Energia solar - Melhor opção?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
tiagooliveira20
Membro
Membro
Registado: terça out 20, 2009 11:16 pm

Energia solar - Melhor opção?

Mensagem por tiagooliveira20 »

boa noite

a minha mãe está a pensar por painéis solares de aquecimento de águas em casa, e andei a pesquisar por informações na net e dei com este fórum que está muito bom e já me esclareceu muitas dúvidas, mas ainda tenho algumas que se alguém me puder ajudar agradecia.

eu vivo na zona de coimbra, mas mais encostado às praias, tenho uma vivenda com um telhado que não está inclinado para o nascer do sol, mas que durante o resto do dia apanha sol e principalmente durante as horas de maior calor. o sistema que queremos por é com ajuda de electricidade.

a minha dúvida é sobre qual o melhor sistema daqueles que têm comparticipação do estado.

pelo que percebi existem 2 tipos, os que ficam com o depósito da água em cima do telhado (mais baratos) e os que têm o depósito dentro de casa.

ficando ele fora de casa, será que durante as noites e principalmente no inverno não vai perder muito calor e a temperatura cair muito.
compensa dar mais dinheiro e comprar o outro sistema para que não se perca tanta temperatura?

obrigado

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Energia solar - Melhor opção?

Mensagem por manuelcar »

olá tiago oliveira
qual o melhor sistema é uma daquelas discussões que nunca terá fim. o facto de a localização da casa da tua mãe ser próximo do mar quer dizer que terá menos noites de geada por ano o que é sempre interessante para quem tem um termosifão. por outro lado um sistema de circulação forçada tem outras vantagens ao nível da possibilidade de ligação a outros tipos de apoio e talvez (caso a caso) uma maior proximidade do local de consumo (menos desperdicios de água e de energia, melhor interligação com as máquinas de lavar, etc.).
Porreiro, pá!

Autor do tópico
tiagooliveira20
Membro
Membro
Registado: terça out 20, 2009 11:16 pm

Mensagem por tiagooliveira20 »

ou seja pelo que percebi se ficar com o depósito dentro de casa existem mais possibilidades de as perdas de calor serem menores, logo menos utilização do apoio para manter a água quente e mais poupança a nível da electricidade (apoio)?

é que mesmo tendo poucas noites de geada, já é uma zona centro/norte, que durante o inverno já tem noites muito frias mesmo.

mas uma coisa na sua resposta que não entendi, esses sistemas de circulação forçada não servem para quem quer utilizar também o depósito para aquecimento central?

é que neste momento o sistema que temos montado em caso é a lenha, que tem ligação para as águas sanitárias e para os radiadores da casa, mas como aquilo ficou mal montado agora temos que trocar o depósito, logo daí surgiu a hipótese de manter aquele a lenha só para os radiadores, e colocar um painel solar para águas sanitárias. a outra hipótese era de colocar o novo depósito com apoio da electricidade para no verão para aquecer a água sem se andar a fazer fogueiras, mas acho que o painel solar compensa mais.
onde quero chegar é, o painel solar não aquece água no inverno que tenha temperaturas suficientes para aquecer os radiadores, não compensa certo?

henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm

Mensagem por henriquefala »

caro tiago
respondendo de forma curta e directa voce com um painel solar no inverno ja vai ter problemas para aquecer a agua das aqs quanto mais para aq central. a verdade é que o solar termico quanto mais satisfaz o aquecimento por piso hidraulico radiante pois tem temperaturas de funcionamento mais baixas. ou então gasta um horror de dinheiro e forra o telhado de sua casa com paineis e maravilha de inverno tem agua quente para dar e vender de verão tem um problema serio e vê os cifrões a fugir literalmente. pense so no painel para aqs e deixe a lenha para lhe fazer o aq central e dar o apoio necessario as aqs se necessario.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

é mais ou menos isso.
a possibilidade de interligação entre uma caldeira e lenha e um sistema solar foi a minha prioridade e é o que tenho instalado. por isso, e pela experiência de mais de 3 anos recomendo fortemente. mas atenção que a matéria exige esclarecimento, reflexão e continhas bem feitas.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”