Um diodo só dá uma queda de tensão de 0,6 volts. Além do mais, teria que usar diodos de potência muito alta, que custam muito caro. E ainda assim, esses diodos vão aquecer exageradamente, desperdiçando energia na forma de calor.
Cada painel solar precisa ter um regulador de carga. O regulador deve manter a saída dele com no máximo uns 14V. Aí, usando o controlador de carga, dois em série talvez resolvam o problema.
problema com voltagem de placa solar
-
Josenir
Autor do tópico - Colaborador

- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
-
Josenir

Re: problema com voltagem de placa solar
Sim, o controlador é o mesmo que é usado com bateria. Sem um controlador a tensão de saída dos painéis vai oscilar muito, e pode até danificar o inversor.
-
Josenir

A meu ver, pra ter uma instalação confiável, independente de qual inversor vai ser usado, é necessário ter um regulador de tensão na saída do painel solar. Comprar outro inversor, aumenta o custo de instalação, sem garantia de que vai resolver o problema. Eu estudaria mais um pouco o problema.
-
Josenir

Se você tem 4 painéis solares de 140W, ligados dois a dois em paralelo, e os dois conjuntos em série, eu sugeriria usar dois controladores de 20A, um pra cada dois que estão em paralelo.
Uma outra ideia seria ligar uma lâmpada de 24V(com potência entre 5W e 21W, do tipo que é usada em caminhões, ou duas lâmpadas de 12V em série) na saída desses painéis, mesmo sem os controladores. Pode ser que a tensão na saída esteja subindo muito apenas por falta de consumo. Talvez isso resolva o problema.
Uma outra ideia seria ligar uma lâmpada de 24V(com potência entre 5W e 21W, do tipo que é usada em caminhões, ou duas lâmpadas de 12V em série) na saída desses painéis, mesmo sem os controladores. Pode ser que a tensão na saída esteja subindo muito apenas por falta de consumo. Talvez isso resolva o problema.
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Qualquer um dos dois inverters apresentados nas fotos deveria funcionar sem problemas. As caracteristicas apresentadas é que são ambíguas (várias gamas DC). O segundo tem mais folga de VOC, logo os 42V não são problema.
Para mim, o inverter está a cortar por causa de excesso de potência e não voltagem.
Para mim, o inverter está a cortar por causa de excesso de potência e não voltagem.
-
CrOhN
- Membro Gold

Na primeira foto, o grid tie tem DC input 24-48V (VOC 42-46V).
O facto de teres 560W não invalida o excesso de potência. Em dias de nuvens com abertas, quando o sol abre, eles podem dar até mais 25-30% de potência! Se o inversor não lida muito bem com este pico, pode cortar, ou mesmo avariar.
O facto de teres 560W não invalida o excesso de potência. Em dias de nuvens com abertas, quando o sol abre, eles podem dar até mais 25-30% de potência! Se o inversor não lida muito bem com este pico, pode cortar, ou mesmo avariar.
-
CrOhN
- Membro Gold

Ok, nesse caso, os paineis adequados serão os de 60 celulas MPPT 30V. O segundo inversor serve na perfeição para os paineis que tens agora.