Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

AMLN
Membro
Membro
Registado: segunda jul 27, 2009 2:32 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por AMLN »

Imagem
Imagem
Imagem

sim temos o sistema instalado
no dia marcado foi feita a instalação, demoraram cerca de 7 horas
não instalei o modulo solar principalmente pela estetica. fiquei com um by-pass manual ao esquentador.
como a distancia dos paineis ao esquentador é de 25 metros paguei mais 100 euros pelo material incluindo também o cabo electrico para a resistencia e a calha por onde vieram o tubo e o cabo. a calha paguei a totalidade, acho que devia so pagar o excedente mas não foi assim. o dinheiro do modulo solar foi assim para isto.
a quinta feira foi um dia de sol com algumas nuvens altas. à noite os primeiros duches com a agua bem quente mesmo boa, boa . sexta feira dia com muitas nuves com poucas abertas o resultado foi o mesmo, duches quentes ao gosto de todos. sabado dia sem sol e com chuva fraca 2 duches quentinhos e o 3º ja com àgua morninha. ainda não liguei a resistencia nem utilizei o esquentador. hoje domingo dia de chuva sem sol penso que não escapo.
para finalizar o instalador foi o sr xavier, penso que seria o mesmo do lrds.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

isto deveria ter sido publicado no tópico sobre as más práticas de instalação.
Porreiro, pá!

DMAF
Membro
Membro
Registado: segunda jul 20, 2009 4:36 pm

Mensagem por DMAF »

manuelcar,
porque?

cpts,
dmaf

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

o trabalho de isolamento é francamente inadequado, quer no material quer na sua aplicação.
Porreiro, pá!

FSC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 13, 2009 9:54 am

Mensagem por FSC »

muita razão tem o manuelcar.
a misturadora não pode ficar à intempérie e o grupo de segurança está mal ligado porque a retenção que tem, devia estar na picagem de água fria antes de derivar para a misturadora e devia ter um sifão ligado a um esgoto, mas isto já é uma questão de brio profissional.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

um trabalho francamente desleixado em que até o material de isolamento não vai resistir o tempo de garantia dos painéis. se não souberes como argumentar ou a quem argumentar, já sabes que neste fórum temos alguma experiência e alguns casos de sucesso nesta matéria
claro que se a foto tiver sido tirada antes da conclusão da instalação alguns destes argumentos têm que ser revistos.
Porreiro, pá!

jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Mensagem por jackslater »

tambem achei estranho a misturadora ficar no telhado, a minha ficou na garagem para eu poder regular conforme muda o tempo inverno/verão.

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

jackslater Escreveu:tambem achei estranho a misturadora ficar no telhado, a minha ficou na garagem para eu poder regular conforme muda o tempo inverno/verão.
boas,

a minha tambem ficou resguardada, junto do esquentador de apoio, de maneira a que se possa regular em função das necessidades!...

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

boas,
qual a temperatura mais alta que viram nos vossos cf's??

é que o meu (de outrtas marca) não passa dos 60º porque está assim parametrizado e o instalador diz que é o que deve ser .... estranho.... o deposito aguenta 95º...não digo que se estique a corda... mas para ai uns 80º já dava mais margem de manobra numa sequencia de dias nublados ...

cumpr,
jb
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

hfpereira
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda nov 02, 2009 9:27 am

Mensagem por hfpereira »

system32 Escreveu:boas,

é que o meu (de outrtas marca) não passa dos 60º porque está assim parametrizado e o instalador diz que é o que deve ser .... estranho.... o deposito aguenta 95º...não digo que se estique a corda... mas para ai uns 80º já dava mais margem de manobra numa sequencia de dias nublados ...

cumpr,
jb

viva, a temperatura de 60ºc é a máxima indicada, principalmente se a água for da rede, visto que possui cloro que a mais de 60ºc deposita, que pode danificar alguns acessórios.

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta out 07, 2009 3:24 pm

Mensagem por BFV »

hfpereira Escreveu: viva, a temperatura de 60ºc é a máxima indicada, principalmente se a água for da rede, visto que possui cloro que a mais de 60ºc deposita, que pode danificar alguns acessórios.

boas.

isto aplica-se a todos os sistemas ou apenas aos cf´s?

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mamilcar »

cumpr,
jb
boas,

não tenho nenhum método para medir a temperatura no ts... mas o instalador afirmou que a temperatura pode atingir os 95º!......e referiu, exactamente, o aspecto de essa temperatura, conjugada com uma de consumo próxima dos 40/45º, maximizar a autonomia/capacidade do ts.....

agora se atinge os 95º’?????? .... não sei!....
o que sei é que após um bom dia de sol o sistema fornece aqs durante cerca de 3 dias sem sol...ao quarto dia... ligo o apoio!!!

DMAF
Membro
Membro
Registado: segunda jul 20, 2009 4:36 pm

Mensagem por DMAF »

mamilcar,
a minha misturadora também ficou no telhado, e foi instalado pela norquente que disseram que fazia parte da especificação da instalação e que não podiam colocar noutro sitio.
a tua instalação foi montada pela norquente? ou foi outro instalador?

obrigado
dmaf

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mamilcar »

dmaf Escreveu:mamilcar,
a minha misturadora também ficou no telhado, e foi instalado pela norquente que disseram que fazia parte da especificação da instalação e que não podiam colocar noutro sitio.
a tua instalação foi montada pela norquente? ou foi outro instalador?

obrigado
dmaf
boas dmaf,

em 1º lugar o meus parabens!... bem vindo ao clube da agua aquecida pelo rei sol

relativamente ás tuas perguntas...
-a instalação foi feita pela norquente/acm lda
-efectivamente a valvula misturadora/termostatica é normalmente colocada junto ao ts de modo a que a agua entre na tubagem da casa a uma temperatura de +/-55º (por questões de segurança e tambem para não esforçar/danificar/desgastar a tubagem, uniões, torneiras etc.)... isto é o que normalmente fazem, e bem, tal como já aqui foi debatido num dos foruns!
-no meu caso pessoal aconteceu os seguinte:
1º logo no inicio da instalação eu solicitei uma valvula termostatica de modo a eu poder regular a temperatura.
2º dado que foi possivel fazer uma instalação pelo interior da chamine, logo bem mais curta que o inicialmente previsto, toda ela feita em tubo de cobre e sem uniões até ao ponto onde está situada a valvula, os instaladores, entenderam que não haveria problemas em descocar a referida valvula em cerca de 7 metros e colocala junto do esquentador imediatamente antes da entrada da tubagem primitiva da casa.
3º tendo em conta o que aqui tenho lido estava a contar usar 2 valvulas, uma logo á saida do ts e uma outra (esta já a meu custo!..), num ponto acessivel, de modo a poder regular a temperatura entre os 35º a 55º. por circunstancias da minha instalação e...alguma flexibilidade dos instaldores foi possivel usar só uma!....e bem mais a "geito"!...

e a tua instalação correu bem? já tens agua quente no ts? ...o tempo na nossa zona não tem estado muito favoravel...

um abraço

rmc
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta out 02, 2009 8:58 pm

Mensagem por rmc »

caros,

a minha experiência com a norquente até hoje é óptima.

tenho instalado um sistema com circulação forçada de 300l e o rendimento do sistema parece-me muito bom. algumas imagens durante a montagem:

Imagem

Imagem

registo de temperaturas nos últimos dias... (foi uma pena que mudei o software de registo de temperaturas da domotica e apenas disponho desde o dia 27/10), em que a vermelho está a temperatura da agua dentro do deposito (coloquei um termómetro adicional junto á sonda de controlo da circulação) e a verde a temperatura no exterior da casa sem exposição directa ao sol):

Imagem

são estes para já os dados que disponho. posso a pedido ir publicando mais para comparação com outras marcas.

não sei se isto representa um bom ou mau rendimento, mas estes são dados reais que me deixam muito satisfeito.

e estou muito satisfeito com os instaladores para a região de braga: electro creixomil de barcelos, a quem publicamente agradeço o seu profissionalismo.

obrigado,
rmc.
Anexos
02102009(011).jpg
02102009(011).jpg (21.28 KiB) Visto 3738 vezes
02102009(009).jpg
02102009(009).jpg (29.14 KiB) Visto 3738 vezes
Temperaturas20091027-20091105.jpg
Temperaturas20091027-20091105.jpg (70.91 KiB) Visto 3738 vezes

rmc
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta out 02, 2009 8:58 pm

Mensagem por rmc »

mamilcar Escreveu::roll:

cumpr,
jb
boas,

não tenho nenhum método para medir a temperatura no ts... mas o instalador afirmou que a temperatura pode atingir os 95º!......e referiu, exactamente, o aspecto de essa temperatura, conjugada com uma de consumo próxima dos 40/45º, maximizar a autonomia/capacidade do ts.....

agora se atinge os 95º’?????? .... não sei!....
o que sei é que após um bom dia de sol o sistema fornece aqs durante cerca de 3 dias sem sol...ao quarto dia... ligo o apoio!!!

para responder a estas questões de temperaturas máximas o meu depósito chegou a temperaturas de superiores a 70º (isto significa que tive 300l de agua a essas temperaturas).

vou tentar reinstalar o software de registo de temperaturas anterior e ver se consigo os gráficos para o mês 9 e 10.

assim podem ter uma ideia de como estes sistemas se comportam.

rmc.

FSC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 13, 2009 9:54 am

Mensagem por FSC »

as misturadoras não podem ficar à intempérie. os fabricantes não dão garantia a acessórios mal instalados. porém o instalador pode assumir essa responsabilidade.

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

mauri Escreveu:
lrds Escreveu:
lrds Escreveu:
não sei porquê mas, agora com 2 encomendas, dois nomes e nºs de contribuinte diferentes, cheira-me a que ainda vou ter mais problemas, oxalá esteja enganado.
tudo deria muito mais facil, penso eu de que, se tratássemos tudo com os instaladores.

vou dando noticias
tudo o que lhe aconteceu é muito estranho: e nota-se quase uma má fé desses instaladores!
com 2 encomendas, 2 nomes e 2 nºs de contribuintes, como vai poder anular um? que tudo se resolva em bem!
boas a minha saga continua
depois da nova encomenda dia 20/10/2009, ligo à pmelink no dia 29, para saber como ia a coisa, dizem-me que está tudo em ordem e que nesse mesmo dia segue para o fornecedor. passa uma semana e nada. ligo hoje dia 05/11 para a pmelink, fiquei pendurado no telefone mais de 15 minutos, comecei logo a estranhar. de seguida sou informado de que tinham estado a rever todo o processo e que estava tudo em ordem e talvez nesse dia ainda fosse despachada. fiquei fulo.....
perguntei: então na semana anterior estava tudo bem e ia ser despachada nesse mesmo dia e agora estiveram a rever e vai ser despachada....silêncio.
não me souberam responder, só sabiam o que me tinham dito. o sujeito disse-me que se houvesse mais algum problema me ligava, eu respondilhe que não acreditava porque quando da 1ª encomenda fiquei à espera de um telefonema deeles e nunca aconteceu. disse-lhe que não era assim que se resolviam os problemas, aguarde um telefonema meu, e depois ele nunca chega, enfim.
pelo menos fiquei com o nome de com quem falei, para num futuro contacto falr sempre com a mesma pessoa. é que isto de tratar de problemas sem ser cara a cara é muito dificil, mas não devia ser. vamos aguardar a ver se para a semana que vem não me vão dar a mesma resposta que me deram hoje....
Inté

hfpereira
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda nov 02, 2009 9:27 am

Mensagem por hfpereira »

boas,

isto só se aplica aos cf's, pois nos ts's não temos qualquer controlo.

bfv Escreveu:
hfpereira Escreveu: viva, a temperatura de 60ºc é a máxima indicada, principalmente se a água for da rede, visto que possui cloro que a mais de 60ºc deposita, que pode danificar alguns acessórios.

boas.

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

então isso quereria dizer que os ts conseguem acumular mais energia, mas supostamente estragariam-se mais facilmente por causa das temperaturas???

não me parece ter muita logica

hfpereira Escreveu:boas,

isto só se aplica aos cf's, pois nos ts's não temos qualquer controlo.

bfv Escreveu:

boas.

Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”