Temperaturas no Deposito: CF vs TS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Temperaturas no Deposito: CF vs TS

Mensagem por system32 »

boas,
tenho um cf da sonnenkraft que vem de fabrica limitado a aquecer a agua a 60º, quando o deposito aguenta até 95º.

à dois fins de semana a tras, tinha 100º nos coletores e o sistema parado pois já tinha 60º no deposito!! bem podia ter acumulado mais algum, para aguentar os dias de chuva que vieram a seguir

bolas assim poderia ficar com uma reserva de energia muito maior. pelo que vi no forum não é a unica marca que faz essa limitação!

contactei o importador que me veio com uma justificação curiosa:

dizem eles que isso serve para proteger os paineis de excesso de temperatura...no verão!! senão eles duram menos!

há e tal a temperatura de estagnação é de 200 e tal graus, e para proteger das expanções e contrações, limitamos a 140º

como? fazendo, ai sim, aquecer mais a agua, durante o dia, e arrefecendo durante a noite, invertendo o circuito!

ok, até posso compreender a ideia...mas e os ts??
eles dizem que como tem muito menos reendimento, tem temperaturas de estagnação muito menores. e neste caso realmente temos 51% a mais nos cf

agora o que tentei que eles concordassem foi em eu poder mudar a programação para tipo 80º durante todo o ano excepto no verão, em que para proteção dos paineis passaria para 60º

a alteração é facil de fazer no controlador e era feita apenas 2 vezes por ano!

eles disseram que podia fazer, mas que não aconselhavam aumentar mais do que para 70º

a minha pergunta é esta!!

será que não estão a ser muito conservadores, baixando o rendimento para o "na duvida"

ou o sistema tem rendimento a mais, para estas latitudes, e é assim que se protegem

e os ts's vão estalar em pouco mais do que uma meia duzia de anos

acho que vou alternar programações
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Temperaturas no Deposito: CF vs TS

Mensagem por manuelcar »

deves ler atentamente o manual do controlador. parece-me também que eles se limitam a instalar o controlador com os valores que vêm por defeito.
no meu caso reduzi de 80º para 60º. como o tanque também serve para aquecimento central isto é irrelevante porque aciima dos 45º liga o piso radiante. depois programei-o para irradiar o excesso de calor durante a noite e para impedir a congelação de inverno. para que o anticongelante mantenha as suas propriedades é importante que a estagnação seja reduzida ao mínimo.
Porreiro, pá!

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm

Mensagem por NunoNeiva75 »

boas,

informa-te acerca do tipo de água da rede na tua zona (dureza, constituintes, % resíduos sólidos: calcário, sódio, etc)

investiga, googla, etc, acerca das possíveis implicações/consequências que esta água com t>60ºc pode provocar no acumulador.

após reunires toda essa informação, pesa os prós e os contras, decide e age!

é simples ñ é?
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

realmente, também concordo que os 60 ºc que vêm normalmente de origem são conservadores. de qualquer forma, o conselho do nunoneiva é correcto: é necessário ter em atenção a qualidade da água, pois ao aumentar a temperatura terá maiores deposições de calcário.

o consellho para não passar dos 70 ºc também é de levar em conta. isto porque a sonda está a medir a temperatura na parte inferior do depósito. tendo uma boa estratificação pode-se dar o caso de ter momentos em que a diferença de temperatura, entre a base e o topo do depósito, seja bastante significativa. se aumentar o controlador para 80, pode ter momentos em que os o depósito ultrapasse os 90 ºc no topo, e isto talvez seja de evitar.

quanto à protecção dos painéis.... aí já não estou tanto de acordo. o argumento parece fazer sentido, pois as protecções do controlador recolocam o sistema de circulação em funcionamento (mesmo quando o depósito já está quente), quando os paineis atingem temperaturas muito elevadas (normalmente acima de 140 ºc) levando mais calor dos paineis para o depósito, de forma a arrefecer aqueles. esta protecção, no entanto, só funciona enquanto o depósito não atingir a temperatura critica dos 95 ºc, porque chegando aí o sistema pára mesmo.
a minha teoria, no entanto, é que se tiver o depósito regulado para 70ºc começa a fazer a "protecção" dos painéis mais cedo e de forma natural. como o sistema se mantém em circulação por mais tempo, já os painéis não aquecem tão cedo, uma vez que a circulação parará mais tarde (quando o depósito chegar aos 70ºc). nesta situação, poderá ter mesmo muitos dias em que evita que os painéis cheguem a temperaturas críticas, o que poderia acontecer, caso estivesse regulado para 60ºc. basta pensar no caso seguinte: o acumulador atinge os 60ºc às 13h00 e atinge depois os 70ºc às 16h30, por exemplo. se o sistema estiver regulado para 60ºc, a circulação vai parar às 13h00 e os colectores ainda vão aquecer bastante, entre as 13 e as 17h00/18h00. se por seu lado a regulação estiver para 70 ºc, o sistema vai manter-se em circulação aproveitando mais calor e evitando o sobreaquecimento dos painéis. quando parar às 16h30, já a radiação solar é menor e o sobreaquecimento não se irá dar, ou irá pelo menos ser muito menor.
assim, considero que aquela teoria só é válida para sistemas sobredimensionados em termos de consumo (que atingem a estagnação muito cedo e muito frequentemente) ou para situações temporárias (de verão) em que não há consumo (férias, p.e.).

nota: os valores de t e tempo são apenas exemplificativos, não querendo significar que os sistemas solares fazem subir 10ºc em 3,5 horas.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

nota: os valores de t e tempo são apenas exemplificativos, não querendo significar que os sistemas solares fazem subir 10ºc em 3,5 horas.
realmente há épocas do ano em que dos 70º à temperatura de estagnação é um ai. bem menos de uma hora.
Porreiro, pá!

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

realmente há épocas do ano em que dos 70º à temperatura de estagnação é um ai. bem menos de uma hora
sim, mas com isso refere-se à temperatura do colector e não à da água, que era do que eu estava a falar. de facto, depois do sistema de circulação parar, a temperatura do colector pode subir rapidamente.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”