Lista Inversores Certificados pela DGEG
-
Autor do tópico - Colaborador
- Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
Lista Inversores Certificados pela DGEG
Está publicada no site da DGEG, em 5.nov.2015, a Lista de Inversores certificados para UPP/UPAC.
Uma vista rápida permite concluir que a generalidade dos microinversores não está listada. Penso que só lá está o Involar MAC250 e o SMA SunnyBoy 240-10, os mesmos que já vinham nas listagens anteriores (da Renováveis na Hora) ao DL do autoconsumo.
Ou seja, só depois de estarem instalados milhares de microinversores por esse país fora, a DGEG vem publicar os certificados e excluir desses centenas ou milhares já instalados.
DEIXO A SEGUINTE QUESTÃO: Alguém teve uma comunicação prévia de UPAC aprovada com outros inversores, como o ABB, Enphase, APS, Involar MAC500, ou outro?
Uma vista rápida permite concluir que a generalidade dos microinversores não está listada. Penso que só lá está o Involar MAC250 e o SMA SunnyBoy 240-10, os mesmos que já vinham nas listagens anteriores (da Renováveis na Hora) ao DL do autoconsumo.
Ou seja, só depois de estarem instalados milhares de microinversores por esse país fora, a DGEG vem publicar os certificados e excluir desses centenas ou milhares já instalados.
DEIXO A SEGUINTE QUESTÃO: Alguém teve uma comunicação prévia de UPAC aprovada com outros inversores, como o ABB, Enphase, APS, Involar MAC500, ou outro?
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
- Membro Silver
- Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am
Re: Lista Inversores Certificados pela DGEG
Em termos de inversores, todas as MCP de UPAC são aprovadas, porque não tem lá campo para introduzir o modelo do inversor, logo eles não têm como saber qual inversor instalaste.
-
Obrigado, borllock, essa é uma informação útil. Revela ainda maior estupidez de todo este processo burocrático, com uma listagem de inversores para UPAC.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
- Membro Silver
- Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Sim, para instalações até 1500W sem injecção renumerada, podem instalar o que bem quiserem, sem problemas.
-
Atualização da Lista de Inversores Certificados pela DGEG
A DGEG tem finalmente uma Listagem para inversores aprovados para o regime UPP/UPAC que já integra vários microinversores. Aparecem agora duas listagens, uma para os regimes de produção anteriores ao DL 153/2014 e outra para o regime deste DL.
Novidades + : a presença dos APS, dos BeMicro (BeOn) e dos Enphase; a não existência de um prazo de validade do certificado de conformidade dos microinversores e de muitos inversores, sendo considerado não aplicável, embora eu não tenha entendido o porquê.
Novidades - : não aparecem os tão difundidos Involar, nem os ABB. É estranho, pois os Involar, pelo menos o MAC250, aparecia na Listagem anterior com uma validade até 20.06.2016. É tanto mais estranho porque a EDP os instalou, não sei se ainda instala. Quanto a mim, proprietário de Involar, é um mau augúrio.
Alguém me ajude a interpretar, mas faz sentido a coluna Regime de Funcionamento face à RESP (sincronizado/ilha)?
Todos os da listagem são sincronizados, o que parece lógico. Para instalar em ilha é preciso um inversor certificado para efeitos de UPP ou UPAC? Ainda homologado em relação à segurança elétrica entendo, e para isso deve bastar ter a marcação CE, não?
Muito menos entendo essa mesma coluna na listagem de inversores para regimes de produção anteriores ao DL do autoconsumo.
Novidades + : a presença dos APS, dos BeMicro (BeOn) e dos Enphase; a não existência de um prazo de validade do certificado de conformidade dos microinversores e de muitos inversores, sendo considerado não aplicável, embora eu não tenha entendido o porquê.
Novidades - : não aparecem os tão difundidos Involar, nem os ABB. É estranho, pois os Involar, pelo menos o MAC250, aparecia na Listagem anterior com uma validade até 20.06.2016. É tanto mais estranho porque a EDP os instalou, não sei se ainda instala. Quanto a mim, proprietário de Involar, é um mau augúrio.
Alguém me ajude a interpretar, mas faz sentido a coluna Regime de Funcionamento face à RESP (sincronizado/ilha)?
Todos os da listagem são sincronizados, o que parece lógico. Para instalar em ilha é preciso um inversor certificado para efeitos de UPP ou UPAC? Ainda homologado em relação à segurança elétrica entendo, e para isso deve bastar ter a marcação CE, não?
Muito menos entendo essa mesma coluna na listagem de inversores para regimes de produção anteriores ao DL do autoconsumo.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
Atualização da Lista de Inversores Certificados pela DGEG
O Involar MAC250 renasceu na listagem da DGEG. Quanto ao MAC500, nada.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Estas listagens tem alguma credibilidade?
Pois pelo que percebi deixam a grande maioria dos equipamentos instalados!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
A forma de trabalhar e informar da DGEG não inspira grande credibilidade. Basta ver a forma como os inversores desaparecem e reaparecem nas listagens e a forma como eles interpretaram a legislação do autoconsumo. Mas são eles a entidade com autoridade nesta matéria!serges Escreveu:Estas listagens tem alguma credibilidade?
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Enfim... o que se esperava...
Mais uns espertos a fingir que sabem...
Mais uns espertos a fingir que sabem...
40595 a bordo de uma Vectrix.