Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

massarico1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo set 20, 2015 1:51 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por massarico1 »

rcardoso Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Nem todos os motard's são a favor do barulho e do fumo. Muitos ainda não conhecem as vantagens de um VE e outros nem sabem que existem.
Infelizmente, a maioria pensa que as motos eléctricas têm a potência e autonomia de uma bicicleta eléctrica. Já vários conhecidos meus me fizeram essa pergunta... Desconhecem que há diferentes ofertas para diferentes necessidades!

Também há aqueles que mesmo depois de conhecerem as vantagens e até a força dos VEs, continuam a teimar que os CIs é que são bons, simplesmente porque têm maior velocidade de ponta, maior autonomia e facilidade de carregamento. Até ouço argumentos ridículos, tais como:
- os CIs são melhores porque são os que se vendem mais;
- "dá mais pica" ouvir a potência e o som do motor;
- com carros/motos potentes é que se conquistam parceiros!...

Enfim, a vaidade sobrepõe-se ao racional...

Para mim, é super prático colocar à carga na garagem, e não ter de me deslocar aos postos... Chega bem para um dia inteiro de deslocações, em situações normais.
Bem. como alguns sabem ando a procura da minha primeira VE de 2 rodas ... já ando de mota algum tempo... e confesso que tenho algum "receio" de sentir a falta do som do motor quando puxo ou quando reduzo... parece que está a ronronarrr... :P
A titulo pessoal os VE, a preços acessíveis, só tem dois ou três inconvenientes a autonomia e o tempo de carga, coisa que para viagens do dia a dia penso que não sejam "tema" .
Apesar disso estou é mortinho de ter a VE na garagem... x).. já faltou mais :P

Abraços

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por sugarstorm »

rcardoso Escreveu:Há dias atrás, estive a escrever um pequeno resumo da minha primeira aventura em Encontros de VEs. Neste caso, tratava-se do Encontro de Barcelos. O estranho (pelo menos para mim), é que quando submeti o texto, tinha terminado a minha sessão! Nunca me tinha acontecido isso! O pior, é que perdi o texto todo... :cry: Sei que é normal existirem tempos limite para sessões online, em diversos sites, mas não me tinha apercebido que aqui no fórum isso também estivesse activo.
Como isso me acontecia frequentemente, passei a fazer SEMPRE copy antes de carregar no enviar. Qualquer azar, PASTE! :D

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm

Mensagem por rcardoso »

massarico1 Escreveu: Bem. como alguns sabem ando a procura da minha primeira VE de 2 rodas ... já ando de mota algum tempo... e confesso que tenho algum "receio" de sentir a falta do som do motor quando puxo ou quando reduzo... parece que está a ronronarrr... :P
Apesar da ainda pouca experiência como condutor da scooter eléctrica, posso-te garantir que vais sentir adrenalina à mesma, não precisas do barulho do motor para nada! :D A adrenalina vem naturalmente com o facto de ouvires e sentires o vento a bater no corpo e no capacete, sentires a rodagem e a aceleração pela passagem dos objectos à tua volta, e veres a cara de alguns transeuntes quando ficam com cara de espanto a olhar para a tua scooter/moto nitidamente a pensar "Ui! Uma moto eléctrica é assim tão rápida?" (poucos sabem que nos VEs o torque está todo lá, logo de início)! ;) Nos arranques em semáforos, por exemplo, isso é bastante útil, para te recolocares na via, saindo à frente de algum outro veículo.

E digo-te que sem o som do motor, apercebeste-te mais facilmente do que se passa à tua volta, pelo que te deixa com maiores níveis de atenção e cuidado. Até te consegues aperceber pelo som, muitas vezes, quando estás a ser seguido por algum carro ou moto (não eléctricos, claro)!
massarico1 Escreveu: A titulo pessoal os VE, a preços acessíveis, só tem dois ou três inconvenientes a autonomia e o tempo de carga, coisa que para viagens do dia a dia penso que não sejam "tema" .
Apesar disso estou é mortinho de ter a VE na garagem... x).. já faltou mais :P
Abraços
Parabéns pela decisão. Verás rapidamente que fizeste a escolha correcta. Eu só tenho pena de só me ter apercebido recentemente dos VEs, senão já teria aderido à muito! E quando alguns, por vaidade ou preconceito, criticam a minha escolha, umas contas rápidas sobre quanto gastam eles e quanto gasto eu, são normalmente o suficiente para transferir o sorriso da cara deles para a minha! ;)

Se tiveres de fazer viagens mais longas que o que te permite a autonomia, e não tiveres tempo para as recargas, é bom ter um veículo alternativo a combustão. Eu ainda uso a minha Peugeot 307 SW HDI de vez em quando. Mas na maioria das situações do dia-a-dia, prefiro sempre a minha Lady VE-Tória! Mesmo quando choveu, optei por ir com ela! Basta ter mais cuidado (bem mais), e estar bem protegido com vestuário para chuva.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

massarico1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo set 20, 2015 1:51 pm

Mensagem por massarico1 »

epa embora tenha 4rodas... ando casa trabalho todo o ano a 2 x).. faça sol vento.. granizo ou neve :P (como no ano passado)...agora chuva nem pensar.. dá cabe do penteado :P

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

massarico1 Escreveu:epa embora tenha 4rodas... ando casa trabalho todo o ano a 2 x).. faça sol vento.. granizo ou neve :P (como no ano passado)...agora chuva nem pensar.. dá cabe do penteado :P
Não percebi! Andas a 2 rodas, e só quando chove é que dás cabo do penteado? :o Não usas capacete? ;)

Redes Sociais

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Mensagem por _rapt0r_ »

Hey láa.. Uma scooter igual a minha e do mesmo criador.. :D

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

_rapt0r_ Escreveu:Hey láa.. Uma scooter igual a minha e do mesmo criador.. :D
Tens uma Bereco Evo?

Redes Sociais

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

rcardoso Escreveu:
_rapt0r_ Escreveu:Hey láa.. Uma scooter igual a minha e do mesmo criador.. :D
Tens uma Bereco Evo?
Já vi que é uma Bereco, mas não a Evo. Ainda assim, parecem gémeas! :)
E com a garantia da JR Labs!

De onde és?

Redes Sociais

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Sou de Santo Tirso, a minha é igual, só com motor de 2500W e suspensão diferente julgo eu.. Tenho 17 baterias de 60amp, ibms e 2s carregadores que conseguem carregar em 3h.. E claro, garantia JR Labs e Interflexo que já nunca me deixaram apiado...

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

_rapt0r_ Escreveu:Sou de Santo Tirso, a minha é igual, só com motor de 2500W e suspensão diferente julgo eu.. Tenho 17 baterias de 60amp, ibms e 2s carregadores que conseguem carregar em 3h.. E claro, garantia JR Labs e Interflexo que já nunca me deixaram apiado...
Boa! Então somos quase vizinhos! :D

Um dia destes, quem sabe, vou aí com a minha mulher, na Lady VE-Tória, para comer a doçaria típica, os Jesuítas de Santo Tirso. E nessa altura, podemos encontrar-nos, para trocarmos experiências de uso das nossas Bereco. Já vi que a tua está bem apetrechada, e bem protegida com o iBMS! E/ou, se vieres a Guimarães, apita! :)

Redes Sociais

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Se vieres daqui a uns meses provavelmente vais ter onde carregar, enquanto comes um jesuita ou limonete, sei de fonte segura que Santo Tirso irá ter 2s mobi-e...

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

_rapt0r_ Escreveu:Se vieres daqui a uns meses provavelmente vais ter onde carregar, enquanto comes um jesuita ou limonete, sei de fonte segura que Santo Tirso irá ter 2s mobi-e...
Excelentes notícias! Quantos mais postos existirem, maior a confiança e aposta nos veículos eléctricos. Deixa de estar em causa haverem pontos de carregamento nos diversos percursos!

Esperemos que os PCR se espalhem rapidamente também.

Redes Sociais

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Re: RE: Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Celestino »

_rapt0r_ Escreveu:Se vieres daqui a uns meses provavelmente vais ter onde carregar, enquanto comes um jesuita ou limonete, sei de fonte segura que Santo Tirso irá ter 2s mobi-e...
Não me digas que a tua fonte te disse que iam para a Praça 25 de Abril?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Re: RE: Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por _rapt0r_ »

Celestino Escreveu:
Não me digas que a tua fonte te disse que iam para a Praça 25 de Abril?
Sim, já é publica a noticia?

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

_rapt0r_ Escreveu:Sim, já é publica a noticia?
Desde o dia 10-08-2015.
https://dre.pt/application/file/69976081
Eu só não sabia se este despacho seria credível ou não.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Celestino Escreveu:
Desde o dia 10-08-2015.
Boa fonte! Esperemos é que as eleições de hoje, não hipotequem o que ficou decretado. Mas estou convencido que a aposta na Mobilidade Sustentável é mesmo para continuar. :)

Redes Sociais

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Celestino Escreveu:
Desde o dia 10-08-2015.
Sim é credível, quem me disse trabalha na EDP e disse que neste momento estava a estudar 1 proposta de 2s postos de carregamento na camera municipal de santo tirso e também um no centro de famalicão... Uma medida inteligente, porque assim ganha-se um posto de carregamento para quem vai a Braga ou Guimarães..

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

rcardoso Escreveu: Jorge Rocha, ainda não há qualquer luz sobre o que poderá estar a causar esse desvio no indicador de carga do CB? É um bocado confuso não saber bem com o que contar... :( Dá para me guiar por outro dado qualquer? Como os volts, por exemplo? Creio que com a carga toda, costuma ter 68 a 70v, se não estou em erro. Quando estiver a ficar sem carga, quanto deverá ter?

Outra questão: no modo normal da VE-Tória (sem "vitaminas"), a velocidade máxima é de 40 kms/h. Por vezes nem isso. :( Quando tiveres de vir perto de Guimarães/Famalicão/Braga, é possível trazeres equipamento para passar esse limite para os 50 ou 55 kms/h? Evitava que eu tivesse de carregar no botão do "power" com frequência, pois já não teria tanto a sensação de estar a empatar o trânsito! Se vires que é algo que eu, com um portátil e um software possa resolver, óptimo. Mas se for simples, claro! Se não der para mudar fora do JR Labs, paciência! Aguardo até uma manutenção que tenha de ser feita.
Relativamente a estas questões, e porque a informação deve chegar na íntegra a quem ler os DBs, devo acrescentar que falei com o Jorge Rocha, por telemóvel:

- Quanto ao CB, ele mostrou-se disponível para analisar e testar as cargas indicadas no mesmo. Ainda se desconhece a causa, sendo o primeiro caso que lhe aconteceu. Terá que estar com a scooter umas boas horas...
- Relativamente à libertação de potência, para poder atingir mais que os 40 kms/h, é algo bastante simples, pelo que o fará à primeira oportunidade.

Ficou combinado ficar tudo para uma altura em que ele esteja por perto, para evitarmos custos com deslocações. Ou que eu tenha de enviar a scooter para alguma reparação/revisão.

Alguém já passou por experiência semelhante, relativamente ao CB?

Redes Sociais

luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Mensagem por luismoura »

olá,
Eu tenho o mesmo CB que tu desde Agosto e nunca aconteceu nada semelhante ao que descreves... Sempre que carrego fica a 100%, sendo a margem de erro bastante reduzida pois passados 2/3 mins o carregador para. No dia a dia também não noto nada de anormal, gasto sempre mais ou menos a mesma percentagem...um pouco mais quando vou com pressa, um pouco menos quando vou nas calmas. Além disso já comparei a info apresentada com a do iBMS e são semelhantes, logo não poderia estar mais satisfeito com o CB, que me permite efectuar viagens mais longas sem estar preocupado em ficar "a pé".

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

luismoura Escreveu:olá,
Eu tenho o mesmo CB que tu desde Agosto e nunca aconteceu nada semelhante ao que descreves... Sempre que carrego fica a 100%(...)
Exacto! O Jorge diz o mesmo. Por isso é que é uma situação estranha, o que acontece no meu CB. Cheguei a fazer medições no momento exacto em que terminou a carga, e tendo comunicado os valores obtidos ao Jorge, estava tudo bem. Tudo, excepto a percentagem no CB... Não dá para entender...

Hoje de manhã, quando peguei na scooter, tendo passado a noite em carga, e tendo-se já desligado automaticamente por carga completa, apresentava só 74% de carga! :(

Note-se que isto acontece quer com o carregador original da scooter, quer com um que comprei posteriormente ao Jorge. Portanto, defeito do carregador não parece ser.

Terá a ver com algo particular da própria Bereco, dos seus componentes (ou falta deles)? Ou por estar a ser carregada numa tomada da garagem, a partir da caixa central da mesma (talvez estando a receber interferências de alguma forma)?

Estou às escuras neste assunto. Não é grave, pois o essencial é ter efectivamente carga. Ainda assim, é chato não ter valores correctos no imediato, obrigando a estar com cálculos, principalmente se for uma viagem mais longa ou em ritmo mais acelerado. Por isso perguntei se alguém tinha passado por situação idêntica, que ajudasse a esclarecer isto.

Redes Sociais

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”