ATENÇÃO ás resistências dos depósitos de AQS
-
alexjp4
Autor do tópico - Membro Gold

- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
ATENÇÃO ás resistências dos depósitos de AQS
boas
após a entrada de tantas marcas de paineis de aqs, só quero alertar para o facto de existirem marcas com resistências nos depósitos com consumos de 3kw e de 3,5kw de potência o que na realidade aquece mais depresa a agua mas..... equivale a um consumo de 13,04amp e de 15,22amp o que para quem tem potência contratada á edp de 15amp é um bocado curto ou não dá mesmo.
isto serve apenas para evitar que alguem compre um sistema destes e depois vai ter que aumentar a potência da edp porque quando liga a resistência o diferencial (dispara), não estou a fazer comparações de qualidade ou de prestações entre estes e os outros.
os que tenho conhecimento destes consumos são:
calpak 3,5kw .....15,22amp
maltezos 3,5kw...15,22amp
kbb 3kw............13,04amp
nes 3kw............13,03amp
se alguem tiver conhecimento de mais algum seria bom postar.
claro que quem tiver potências superiores, ou quizer aumentar a potência, isto pode não ser impeditivo, é uma questão de gosto.
após a entrada de tantas marcas de paineis de aqs, só quero alertar para o facto de existirem marcas com resistências nos depósitos com consumos de 3kw e de 3,5kw de potência o que na realidade aquece mais depresa a agua mas..... equivale a um consumo de 13,04amp e de 15,22amp o que para quem tem potência contratada á edp de 15amp é um bocado curto ou não dá mesmo.
isto serve apenas para evitar que alguem compre um sistema destes e depois vai ter que aumentar a potência da edp porque quando liga a resistência o diferencial (dispara), não estou a fazer comparações de qualidade ou de prestações entre estes e os outros.
claro que quem tiver potências superiores, ou quizer aumentar a potência, isto pode não ser impeditivo, é uma questão de gosto.
-
Ferra
- Membro Gold

- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Re: ATENÇÃO ás resistências dos depósitos de AQS
se tiver a sorte de serem 2 resitencias dá sempre para desligar uma, á custa de um maior tempo e um menor consumo instantaneo...alexjp4 Escreveu:boas
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 
-
alexjp4

se tiver a sorte de serem 2 resitencias dá sempre para desligar uma, á custa de um maior tempo e um menor consumo instantaneo...[/quote]
boas
pois, isso seria bom mas penso que é só uma resistência nos manuais técnicos não falam em quantidades de resistências, mas no consumo delas.
boas
pois, isso seria bom mas penso que é só uma resistência nos manuais técnicos não falam em quantidades de resistências, mas no consumo delas.
-
hugoriba
- Membro Silver

- Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
podem sempre desligar as resistências (todas) e comprar um esquentador apropriado que ligam quando for necessário.
isso de virem com resistências incluidas nunca me convenceu...
aquilo não foi pensado para ser um cilindro acumulador no telhado durante o inverno...
aquilo não foi pensado para ser um cilindro acumulador no telhado durante o inverno...
-
BFV
- Membro Dedicado

- Registado: quarta out 07, 2009 3:24 pm
hugoriba Escreveu:podem sempre desligar as resistências (todas) e comprar um esquentador apropriado que ligam quando for necessário.
se as resistencias estivessem sempre ligadas concordava consigo... agora se montar um relógio programável e só ligar cerca de 1 hora antes de ser preciso(banhos matinais) a conversa já é totalmente diferente!
-
alexjp4

boasbfv Escreveu:hugoriba Escreveu:podem sempre desligar as resistências (todas) e comprar um esquentador apropriado que ligam quando for necessário.
se as resistencias estivessem sempre ligadas concordava consigo... agora se montar um relógio programável e só ligar cerca de 1 hora antes de ser preciso(banhos matinais) a conversa já é totalmente diferente!
mas se tiveres 15amp de potência instalada e se ligares uma resistência de 15,22amp o diferencial deve aguentar uns 10 minutos e depois desliga, isto contando que não tens mais nada ligado, porque senão ainda demora menos tempo a desligar.
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
solahart 300 litros 2.4kw 10.43 amp
solahart 180 litros 1.8kw 7.82 amp
outra situação a ter em conta é a secção do cabo electrico, terá de ser 3x2.5mm
já vi muito pessoal a utilizar cabo de 3x1.5mm
solahart 180 litros 1.8kw 7.82 amp
outra situação a ter em conta é a secção do cabo electrico, terá de ser 3x2.5mm
já vi muito pessoal a utilizar cabo de 3x1.5mm
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
sim, recomenda-se sempre 2.5mm, mas, senda a distância curta, 1.5mm tambem serve. embora tenha mais percas, claro.
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
mais preocupante que as perdas é o sobre-aquecimento.
Porreiro, pá!