Govecs S2.4

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1488
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Mensagem por cuttysark76 »

Não vem Maomé à Montanha, vai a Montanha a Maomé! Um dia em que se conjuguem vontades, orçamentos e disponibilidades, alugo uma carrinha e vou ter contigo ao meu distrito natal! Deixo o desafio também ao Karamelo, obviamente!


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Já meti o circuito da regeneração em travagem, mas não estou muito contente com o acabamento em termos de segurança para quando chove, mas pronto, vamos ver como corre.

Se meto a regeneração a 100% é violentíssima a travagem, parece que vamos voar para fora da Mota... Deixei a 60% a do travão e a 10% a do acelerador. Agora percebo porque o pessoal das vectrix diz que não gasta pastilhas eheheh

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Govecs S2.4

Mensagem por Jorge Rocha »

Tive essa mesma sensação! É brutal a força de regeneração!

cuttysark76 Escreveu:Não vem Maomé à Montanha, vai a Montanha a Maomé! Um dia em que se conjuguem vontades, orçamentos e disponibilidades, alugo uma carrinha e vou ter contigo ao meu distrito natal! Deixo o desafio também ao Karamelo, obviamente!
Penso que com a ajuda do Karamelo e seus conhecimentos, ficarias com o problema resolvido. Tenta suborna-lo... :)
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Bom,

Depois de muito ajuste e experiência fiquei-me pelos 5% de regeneração em idle e 30% de regeneração quando travo. Tenho o limite de corrente de volta à bateria nos 30A.

Ontem fiz 42km com esta configuração, e gastei o mesmo (5.8KWh/100) que em outros dias sem regeneração alguma, em outros percursos é certo. No final restavam ainda 26% de energia nas baterias.

Começo a achar que a regeneração chateia mais do que ajuda, e se calhar os tipos da govecs têm razão em a trazer apenas a 1% em idle.

Bom, não estou a considerar eventual poupança no desgaste das pastilhas.

Com a regeneração a 10% em idle e 60% em travagem o motor chegou-me aos 70º, pareceu-me exagerado daí ter baixo para os outros valores.

Autonomia confirmada quer pela estimação considerando o consumo de energia vs os 3KW do pack, quer pela percentagem de bateria consumida vs kms percorridos, de 52KM.

Fiquei contente de confirmar que os 3KW estão lá, apesar de ainda não ter conseguido ler nada do BMS.

Ando a ver se consigo perceber o protocolo série do BMS, já percebi como enviar e interpretar os comandos/respostas, mas não consigo perceber alguns dos dados...


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1488
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S2.4

Mensagem por cuttysark76 »

Conheces este software?
Se calhar pode ajudar-te. Tem uma folha de excel que pode de alguma forma ajudar-te a interpretar os dados obtidos.
http://lithiumate.elithion.com/php/inst ... alcomm.php
http://lithiumate.elithion.com/xls/Lith ... lePlot.xls
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

cuttysark76 Escreveu:Conheces este software?
Se calhar pode ajudar-te. Tem uma folha de excel que pode de alguma forma ajudar-te a interpretar os dados obtidos.
http://lithiumate.elithion.com/php/inst ... alcomm.php
http://lithiumate.elithion.com/xls/Lith ... lePlot.xls
Isso é para outro BMS que não o nosso, esse tem uma interface de texto normal...


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1488
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S2.4

Mensagem por cuttysark76 »

Amanhã resolvemos isso! Se me entregarem a moto...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

cuttysark76 Escreveu:Amanhã resolvemos isso! Se me entregarem a moto...
Porra, têm de te a entregar, também não deve custar assim muito fazer o diagnóstico...


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1488
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S2.4

Mensagem por cuttysark76 »

karamelo Escreveu:Começo a achar que a regeneração chateia mais do que ajuda, e se calhar os tipos da govecs têm razão em a trazer apenas a 1% em idle.
É o que está activo por defeito?
O que é que esse 1% é capaz de gerar?
Quando falamos em percentagem de regeneração, por exemplo, 50%, significa 50% da potência nominal do motor?´Ou seja, a percentagem de regeneração é igual quer em modo económico ou Normal?
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Essa percentagem equivale à percentagem da torque do motor que vai para regeneração.

A percentagem de regeneração é definida por perfil, o eco é um perfil, o normal é o por omissão. Podes dizer o que queres em cada um deles, mas por acaso acho que a alteração das percentagens não está a funcionar por alguma razão... Como não uso muito o eco acabei por não tentar perceber porquê que não estava a dar.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4093
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Govecs S2.4

Mensagem por MRider »

Continuo a achar que é melhor ter "ponto morto" assim alem de não ser preciso acelerar para deslizar contribui para o melhor arrefecimento do motor.

70 graus ja é um bocado :shock:
Live long and prosper!


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

MRider Escreveu:Continuo a achar que é melhor ter "ponto morto" assim alem de não ser preciso acelerar para deslizar contribui para o melhor arrefecimento do motor.

70 graus ja é um bocado :shock:
Pois, também acho que é preferível o ponto morto, os 5% que tenho agora é quase ponto morto. É o suficiente para "deixar rolar" até chegar ao semáforo.

70º ainda é bastante abaixo dos 110º que são o limiar para acender a luz de aviso, mas sim é bastante :) De qualquer forma a temperatura agora a rolar "normalmente" anda pelos 60º. Que aparecem depois de 20km feitos a 70-80KM/h.

Qual é a temperatura normal a que os vossos motores andam?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4093
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Govecs S2.4

Mensagem por MRider »

A minha mota nada tem a ver com a tua, é diferente o motor o meu é hub.
Este que tenho actualmente mesmo com 2 pessoas a subir não passa dos 55 graus .
Mas os primeiros que tive chegava aos 90 graus .... ( not good )
Live long and prosper!


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Pois, bom isto tudo também pode ter a ver com o facto de eu ter subido um bocado a curva de torque, deixei o torque continuo de pico a terminar nas 1200rpm em vez das 1000rpm, mas como a corrente para o motor está limitada aos 190A de pico, assumi que daí não vinha grande mal. Preocupa-me mais a resistência da correia de transmissão.

Se calhar ainda reponho a curva de torque, não noto grande diferença de qualquer forma.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Govecs S2.4

Mensagem por Emanuel Couto »

O karamelo sabe da coisa... Muito bem :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Govecs S2.4

Mensagem por MVS »

Quando se retira a limitação das rpm é necessário usar os Power Maps para limitar o binário com a subida de rotação do motor mantendo determinada potência máxima desejada e segura para o motor. Caso contrário quando sobes de rotação tens o motor a debitar de forma contínua mais do dobro da sua potência nominal. Daí o aquecimento que notas.
Imagem


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Emanuel Couto Escreveu:O karamelo sabe da coisa... Muito bem :)
Infelizmente sou só um curioso que percebe 0 de mecânica, quase nada de electrónica e alguma coisa de informática. Se não fosse as dicas dos membros do fórum e de alguns colegas de trabalho não ia a lado nenhum :)


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

MVS Escreveu:Quando se retira a limitação das rpm é necessário usar os Power Maps para limitar o binário com a subida de rotação do motor mantendo determinada potência máxima desejada e segura para o motor. Caso contrário quando sobes de rotação tens o motor a debitar de forma contínua mais do dobro da sua potência nominal. Daí o aquecimento que notas.
Segundo a documentação da letrika o pico de torque é aos 20nm e o nominal é 7nm.

O que vem configurado da govecs o pico vem nos 29nm e o nominal é os 21nm (pela curva de potência).

Ficou assim:
curvadetortquev2.png
curvadetortquev2.png (40.12 KiB) Visto 2002 vezes
O original era este:
curvadetortque-original.png
curvadetortque-original.png (44.94 KiB) Visto 2002 vezes
Parece-vos demais? A curva se calhar devia era vir cá mais para baixo, não?

PS: Baseie-me no que vi a ser feito aos twizys.


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1488
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Mensagem por cuttysark76 »

A amperagem total é igual às RPM X Nm? Podemos fazer uma tabela de Excel simples para procurar os valores ideais ou mais seguros.

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Govecs S2.4

Mensagem por MVS »

21Nm a 5000rpm dá quase 11KW.

Isto depois é ainda castrado pelas correntes máximas na bateria que também estão definidas.

Lembro-me de ter diminuído as correntes máximas nas fases do motor para o binário de pico ficar mais próximo do valor inscrito na chapa de características. Os valores exagerados actuais estão provavelmente a saturar o motor promovendo o desperdício.

Arbitrei um valor de potência máxima para o motor de cerca de 3,5KW (para a 2.4+). Esses motores têm uma capacidade de overload interessante e não é possível faze-la perdurar muito no tempo porque entretanto acaba a carga na bateria.

Depois é usar a formula que relaciona o binário com a potência e as rpm. Para cada rpm calcular um valor de binário. A curva inútil de origem passa de repente a fazer todo o sentido.
Imagem

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”