Vectrix VX-1
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Re: Vectrix VX-1
Voltando ao tema Vectrix VX1...
Já testei 40 células de uma VX1, tinham elas, dito pelo antigo dono, 20.000Km, e suas auto descargas eram brutais (algumas com 1Ah/dia) e sua resistência interna altíssima . Ao mais pequeno arranque (80A) sua tensão caia para 2,80V. Células de 42Ah com apenas 26Ah (média). Em teste individual, com descarga a 10A, sua temperatura subiu 8ºC
Já testei centenas de células ThunderSky com mais idade e mais de 20.000Km, onde em muitos casos sua disponibilidade energética tinha de ultrapassar os 3C's (motas de 175Kg+ condutor e pendura somando mais de 350Kg, com apenas 3,07KWh), e suas resistências internas continuavam ainda a agradar. Células de 40Ah com 33Ah (média). Tensão a cair para os 3,20V com 80A de descarga. Auto-descargas muito parecidas e quase nulas. Em teste individual, sua temperatura subiu 4ºC.
Já testei células Wina, umas que tiveram um abusivo uso, com consumos na ordem dos 3C de descarga, com uma degradação terrível para o tempo de uso e com auto-descarga muito diferentes entre si (células do mesmo pack). Células de 8Ah com poucos milhares de Kms e alguns meses, com média de 6Ah. Com 1C de descarga já sua tensão caia ao inicio para 3,18V e ao final de uma hora sua temperatura tinha aumentado 10ºC.
Já testei muitas células de lítio das mais variadas marcas, que estiveram com tensões de 0.01v durante vários meses, e que muitas ainda recuperaram para poderem ser aplicadas em sistemas de painéis solares (com várias em paralelo) onde sua capacidade ainda era superior a 70% embora que sua resistência interna fosse elevada.
Já vi muitos trabalhos mal dimensionados, e foi por isso que todos, ou quase todos, os exemplos atrás descritos, tiveram essa degradação.
Hoje, sempre que possível, promovo um bom dimensionamento às viaturas eléctricas. Mesmo assim, tendo um bom dimensionamento, deverá haver moderação. O que há de maior desgaste numa viatura eléctrica são as bateria, e sem elas não se anda. Sempre recomendo um uso com moderação. O que pode durar 100.000Km, se poder durar 300.000Km melhor ainda! Para se chegar depressa, andemos devagar!
Mas se quiserem pedir ao Jasmim um video de 10 minutos com a mota a consumir 80A (em modo cruise control) para verificarem sua tensões (mínimas e máximas) e poderem comparar com as vossas, penso que ele não se vai incomodar. Depois tenham a bondade de fazer um video semelhante e postar, para que se possa tirar a limpo qual das baterias é a mais indicada para essa fantástica viatura.
Cuidem de vós mesmos!
Já testei 40 células de uma VX1, tinham elas, dito pelo antigo dono, 20.000Km, e suas auto descargas eram brutais (algumas com 1Ah/dia) e sua resistência interna altíssima . Ao mais pequeno arranque (80A) sua tensão caia para 2,80V. Células de 42Ah com apenas 26Ah (média). Em teste individual, com descarga a 10A, sua temperatura subiu 8ºC
Já testei centenas de células ThunderSky com mais idade e mais de 20.000Km, onde em muitos casos sua disponibilidade energética tinha de ultrapassar os 3C's (motas de 175Kg+ condutor e pendura somando mais de 350Kg, com apenas 3,07KWh), e suas resistências internas continuavam ainda a agradar. Células de 40Ah com 33Ah (média). Tensão a cair para os 3,20V com 80A de descarga. Auto-descargas muito parecidas e quase nulas. Em teste individual, sua temperatura subiu 4ºC.
Já testei células Wina, umas que tiveram um abusivo uso, com consumos na ordem dos 3C de descarga, com uma degradação terrível para o tempo de uso e com auto-descarga muito diferentes entre si (células do mesmo pack). Células de 8Ah com poucos milhares de Kms e alguns meses, com média de 6Ah. Com 1C de descarga já sua tensão caia ao inicio para 3,18V e ao final de uma hora sua temperatura tinha aumentado 10ºC.
Já testei muitas células de lítio das mais variadas marcas, que estiveram com tensões de 0.01v durante vários meses, e que muitas ainda recuperaram para poderem ser aplicadas em sistemas de painéis solares (com várias em paralelo) onde sua capacidade ainda era superior a 70% embora que sua resistência interna fosse elevada.
Já vi muitos trabalhos mal dimensionados, e foi por isso que todos, ou quase todos, os exemplos atrás descritos, tiveram essa degradação.
Hoje, sempre que possível, promovo um bom dimensionamento às viaturas eléctricas. Mesmo assim, tendo um bom dimensionamento, deverá haver moderação. O que há de maior desgaste numa viatura eléctrica são as bateria, e sem elas não se anda. Sempre recomendo um uso com moderação. O que pode durar 100.000Km, se poder durar 300.000Km melhor ainda! Para se chegar depressa, andemos devagar!
Mas se quiserem pedir ao Jasmim um video de 10 minutos com a mota a consumir 80A (em modo cruise control) para verificarem sua tensões (mínimas e máximas) e poderem comparar com as vossas, penso que ele não se vai incomodar. Depois tenham a bondade de fazer um video semelhante e postar, para que se possa tirar a limpo qual das baterias é a mais indicada para essa fantástica viatura.
Cuidem de vós mesmos!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Gold
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Um C-zero/iON para esses percursos parece-me mais convidativo. Como disseram antes, por perto de 10k arranja-se um.
Quanto à carga, para já é apoveitar a Mobi.E e a carga em Cascais. Daqui a uns anos logo se vê se é necessário uma garagem ou não.
Quanto à carga, para já é apoveitar a Mobi.E e a carga em Cascais. Daqui a uns anos logo se vê se é necessário uma garagem ou não.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Não sei quais as condições e fiabilidade desse teste, eu troco as minhas a123 a essas, nunca vi nenhuma bateria lifepo4 a debitar 2C e a descer para 3.2 v, essas baterias estão melhores que as novas, pelo menos melhores que as novas de ytrium, e só ficam atrás das novas a123 4.4Ah de 40C, sem falar da temperatura.Jorge Rocha Escreveu:
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm
Eu conheço uma chinesa com 60.000+ km, com um pack original de 60ah, que ainda conseguimos tirar 63ah.
Tudo na vida depende do uso que se dá às coisas.
Tudo na vida depende do uso que se dá às coisas.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
-
- Membro Silver
Re: RE: Re: Vectrix VX-1
Isso é como dizer que um carro a combustão está de origem, à excepção do chip e do turbo que puseste...jmal Escreveu:
Eu não falei em calb, falei em litio em geral, investir 7 para durar 50 (hipoteticamente) com receios e limitações ou investir 10 para durar 100 ( (hipoteticamente) com menos receios e limitações, que preferes ? atenção que os 7 e os 10 são de exemplo, pode até ser menor.
Já para não falar de factos comprovados dessas calb, por cá já temos muitas motas com winston, a grande maioria já com largas dezenas de milhar de kms, mas todas mostram já aumentos significativos de resistência interna, não é menor capacidade diretamente, mas indiretamente é porque a mota não tem tanta potência e no inverno pior ainda. Com alguns abusos, tenho visto alguns packs com 20, 30 e 40 mil já muito desgastados.

E esses 10% de velocidade extra requerem mais quanta potência...?
Amigo, misturar calb com Winston não é justo. Tou careca de dizer a mesma coisa e volto a repetir: quem quer andar "normalmente", as calb chegam perfeitamente. Quem quer andar andar sempre de acelerador a fundo tem A123, kokam, saft, farasis, etc.
Última edição por RNM em domingo set 13, 2015 4:09 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Platinium
RNM Escreveu: Isso é como dizer que um carro a combustão está de origem, à excepção do chip e do turbo que puseste...
E esses 10% de velocidade extra requerem mais quanta potência...?
Amigo, misturar calb com Winston não é justo. Tou careca de dizer a mesma coisa e volto a repetir: quem quer andar "normalmente", as calb chegam perfeitamente. Quem quer andar andar sempre de acelerador a fundo tem A123, kokam, saft, farasis, etc.
Os 10 % que falei era de potência,t enho mais 3.5kw, como o pack atual tem uma resistência interna menor, tensão mais alta, ela só corta por corrente a uma tensão mais elevada, portanto, já conseguia uns 33 kw sem qualquer alteração, agora consigo mais uns 10%.
Quanto à velocidade dos 120kmh para os 140, em plano para manter os 120kmh puxa à volta de 16 a 20kw, já para manter os 140kwh são uns 22 - 25 kwh.
Certo, pois, mas o andar "normalmente" e com configurações de origem tem dado cabo de muitos packs das de origem como já viste, também culpa do fw, eu acredito que chegue, mas ainda não temos dados suficientes, são ainda muito recentes e não as querem vender...
Última edição por jmal em sábado set 12, 2015 11:52 am, editado 1 vez no total.
Cumps Inovadores
-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
bom eu há coisas que vejo e leio que simplesmente me fazem lembrar cada vez mais a celebre frase do Einstein......
Depois de tanta conversa uma coisa eu retirei e tenho de argumentar... comparar um PCX a um Vectrix seja ela que Vectrix for... é simplesmente ridículo (sem chamar nada a ninguém atenção!) Falo desde logo à partida somente pelo conforto e segurança, para não falar dos custos. Pergunto, já colocaram uma Vx ao lado duma PCX?!?!?!
Isso é tipo confundir a beira da estrada com a estrada da beira...
Retiro uma outra questão, se não há garagem, ou pelo menos possibilidade de fazer cargas em casa (de forma viável), sem qualquer duvida que um VE não será o mais aconselhavel, isto a não ser que claro se consiga ter carga no outro ponto normal de destino e as distancias sejam compatíveis com a capacidade da mota.
Continuo como sempre a dizer como sempre disse, se posso ter X, que serve para 90% das minhas necessidades e se enquadra na minha capacidade financeira no momento, mas que efectivamente é ligeiramente inferior a Z que é muito melhor mas muito mais caro, para quê comprar Z se posso comprar X, poupar fazer os meu dia-a-dia e um dia sim comprar algo ainda melhor que Z
Se eu gostava de ter uma Energica?!? Gostava.... mas....

epa e voltem ao tema original... que isso sim foi a questão aqui colocada, o resto abram um tópico noutro local e debatam o que quiserem...

Depois de tanta conversa uma coisa eu retirei e tenho de argumentar... comparar um PCX a um Vectrix seja ela que Vectrix for... é simplesmente ridículo (sem chamar nada a ninguém atenção!) Falo desde logo à partida somente pelo conforto e segurança, para não falar dos custos. Pergunto, já colocaram uma Vx ao lado duma PCX?!?!?!

Isso é tipo confundir a beira da estrada com a estrada da beira...

Retiro uma outra questão, se não há garagem, ou pelo menos possibilidade de fazer cargas em casa (de forma viável), sem qualquer duvida que um VE não será o mais aconselhavel, isto a não ser que claro se consiga ter carga no outro ponto normal de destino e as distancias sejam compatíveis com a capacidade da mota.
Continuo como sempre a dizer como sempre disse, se posso ter X, que serve para 90% das minhas necessidades e se enquadra na minha capacidade financeira no momento, mas que efectivamente é ligeiramente inferior a Z que é muito melhor mas muito mais caro, para quê comprar Z se posso comprar X, poupar fazer os meu dia-a-dia e um dia sim comprar algo ainda melhor que Z

Se eu gostava de ter uma Energica?!? Gostava.... mas....

epa e voltem ao tema original... que isso sim foi a questão aqui colocada, o resto abram um tópico noutro local e debatam o que quiserem...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Membro Gold
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
É exatamente isso que penso. Se estou satisfeito com a minha Vectrix com Calb? Claramente. Se há melhor? Certamente. Mas...Mumia Escreveu: Continuo como sempre a dizer como sempre disse, se posso ter X, que serve para 90% das minhas necessidades e se enquadra na minha capacidade financeira no momento, mas que efectivamente é ligeiramente inferior a Z que é muito melhor mas muito mais caro, para quê comprar Z se posso comprar X, poupar fazer os meu dia-a-dia e um dia sim comprar algo ainda melhor que Z![]()

www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
- Membro Silver
É o que ando a escrever desde o meu primeiro post neste tópico, Calb serve para satisfazer os clientes.jasmim Escreveu:É exatamente isso que penso. Se estou satisfeito com a minha Vectrix com Calb? Claramente. Se há melhor? Certamente. Mas...Mumia Escreveu: Continuo como sempre a dizer como sempre disse, se posso ter X, que serve para 90% das minhas necessidades e se enquadra na minha capacidade financeira no momento, mas que efectivamente é ligeiramente inferior a Z que é muito melhor mas muito mais caro, para quê comprar Z se posso comprar X, poupar fazer os meu dia-a-dia e um dia sim comprar algo ainda melhor que Z![]()
Há melhor, mais caro e em Portugal? Correcto.
-
- Membro Silver
Comparar custos de uma Vectrix nova, a ~8500€, com uma PCX, a ~2500€, e qualquer uma delas satisfaz o Cuttysark, se calhar a comparação faz sentido.Mumia Escreveu:Depois de tanta conversa uma coisa eu retirei e tenho de argumentar... comparar um PCX a um Vectrix seja ela que Vectrix for... é simplesmente ridículo (sem chamar nada a ninguém atenção!) Falo desde logo à partida somente pelo conforto e segurança, para não falar dos custos. Pergunto, já colocaram uma Vx ao lado duma PCX?!?!?!![]()
Isso é tipo confundir a beira da estrada com a estrada da beira...![]()
![]()
Comparar a fiabilidade (um atributo importante para o Cuttysark) de uma PCX com uma Vectrix "é simplesmente ridículo". Se a Honda tivesse uma taxa de falha com a PCX como a Vectrix teve/tem com a VX-1, já tinha declarado falência ou tinha retirado o modelo do mercado.
A ideia não é comparar a Vectrix com PCX, GOVECS, iMiev ou Brammo, a ideia é explorar as (muitas) possibilidades que o Cuttysark tem no mercado para satisfazer a sua necessidade de mobilidade, "comparando" vantagens e desvantagens em cada veículo.
São veículos diferentes em preços, tecnologias, tamanhos e até número de rodas, mas se são possibilidades para o Cuttysark, há que compará-los.
-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
epa se tu achas ok.... nem vou discutir mais isso contigo, não entro em certas guerras e guerrinhas...
Para mim comparar uma Vx com uma PCX é ridiculo, mas é somente a minha opinião que claro.... vale o que vale
a minha opinião é aquela que indiquei acima, quem quiser ler e perceber o que digo muito bem, quem não quiser, muito bem na mm
Para mim comparar uma Vx com uma PCX é ridiculo, mas é somente a minha opinião que claro.... vale o que vale

a minha opinião é aquela que indiquei acima, quem quiser ler e perceber o que digo muito bem, quem não quiser, muito bem na mm

Queimo, mas apenas electrões....
-
- Membro Silver
Relê os 2 últimos parágrafos, penso que não os percebeste bem.
O Cuttysark quer ir do ponto A ao B, sem chatices. Se está a equacionar todos aqueles veículos, há que compara-los e ajudá-lo a decidir, correcto?
E não discordei do que escreveste, simplesmente nem todos nós damos valor às mesmas coisas (ou gostamos de amarelo). E ainda bem!
(longe de mim recomendar uma pcx ou qq outro veículo a combustão, mas quem quiser uma coisa fiável não é fácil recomendar um VE de 2 rodas...)
O Cuttysark quer ir do ponto A ao B, sem chatices. Se está a equacionar todos aqueles veículos, há que compara-los e ajudá-lo a decidir, correcto?
E não discordei do que escreveste, simplesmente nem todos nós damos valor às mesmas coisas (ou gostamos de amarelo). E ainda bem!

(longe de mim recomendar uma pcx ou qq outro veículo a combustão, mas quem quiser uma coisa fiável não é fácil recomendar um VE de 2 rodas...)
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Cuttysark, falaste na possibilidade de adquirir uma Govecs S3.4? Um amigo meu da Magnumcup tem uma para venda, como usada com pouco mais de mil km, a um valor que não chega aos 4k.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Tem Pack amovível ? Pode estar aí uma boa oportunidade , com um pequeno esforço. 

Live long and prosper!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Ora aí está uma boa informação! Sabes se a mota é particular ou da empresa?Jorge Rocha Escreveu:Cuttysark, falaste na possibilidade de adquirir uma Govecs S3.4? Um amigo meu da Magnumcup tem uma para venda, como usada com pouco mais de mil km, a um valor que não chega aos 4k.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
-
O pack é fixo, de 40A, mas sei o que é que a casa gastaMRider Escreveu:Tem Pack amovível ? Pode estar aí uma boa oportunidade , com um pequeno esforço.

-
- Membro Platinium
RNM Escreveu:Relê os 2 últimos parágrafos, penso que não os percebeste bem.
E não discordei do que escreveste, simplesmente nem todos nós damos valor às mesmas coisas (ou gostamos de amarelo). E ainda bem!![]()
Eu também não percebi, sendo assim podes adicionar na lista uma GingaBike TWA que tem uma autonomia de 60-65 kms e custa uns 800 euros

Quanto à parte da fiabilidade da vectrix é tal como as pcx, umas dão problemas e outras não, se será na mesma proporção, não sei, tu sabes ????
Cumps Inovadores
-
Ciclomotor tenho eu um e do melhor que há no mercado! A próprio Vectrix tem uma versão inferior da minha, a Vx-2, montada na mesma fábrica.
A minha necessidade é:
Fazer Lisboa - Cascais - Lisboa, 6 dias por semana, com possibilidade de carregamento intermédio. Preciso de Potência e velocidade, para pontualmente usar a AE. Necessito, durante o verão de passar a ponte 25 de Abril. Pelas informações que tenho recolhido, dificilmente conseguirei fazê-lo com uma Vx-1 Nimh.
A minha necessidade é:
Fazer Lisboa - Cascais - Lisboa, 6 dias por semana, com possibilidade de carregamento intermédio. Preciso de Potência e velocidade, para pontualmente usar a AE. Necessito, durante o verão de passar a ponte 25 de Abril. Pelas informações que tenho recolhido, dificilmente conseguirei fazê-lo com uma Vx-1 Nimh.
-
- Membro Silver
E uma Zero ou Brammo em segunda mão?cuttysark76 Escreveu:Ciclomotor tenho eu um e do melhor que há no mercado! A próprio Vectrix tem uma versão inferior da minha, a Vx-2, montada na mesma fábrica.
A minha necessidade é:
-
A ZEEV tem uma Zero de 2011 por cerca de 6000€. Já a aluguei e adorei! A Brammo é a minha favorita, a par das novas Zero, mas usadas só lá fora. Os preços metem respeito!