Gostava de dar aqui uma achega relativamente a umas questões. O termossifão (segundo a minha experiência) pode dar até para o ano quase todo, sem usar aquecimento adicional por gás ou electricidade, depende de várias variáveis, como é o caso da posição (sul/norte), local do país, sombras e afins. Os termossifões não são todos iguais como devem imaginar, há termossifões e termossifões. Posso-vos dar o meu exemplo, em Lisboa, 100% virado a sul, o ano passado usámos a resistência 5 dias, durante o resto do ano a água esteve sempre quente o suficiente para se tomar banhos à vontade. É claro que o termossifão custou 2400€ chave na mão e tem apenas 200 litros. No nosso caso o problema é outro, temos tanta água quente, que no verão temos de o tapar para não estar constantemente a deitar água fora, visto que a temperatura passa os 100 graus e é a forma do mesmo se proteger para não danificar os materiais. Resumindo, se fosse para mim, para 6 pessoas tomarem banho regularmente sem preocupações, só pensava em aparelhos de gama média alta para cima, o que dificilmente andará abaixo dos 3000€, é tudo para cima disso. A gastar 30€ de gás por mês são 360€ por ano, vai precisar de 8 a 9 anos para pagar o investimento, e sim, antes disso terá que gastar dinheiro em manutenção, peças de desgaste (ânodo magnésio) que será por volta de 50€ de 3 em 3 anos, depende do aparelho.
As vantagens é que acabam as pressas para tomar banho (cuidado com o consumo de água) e sabe muito bem ter a água quente sem custos desnecessários. Ao fim de alguns anos estará muito satisfeito, porque afinal o gás aumentou e pagou o investimento em menos tempo do que esperava. Compensa sempre, pode é demorar a recuperar o investimento, mas recupera a liberdade
Espero ter ajudado.