ajuda para projecto de autoconsumo autosuficiente
-
tozept
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: sábado jan 23, 2016 11:34 pm
ajuda para projecto de autoconsumo autosuficiente
Bom dia a todos,
Tenho uma casa de família que esta isolada da rede eléctrica, e para onde penso mudar me.
Gostava de pedir a vossa opinião sobre quais as características de sistema fotovoltaico que julgam necessárias para poder ser auto-suficiente. A moradia terá o frigorífico, maquina de roupa e loiça, Computador, televisor etc.
Como não tenho conhecimentos para poder montar eu qualquer sistema eléctrico, pergunto se alguém conhece e aconselha alguma empresa da zona de Lisboa que realize o serviço de venda, montagem e assistência
Cumprimentos,
António Loureiro
Tenho uma casa de família que esta isolada da rede eléctrica, e para onde penso mudar me.
Gostava de pedir a vossa opinião sobre quais as características de sistema fotovoltaico que julgam necessárias para poder ser auto-suficiente. A moradia terá o frigorífico, maquina de roupa e loiça, Computador, televisor etc.
Como não tenho conhecimentos para poder montar eu qualquer sistema eléctrico, pergunto se alguém conhece e aconselha alguma empresa da zona de Lisboa que realize o serviço de venda, montagem e assistência
Cumprimentos,
António Loureiro
-
visitante1
- Membro Platinium

- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Re: ajuda para projecto de autoconsumo autosuficiente
Viva,
Não vai ficar barato!
Vai ser necessário um sistema bem dimensionado, pensado para uma autonomia suficiente de forma a contemplar os dias em que a produção fotovoltaica ou outra seja nula.
No mínimo uns 10kwp em painéis e de preferência uma boa bateria de lítio, são mais caras mas com a melhor durabilidade.
O local é ventoso? Se for pode se complementar com uma eólica.
Em Lisboa estou a lembrar me assim de repente da Livre.pt (arménio carreira)
Não vai ficar barato!
Vai ser necessário um sistema bem dimensionado, pensado para uma autonomia suficiente de forma a contemplar os dias em que a produção fotovoltaica ou outra seja nula.
No mínimo uns 10kwp em painéis e de preferência uma boa bateria de lítio, são mais caras mas com a melhor durabilidade.
O local é ventoso? Se for pode se complementar com uma eólica.
Em Lisboa estou a lembrar me assim de repente da Livre.pt (arménio carreira)
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
visitante1
- Membro Platinium

Esqueci de dizer que mesmo assim um sistema destes por vezes fica mais barato que uma baixada se esta estiver distante do ramal.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
pedrolima
- Membro Silver

- Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
10kW de paineis? se ele não tiver aquecimento/arrefecimento electrico, ou fogão e forno electricos, 10kW é um exagero...
E baterias de lítio, para sistemas solares, ainda não compensam face às opzs (relação €/(wh x ciclos)), já não andam muito longe, mas ainda teêm de baixar o preço pelo menos uns 30%.
E baterias de lítio, para sistemas solares, ainda não compensam face às opzs (relação €/(wh x ciclos)), já não andam muito longe, mas ainda teêm de baixar o preço pelo menos uns 30%.
-
visitante1
- Membro Platinium

OK! Mas para ficar autonomo!! Não sei não, tudo bem que a zona até é mais favorável, mas eu com 9,5kwp desde o dia 2 jan até hoje produziu 170 kWh.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Eu concordo com o visitante1. Para sistemas autónomos, o campo solar tem que ser mesmo sobre-dimensionado. E a inclinação optimizada para o inverno. Senão... Não chega. E mesmo assim...
O meu campo produziu à volta de 100KWh desde o inicio do ano. Muito longe das necessidades para esta altura do ano.
O meu campo produziu à volta de 100KWh desde o inicio do ano. Muito longe das necessidades para esta altura do ano.
-
Arcturo
- Membro Dedicado

- Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm
Este projecto é muito interessante, mas há que ter cuidado no dimensionamento. Deve-se dimensionar para a energia necessária (quantos dias de autonomia) mas também se deve dimensionar para a potência (quantos kW vão ser necessários). As baterias comportam-se melhor com energia que com potência, ou seja extrair muita potência das baterias pode reduzir a sua vida util.
Para dimensionar um sistema destes parece-me necessário:
1- Dimensionar o banco de baterias em função da energia necessária
2 - dimensionar a potência máxima necessária. prever a possibilidade de deslatragem de cargas nao prioritárias para poupar as baterias. Escolher o carregador de baterias.
3 - Dimensionar o parque solar
Para dimensionar um sistema destes parece-me necessário:
1- Dimensionar o banco de baterias em função da energia necessária
2 - dimensionar a potência máxima necessária. prever a possibilidade de deslatragem de cargas nao prioritárias para poupar as baterias. Escolher o carregador de baterias.
3 - Dimensionar o parque solar
-
pedrolima
- Membro Silver

Isso dá 6.3kWh, é mais ou menos o dobro do que o TozePT parece precisar.
Acho um desperdício de dinheiro sobre-dimensionar tanto o campo fotovoltaico para o mau tempo no inverno, quando há bom tempo, ou quando chega a primavera, estão os paineis parados (muito investimento) sem produzirem nada.. A meu ver é preferível algum sobredimensionamento, mas nada de especial, e um gerador, com um bom inversor/carregador. Em caso de mau tempo prolongado, meia dúzia de horas a carregar, 5€ de gasóleo e ficam novamente com reserva para 2 ou 3 dias..
Na zona de Lisboa, (do que eu conheço), tenho boas referências da sunenergy de cascais.
Acho um desperdício de dinheiro sobre-dimensionar tanto o campo fotovoltaico para o mau tempo no inverno, quando há bom tempo, ou quando chega a primavera, estão os paineis parados (muito investimento) sem produzirem nada.. A meu ver é preferível algum sobredimensionamento, mas nada de especial, e um gerador, com um bom inversor/carregador. Em caso de mau tempo prolongado, meia dúzia de horas a carregar, 5€ de gasóleo e ficam novamente com reserva para 2 ou 3 dias..
Na zona de Lisboa, (do que eu conheço), tenho boas referências da sunenergy de cascais.
-
tozept
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: sábado jan 23, 2016 11:34 pm
Primeiro que tudo, obrigado pelos comentários.
Estou inclinado em colocar um sistema com um gerador de apoio. presumo que nem sempre conseguirei fazer a utilização durante o dia, pelo que o gerador oferece me garantia de não ficar sem energia.
Assim sendo talvez possa reduzir as despesa iniciais. Começando com um kit de 1500W com gerador e baterias, e progressivamente poderei aumentar os painéis fotovoltaicos.
Que conjunto de baterias vos parece aconselhável para este uso?
Estou inclinado em colocar um sistema com um gerador de apoio. presumo que nem sempre conseguirei fazer a utilização durante o dia, pelo que o gerador oferece me garantia de não ficar sem energia.
Assim sendo talvez possa reduzir as despesa iniciais. Começando com um kit de 1500W com gerador e baterias, e progressivamente poderei aumentar os painéis fotovoltaicos.
Que conjunto de baterias vos parece aconselhável para este uso?
-
visitante1
- Membro Platinium

pedro lima chamado á recepção!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
pedrolima
- Membro Silver

Sem mais dados é um bocado vago.. mas se a tua ideia é começares com poucos paineis, não te esqueças de pedir à empresa que vai fazer a instalação, de deixar um regulador de carga preparado para mais paineis.
Baterias atenção, não te deixes levar em conversas, apenas OPzS, OPzV (ou lítio), e teêm de ser as "finais", pois é muito pouco saudável acrescentar mais elementos, misturar novos com usados.
Assim a olho diria: SMA/Victron/Outback 3kVA (serve, mas com 4 ou 5 kVA estás mais à vontade para ligar cargas enquanto as máquinas estiverem a lavar) + regulador de carga mppt 80-100A, e banco de baterias no mínimo 24v 800ah.
Baterias atenção, não te deixes levar em conversas, apenas OPzS, OPzV (ou lítio), e teêm de ser as "finais", pois é muito pouco saudável acrescentar mais elementos, misturar novos com usados.
Assim a olho diria: SMA/Victron/Outback 3kVA (serve, mas com 4 ou 5 kVA estás mais à vontade para ligar cargas enquanto as máquinas estiverem a lavar) + regulador de carga mppt 80-100A, e banco de baterias no mínimo 24v 800ah.
-
visitante1
- Membro Platinium

Pedro lima, o que se arranja para 110v nominais em termos de regulador solar?? Já vi que existem uns xinocas PWM, mas queria mppt , sem ser xines , claro.
Tens conhecimento de algo?
Tens conhecimento de algo?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
pedrolima
- Membro Silver

110v sem ser chinoca não conheço nada. assim de marcas que confio, o máximo é 72v nominais, dos Midnite Classic
-
visitante1
- Membro Platinium

Mas xinoca mppt? Para potências elevadas?
Sera que 2 outback em série, 1 com 4 baterias e outro com 5 funcionará?
Sera que 2 outback em série, 1 com 4 baterias e outro com 5 funcionará?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
g_card
- Membro Silver

- Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
terias de isolar totalmente um sistema do outro para poderes ligar ligar o positivo de um ao negativo de outro, e depois controlar se não havia desníveis entre as partes do banco. isto pela minha interpretação. não me parece pratico.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."