Citroen C-Zero

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm

Citroen C-Zero

Mensagem por eucurto »

olá,

a citroen vai também ter o seu "imeiv", o c0, supostamente daqui a 1 ano:

citroen c-zero

Imagem

zero litros de gasolina, zero emissões de co2, zero ruídos! com o c-zero, a citroën enriquece a sua oferta no segmento dos pequenos veículos com uma solução 100% eléctrica. previsto para o último trimestre de 2010, o citroen c-zero, desenvolvido em colaboração com a mitsubishi - irmão gémeo do mitsubishi i-miev e peugeot ion -, constituirá a segunda proposta da marca em matéria de veículos eléctricos, juntando-se ao berlingo first eléctrico, desenvolvido com a venturi. no mercado francês, estes dois modelos estão ao abrigo do programa governamental que oferece um bónus de 5000 euros na compra de um veículo eléctrico.
com quatro lugares e uma bagageira que oferece 170 litros de capacidade, o c-zero está equipado com um motor síncrono com íman permanente que debita 64 cv entre as 3000 e as 6000 rpm e um binário máximo de 180 nm a partir das 2000 rpm. a potência é transmitida às rodas traseiras através de um redutor.
a alimentação do motor é assegurada por baterias do tipo «lithium ion», colocadas debaixo dos bancos dos passageiros. a sua recarga é feita através de um cabo que pode ser ligado a uma qualquer tomada doméstica de 220 v. uma carga total leva 6 horas a ser cumprida. é possível, através de uma tomada trifásica (400 v) carregar 80 por cento da bateria em apenas 30 minutos.
a autonomia anunciada é de cerca de 130 quilómetros (ciclo misto normalizado), o que lhe permite aventurar-se sem problemas num ambiente extra-urbano. em frança, 70 por cento dos trajectos quotidianos semanalmente feitos com automóveis, são inferiores a 30 quilómetros, para uma média global de 40 quilómetros.
ao nível do seu desempenho, a citroen anuncia uma velocidade máxima de 130 km/h, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em cerca de 15 segundos e retomas de aceleração dos 60 aos 90 km/h em 6 segundos.
a marca revela ainda que, quando chegar ao mercado, o c-zero vai destacar-se igualmente pelo equipamento de conforto e segurança: incluindo direcção assistida, abs, asr, esp, vidros eléctricos, 6 airbags, caixa telemática autónoma para a chamada de emergência e o ar condicionado.

cumps

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Re: Citroen C-Zero

Mensagem por tiago_eco »

bem, eu encaro este miev/i.on/c-zero como a oportunidade de massificação deste veículo. se as 3 construtoras concordaram em produzir este carro é porque não se trata de um protótipo que vai ficar esquecido na gaveta de um escritório qqer...
é a minha interpretação mas gostava mesmo de ver este modelo a circular ainda em 2010...é bonito, cumpre 90% dos requisitos de toda a gente, e parece ser o mais fácil (e barato) de produzir em serie devido à carroçaria e componentes já existentes. great deal
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por eucurto »

concordo! espero é que não abram muito a boca no preço....

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

só lhe falta o painel solar no tejadilho, pode ser que mais tarde venha como opção
PushEVs.com

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tiago_eco »

be-cool Escreveu:só lhe falta o painel solar no tejadilho, pode ser que mais tarde venha como opção
o painel no tejadilho vai encarecer o carro...não sei se vale o investimento, visto que carrega pouco as baterias...
como os modelos anteriores miev e i-on não possuem paineis este tb não deverá possuir. os carros são tri-gémeos lol só muda a marca, ainda não percebi bem o que a mitsubishi ganha c/ estes contratos...

cumps

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

o tejadilho sem um painel solar sofre a corrosão por parte do sol, é logo o primeiro sitio do carro a precisar de pintura, os novos reva já vêm com a opção de painel solar, 1 hora ao sol dá para mais 2/3km, se ficar 10 horas são 20/30km, para mim vale a pena, se os construtores não abusarem no preço, poderá ser uma opção por 500€ a 1000€.
PushEVs.com

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

be-cool Escreveu:o tejadilho sem um painel solar sofre a corrosão por parte do sol, é logo o primeiro sitio do carro a precisar de pintura, os novos reva já vêm com a opção de painel solar, 1 hora ao sol dá para mais 2/3km, se ficar 10 horas são 20/30km, para mim vale a pena, se os construtores não abusarem no preço, poderá ser uma opção por 500€ a 1000€.

menos, menos, esse numero em pico, mas no tejadilho do carro nunca se conseguirá isso, mas creio que mesmo que se consiga 5 kms num dia já é muito bom, além de que ajuda sempre no ar condicionado, tanto que uma versão do toyota prius tem um painel solar que serve para o ar condicionado entrar em funcionamento alguns minutos antes do condutor entrar no carro. o problema é o preço, não do painel mas da implementação completa, e esteticamente fica-lhe muito bem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

tiago_eco Escreveu:
be-cool Escreveu:só lhe falta o painel solar no tejadilho, pode ser que mais tarde venha como opção
o painel no tejadilho vai encarecer o carro...não sei se vale o investimento, visto que carrega pouco as baterias...
como os modelos anteriores miev e i-on não possuem paineis este tb não deverá possuir. os carros são tri-gémeos lol só muda a marca, ainda não percebi bem o que a mitsubishi ganha c/ estes contratos...

cumps

tiago, ganha ... volume de produção e logo redução de custos pelo volume!

ou achas que vendiam mais se fossem só eles?

e toma em atenção que isto já existe em "n" carros a ci (citroen c1, toyota aigo e peugeot 107) todos iguais, da mesma fábrica que assim produz um volume muito maior e logo... mais em conta!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

com esta conversa toda só nos resta perguntar " .. e quando sai este imiev da citroen?" lol
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tiago_eco »

bluesky Escreveu:com esta conversa toda só nos resta perguntar " .. e quando sai este imiev da citroen?" lol
no último trimestre de 2010.

o miev é suposto aparecer no mercado antes do final da primavera de 2010!!veremos....

Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por eucurto »

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

claro que vale a pena, estes componentes tendem a ser cada vez mais baratos com a produção em serie e a necessidade obriga a um esforço por parte dos fabricantes no sentido certo - aumento da autonomia. aposto que se os 5 km a mais fossem uma simples troca de pneus seriam feitos imediamente, porque não paineis por todo o lado? sim, incluindo o capot e a bagageira? claro que é de todo desejavel fotovoltaicos no tejadilho! toda a carroçaria deveria ser fotovoltaica...

lançamento do c0 previsto para o 1 semestre de 2011

Arthe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jun 09, 2008 3:26 pm

Mensagem por Arthe »

mas porra 35.000€ ????

por um carro como aquele???

eu sou a favor do electrico, mas um aygo melhor em tudo (o meu tem a/c, tem esp e dbs, etc etc) só no combustivel que utiliza que é gasolina é pior para a electricidade, mas o meu custa menos de 10000€ e é uma diferença de 25000€, se fizer contas em gasolina (no futuro vou por a gpl) dá para toda uma vida de um c0. porque faço pouco mais de 10000km por ano.

acho que isto é absolutamente ultrajante.

assim não vendem nada.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

queres um, não querias? sabes que mais, a tua analise está completamente errada, vê bem e sem numeros.

carro a gasolina

preço do veiculo: irrecuperável

gasolina que metes no depósito: irrecuperável, gasto definitivamente

manutenção: oleos, escapes, panelas, catalizadores: irrecuperável, gasto def., atirado ao diabo

pastilhas dos travões: gastas muitas

problemas diversos: a energia vem do exterior (segurança nacional), poluição

carro electrico

preço do veiculo: recuperável

energia que metes no deposito: recuperável, podes tu mesmo produzi-la

manutenção: tens de ter cuidado para não riscares a pintura...

pastilhas dos travões: gastas poucas, o motor trava-te e o veiculo recupera energia

virtudes diversas: a energia é produzida em territorio nacional, não produz poluição

..........

o teu problema é não entenderes ainda o significado da palavra retorno, compra um veiculo electrico e já entenderás...

Arthe
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arthe »

desculpa???

sinceramente o meu carro gasta menos de 6l/100kms mas fazendo contas a 6l/100kms (eu pratico uma condução ecológica e até já me gastou 4,9l/100, andando entre 5 e 5,5l/100)

6*1,40 = 8,4 (pelo menos enquanto anda a gasolina que será apenas os 5 primeiros anos dentro da garantia) mas fazendo contas. o veículo gastará 840€ de combustivel por ano e a manutenção dele (do primeiro ano foram 98,00€ e o segundo pelo forum toyotistas será menos de 150€ quando evidentemente troca uma série de coisas normais é um carro a gasolina um 1.0 com uma das manutenções mais baratas do mercado); total por ano entre combustivel e manutenção para mim será 1000€ por ano (relembro faço 10000 kms por ano);

agora vejamos a diferença de preço será de cerca 25000€. dará para 20 anos pelo menos. tirei 5 anos para uma reparação mais cara que possa ocorrer. ou para um problema que surja. sem esquecer que posso ter os 25000€ (do investimento inicial no c0) a render no banco barclays a 3% ao ano, os custos financeiros também contam. e contam bem, porque os juros de 25000€ ao ano quase que dá para a gasolina do aygo anualmente.

será que as baterias duram 20 anos? claro que não. será que a manutenção do veiculo eléctrico será = 0? claro que não. e depois o veiculo eléctrico carregado em casa terá um custo de 2€/100 ou seja 200€ por ano (fazendo os 10.000kms por ano que faço), afinal. a conclusão que não serão apenas 20 anos a diferença de custo para me compensar.

será que posso levar o veículo eléctrico ao algarve como por vezes faço com o aygo? será que para ir com o c0 terei que alugar um carro para as férias. mas eu sei que o veículos eléctricos têm esta desvantagem e até estava disposto a esquecê-la pelo ambiente.

mas sejamos realistas um carro para a maioria das pessoas isto não será um bom negócio. além que quando acabar a garantia e por ser o mais ecológico possivel vou passa-lo a gpl o que o irá tornar ainda mais barato no custo de utilização.

tudo é muito bonito, mas para produzir em casa a energia para ele é preciso um investimento elevado (eolica/fotovoltaicas) e depois eu não tenho dinheiro para olhar às coisas dessa maneira.
sim tenho muitos led's em casa para a iluminação, lampadas fluorescentes de alto rendimento, tudo aparelhos classificação energética a, liguei o painel à maquina de lavar roupa, comprei paineis solares, etc, etc. sou um ecologista convicto.

mas dar 35000€ por um carro com o que o c0 oferece é um absurdo por mais ecologista que eu seja.

e depois se ao fim de uns anos tiver um acidente. perderei muito mais com o c0.
sejamos realistas este carro não vai vender nada a este preço e o importante para o ambiente é que não sejam apenas os actores de cinema ou pessoas previligiadas (com €€€€) a comprarem-nos, o importante era o preço ser atractivo. se fosse atractivo ou custasse até cerca de 20.000€, tudo bem, mas nunca 35.000€.

é apenas a minha opinião. desculpem se ofendi ao ser sincero.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

arthe, eu concordo que 35 mil é muito. mas para mim, só o facto de ter portas e rodas a mais já é uma chatice. eu gosto de ter veículos que me permitam andar mais do que ficar a ver a estrada e os outros veículos parados. .

mas o que queria dizer era outra coisa... eu faço o dobro dos kms que tu fazes. mesmo assim, isso significa que, acreditando que a gasolina não aumenta e não precisas de uma despesa extra nesse teu veículo nos próximos 4 anos, só gasolina e óleos dá para pagar uma predator...

eu gasto sempre o mesmo desde há dois anos para cá: 105 euros de leasing e 2 ou 3 de electricidade... é verdade (quase me esquecia!), gasto um pneu a cada 10 mil kms (custa 60 euros)...

ps: há mais contas que devias considerar... o retorno no irs, o selo anual, o desgaste do veículo em peças, o "desgaste do investimento" num futuro preço de venda, o ambiente, o espaço, o estacionamento...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Arthe
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arthe »

volt Escreveu:arthe, eu concordo que 35 mil é muito. mas para mim, só o facto de ter portas e rodas a mais já é uma chatice. eu gosto de ter veículos que me permitam andar mais do que ficar a ver a estrada e os outros veículos parados. .

mas o que queria dizer era outra coisa... eu faço o dobro dos kms que tu fazes. mesmo assim, isso significa que, acreditando que a gasolina não aumenta e não precisas de uma despesa extra nesse teu veículo nos próximos 4 anos, só gasolina e óleos dá para pagar uma predator...

eu gasto sempre o mesmo desde há dois anos para cá: 105 euros de leasing e 2 ou 3 de electricidade... é verdade (quase me esquecia!), gasto um pneu a cada 10 mil kms (custa 60 euros)...

ps: há mais contas que devias considerar... o retorno no irs, o selo anual, o desgaste do veículo em peças, o "desgaste do investimento" num futuro preço de venda, o ambiente, o espaço, o estacionamento...
claro que sim. compreendo o que dizes.

mas eu desde que caí de mota tinha 20 anos que nunca mais consegui (andar de mota) mesmo à pendura. logo as motos estão fora de possibilidade. também o meu pai na altura me ofereceu logo um carro para me tirar das motos.

sim vocês nas motos nesse aspecto têm sorte. eu vendo um c0 ou miev por este preço digo que estará fora de coagitação. veremos outras opções como a reva com o seu novo veículo e outras opções como o chevrolet volt hibrido plug-in. ou o smart ev, etc... afinal para ir e vir para o trabalho faço apenas 20kms e até o prius novo plug-in que aí vem já daria para eu não gastar combustivel durante a semana para ir e vir do trabalho. sim tenho garagem na vivenda. mas eu estava esperançoso com o miev e com o c0. agora já vi que não vou ter hipoteses de o ter. não desisti de um ve, mas terei de ver outras opções.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

creio que o preço final vai ser outro já foi lançado pela propria mitsubishi, 25.000€

mas esperar para ver pois o preço teria que ser diferente do leaf! escalão diferente mas com autonomias semelhantes!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Arthe
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arthe »

serges, eu li no pdf que tinha lá um preço de 35.350 €

só falei por causa daquele preço.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

arthe Escreveu:serges, eu li no pdf que tinha lá um preço de 35.350 €

só falei por causa daquele preço.

pois eu falei nos ditos e mechericos que existem no miev ir para os 25.000€ vamos aguardar mais novidades!

até lá só podemos mesmo é dar palpites!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”