Pedido de ajuda

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
JoseBAlmeida
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo fev 06, 2011 3:57 pm

Pedido de ajuda

Mensagem por JoseBAlmeida »

Bom dia,

Tenho estado a considerar a possibilidade de uma instalação para auto consumo na minha casa de férias e fins de semana.
A casa localiza-se no concelho de Caminha, tem cerca de 150 m2 de área construída e tem anexos e uma área razoável de quintal, quer dizer, tem várias hipóteses para instalação de equipamentos de aproveitamento de energia, sejam solares ou eólicos. O consumo de electricidade é feito essencialmente ao fim de semana e meses de verão, tendo totalizado, no ano passado, um pouco mais de 1800 KWh; o aquecimento de águas sanitárias é por gás de garrafa e o aquecimento central é a gasóleo.
Gostaria de receber algumas considerações e / ou sugestões sobre a viabilidade e razoabilidade de qualquer solução de aproveitamento energético.

Cumprimentos,
José

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Pedido de ajuda

Mensagem por jmlflorencio »

Se é para usar ao fim de semana e no verão apenas, eu diria já que qualquer investimento não vai valer a pena...

Mas mais entendidos que eu se pronunciarão ;-)

A não ser que as valências da casa actualmente não sirvam para os propósitos pretendidos? Aí sim poderia optar-se por algo mais ecológico...

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Pedido de ajuda

Mensagem por Quintas2 »

jmlflorencio Escreveu:Se é para usar ao fim de semana e no verão apenas, eu diria já que qualquer investimento não vai valer a pena...

Mas mais entendidos que eu se pronunciarão ;-)

A não ser que as valências da casa actualmente não sirvam para os propósitos pretendidos? Aí sim poderia optar-se por algo mais ecológico...
Concordo.

Mesmo que nas ausências fique um frigorífico ligado, desde que não seja um guloso do Jurássico, também não deve compensar, do estrito ponto de vista económico, já que baterias não compensam, na minha opinião.

Agora se houver frigorífico, arca congeladora, alarme, router, motores de piscina, etc, etc., poderia compensar um pequeno investimento de, penso, no máximo um painel de cerca de 250W.

Em relação ao aquecimento, quer de água sanitária quer central, se a maior presença é no verão, também não deve fazer sentido alterar o que já existe. Mesmo uma solução um pouco mais económica depressa deve perder o interesse pelos custos de investimento, para um uso que não é grande.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Autoconsumo”