Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: RE: Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por zeuz »

jasmim Escreveu: E creio a compatibilidade com xenon (não testei)
No VisforVoltage há um tópico que mostra quais os componentes a substituir, responsáveis por detectar as diferentes voltagens das luzes de cruzamento e de estrada.

Portanto, além do firmware penso que também seja necessário fazer mudanças físicas.

Esta convicção também é corroborada pela informação que a FFM dá sobre a instalação de xénon.

jasmim Escreveu: Xenon? Ainda não sei. Talvez Led.
Mete LED!
Além de darem mais lúmenes para a mesma voltagem, não têm o pico de corrente inicial como o xénon. ;)

O chato é escolher uma lâmpada LED H4...
As que tenho visto, com os LED todos acesos gastam para cima de 40w, quando as HS1 que equipam as VX-1 são de 35w/35w... será que podemos ignorar o acréscimo de 5w?
Outro ponto a reter... acho preferível as tudo-em-um ( lâmpada, driver e cooler numa só peça ), será que há espaço para as instalar?
O farol tem o espelhado desenhado para uma uma lâmpada H4, portanto o posicionamento do(s) LED(s) tem que obedecer a esse posicionamento, i. e., dos filamentos, mas ainda não encontrei uma lâmpada LED que o respeite totalmente... no entanto a quantidade de lúmenes disfarça esta falha...
Há também que ter em conta que há vários tipos de LED CREE...

Sugiro lerem este tópico: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/f ... ic=18818.0
Última edição por zeuz em sexta mai 29, 2015 12:41 am, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por jasmim »

Ontem, com duas idas à JR Lab, em Aveiro, fiz 258 km! :D

Tenho novidades fresquinhas. Quando arranjar um tempinho venho contar tudo. ;)
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

Vamos então por partes.
A primeira "novidade" foi a aplicação de uma lâmpada led. Pois, como é sabido, a lâmpada original de halogéneo tem uma fraca iluminação. Em dias de chuva então é para esquecer... Há muito, desde que tive a nimh, que queria aumentar a iluminação, tanto para ver, como para ser visto. Por vezes não valorizamos, mas uma boa iluminação de dia, permite que sejamos vistos pelos automobilistas a uma grande distância, e evitar assim acidentes.

Tinha duas hipóteses, xenon ou led. Optei pelo led, por várias razões:
- por estar habituado no meu Prius PHV ao led, não me apetecia experimentar outra tecnologia;
- porque, ao ligar, a iluminação é instantânea, sem aquele pequeno tempo de aquecimento e sem quebra entre a passagem médios/máximos;
- porque apenas foi colocar uma lâmpada e fazer uma pequena adaptação (mais abaixo nas fotos) ocupando pouco espaço;
- porque achei a luz mais branca.
O Xenon que o Jorge Rocha aplicou, para eu comparar, tinha uma vantagem em relação ao LED. Mais abaixo explicarei.

A lâmpada em questão
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Comparação entre as lâmpadas

Imagem

Dado às dimensões da lâmpada não deu para colocar a borracha de vedação original. Assim, o Jorge aplicou um "vedante" para evitar a entrada de pó e mosquitos.
Imagem

Para fixar a lâmpada
Imagem

A vantagem do xenon que o JR me apresentou é que por ser de 35w, portanto igual à lâmpada original, não apresentava a luz verde de médios a piscar na dashboard. O JR sugeriu colocar uma resistência de 5w ou uma lâmpada de 5w para compensar e assim evitar a anomalia na dashboard.

Optei pela lâmpada juntando oútil ao agradável ;)
Imagem

Imagem

Agora o porta luvas é iluminado! Isto faz-me pensar que também podia ser refrigerado! :lol:

Imagem

Resultado:
SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!
Imagem

zeuz
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por zeuz »

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

Essa do refrigerado.....tá boa...e cabem lá qts minis? :D
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

epa interessante esse LED, curioso com a comparação entre uma lâmpada dessas e o Xenon que tenho... sem qualquer duvida bastante curioso ;)

Onde arranjas-te essa lampada LED? essa não tem as tais ventoinhas para arrefecer? :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

Obrigado Zeus.
O_volt, minis? Maxis!! :)

Vamos à 2ª parte.
A Gearbox desta li+ tinha um ruído de funcionamento que não me agradava comparativamente à NIMH. A baixa velocidade ou mesmo deslocando a Vx à mão, ouvia-se um "clac clac".
Com 45 mil km, nunca foi mudado o óleo da gear box. Era tempo de fazer alguma coisa.

Com base neste vídeo:

Link

começou o trabalho:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Contrariamente ao que eu pensei, não foi preciso perfurar esta peça para depois colocar o óleo, pois já estava feito. Provavelmente terá vindo assim de fábrica (por ser li+ ?), pois tenho a informação que este serviço nunca foi feito.
Imagem

A pequena marca no alinhamento do buraco de enchimento do óleo, também já existente.
Imagem

Uma boa limpeza com ar comprimido. É de realçar a quantidade significativa de limalhas, a grande causa dos ruídos da gearbox
Imagem

Foi aplicado este óleo comprado e recomendado pela Masac
Imagem

Imagem

e este aditivo com teflon, especialmente recomendado para diminuir a fricção
Imagem

Imagem

Antes da limpeza da gear box, vê-se a força existente

Link

Depois da limpeza:

Link

RESULTADO:
Grande melhoria, acabaram-se os "clac clac", funcionamento mais silencioso e mota mais solta.

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

Mumia Escreveu:epa interessante esse LED, curioso com a comparação entre uma lâmpada dessas e o Xenon que tenho... sem qualquer duvida bastante curioso ;)

Onde arranjas-te essa lampada LED? essa não tem as tais ventoinhas para arrefecer? :)
Foi o Jorge Rocha que me vendeu e aplicou. Não tem ventilação. Como se vê nas fotos todas aquelas alhetas servem de refrigeração.

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Belo trabalho sim senhor.

Eu também tenho led nos médios e recomendo vivamente.

:-)
Live long and prosper!

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

ehehe isso que foi tratamento profundo sim sr ;) começar-se a prevenir para durar mais é assim mm ;)
jasmim Escreveu:Foi o Jorge Rocha que me vendeu e aplicou. Não tem ventilação. Como se vê nas fotos todas aquelas alhetas servem de refrigeração.
uhmmm ohhhhh jorgeeeeeeeeeeee :lol: :lol: conta lá que LED é esse ehehehe, sim a parte da refrigeração percebi que seria por ali, interessante...

Ando curioso em colocar uma de LED a noite ao lado da minha com o Xénon pra ver se gosto do resultado :oops:
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

zeuz
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por zeuz »

Mumia Escreveu: Ando curioso em colocar uma de LED a noite ao lado da minha com o Xénon pra ver se gosto do resultado :oops:
Salvo erro, no tópico do CPM que coloquei faz-se essa comparação... ;)

jasmin, se tiveres interferências no intercomunicador, terás que colocar umas peças em ferrite para anular /abafar as frequências do driver. Está no tópico essa informação.

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

zeuz Escreveu: Salvo erro, no tópico do CPM que coloquei faz-se essa comparação... ;)
Interessa-me é ver a comparação nas Vx :lol: porque isso muda sempre de óptica pra óptica ;)

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Muito bom!

Já tive na minha V a lâmpada original, Xénon e agora tenho LED. É este o relato que faço das 3 iluminações:

1- Original de 35w. Muito fraca iluminação, aliás um dos pontos mais criticados nesta scooter em todos os fóruns mundiais. Com o truque de acender os máximos em conjunto com o médio ficava menos mau. Mas na utilização do dia a dia, levava claramente uma nota muito negativa. NOTA FINAL -> 5/20

2- Xénon 35w. Foi o 1º upgrade e a diferença de iluminação era brutal. Mas tinha dois inconvenientes. Primeiro era o estoiro inicial que esta tecnologia tem. Era cá um PAAUUU que até saltavas! :D E nesses 1ºs segundos mamava corrente que era uma coisa louca. Até com o protector que o jmal meteu houve problemas. Um balastro morreu e tive de o trocar. O outro problema desta tecnologia para mim era a dispersão do raio. Aquilo mandava luz até ao céu!!! Era normal apanhar com sinais de luzes de camionistas que pensavam que eu ia com os máximos acesos. :lol: NOTA FINAL 15/20

3- LED. Agora sim, estamos no céu. Não há picos de corrente. Não há raios a iluminar daqui até ao 12º andar. É uma luz bem direccionada e mais do que suficiente. É ligeiramente menos potente que a de xénon. Muito menos "selvagem". Só não leva nota máxima porque podia ser um bocadinho mais intensa. NOTA FINAL 19/20.

Quanto à caixa, muito bom ver esses mimos. E a diferença parece brutal.

É muito interessante fazer um pequeno exercício, que eu fiz nos últimos tempos, e que me levou várias semanas a completar. Ler a história toda desta moto! :D
Fico feliz que tenha ido parar a um dono que gosta do seu VE. E que a mesma Vectrix, quando tratada com carinho, com uma utilização racional, pode durar muitos anos, poupar a emissão de muito CO2, dar muito prazer eléctrico.

Chego à infeliz conclusão que o problema não era necessariamente da scooter. Ela não estava "embruxada". Teve problemas? Sim. A minha também teve. E foram resolvidos? A maioria foram. E em garantia, sem custos para o anterior dono. Desde o problema no punho, ao pack original, tudo foi trocado sem custos directos.
Agora, ter um VE, saber que existe um problema no 2º pack lítio (uma célula menos capaz) e ter a atitude de várias vezes "deixa-me ir ali dar uma volta à Ponte Vasco da Gama à velocidade máxima, sempre a 110kms/h, só para ver quantos quilómetros ela faz?", ficar apeado ou quase (várias vezes) e depois andar a queixar-se ao mundo que a Vectrix é uma bosta, que a assistência é demorada, que a Masac isto, que a Motonova aquilo. Será que uma pessoa racional, que tenha um problema num veículo CI, por exemplo desconfiar que um cilindro está a rebentar, também se mete em AE a 200kms/h, sempre no redline, para fazer o "diagnóstico"? Haverá uma alta probabilidade de ficar a meio do caminho? Talvez. Por culpa do veículo CI, claro!!! Eu, devo ser um parvo, mas se desconfio que há um problema grave, vou imediatamente à oficina ver o que se passa. E vou devagarinho. Seja num VE, ou num CI.

Desculpa lá o OFF-topic, mas já andava à umas duas semanas para deixar este post. Veio a oportunidade por causa da iluminação.
Boas curvas com a tua Vectrix Jasmim. Tenho a certeza que terás muitos quilómetros felizes pela frente com ela!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

sugarstorm Escreveu:Muito bom!

Já tive na minha V a lâmpada original, Xénon e agora tenho LED. É este o relato que faço das 3 iluminações:

1- Original de 35w. Muito fraca iluminação, aliás um dos pontos mais criticados nesta scooter em todos os fóruns mundiais. Com o truque de acender os máximos em conjunto com o médio ficava menos mau. Mas na utilização do dia a dia, levava claramente uma nota muito negativa. NOTA FINAL -> 5/20

2- Xénon 35w. Foi o 1º upgrade e a diferença de iluminação era brutal. Mas tinha dois inconvenientes. Primeiro era o estoiro inicial que esta tecnologia tem. Era cá um PAAUUU que até saltavas! :D E nesses 1ºs segundos mamava corrente que era uma coisa louca. Até com o protector que o jmal meteu houve problemas. Um balastro morreu e tive de o trocar. O outro problema desta tecnologia para mim era a dispersão do raio. Aquilo mandava luz até ao céu!!! Era normal apanhar com sinais de luzes de camionistas que pensavam que eu ia com os máximos acesos. :lol: NOTA FINAL 15/20

3- LED. Agora sim, estamos no céu. Não há picos de corrente. Não há raios a iluminar daqui até ao 12º andar. É uma luz bem direccionada e mais do que suficiente. É ligeiramente menos potente que a de xénon. Muito menos "selvagem". Só não leva nota máxima porque podia ser um bocadinho mais intensa. NOTA FINAL 19/20.

Quanto à caixa, muito bom ver esses mimos. E a diferença parece brutal.
Era exatamente isso que eu queria explicar no meu post. Não sei se consegui fazer-me entender. Mas com esta resposta tua, consegues transmitir na perfeição esta questão da escolha da iluminação.

Obrigado! ;)

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Bem obrigado digo eu em nome da comunidade pois com estas participações em muito ajudam a nossa causa!

Obrigado pela partilha e parabéns...

A minha sempre fez esse clac clac!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Eu n tenho vectrix tenho outro modelo q tb gasta eletroes p puxar. Mas o q gostava mesmo era saber se essa lampada Led tb dá p instalar na minha elétrica?

Desejo-te bons quilometros.

Espero q venhas ao encontro a Lisboa.
Será uma viagem memorável.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

váaaaaaaa calma que o meu Xénon não ilunima o 12º andar e até hoje nunca tive qualquer sinais de luzes :lol: :lol: devias estar com uma lâmpada sem espelho (como o Serges teve no inicio) e sim é impossível de levar com essa luz de frente :o :lol: :lol: e nos espelhos retrovisores também :lol: :lol:

Bom sendo assim fico certamente muito curioso com essa lâmpada, será que se consegue marca e modelo? :P eheheh

E estou com o galt, toca a rumar a Lisboa!!! E arrasta daí mais malta ;)

zeuz
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por zeuz »

galt Escreveu: Eu n tenho vectrix tenho outro modelo q tb gasta eletroes p puxar. Mas o q gostava mesmo era saber se essa lampada Led tb dá p instalar na minha elétrica?
Claro que sim!

Tal como já foi dito pelo sugarstorm, as lâmpadas de LED não têm o pico de corrente como as Xénon quando ligam, pelo que são mais seguras para a restante electrónica da scooter. ;)

Para mim, uma das falhas destas lâmpadas de LED estão no posicionamento dos LED por comparação com os filamentos de uma lâmpada normal.
Talvez não saibam, mas o H4 não é apenas um nome para a lâmpada, mas sim uma norma!

A maioria das lâmpadas LED têm o(s) LED(s) correspondente ao filamento de médios na posição certa e apenas a projectar a luz para cima. Já o(s) LED(s) correspondente ao filamento de máximos, nem por isso... algumas apenas têm um LED mais recuado e voltado para cima (180º), ou seja não emitem luz a 360º como uma lâmpada normal, perdendo-se assim alguma iluminação (não se nota porque o LED emite muito mais luz que uma lâmpada de halogéneo). Também já vi umas que têm LEDs para máximos nos 2 lados (360º), mas depois têm mais de 40w de potência total...

Também há que considerar isolamentos deficientes dos drivers, que causam interferências com outros aparelhos e temperaturas de cor acima de 6000ºK (luz azulada). A parte da fiabilidade ainda não se sabe muito...

jasmim, vê este dust cover: http://www.ebay.com/itm/1x-Dust-Cover-F ... 12&vxp=mtr

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

serges Escreveu:
A minha sempre fez esse clac clac!
Compraste nova ou usada?
Já alguma vez trocaste o óleo? Se não, aconselho vivamente a fazê-lo. É uma tarefa fácil e ficas com outra mota. Posso afirmar que estou cada vez mais apaixonado pela minha Li+. :mrgreen:
Se já gostava a 100% da minha vectrix, agora com leds e a gearbox silenciosa, passei a gostar 120%. Para não falar da autonomia fantástica.
Como diz o JR: "Tens um avião". Já lhe pedi para estudar como colocar as asas. :lol:
Mas a seu tempo, mais novidades virão... ;)

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

galt Escreveu:
Espero q venhas ao encontro a Lisboa.
Será uma viagem memorável.
Estou a ponderar, mas só na última semana é que tomarei uma decisão. De qualquer forma será sempre com o PHV.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”