FUTI - Veiculo Electrico Portugues

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: FUTI - Veiculo Electrico Portugues

Mensagem por Nunio »

boas.

a semana passada como estive de férias consegui marcar uma "reunião" com o sr. antónio febra, para conhecer o futi e falar um pouco com ele...

infelizmente a "reunião" foi cancelada no próprio dia de manhã, pelo motivo do falecimento de um familiar próximo do sr. antónio.

entretanto, como as mini-férias terminaram, fiquem sem tempo... ardeu a tenda...
quando tiver outra oportunidade tento de novo...

bons kms e bons comentários
nunio

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

vamos desenterrar este tópico já que está a gerar controvérsia, já que já estamos em 2009 e nada dele???

possivelmente para o fim deste ano ,devam começar a sair algumas marcas .
com a crise (medo, receio incertitude )os prazos devem-se alongar.
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

hoje revisitei o site do futi (ecobelo.com) e já não achei o carro tão feio como achei da primeira vez que o vi, não sei se está diferente, ou é por já não ter os autocolantes das florzinhas...

o site continua pobre em informações, por isso enviei um email a fazer umas perguntas:
boa tarde, gostaria de saber que baterias o futi usa, são baterias de lítio thunder sky que normalmente são usadas nas scooters eléctricas?

o futi tem sistema de travagem regenerativa e bms?

o tejadilho tem um painel solar para proteger a pintura do sol, e aproveitar quando o carro está longas horas estacionado para carregar um pouco as baterias?

os portugueses seguem com atenção este carro, mas não temos muita informação acerca do mesmo, era de valor começar a divulga-lo nomeadamente em fóruns dedicados às energias renováveis, como já o fazem os importadores de scooters eléctricas.

se houver interesse depois ponho aqui a resposta.

era uma pena este projecto português morrer por dizerem que há falta de interesse.
enviem as vossas questões por e-mail para [email protected] e mostrem que há muita gente à espera que a revolução nos meios de transporte aconteça.

abraços!
PushEVs.com

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

era mais que bem vindo, com o preço da concorrência ia ganhar e muito...

acima de tudo compro o que é nosso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

se a resposta for afirmativa às perguntas que fiz por e-mail é muito bom, só mudava uma coisa, em vez de 2 lugares, metia 4, como o reva tem, assim o tejadilho até podia ter um painel solar um pouco maior.

abraços!
PushEVs.com

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

be-cool Escreveu:se a resposta for afirmativa às perguntas que fiz por e-mail é muito bom, só mudava uma coisa, em vez de 2 lugares, metia 4, como o reva tem, assim o tejadilho até podia ter um painel solar um pouco maior.

abraços!
e podia ser menos "mata-velhos" ahah
já o interior parece-me muito bem...
estimativa de preço? para a 2a edição?
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

no site o preço apresentado é de 13.000€
PushEVs.com

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

resposta do senhor febra às minhas questões.
bom dia sr. josé!
desde mais agradeço a sua atenção em relação ao futi.
gostava de saber qual a sua zona do pais e se está interessado em adquirir algum futi.
quanto á divulgação está uma página da net com toda a informação do futi já apareceu diversas vezes na tv e temos aparecido em alguns eventos mas também deve imaginar que não poderemos estar em todos.
bem passando ás questões que pôs, quanto ás baterias não são de lítio mas sim de gel, que para nós neste momento são as mais adequadas para os veículos eléctricos não digo que as de lítio nãi prestam elas são boas mas tem alguns prós.
o painel solar será um investimento não rentável para o nosso carro devido ao pouco espaço a nivel de tecto, estamos a falar de 2% de carregamento não justifica o preço, mas estamos neste momento a batalhar nesse aspecto pode ser que o futi f7 tenha.
o futi tem sistema de travagem regenerativa e bms?
sim temos sistema de travagem regenarativa, quanto ao bms não sei o que está a falar.
obrigado mais uma vez pela sua atenção deste projecto.
caso tenha mais alguma questão disponha.
obrigado

cumprimentos,

hélder febra
é uma pena o caro não ter baterias de lítio.

convidei o senhor febra a registar-se no fórum, espero que o faça.

abraços!
PushEVs.com

nettle
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta nov 28, 2008 7:04 pm

Mensagem por nettle »

be-cool Escreveu:
(...)
convidei o senhor febra a registar-se no fórum, espero que o faça.
este senhor hélder febra que te respondeu é sobrinho do senhor tony febra, o empresário que criou a marca futi, e que tem aparecido nas reportagens televisivas de promoção do "seu" veículo eléctrico.
cruzo-me todos os dias com o hélder febra na estrada, e lá vai ele no seu futi. acho que seria muito positivo se ele se registasse aqui no fórum, para o futi e para o novaenergia.

abraços.

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

a porta está aberta!

era muito bem vindo!

quantos mais melhor!
Mapa dos pontos de carga

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

mais um "futi": http://www.vehiculoselectricos.com/gemini-coche.php#

estes mini-carros já mereciam baterias lifepo4.
PushEVs.com

Im-Ho-Tep
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda jul 28, 2008 5:23 pm

Mensagem por Im-Ho-Tep »

eu já enviei dois e-mails a pedir informação sobre o carro em agosto/setembro e realmente na altura o futi poderia ser um carro que servia para a empresa onde trabalho, mas devido a falta de resposta nunca mais pensamos nele.

o mail foi enviado para o contacto das vendas, na altura pensamos que não estavam muito interessados em vender.

acho que esta empresa esta a trabalhar de um modo muito pouco "profisional" (lá esta é o sobrinho que la trabalha) eu pouco percebo de electricidade e muito menos de carros eléctricos, mas em 2 minutos fiquei a saber o que é a bms com uma simples pesquisa na net (http://en.wikipedia.org/wiki/battery_management_system) será que uma pessoa que trabalha em carros eléctricos não conhece o produto?

infelizmente não vejo grande futuro neste automóveis... (espero estar enganado)

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

de facto o bms é fundamental em qualquer tipo de baterias, e obviamente devia ser usado no futi mesmo nas bats de gel... se os responsáveis pelo projecto nunca ouviram falar nisso... é preocupante:banghead:

deviam mesmo colaborar com as empresas de importação de scooters eléctricas e assim aproveitar o conhecimento e a experiência adquirida ate aqui

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

tal como aconteceu com as scooters, penso que também este seguemento de carros tipo smart, vai ser dominado pelos chineses, basta procurar no alibaba.com por car lifepo4, e já encontramos vários carros com baterias lifepo4 prontos a serem exportados para a europa.

exemplos:

http://www.alibaba.com/product-gs/229485362/e_car.html
http://www.alibaba.com/product-gs/24479 ... fepo4.html
http://www.alibaba.com/product-gs/23104 ... d122j.html
http://www.alibaba.com/product-gs/23252 ... 00017.html
http://www.alibaba.com/product-gs/25408 ... c_car.html
http://www.alibaba.com/product-gs/21667 ... c_car.html
http://www.alibaba.com/product-gs/264782994/e_car.html

e muitos mais...
PushEVs.com

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

e eu pronto para importar um ....
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

nettle
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta nov 28, 2008 7:04 pm

Mensagem por nettle »

também concordo que um projecto como o futi deveria ter mais profissionalismo no seu desenvolvimento. não sei até que ponto terão quadros especializados em veículos eléctricos / energias renováveis.

por casualidade hoje estava a falar com um tio meu, que perdeu o emprego recentemente, e adivinhem o que ele está a fazer para ocupar o tempo? está a montar peças no futi... ainda lhe perguntei se já tinham encomendas, mas ele não me soube dizer.

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Mensagem por Sun_rise_pt »

desde o início sempre achei, conforme aqui comentei, que o projecto futi deveria ser mais aberto e mais pensado, jamais um trabalho de uma pessoa só, como sempre me tem parecido ser.
raras serão as pessoas que dominam as muitas matérias que um carro envolve. mas há uma tendencia bem nossa de que "o segredo é a alma do negócio" e recusamos a globalização.
neste caso do futi, é minha opinião que á vários problemas, que vão desde os aparentemente insignificantes, que talvez não sejam, como é a designação de futi, a outros problemas mais pesados, como precipitação de indicar inicialmente um preço de venda de menos de €10.000, a precipitação de tornar publica uma data de produção contínua que há muito foi ultrapassada, à aparente falta de pesquisa do mercado concorrente no mesmo tipo de veículo, o design, etc... a motorização, não conheço, e não dou opinião alguma, porém não deixo de pensar se não seguirá a mesma linha do restante.

mesmo aqui ao lado, espanha, temos um veículo com provas dadas em vários países, muito sério concorrente imbatível nos muitos aspectos do luso futi, como se pode ver neste artigo: http://motor.terra.es/articulo/html/mot51726.htm

e ao que parece a indiana tata motors estará a preparar-se para introduzir no mercado outro indiscutível concorrente para o futi: a versão eléctrica do famosíssimo, pelo custo super-baixo, tata nano.

vamos esperar para ver onde cada um chegará...

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

uma boa analise do sunrise, sem duvida. ja por mais de uma ocasião apelei á colaboração entre os participantes do mundo electrico, fornecedores, fabricantes e clientes finais. no mercado exterior voces nem imaginam a "promiscuidade" que existe na partilha dos "segredos industriais" e outros mitos urbanos criados á volta de uma coisa chamada simplesmente "mau fazer". partilhem, colaborem, troquem ideias e conheçimentos, troquem materiais etc. evoluam. paz.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

há notícias deste projecto?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

boas,

realmente pouco há a dizer, o sr antónio febra esteve no seminário e fez justiça da sua palavra pois existem tantos apoios para marcas estrangeiras mas para o que é nacional nada... pois enquanto os outros prometem ele já o tem?!?

enfim!
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”