Informações/Debate Bereco/Batlight

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Informações/Debate Bereco/Batlight

Mensagem por Bluesky »

a mota de teste que experimentas-te estavam quase a ir busca-la no mesmo dia que lá fui, essa 5000 tem efectivamente um arranque demasiado brusco ao inicio, mau para quem nao gosta de emoçoes fortes ou nao seja confiante ao comando de uma motorizada (claro que eu adorei esta caracteristica), como é evidente tudo pode ser programado. segundo me foi dito e como confirmado pelo barrocas o controlador vai passar para uma posiçao mais discreta por debaixo do guarda-lamas traseiro. as thundersky estavam situadas por debaixo do banco convenientemente arrumadas, efectivamente esta mota ainda nao tinha bms nem travagem regenerativa instalados (nesse caso a mota trava quando se deixa de acelarar ou quando se roda o punho em sentido contrário - activaçao). um cesto traseiro será necessário para quem quizer guardar o capacete e correntes. penso que as motas para o cliente final sairão todas direitinhas. penso tambem que o unico ponto fraco é a instrumentação, pois nao temos nenhum aparelho que nos indique a carga ainda disponivel nem os kilometros parciais percorridos, o que nos obriga a fazer umas estimativas malucas ou colocar a mota sempre em carga no ponto de estacionamento. comentem...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

bluesky Escreveu:a mota de teste que experimentas-te estavam quase a ir busca-la no mesmo dia que lá fui, essa 5000 tem efectivamente um arranque demasiado brusco ao inicio, mau para quem nao gosta de emoçoes fortes ou nao seja confiante ao comando de uma motorizada (claro que eu adorei esta caracteristica), como é evidente tudo pode ser programado. segundo me foi dito e como confirmado pelo barrocas o controlador vai passar para uma posiçao mais discreta por debaixo do guarda-lamas traseiro. as thundersky estavam situadas por debaixo do banco convenientemente arrumadas, efectivamente esta mota ainda nao tinha bms nem travagem regenerativa instalados (nesse caso a mota trava quando se deixa de acelarar ou quando se roda o punho em sentido contrário - activaçao). um cesto traseiro será necessário para quem quizer guardar o capacete e correntes. penso que as motas para o cliente final sairão todas direitinhas. penso tambem que o unico ponto fraco é a instrumentação, pois nao temos nenhum aparelho que nos indique a carga ainda disponivel nem os kilometros parciais percorridos, o que nos obriga a fazer umas estimativas malucas ou colocar a mota sempre em carga no ponto de estacionamento. comentem...
na minha opinião, nao tem nada que ver com quem gosta de emoçoes fortes ou não. simplesmente ninguém gosta de levar um coice a cada vez que arranca ou dá uma "forte" aceleração. mas como disseste, e bem, isso é programável:)
eu prefiro sacrificar a estética do que ficar com o carregador fora da moto...(vandalismo e utilidade prática)
e outra coisa, penso que o wind-shield (para-brisas) tem pouca utilidade pois é diminuto e como se vê na foto que disponibilizaste, não protege mt o condutor. o odómetro parcial creio que pode ser um upgrade importante como já disseram neste tópico...

cumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

boas,

o sistema regenerativo é programável, e ainda vai ser modificado para as versões finais, mas ainda não posso informar sobre o resultado final, pois o assunto está a ser debatido com o fabricante para obtermos a melhor solução aplicavel

o controlador tem 2 opções de posicionamento na versão final:
ou fica no exterior como está actualmente na moto de teste (mas anodizado em preto), o que ajuda a ventilar e permite ter o carregador incorporado na moto,
ou fica no interior, onde tem menos ventilação (embora não seja crítico, o aquecimento é pouco), mas fica com o carregador em separado...

absent-minded
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 01, 2009 8:17 pm

Mensagem por absent-minded »

barrocas Escreveu:boas,

o sistema regenerativo é programável, e ainda vai ser modificado para as versões finais, mas ainda não posso informar sobre o resultado final, pois o assunto está a ser debatido com o fabricante para obtermos a melhor solução aplicavel

o controlador tem 2 opções de posicionamento na versão final:
ou fica no exterior como está actualmente na moto de teste (mas anodizado em preto), o que ajuda a ventilar e permite ter o carregador incorporado na moto,
ou fica no interior, onde tem menos ventilação (embora não seja crítico, o aquecimento é pouco), mas fica com o carregador em separado...
ora aí está um pormenor importante e que não me foi esclarecido dessa forma pelo stand... disseram-me simplesmente que o controlador viria escondido mas não mencionaram que isso implicaria andar com o carregador separado!

sabes como se processará isso para quem já fez a encomenda? seremos contactados no sentido de fazer a opção? ou a opção será feita homogeneamente pela marca? suponho que não seja algo que se mude facilmente, e que possamos alterar conforme nos apeteça... se bem que isso era o ideal: poder levar o carregador escondido quando prevemos precisar dele, ou levar o controlador escondido quando não precisamos do carregador.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

caro barrocas, eu estava a pensar numa solução identica à 3000, o controlador meio fora meio dentro, mas um pouco mais resguardado. assim...

(soluçao thunder 3000)
Imagem

penso que desta maneira ainda existiria espaço para o carregador. como está fica muito exposta, sol e chuva e pancadas. talvez colocar um novo resguardo metalico, nao sei...

(soluçao temporaria thunder 5000)
Imagem

thunder... strike! o voo apache dos eleitos... os tanques simbolizam os carros a combustão interna fulminados em plena via.

Link
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

como facilmente podes constatar, o controlador da 5000 é muito maior que o da 3000, por isso não pode ser posicionado no mesmo local, porque inviabiliza o correcto funcionamento do braço oscilante traseiro.

a opção de série será com o carregador integrado, e controlador no exterior, mas numa posição melhor encaixada e em cor preta.

se querem com o controlador no interior, podem optar quando fazem a encomenda, e quando necessitarem, podem transportar o carregador (em separado) no espaço de arrumação debaixo do banco.

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm

Mensagem por Edu_Rod »

concordo que um conta km's parcial seria uma excelente ajuda (se nos lembrarmos de o reinicializar antes da viagem), mas actualmente apenas a e-max tem um no painel digital, bem como um voltimetro instantaneo, amperímetro (indicativo, de barras), km's totais e nivel de carga (também por barras).

caro barrocas

isso significa que não estão a considerar a hipótese de o incluir nas encomendas já feitas? ou não estão a considerar essa hipótese de todo? por mim precisa de ser digital, um analógico serve perfeitamente até porque o odometro total já o é...

em relação ao controlador, é um dilema, eu também não gosto muito do controlador colocado onde está na motas de testes, mas aceito a justificação para a alteração, que faz ainda mais sentido com os novos sistemas de carga que estão a ser divulgados pelas câmaras municipais, se considerarmos que numa hora carregamos cerca de 80% as baterias(se não estou em erro).

já agora barrocas o carregador é mais pequeno que o controlador? não será o suficiente para o controlador ficar no local original e o carregador passar para posição do controlador da thunder 3000?

ficava uma solução muito mais integrada....

cumpr.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

li por ai em algures que a evo tem menor distancia entre eixos, o que não é verdade, a evo tem 139 cm entre eixos, medidos por mim, segundo as informações que constam sobre a thunder, esta medida é de 135 cm.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Edu_Rod »

boas

eu fiz referência à maior distância entre eixos, mas não foi uma informação "informada" (desculpem a redundância) foi apenas uma suposição, como a mota é maior e tem mais espaço disponível para condutor e passageiro, logo supus que a distância entre eixos fosse maior, mea culpa.

cump.

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

edu_rod Escreveu:boas

eu fiz referência à maior distância entre eixos, mas não foi uma informação "informada" (desculpem a redundância) foi apenas uma suposição, como a mota é maior e tem mais espaço disponível para condutor e passageiro, logo supus que a distância entre eixos fosse maior, mea culpa.

cump.
exacto, tanto que essa informação não consta nas especificações dela, mas como lá tive oportunidade de ter um modelo com o mesmo quadro e idêntico à thunder lado a lado com a evo, vi nessa altura em em comprimento esta última é maior entre eixos, a thunder acaba por ser mais comprida no geral devido ao suporte da mala estar colocado mais atrás, dai ter mais espaço para condutor e pendura.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm

Mensagem por Zacarix »

depois de ter feito a encomenda do trovão da estrada (5000 li) e de ter esclarecido mais umas duvidas fiquei a pensar no assunto e eis que me assulou o espirito o seguinte:

se o bms corta a corrente, ficamos a pé, aos 52 volts, e se este corte é efectuado, se bem percebi, aos 80 % da carga da bateria, porquê que não existe uma especie de interruptor que permita passar a rolar com os 20 % restantes.

quer eu dizer que, se por descuido a mota fica sem bateria, na realidade não fica uma vez que tem lá os 20% de protecção, porquê que não se utiliza esses mesmo 20% em vez de ter que chamar o reboque?
uma especie de reserva de emergencia?
será assim tão mau para as baterias, que não se justifique o risco?
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

zacarix Escreveu:depois de ter feito a encomenda do trovão da estrada (5000 li) e de ter esclarecido mais umas duvidas fiquei a pensar no assunto e eis que me assulou o espirito o seguinte:

se o bms corta a corrente, ficamos a pé, aos 52 volts, e se este corte é efectuado, se bem percebi, aos 80 % da carga da bateria, porquê que não existe uma especie de interruptor que permita passar a rolar com os 20 % restantes.

quer eu dizer que, se por descuido a mota fica sem bateria, na realidade não fica uma vez que tem lá os 20% de protecção, porquê que não se utiliza esses mesmo 20% em vez de ter que chamar o reboque?
se corta aos 52 volts e tem 22 células podes ficar descansado porque não tens 20 % nas baterias, mas sim 0%, basta fazer a conta, 52 / 22 = 2.36 volts por cada célula, segundo o thundersky a tensão mínima é 2.5 volts, portanto na verdade já passou do limite, sendo assim o bms não está a funcionar bem.

os 20 % acho muito, mas 10 % deve ficar na bateria, repara que;
cargas: 3000 ciclos 80%dod - 5000 ciclos 70%dod
portanto os tais 20% é o que sobra ali.
Cumps Inovadores

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Mensagem por edupatorod »

pois zecarix,

então compras-te a mota sem saber o que compras-te? já pagas-te uma koisa que nem sabes bems se serve?

cmp,
eduardo.
team bereco.pt

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Zacarix »

de facto o que me foi dito é que o corte era aos 52 volts, e correspondia aos 80%, seria para protecção das baterias.

se corta aos 0%, então onde está a protecção?

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

é pá,

as 22 baterias aos 52v ainda tem energia, mas ao estares a puxar por elas nesse estado a mota já está a dar cabo das baterias... lfp thundersky com menos de 2.5v não vão durar o que devem...

eduardo

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Edu_Rod »

jmal Escreveu:
zacarix Escreveu:depois de ter feito a encomenda do trovão da estrada (5000 li) e de ter esclarecido mais umas duvidas fiquei a pensar no assunto e eis que me assulou o espirito o seguinte:

se corta aos 52 volts e tem 22 células podes ficar descansado porque não tens 20 % nas baterias, mas sim 0%, basta fazer a conta, 52 / 22 = 2.36 volts por cada célula, segundo o thundersky a tensão mínima é 2.5 volts, portanto na verdade já passou do limite, sendo assim o bms não está a funcionar bem.

os 20 % acho muito, mas 10 % deve ficar na bateria, repara que;
cargas: 3000 ciclos 80%dod - 5000 ciclos 70%dod
portanto os tais 20% é o que sobra ali.

então se bem percebi, isso significa que o corte deveria ser feito não aos 52 volts, mas aos 56.3 volts para garantir os 20% nas baterias?

ou para proteger mesmo as baterias serão 10% acima desse valor de 2.5 volts, nesse caso o corte terá de ser feito aos 60.5 volts certo?

que confusão...

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

pois grande confusão,

o bbms da team bereco, como publicado no site, tem corte aos 2.65v. assim desactivamos o motor, passados 200 micro-seg depois da detecção dessa tensão..., para impedir que os 2.5v naõ sejam mesmo atinjidos....
agora o que devia ou não ter os outros bms... só eles sabem... sobre o nosso nos sabemos o que deve ter.

eduardo.
team bereco.pt

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

se bem que dizer que corta aos 52v é um tremendo erro, até pode cortar aos 80 volts, corta quando alguma célula atinge o valor de corte, tanto abaixo como acima, é para isso que tá lá o bms, senão o controlador cortava por ele a uma tensão certa, como por exemplo 52v.
Cumps Inovadores

absent-minded
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 01, 2009 8:17 pm

Mensagem por absent-minded »

edupatorod Escreveu:pois zecarix,

então compras-te a mota sem saber o que compras-te? já pagas-te uma koisa que nem sabes bems se serve?

cmp,
eduardo.
team bereco.pt
francamente, que raio de comentário.

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Zacarix »

quem está ás aranhas sou eu.

posso de facto por a possibilidade de ter entendido mal, mas a pergunta foi directa e a resposta tambem me pareceu simples.

corte aos 52 volts, ou seja a 80% da carga, para protecção das baterias.

agora, se está mal ou não ? não sei.
quando abri este tópico, foi com a intenção de recolher e partilhar alguma informação de quem sabe de facto da matéria.

é verdade, já encomendei, e quero querer que fiz bem...
tambem é verdade que com os vossos comentarios fico apreensivo.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”