marcopns Escreveu:eu nao sou engenheiro e os poucos conhecimentos de electrónica que tenho aprendi com o jmal e nas suas participações neste forum...
observei o seguinte:
eu tenho uma camera de video sony, tem uns 6 anos, mas já tem baterias de litio e um sistema denominado info-lithium que mostra o tempo restante de utilização em minutos com alguma precisão.
este sistema é preciso apenas quando faço cargas completas, quando faço "meia-carga" a camera começa por mostrar valores elevados que descem rapidamente e tendem a aproximar-se do tempo real de utilização. isto levou-me a concluir que a camera faz os cálculos usando 2 variáveis, a voltagem e os dados de um contador de saída
e se nas motas fosse usado apenas um contador de saida geral do pack? isto é, eu sei que o meu pack tem 5kw, sei que ja sairam 4kw, resta 1kw que dá para fazer 40km... parece simples e barato.
nao é aquele sistema de alta precisão, mas parece uma preciosa ajuda mais precisa que um voltimetro. (desculpem a redundância, foi de propósito). o voltímetro continuava lá para ajudar nas meias cargas
o que vos parece??
sim marco, mas estás a esquecer-te de alguns pormenores ou simplesmente não os estar a ver, o problema não está no sistema a utilizar, o problema está nas correntes envolvidas, medir 100 a 500 mah que deve ser o consumo de uma câmara não é a mesma coisa que medir 50 ou 100 ah numa mota, além dos picos de corrente envolvidos, com correntes baixas consegue-se uma margem de erro muito pequena, mas com correntes altas essas margens sobem exponencialmente, continuo a dizer o que sempre disse, é possivel sim, e eu sei como o fazer , mas o custo envolvido torna a peça muito cara para o que se pode tirar dela.