Ainda não há VE's em Portugal

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Ainda não há VE's em Portugal

Mensagem por mix »

segundo a revista "guia fiscal 2009" que me chegou este mês de novembro juntamente com a revista "deco proteste" ainda não existem veículos exclusivamente eléctricos ou movidos a energia renováveis não combustíveis sujeitos a matricula que possam beneficiar da nova dedução à colecta de 30%.
podem confirmar no 2º quadradinho azul da pagina 57.
image.jpg
image.jpg (1 MiB) Visto 5534 vezes
tem a sua piada lol

[[]]
Última edição por mix em sábado nov 07, 2009 9:06 pm, editado 1 vez no total.
13000km a electrões
Sócio nº 60

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Ainda não há VE's em Portugal

Mensagem por marcopns »

eu contactei as finanças, para saber da possibilidade de deduzir um motociclo usado e recebi a seguinte resposta:
exmo senhor

em resposta ao pedido de esclarecimento formulado através de e-mail dirigido a esta direcção de serviços, relativamente ao assunto em epígrafe, informa-se o seguinte:

a despesa efectuada com a aquisição de motociclo movido exclusivamente a energia eléctrica, seja novo ou usado, não poderá assumir-se em sede de irs, para efeitos de dedução, por falta de previsão legal.

com os melhores cumprimentos,

a directora de serviços

irene antunes abreu

que confusao que vai por aqui...

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

se calhar é mostrares a edição do diario da republica a informar tal!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

não entrando na parte da legislação porque desconheço, mas se foi o caso apresentado, na dedução de 2.000 na parte referente ao veículo eléctrico e segundo consta no impresso:
"despesas com equipamentos novos para a utilização de energias renováveis" então têm razão: porque o ve não é um equipamento para utilização de energia renovável. a bateria eléctrica tanto pode ser carregada por energia renovável como convencional e não há meios de distinguir.
isto é o que eu deduzo: corrigem-me se estiver mal!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Mensagem por uggabugga »

o artigo 85º do cirs na alínea 2-b, diz textualmente o seguinte: " veículos sujeitos a matrícula exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis".

não estou a ver como é que uma mota eléctrica possa não estar incluída.
só se formos apanhados a empurrá-la...
nesse caso já não é movida exclusivamente a electricidade e assim deixa de ser dedutível..

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Mensagem por uggabugga »

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

certo, está na lei (desde que não susceptíveis de serem considerados custos na categoria b, que não sei qual é), mas o que consta no impresso não é isso, por isso o computador não aceita.
neste caso só uma exposição ou melhor uma reclamação à dgci de que não está a agir de acordo com a lei, e se fizer a reclamação, eles deverão dar razão e devolver posteriormente depois de rectificada.
acho que sim, deve ir prá frente e reclamar!
é bom todos nós sabermos disso e dar a césar o que é césar!
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

porra! então se eu não tenho um ve, então o que é que tenho?
um carro a bois?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

quem é que já recebeu os 30%?
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Autor do tópico
mix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mix »

rocker_pt Escreveu:porra! então se eu não tenho um ve, então o que é que tenho?
um carro a bois?
tens um veiculo que consome electricidade não renovável, mas que não é eléctrico
tiago_eco Escreveu::| quem é que já recebeu os 30%?

ainda ninguém pois 2009 é o primeiro ano em que esta lei deveria ser aplicada.

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

mix Escreveu:
rocker_pt Escreveu:porra! então se eu não tenho um ve, então o que é que tenho?
um carro a bois?
tens um veiculo que consome electricidade não renovável, mas que não é eléctrico
tiago_eco Escreveu::| quem é que já recebeu os 30%?

ainda ninguém pois 2009 é o primeiro ano em que esta lei deveria ser aplicada.

[[]]
txi que barracada aqui vai...
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

mix Escreveu:tens um veiculo que consome electricidade não renovável, mas que não é eléctrico

estou em pé de igualdade com os carros eléctricos, que aparecerão num futuro breve.
a questão é que por desconhecimento do grande público, que inclui até os funcionários das finanças, decos, etc, todos pensam que ainda não existem veículos eléctricos. todas estas pessoas 99.9% (menos informadas), só tem conhecimento que existirão ve por causa da publicidade/informação no telejornal da fábrica de baterias...
segundo estes, nos stands ainda não existem, portanto não há.
nas revistas de automóveis não tem cotação portanto não há.
etc.
se por acaso calharam de ouvir falar em scooters eléctricas....pensam que ainda não chegaram a portugal. será alguma coisa duvidosa do futuro......ou do reino dos deuses, sei lá.
santa ignorância!!!

o pior é que para quem comprou um ve (mota eléctrica) em 2009, sujeita-se a ser notificado e a ter o seu irs completamente verificado, pois os funcionários das finanças desconhecem que já existem muitos ve em portugal. a propósito do meu ve, um funcionário das finanças (meu conhecido) ficou estupefacto com a minha mota eléctrica, pois é uma coisa espantosa, sem motor, sem barulho, sem gastar combustível "ei-na pá, esta é uma máquina incrível!!!", e não polui pois não? só que insistiu em que lhe dissesse quanta cilindrada tinha. foi complicado convencê-lo a esquecer os cilindros. depois de toda a conversa ainda perguntou se não tinha depósito. - isto prova o grau de desconhecimento, e que podemos ter problemas se usarmos este campo da dedução do irs. temos é de verificar que não existe nenhum erro no nosso irs, pois podemos ser dos escolhidos e notificados para justificar.

também quero relembrar que mesmo metendo o nosso ve no irs, poderemos não ter direito a benefício fiscal se não tivermos deduzido irs o suficiente durante o ano todo. ou seja, quem tem ordenados baixos, porque desconta muito pouco irs na fonte, poderá não beneficiar esses tais 800€ (30%)
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

uggabugga Escreveu:o artigo 85º do cirs na alínea 2-b, diz textualmente o seguinte: " veículos sujeitos a matrícula exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis".

nesse caso já não é movida exclusivamente a electricidade e assim deixa de ser dedutível..
a pergunta que se impoe é: a mota é ou nao um veiculo???

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

uggabugga Escreveu:o artigo 85º do cirs na alínea 2-b, diz textualmente o seguinte: " veículos sujeitos a matrícula exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis".

mas não leste o que diz o nº 2 que é o texto principal: "são igualmente dedutíveis à colecta, desde que não susceptíveis de serem considerados custos na categoria b"
1) tem-se que saber se são ou não considerados custos na categoria b, é o que diz o texto principal
e só depois se pode ir para o 2-b;
esclarecido esse ponto, é que entra o nº 2 b "" veículos sujeitos a matrícula exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis"."
2) o decreto lei é de 31 de dezembro de 2008: quando entrou em vigor? é necessário saber
3) se tal acontecer só terá efeitos ao irs de 2009, não é assim? e esse ainda não pode ter saído! ou seja entra no ano de 2010. penso que seja assim.
acho muita precipitação no assunto!
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm

Mensagem por eucurto »

mas eu realmente gostava de ver isto esclarecido pois a compra na mota depende mt deste factor...

Autor do tópico
mix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mix »

segundo eu percebi custos de categoria b são custos de empresas e/ou profissionais.
duvido muito que não possamos descontar a aquisição dos nossos ve's, que tenham sido adquiridos em 2009 claro. estes senhores da deco é que estão desactualizados, alguém que deveria proteger os nossos interesses de consumidores nem sabe o que podemos, e andamos a consumir!!!!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm

Mensagem por eucurto »

mix Escreveu:segundo eu percebi custos de categoria b são custos de empresas e/ou profissionais.
duvido muito que não possamos descontar a aquisição dos nossos ve's, que tenham sido adquiridos em 2009 claro. estes senhores da deco é que estão desactualizados, alguém que deveria proteger os nossos interesses de consumidores nem sabe o que podemos, e andamos a consumir!!!!

[[]]
seria interessante que alguém que seja sócio da deco fizesse a gentileza de os questionar sobre isto...
a ser verdade que não dá os 796€ é uma machadada.. bolas...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

eucurto Escreveu:a ser verdade que não dá os 796€ é uma machadada.. bolas...
claro que nao eh verdade! nao liguem a essas tretas que isso nao vale treta. eu tambem me fartei de rir quando o primeiro-ministro deste pais disse que o veiculo electrico "soh" pagava 30% de um imposto (do qual jah estah isento ha tomates de tempo)...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

isto é mais um caso de incompetência dos serviços de finanças (para variar). é claro que uma mota é um veículo e pode ser justificada na rubrica desde que esteja matriculada. aconselho começarem a mexer-se já pois estas coisas levam tempo e comecem a bombardear a deco e finanças com reclamações citando o artigo em questão.

reparem que se forem ler a lei, aquela entrava em vigor de imediato, o que quer dizer que se reflectia sobre o ano desta (2008). as finanças na sua enterna sabedoria e julgamento superior entenderam que não. agora em 2009 vêm com invenções... não se preocupem, quem comprou em 2009 tem de certeza direito a abater os 30% até 798€ mas provavelmente vão ter que se chatear a explicarem aos srs. o trabalho deles.

já agora aproveitem para explicar também à deco que há veiculos eléctricos matriculados neste país, pois não precisam de ter 4 rodas para o serem considerados.

hasta.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

eheheh. hoje sou eu que faço o papel de policia "chillout" e o jmap o de policia mau.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”