Auto-Consumo

Local para debater sobre o autoconsumo

fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: Auto-Consumo

Mensagem por fsilva »

FabioG Escreveu:Uma pergunta de quem pouco ou quase nada sabe sobre os inversores.. os inversores híbridos podem ser ligados a qualquer ponto de Luz em casa?
não, o que se pode ligar a qualquer ponto de luz da casa são os micro-inversores
os inversores hibridos vão ligar "na entrada" do quadro eléctrico, eles é que seleccionam de onde vem a fonte de energia, ou paineis solares, ou baterias, ou rede/gerador

Autor do tópico
FabioG
Membro
Membro
Registado: segunda nov 09, 2015 3:52 pm

Mensagem por FabioG »

hum.. ok no meu caso então como tenho um contador dos antigos basta me um inversor/carregador para poder carregar as baterias e injectar tambem na rede correto? alguma marca que aconselhem em relação preço qualidade?

pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm

Mensagem por pedrolima »

Os Victron Multiplus/Quattro teêm a opção (se se usar um regulador de carga da Victron), de injectar o excedente de energia (quando as baterias estiverem carregadas), na rede, penso que é isso que o Fábio procura.

No entanto, devido ao consumo e exigência de potência, recomendo antes a solução Kaco Gridsave eco 5, + inversor de rede ou micro inversores + pack de baterias 48v. Este sistema, carrega as baterias quando há excedente de produção (através de um analisador no quadro), e injecta quando há defice de produção. Assim, já não teria de optar por um inversor híbrido de mais de 6-7kW (que me parece o necessário), mais caro. Em caso de falta de rede, funciona como inversor autónomo, com saída de 5kW. Apesar de ficar mais barato que um Victron 8000, mesmo assim, é um investimento muito elevado, caso esteja a pensar unicamente em retorno financeiro, nunca compensa.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”