Motociclo Predator

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Re: Motociclo Predator

Mensagem por jmap »

topoman Escreveu:bluesky, todos os teus comentários são um espectáculo, e a tornarem-se realidade são fantásticos... mas eu necessito de algo agora. acreditar que daqui a 2,3,5,10 anos as coisas vão ser diferentes, posso acreditar, mas o tenho agora é o que me faz mover!

neste momento tenho uma mota que me faz 60kms sem ter que parar, óptimo, pois necessito de apenas 35kms antes de poder reabastecer totalmente!

se precisasse de 100kms antes de reabastecer não tinha ve possível (até agora pelo menos....) e o futuro que não sei se chegará não me entusiasma!

peço desculpa por viver o momento, mas acredito no presente!

cumps,
apesar do teu discurso, até já és dos que faz mais pela mudança mas as boas condições só existirão quando formos muitos e isso ainda está longe. portanto tens de te consolar com o facto de seres um homem de topo (topoman) nas preocupações ecológicas da sociedade e deves ser respeitado por isso (mas tens de deixar de fazer comentários como aqueles).
Última edição por jmap em segunda out 19, 2009 2:56 pm, editado 2 vezes no total.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

tiago_eco Escreveu:como fazer um swap de baterias num motociclo?
nao é bem como num carro...
por isso até é mais fácil... são mais fáceis de retirar por serem mais leves e pequenas. olha esta que compete no ttxgp.
e1pc.jpg
e1pc.jpg (125.43 KiB) Visto 3776 vezes
no entanto não acredito na troca de baterias, acredito sim na sua evolução a curto prazo. cada vez mais são mais pequenas e armazenam mais energia. vejam-se as ultimas da a123 systems...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

absent-minded
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 01, 2009 8:17 pm

Mensagem por absent-minded »

jmap Escreveu:
absent-minded Escreveu:(...)e o consumidor "comum", aquele que não pretende abdicar do conforto de poder recarregar em qualquer lado (sem pedir favores a ninguém...) em minutos e ter assim (concordo) autonomia ilimitada, só ponderará efectivamente a opção pelo ve quando essa situação for real, e não enquanto existir apenas no campo das possibilidades de médio/longo prazo...
se todos pensarmos assim, niguém vai a lado nenhum. está na altura de fazer e não esperar que os outros façam por nós. há um gajo, que já tem uns anitos, com o mesmo nome do nosso primeiro (embora não tão brilhante) que disse uma vez: "não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo". quando é que começamos a fazer um esforço em melhorar as coisas e deixamos de pensar que isso são coisas para os outros. provavelmente são os mesmos que nem se esforçam por separar o lixo para o ecoponto.
isso é tudo muito bonito, mas não tenhas dúvidas que é essa a postura da esmagadora maioria da população. cabe às empresas o esforço de lhes fazer a papinha, na esperança de lucros futuros...

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

absent-minded Escreveu:
jmap Escreveu:
absent-minded Escreveu:(...)e o consumidor "comum", aquele que não pretende abdicar do conforto de poder recarregar em qualquer lado (sem pedir favores a ninguém...) em minutos e ter assim (concordo) autonomia ilimitada, só ponderará efectivamente a opção pelo ve quando essa situação for real, e não enquanto existir apenas no campo das possibilidades de médio/longo prazo...
se todos pensarmos assim, niguém vai a lado nenhum. está na altura de fazer e não esperar que os outros façam por nós. há um gajo, que já tem uns anitos, com o mesmo nome do nosso primeiro (embora não tão brilhante) que disse uma vez: "não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo". quando é que começamos a fazer um esforço em melhorar as coisas e deixamos de pensar que isso são coisas para os outros. provavelmente são os mesmos que nem se esforçam por separar o lixo para o ecoponto.
isso é tudo muito bonito, mas não tenhas dúvidas que é essa a postura da esmagadora maioria da população. cabe às empresas o esforço de lhes fazer a papinha, na esperança de lucros futuros...
isso é uma pescadinha de rabo na boa, por sua vez as empresas esperam interesse manifestado para investirem...

absent-minded
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 01, 2009 8:17 pm

Mensagem por absent-minded »

jmap Escreveu:
absent-minded Escreveu:
jmap Escreveu: se todos pensarmos assim, niguém vai a lado nenhum. está na altura de fazer e não esperar que os outros façam por nós. há um gajo, que já tem uns anitos, com o mesmo nome do nosso primeiro (embora não tão brilhante) que disse uma vez: "não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo". quando é que começamos a fazer um esforço em melhorar as coisas e deixamos de pensar que isso são coisas para os outros. provavelmente são os mesmos que nem se esforçam por separar o lixo para o ecoponto.
isso é uma pescadinha de rabo na boa, por sua vez as empresas esperam interesse manifestado para investirem...
aqui temos, sumariado a dois, o grande busílis de toda a questão

é por isso, acrescentaria, que o "nosso" papel é importante, na medida em que vai encorajando as empresas a investir, demonstrando que o interesse existe e poderá ser exponenciado com a criação de infraestruturas adequadas...

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

pois eu acredito na troca de baterias. como é evidente é um serviço e tem de ser pago. acredito também que muitas novidades electrizantes entrarão em jogo e não devem ser reprimidas como acontece agora. acredito numa multiplicidade de soluções nas quais é o consumidor que opta pela mais adequada para si. espero que os nossos lideres desatem-nos de um passado obsoleto e cancerígeno e que criem também infraestruturas publicas de suporte aos veículos eléctricos que nos conduzam a um futuro melhor.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

bluesky Escreveu:pois eu acredito na troca de baterias. como é evidente é um serviço e tem de ser pago. acredito também que muitas novidades electrizantes entrarão em jogo e não devem ser reprimidas como acontece agora. acredito numa multiplicidade de soluções nas quais é o consumidor que opta pela mais adequada para si. espero que os nossos lideres desatem-nos de um passado obsoleto e cancerígeno e que criem também infraestruturas publicas de suporte aos veículos eléctricos que nos conduzam a um futuro melhor.
eu acredito na tua perspectiva mas pessoalmente a troca de baterias não me seduz... trocar a minha por uma que se sabe lá em que estado está? nao obrigado!

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

jmap Escreveu:
bluesky Escreveu:pois eu acredito na troca de baterias. como é evidente é um serviço e tem de ser pago. acredito também que muitas novidades electrizantes entrarão em jogo e não devem ser reprimidas como acontece agora. acredito numa multiplicidade de soluções nas quais é o consumidor que opta pela mais adequada para si. espero que os nossos lideres desatem-nos de um passado obsoleto e cancerígeno e que criem também infraestruturas publicas de suporte aos veículos eléctricos que nos conduzam a um futuro melhor.
eu acredito na tua perspectiva mas pessoalmente a troca de baterias não me seduz... trocar a minha por uma que se sabe lá em que estado está? nao obrigado!
a questão é que não será a tua. será a que pagas em leasing, ou renting...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

é mais fácil de perceber se pensarmos que ao trocar a bateria estamos a pagar, pelo menos, 1 ciclo de vida da bateria mais a energia que já está dentro dela mais o "lucro" da empresa.
a bateria, se assim o entendermos, nunca será nossa. podemos ter sempre uma bateria de "estimação" realmente nossa em casa

também concordo que a troca de baterias nas motas é algo relativamente fácil de se fazer. de qualquer maneira pode haver sempre um funcionário do posto que em vez de atestar o depósito troque as baterias

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

como quando troco a bateria do carro a ci ja sem carga e meto no painel solar, depois de alguns dias está totalmente carregada.
acontece devido a viagens curtas só carrega com cargas mais longas
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

hmgp Escreveu:
jmap Escreveu:
a questão é que não será a tua. será a que pagas em leasing, ou renting...
dar dinheiro a outros pela gestão da minha bateria? nah, obrigado. a unica hipótese que vejo para entrar num esquema desses de dar a ganhar dinheiro aos outros, era eles poderem providenciar um serviço de gestão/manutenção/qualidade que me seja impossibilitado de fazer por razões técnicas. resumindo, aceito um serviço nessa área se ganhar com isso, mas eles também pensam assim...

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

mix Escreveu:é mais fácil de perceber se pensarmos que ao trocar a bateria estamos a pagar, pelo menos, 1 ciclo de vida da bateria mais a energia que já está dentro dela mais o "lucro" da empresa.
a bateria, se assim o entendermos, nunca será nossa. podemos ter sempre uma bateria de "estimação" realmente nossa em casa

também concordo que a troca de baterias nas motas é algo relativamente fácil de se fazer. de qualquer maneira pode haver sempre um funcionário do posto que em vez de atestar o depósito troque as baterias

[[]]
é uma maneira objectiva de ver a coisa. porém se pensarmos apenas em termos objectivos, esse valor pago terá que ser mais atraente do que o combustível tradicional e que justifique o investimento num veiculo eléctrico, sendo porém praticamente certo que não será mais barato do que a gestão particular.

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

o grande problema nesta matéria é que nem as baterias estao normalizadas. se estivessem seria +- simples as empresas oferecerem.te o serviço a preços que nem ficavas a perder nem a ganhar nas contas de custo energético simplesmente porque seria possivel a aquisiçao e tratamento em grande escala das baterias. mas dado que cada constructor vai seguir o seu proprio caminho no que a isto diz respeito isto nao será possivel pelo menos nos proximos 25 anos (refiro-me ao serviço de troca a preços mt bons).

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

tvcrabo Escreveu:o grande problema nesta matéria é que nem as baterias estao normalizadas. se estivessem seria +- simples as empresas oferecerem.te o serviço a preços que nem ficavas a perder nem a ganhar nas contas de custo energético simplesmente porque seria possivel a aquisiçao e tratamento em grande escala das baterias. mas dado que cada constructor vai seguir o seu proprio caminho no que a isto diz respeito isto nao será possivel pelo menos nos proximos 25 anos (refiro-me ao serviço de troca a preços mt bons).
sim, terá de ser o mercado a forçar a convergência para uma normalização porque eles não chegam lá sozinhos, mas haverá sempre níveis de qualidade graças às regras da livre concorrência que se devem promover.

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

eu considero que os acumuladores electricos (baterias) ainda vao evoluir abismalmente. tao abismalmente que a questao da troca nem se vai colocar.

alias quando ja for normalizado o formato e assim viavel a questao das trocas de forma rentavel para cliente e empresas já nem fará sentido tal opçao devido a elevada densidade energetica das baterias nessa altura...

em 5 anos qualquer scooter terá autonomias superiores a 250km, acredito eu. entao se for motociclo nao acredito que vao existir daqui a 5 anos motociclos electricos com autonomias inferiores a 500 ou 600km.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

meus amigos, quando eu abri o topico sobre o projecto better place gostaria que colocassem lá estas duvidas que sao efectivamente as duvidas pertinentes. mas notem bem que as respostas sao igualmente da maior facilidade. centremo-nos então no serviço de troca de baterias: as baterias nao pertençem a nós mas sim ao serviço, como por exemplo as botijas de gás. a sua manutenção é de exclusiva responsabilidade do serviço better place ou analogo. se durante a carga do pack de baterias gasto algum erro se verificar esse pack é congelado e segue logo directamente para os serviços de reparação/reciclagem, por exemplo quando o numero de ciclos foi excedido ou alguma celula queimou. o que pagamos é a electricidade + 1 ciclo do pack + o serviço better place ou analogo que garante a fiabilidade de cada pack consumido.
o grande problema nesta matéria é que nem as baterias estao normalizadas.
claro que cada pack/gaveta é absolutamente normalizado, ou seja, tanto a gaveta (tipo better place ou outro) como o pack baterias-gaveta (tipo better place ou outro) são exactamente iguais no serviço contratado. evidentemente se tiver uma scooter com 2500 w terei por exemplo 3 gavetas, enquanto numa scooter de 7000 w terei 5 gavetas - claro que isto nao depende só da potencia da scooter mas tambem da autonomia pretendida pelo consumidor.
eu considero que os acumuladores electricos (baterias) ainda vao evoluir abismalmente. tao abismalmente que a questao da troca nem se vai colocar.
o que pareçe ser um fantasma na verdade nao é. se as baterias aumentarem a sua densidade claro que a troca é um pouco mais cara mas o numero de trocas diminui o que aumenta a conveniençia do serviço. nao tenho duvidas nenhumas que o numero de trocas vai ser muito inferior ao numero de abasteçimentos que temos que fazer num automóvel e as paragens nas areas de serviços irão ser mais para tomar um café do que "abastecer". o que parece ser um contra é na verdade um a favor, pois até nesse campo (autonomia) os eléctricos serão esmagadoramente melhores que os veículos poluentes actuais.

e nao esqueçam nem por um instante que existe muita gente que nao pode carregar o seu veiculo em casa ou garagem (predios, longas viagens, esquecimento de ter colocado na noite anterior à carga etc) e a troca de baterias será uma oportunidade semelhante à conveniençia de ir a uma área de serviço abastecer um tanque de combustivel. evidentemente quem poder por o veiculo à carga em casa e andar poucos kilometros por dia nao necessitará do serviço semelhante ao better place. obviamente! mais uma vez o serviço é feito à medida das necessidades do consumidor.

como já referi, no caso de termos um veiculo electrico proprio que nao tenha vindo de um construtor ao serviço do forneçedor de serviços better place ou semelhante, entao teremos de fazer um contrato onde instalaremos, paralelamente às baterias proprietarias do veiculo, as ditas gavetas e packs normalizados que já referi anteriormente (terá de haver espaço disponivel). como tambem será evidente o serviço better place exigirá uma bms a tratar o seu pack, bem como condiçoes de segurança electricas no veiculo que executará o contrato com eles, pois nao querem ver os seus packs avariados por uma má instalação, já que a manutenção das baterias-packs sao seu custo e responsabilidade. salve, romanos.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

caro general romano. aonde está esse tópico do better place? é que aqui isto ficou totalmente fora de tópico...

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

está aqui, pretoriano. não perdoas uma! é por isso que tenho mais amizade aos legionários, que como escravos da causa que são pelo menos não puxam do livro de reclamações!

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=11307

tens razão tens, estou fora do tópico, mas por outro lado está relacionado com o tópico: é uma especie de pequena heresia para esmiuçar a carambola vocabular paradigmática levantada por outros foristas.

voltemos entao à predator gti, sim senhor, é um modelo revolucionário, segunda geração pois claro...

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

bluesky Escreveu:está aqui, pretoriano. não perdoas uma! é por isso que tenho mais amizade aos legionários, que como escravos da causa que são pelo menos não puxam do livro de reclamações!

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=11307

tens razão tens, estou fora do tópico, mas por outro lado está relacionado com o tópico: é uma especie de pequena heresia para esmiuçar a carambola vocabular paradigmática levantada por outros foristas.

voltemos entao à predator gti, sim senhor, é um modelo revolucionário, segunda geração pois claro...
ás suas ordens meu general!
estávamos todos meu caro general, todos fora de tópico há muito! e não se esqueça o que um general dos seus escreveu a cesar em iii a.c.: "nos confins da iberia vive um povo que nao se governa nem se deixa governar".
quanto ao modelo, segunda geração? já lhe chamam a segunda? eu esperava que na segunda um gajo já não se tivesse de preocupar com as baterias, que o software tratava de tudo... fica então para a terceira!

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

"nos confins da iberia vive um povo que nao se governa nem se deixa governar"
pois é, pratis vectrixius, esses infieis lusitanicos ibericus miserabelistix poem todo este imperio de molho. litio com bms é segunda geraçao, chumbo e nickel é a primeira geração. as geraçoes dependem do tipo de tecnologia base onde se vai buscar a energia - software, mp3s e essas tralhas contam como subcapitulos, tipo geraçao 2.1 (com mp3 surround), 2.2 (com gps) etc. agora se o salto tecnologico em baterias (ou outro tipo de acumulador/gerador) for muito significativo, pois então correremos o risco de saltar da segunda geração directamente para a quinta geração. uma grande chatice!

consilium a quocumque, senes etiam, accipe prudens. carpe diem.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”