Tenho cá em casa algumas destas baterias/pilhas (e um amigo que me vai dar mais 30 de uma aparafusados que já não usa):

E ainda estas, que tirei de um portátil em fim de vida:

E o que é que eu vou fazer com isto agora??

Para as 'de papel', pensei em fazer um 'miolo de bateria' de 18V, para uma aparafusadora que costumo usar e à qual dava muito jeito uma segunda bateria (assim quando precisar de carregar troco só o miolo, e não a bateria em si)

As de lítio, logo vejo o que farei delas, até porque para ver como estão preciso de um carregador próprio (só tenho de Ni-Cd / NiMH).
A questão é a seguinte (ou questões, melhor dizendo):
1 - Para as de papel, tenho um carregador que permite fazer uma rotina carga-descarga-carga, e dar a capacidade da pilha no final. Penso que com duas ou três vezes sou capaz de ter uma ideia fidedigna do estado delas, ou não?
2 - O meu carregador só dá para as pilhas AA, há algum adaptador 'pronto a usar' que possa aplicar neste caso (as pilhas são tamanho C ou sub-C)...
Para as de lítio, aconselham alguns carregador específico?
Alguém tem mais sugestões?
Edit:
3 - quando quiser montar o miolo (depois de testar as pilhas individualmente), qual é a maneira mais fácil de as voltar a juntar? A solda de estanho funciona bem nestas condições?