferta é mais pequena. Sinceramente não sei se os micro inversores Involar funcionam bem com este painel!
Eu tenho dois tipos e ambos funcionam. Um é este:
http://www.ebay.co.uk/itm/350W-500W-Sol ... 2d7Dg-BPTQ
o outro, este:
http://www.ebay.co.uk/itm/600W-Grid-Tie ... SwZG9Wij0N
Em ambos consegui que me enviassem diretamente de Inglaterra e não paguei taxas alfandegarias.
1.2 - Caso queira carregar baterias esta tensão é chata. Ou compra um carregador MPPT para tirar o máximo partido da potencia gerada ou perde tudo o que vai dos 18V até aos cerca de 14V. Eu neste momento sofro desse problema! São perdas de cerca de 20%. Se tiver um sistema de 24V a tensão de carga está com a tensão as baterias e as perdas no carregadores são muito menores.
o Miguel também vende painéis de 24V. São um pouco mais caros mas valem a pena. Se fosse hoje para a carga de baterias compraria desses.

Contador.
Como pode ler no tópico relacionado, há legalmente que fazer a comunicação ás autoridades. por segurança eu fiz.
Quando pedi á EDP que verificasse se o meu contador não faria contagem dupla no caso de injeção, a resposta foi que o iriam trocar, o que já fizeram! Nestas circunstancias eles podem e devem certificar-se se o ponto de contagem está registado para autoconsumo, para procederem á troca do contador.

Cumprimentos,
Do deserto...nada.

José Teixeira

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”