Paineis solares a vácuo
-
amcsilva
Autor do tópico - Membro

- Registado: quarta jul 22, 2009 11:15 am
Paineis solares a vácuo
estou a pensar aproveitar o programa de incentivo do governo à aquisição de paineis solares.
o sistema em que estou interessado é o de termossifão 200l de tubos de vácuo com colector parabólico. a única marca com este sistema no programa do governo é a vicoren (www.galecia.pt).
supostamente este sistema aquece mais eficientemente a água em condições de baixa exposição solar e no inverno. a informação que me deram é que nos países nórdicos é este sistema que usam porque o convencional só funciona bem no verão. como estou em vila real penso que a solução seja indicada.
outra coisa que estou a pensar fazer é a instalação do termossifão no interior do sotão. isto por 2 razões: a principal é a estética e a outra é a eficiencia do sistema que não fica no exterior da casa sujeita ao frio e às geadas. segundo sei isto é possível desde que o termossifão fique pelo menos 30 cm acima dos paineis. portanto os paineis teriam que ficar numa zona baixa do telhado e o termossifão na parte mais alta do sotão. o problema é que, mesmo pagando o extra da instalação, são poucos os instaladores que se são ao trabalho de realizar este trabalho.
alguém me sabe dizer se o sistema a vácuo é bom e se em termos de manutenção é semelhante ao dos paineis solares convencionais ?
e a instalação do termossifão no sotão, alguém me sabe dizer mais ou menos em quanto fica a instalação ?
o sistema em que estou interessado é o de termossifão 200l de tubos de vácuo com colector parabólico. a única marca com este sistema no programa do governo é a vicoren (www.galecia.pt).
supostamente este sistema aquece mais eficientemente a água em condições de baixa exposição solar e no inverno. a informação que me deram é que nos países nórdicos é este sistema que usam porque o convencional só funciona bem no verão. como estou em vila real penso que a solução seja indicada.
outra coisa que estou a pensar fazer é a instalação do termossifão no interior do sotão. isto por 2 razões: a principal é a estética e a outra é a eficiencia do sistema que não fica no exterior da casa sujeita ao frio e às geadas. segundo sei isto é possível desde que o termossifão fique pelo menos 30 cm acima dos paineis. portanto os paineis teriam que ficar numa zona baixa do telhado e o termossifão na parte mais alta do sotão. o problema é que, mesmo pagando o extra da instalação, são poucos os instaladores que se são ao trabalho de realizar este trabalho.
alguém me sabe dizer se o sistema a vácuo é bom e se em termos de manutenção é semelhante ao dos paineis solares convencionais ?
e a instalação do termossifão no sotão, alguém me sabe dizer mais ou menos em quanto fica a instalação ?
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Paineis solares a vácuo
a baixa emissão dos paineis de tubo de vacuo, em lugares onde caia neve, é um "pau de 2 bicos" . embora tenham baixa emissão e isso seja uma vantagem em climas frios, se cair neve em cima, estes ficam mais tempo bloqueados pela neve, já que a emissão é tão baixa que não a derrete. num painel normal, como têm uma emissão mais alta, a neve derrete muito mais cedo.
isto foi a ideia que fiquei após ver um estudo sobre o tema.
isto foi a ideia que fiquei após ver um estudo sobre o tema.
-
jotamira
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm
boa noite,amcsilva Escreveu:estou a pensar aproveitar o programa de incentivo do governo à aquisição de paineis solares.
pelo que sei em relação aos tubos de vácuo, têm um rendimento superior aos colectores planos. tenho um amigo que tem instalado um sistema da marca suíça amk solac, e funciona na perfeição. no entanto no verão podem provocar excesso de temperatura. quanto aos da vicoren não sei. em relação á manutenção, é muito reduzida. apenas uma visita preventiva uma vez por ano.
foi uma opção que ponderei, mas como a amk não faz parte do protocolo governamental, ficava muito cara (cerca de 3200€ um termossifão de 200l em tubos de vácuo).
por uma pegada cada vez mais verde
jotamira
por uma pegada cada vez mais verde
-
amcsilva
Autor do tópico - Membro

- Registado: quarta jul 22, 2009 11:15 am
afinal os vicoren só existem no sistema de circulação forçada e não em termossifão ...
-
Gaia
- Membro

- Registado: domingo mar 29, 2009 12:56 am
há mais alguma empresa que coloque tubos de vácuo, não sendo do porgrama, e que tenha um preço competitivo?
já agora: quando se estiver de férias este tubos de vácuo, não podem estoirar com tanto calor? danificam-se com mais rapiz?
já agora: quando se estiver de férias este tubos de vácuo, não podem estoirar com tanto calor? danificam-se com mais rapiz?
-
Solarsol
- Membro

- Registado: sexta ago 28, 2009 12:08 am
na minha opinião deverias por painéis selectivos, o sistema de vácuo não tem grande interesse em portugal, quando fores de férias e não tirares água a coisa pode-se complicar se o calor apertar. se tivesses uma piscina onde dissipar energia, aí tudo bem!
-
Gaia
- Membro

pois... de facto o mês de agosto, de férias em pelo menos 20 dias... deveria ser complicado resolver. apoesar de alguns foristas já sugeriram até colcoar uma persiana... entre outras soluções.
ainda estou indeciso. mas o meses de inverno... vou ver se consigo analisar melhor a tabela de comparação que está no site do governo.
já agora, há diferença assinalável entre os tubos de vácuo -cpc que no site do governo diz: "vicoren - cpc (colector parabólico composto)" e tubos de vácuo normal?
já li outro tópico daqui que fala somente sobre tubos de vácuo e não falam lá, se bem lembro, em cpc, hevrá de facto diferenças?
ainda estou indeciso. mas o meses de inverno... vou ver se consigo analisar melhor a tabela de comparação que está no site do governo.
já agora, há diferença assinalável entre os tubos de vácuo -cpc que no site do governo diz: "vicoren - cpc (colector parabólico composto)" e tubos de vácuo normal?
já li outro tópico daqui que fala somente sobre tubos de vácuo e não falam lá, se bem lembro, em cpc, hevrá de facto diferenças?
-
Gaia
- Membro

esperando não dar cabo da paciêcia de alguém:
no pdf do site do governo temos o seguinte:
o tubos de vácuo cpc da vicoren diz:
vicoren alemã 2.651 2,99 1 298l
e por exemplo outro:
solution austríaca 4.065 2,49 2 380 l
a informação da 3ª coluna é numa 2.651 e na outra 4.065, isto é energia anual fornecida (kwh).
ora, os tubos de vácuo, supostamente não deviam ser melhores? ou há aqui erro?
isto é calculado em média para portugal ou como são calculados estes valores? ou estou a interpretar mal?
desculpem somente colocar perguntas...mas não percebo lá garnde coisa. espero que me ajudem.
no pdf do site do governo temos o seguinte:
o tubos de vácuo cpc da vicoren diz:
vicoren alemã 2.651 2,99 1 298l
e por exemplo outro:
solution austríaca 4.065 2,49 2 380 l
a informação da 3ª coluna é numa 2.651 e na outra 4.065, isto é energia anual fornecida (kwh).
ora, os tubos de vácuo, supostamente não deviam ser melhores? ou há aqui erro?
isto é calculado em média para portugal ou como são calculados estes valores? ou estou a interpretar mal?
desculpem somente colocar perguntas...mas não percebo lá garnde coisa. espero que me ajudem.
-
Gaia
- Membro

como ninguém me consegue explicar aquelas diferenças...
deixo mais 2 ligações de cf, mas de tubos de vácuo, sem apoio do governo:
www.enerefficiency.pt e http://www.rrenergy.pt/
parecem-me ser muito semelhantes.
o preço na enere... estão bem explicados, para 5 pessoas,
32 tubos de vácuo
300l, apoio eléctrico, comando eletrónico
vaso expansaõ 12l, central de bombagens e válvulas
+-3450 com iva
o vicoren/galecia: em cf:
tubos de vácuo cpc 18 tubos
3.071,30 €
os de rrenergy não têm um produto completo, mas somando parece-me andar por volta de:
fazendo parecido com a enere...
30 tubos de vácuo 950 (suponho com iva?)
300l, desde €2350.00 ???
bombas 220 ??
controlador 300??
vaso expansão???
ultrapasaria tudo e todos... ams podem ter chave na mão. vou contactá-los.
alguém conhece estas 2 empresas? comentários?
ninguém se quer pronunciar sobre os cpc e os tubos das outras 2?
deixo mais 2 ligações de cf, mas de tubos de vácuo, sem apoio do governo:
www.enerefficiency.pt e http://www.rrenergy.pt/
parecem-me ser muito semelhantes.
o preço na enere... estão bem explicados, para 5 pessoas,
32 tubos de vácuo
300l, apoio eléctrico, comando eletrónico
vaso expansaõ 12l, central de bombagens e válvulas
+-3450 com iva
o vicoren/galecia: em cf:
tubos de vácuo cpc 18 tubos
3.071,30 €
os de rrenergy não têm um produto completo, mas somando parece-me andar por volta de:
fazendo parecido com a enere...
30 tubos de vácuo 950 (suponho com iva?)
300l, desde €2350.00 ???
bombas 220 ??
controlador 300??
vaso expansão???
ultrapasaria tudo e todos... ams podem ter chave na mão. vou contactá-los.
alguém conhece estas 2 empresas? comentários?
ninguém se quer pronunciar sobre os cpc e os tubos das outras 2?
-
jbaptista
- Membro Silver

- Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm
boas malta. tenho estado com atenção a ler estes tópicos, espero conseguir ajudar com alguma coisa.
há muita informação errada, e imprecisa. sou instalador no algarve, sou adepto manifesto dos tubos de vácuo tanto que possuo em casa um sistema em termossifão de 300l da joseph morgan - passo a publicidade. como vivo numa zona onde não tenho grandes "frios", até podia ter posto um saco preto com água que aquecia. por este motivo não quero ser mal intrepertado acerca do tubos de vácuo, pois instalo tb todos os outros tipos de colectores e sistemas.
ora então vamos por pontos
1º os tubos de vácuo são mais eficientes que os colectores planos (isto é mais que sabido), podemos dizer que os tubos de vácuo conseguem aquecer a mesma quantidade de água em menor tempo.
2º cpc não são tubos de vácuo, é um colector parabólico composto, não se conheceram a marca aosol são tubos de cobre normais com um cpc atrás, a vicoren tem um "cpc" mas com tubos de vácuo, quanto a mim perfeitamente inúteis, se pensarmos que já temos o tão falado "excesso de rendimento".
3º dissipação de excesso de energia de um ts ou cf de 300l para uma piscina? parece-me um pouco exagerado. usualmente faz-se a dissipação para sistemas de aquecimento central, ou seja, sistemas de grande dimensão.
os sistemas (todos) têm equipamentos de protecção contra sobrepressões etc, no meu caso, quando vou de férias tenho a purga do excesso de calor para um depósito que uso para a rega. podemos sempre usar essa água.
4º já vi mais sistemas planos rebentados que de tubos de vácuo, mas isso sou eu, cada um tem a sua experiência.
5º não conheço sistemas de vácuo em termossifão que se possa desacopolar os tubos do depósito,.
meu amigo de vila real, o meu conselho é instalar um sistema de tudos de vácuo em circulação forçada, não tem problemas com a acção exterior no depósito de termosifão. paga mais mas fica melhor servido.
abraço
há muita informação errada, e imprecisa. sou instalador no algarve, sou adepto manifesto dos tubos de vácuo tanto que possuo em casa um sistema em termossifão de 300l da joseph morgan - passo a publicidade. como vivo numa zona onde não tenho grandes "frios", até podia ter posto um saco preto com água que aquecia. por este motivo não quero ser mal intrepertado acerca do tubos de vácuo, pois instalo tb todos os outros tipos de colectores e sistemas.
ora então vamos por pontos
1º os tubos de vácuo são mais eficientes que os colectores planos (isto é mais que sabido), podemos dizer que os tubos de vácuo conseguem aquecer a mesma quantidade de água em menor tempo.
2º cpc não são tubos de vácuo, é um colector parabólico composto, não se conheceram a marca aosol são tubos de cobre normais com um cpc atrás, a vicoren tem um "cpc" mas com tubos de vácuo, quanto a mim perfeitamente inúteis, se pensarmos que já temos o tão falado "excesso de rendimento".
3º dissipação de excesso de energia de um ts ou cf de 300l para uma piscina? parece-me um pouco exagerado. usualmente faz-se a dissipação para sistemas de aquecimento central, ou seja, sistemas de grande dimensão.
os sistemas (todos) têm equipamentos de protecção contra sobrepressões etc, no meu caso, quando vou de férias tenho a purga do excesso de calor para um depósito que uso para a rega. podemos sempre usar essa água.
4º já vi mais sistemas planos rebentados que de tubos de vácuo, mas isso sou eu, cada um tem a sua experiência.
5º não conheço sistemas de vácuo em termossifão que se possa desacopolar os tubos do depósito,.
meu amigo de vila real, o meu conselho é instalar um sistema de tudos de vácuo em circulação forçada, não tem problemas com a acção exterior no depósito de termosifão. paga mais mas fica melhor servido.
abraço
-
CrOhN
- Membro Gold

realmente, tubos de vacuo no algarve... só se tiveres muito poucos tubos. mas ok, cada 1 sabe das suas.
uma duvida que tenho em relação aos tubos de vacuo, é a duração dos mesmos. qual é a garantia de manutenção do vacuo?
à quanto tempo tens o teu equipamento montado jbaptista??
uma duvida que tenho em relação aos tubos de vacuo, é a duração dos mesmos. qual é a garantia de manutenção do vacuo?
à quanto tempo tens o teu equipamento montado jbaptista??
-
cblfreitas
- Membro Silver

- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
e por isso toca de deitar mais lenha para a fogueira.......há muita informação errada, e imprecisa
mas agora é a minha vez:
- os tubos de vacuo não aquecem só mais depressa. o mais importante é que atinjem temperaturas bem mais elevadas (o que muitas vezes não é necessário, no algarve muito menos e que no inverno pode ser uma mais valia).
- clarificando mais: o cpc tem um espelho parabólico por detrás do absorsor, que faz com que a radiação solar incida sobre aquele a partir de diversos ângulos. assim consegue-se potênciar a captação solar. o vicoren ao utilizar este espelho, simplesmente consegue reduzir o nº de tubos e, possivelmente, baixar o preço ao sistema. logo, talvez o cpc não seja assim tão inútil.
- dissipação: de facto dissipar calor de um sistema de 300 ltos também me parece um exagero. é preferível tapar os paineis quando vamos de férias. mas dissipar para o aquecimento central? essa não percebi mesmo. precisamos do aquecimento quando não temos excesso de calor. então o que é que se vai dissipar? digamos antes que um sistema de maior dimensão, com apoio ao aquecimento central e que vai ter bastante excesso de calor no verão (quando se desliga o aquecimento) merece então dissipar para a piscina, permitindo aquecer um pouco a água e prolongar o uso da piscina.
- de facto, vêem-se mais colectores planos rebentados. só que rebentam pela acção do gelo e não do calor em excesso. o tubo de vácuo apesar de ser em vidro pouco aquece, graças ao vácuo que existe entre o vidro e o absorsor. quando aquecerem bastante, é sinal que está na altura de trocar, pois o vácuo já se foi.
- amigo de vila real. atrás ouvi falar de neve e foi referido um apontamento importante que nunca se me tinha ocorrido. no entanto faz todo o sentido, pois na verdade e como disse antes, os tubos não aquecem. e vila real até tem acordado branca muitas vezes....
este longo depoimento não é para dar para trás nos tubos de vácuo. a tecnologia é boa e funciona bem. agora isso não quer dizer que sejam muito mais vantajoso do que os planos. em especial num clima como o nosso. de resto.... cada um deve optar por aquilo que lhe parecer melhor. desde que bem dimensionado, qualquer um dos sistemas executa bem o seu papel: água quente com redução de custos e redução de co2.
-
jbaptista
- Membro Silver

- Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm
boas! tenho o meu sistema montado há 3 anos. até agora não tenho tido problemas. montei-o pela relação qualidade-preço, pois custou-me cerca de 1800€ (só material).
como disse antes, não quero ser mal interpretado, gosto mesmo dos tubos, já tive noutra casa (minha) colectores planos e são formidáveis também. desta vez quis mudar.
a questão está, que em vila real a solução que eu daria era mesmo os tubos com circulação forçada. mas isto vai de pessoa para pessoa. e obviamente de orçamento para orçamento...
na nossa empresa damos a garantia óbrigatória por lei para os painéis solares, não é por serem de vácuo, cpc, planos ou do tipo discoterm que será diferente.
desculpem isto ser tipo telegrama mas tou com um pouco de pressa.
vão dando notícias!
abraço
como disse antes, não quero ser mal interpretado, gosto mesmo dos tubos, já tive noutra casa (minha) colectores planos e são formidáveis também. desta vez quis mudar.
a questão está, que em vila real a solução que eu daria era mesmo os tubos com circulação forçada. mas isto vai de pessoa para pessoa. e obviamente de orçamento para orçamento...
na nossa empresa damos a garantia óbrigatória por lei para os painéis solares, não é por serem de vácuo, cpc, planos ou do tipo discoterm que será diferente.
desculpem isto ser tipo telegrama mas tou com um pouco de pressa.
vão dando notícias!
abraço
-
kanyboy
- Membro Dedicado

- Registado: quarta jan 20, 2010 9:44 am
eu conheço uma empresa que esta a por tudo prontinho por 2980 euros mais iva, nao sei se é bom preço ou nao, uma vez que ja aqui ouvi falar em 1800 euros.
kit de 30 tubos, para 300l termo cifao e vaos de expançao em inox, purgadores a farta e misturadora termostatica, quanto a questao do aquecimento execivo nao sei como isso se passa, companheiro quem vai ao telhado meter uma cortina, tambem tira os tubos, que sao super faceis de tirar e de meter, guarda os e depois volta a meter, basta ter massa termica.
kit de 30 tubos, para 300l termo cifao e vaos de expançao em inox, purgadores a farta e misturadora termostatica, quanto a questao do aquecimento execivo nao sei como isso se passa, companheiro quem vai ao telhado meter uma cortina, tambem tira os tubos, que sao super faceis de tirar e de meter, guarda os e depois volta a meter, basta ter massa termica.
-
myself11
- Membro

- Registado: segunda dez 14, 2009 10:24 pm
com tubos de vácuo? de que marca?kanyboy Escreveu:eu conheço uma empresa que esta a por tudo prontinho por 2980 euros mais iva, nao sei se é bom preço ou nao, uma vez que ja aqui ouvi falar em 1800 euros.
já agora pode dizer a zona e o nome da empresa?
-
Controlador
- Membro

- Registado: quinta mai 06, 2010 7:36 am
boas
eu tenho uma instalação em casa para aquecimento do piso radiante e aquecimento de águas sanitárias, composto por uma caldeira a gasóleo, e um depósito de 500l com dupla serpentina e para aproveitar a campanha do governo e como os custos do gasoleo são altissimos, mandei instalar um painel de vacuo da vicorin com circulação forçada. ligaram o painel à serpentina inferior do depósito e a caldeira á serpentina superior. agora tenho tido água realmente quente, mas o que noto é que depois dos banhos a caldeira arranca de imediato para repor o nivel de água quente não dando tempo ao painel solar de o fazer. contactei a firma instaladora e só me disseram para desligar a caldeira agora de verão, mas se houver um dia mais frio ou na meia estação, arriscamonos a um banho de água fria.
tenho no depósito o apoio electrico, para o caso de alguma avaria na caldeira (que já aconteceu). os custos dos gastos do gásoleo são enormes, só de janeiro a março gastei 1600l de gasoleo... pensei mandar instalar 2 botijas de gas propano e um esquentador. assim a agua do depósito aquecia com o painel e o esquentador limitavasse a 'compor' a temperatura do depósito para aquela por nós pretendida. poderia baixar a temperatura da caldeira para 40º (temperatura máxima para a circulação da água no piso radiante) e esperar com isso poupar uns litro do precioso liquido, cada vez mais caro.
como não sei bem o que fazer, gostava de vos pedir uma openião sobre este assunto, já que tenho gostado do que aqui leio.
grato
ap
eu tenho uma instalação em casa para aquecimento do piso radiante e aquecimento de águas sanitárias, composto por uma caldeira a gasóleo, e um depósito de 500l com dupla serpentina e para aproveitar a campanha do governo e como os custos do gasoleo são altissimos, mandei instalar um painel de vacuo da vicorin com circulação forçada. ligaram o painel à serpentina inferior do depósito e a caldeira á serpentina superior. agora tenho tido água realmente quente, mas o que noto é que depois dos banhos a caldeira arranca de imediato para repor o nivel de água quente não dando tempo ao painel solar de o fazer. contactei a firma instaladora e só me disseram para desligar a caldeira agora de verão, mas se houver um dia mais frio ou na meia estação, arriscamonos a um banho de água fria.
tenho no depósito o apoio electrico, para o caso de alguma avaria na caldeira (que já aconteceu). os custos dos gastos do gásoleo são enormes, só de janeiro a março gastei 1600l de gasoleo... pensei mandar instalar 2 botijas de gas propano e um esquentador. assim a agua do depósito aquecia com o painel e o esquentador limitavasse a 'compor' a temperatura do depósito para aquela por nós pretendida. poderia baixar a temperatura da caldeira para 40º (temperatura máxima para a circulação da água no piso radiante) e esperar com isso poupar uns litro do precioso liquido, cada vez mais caro.
como não sei bem o que fazer, gostava de vos pedir uma openião sobre este assunto, já que tenho gostado do que aqui leio.
grato
ap
-
Controlador
- Membro

boas
grato
ap
grato
ap
-
Controlador
- Membro

boas
grato
ap
grato
ap
-
CrOhN
- Membro Gold

devem ser muitos banhos para os paineis não darem vazão. se não queres arriscar, sugiro baixar a temperatura da caldeira, para uns 40-42º, assim ainda será suficiente para banhos.
-
Kad
- Membro Dedicado

- Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am
boas, baixar a temperatura da caldeira é uma boa solução, mas diz-me uma coisa, onde é que está instalada a sonda de temperatura para a caldeira no depósito? na zona inferior ou superior? se tiver na zona inferior v se consegues arranjar maneira de a passar para o meio do deposito +-, vais ver que gastas muitos menos gasoleo.
cumps,
cumps,