Autocarros Eléctricos
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Re: Autocarros Eléctricos
tantos milhões se andam a gastar em autocarros eléctricos, e não existe nenhum iluminado que se lembre de revitalizar o que já existiu em tempos - o trolei?
as catenárias e os fios eléctricos nas ruas são um mal menor, que compensa largamente com o bom ar que respiraríamos.
parece que temos gente iluminada no conselho de amadora
"a câmara municipal da amadora prevê apresentar este mês um projecto inovador de transporte público para o concelho. amigo do ambiente, o trólei permitirá retirar da cidade os gazes poluentes resultantes dos autocarros alimentados a diesel.......uma das vantagens do veículo é em curvas apertadas ter o mesmo raio de viragem de um autocarro. possui também um motor substituto a combustível, a ser utilizado quando um carro estiver mal estacionado, para o autocarro poder desviar-se”.
os tróleis deverão chegar à cidade em 2009, num percurso de 6,9 quilómetros e que abrange os principais bairros da parte norte da cidade."
será que já chegaram? quem me sabe dizer?
as catenárias e os fios eléctricos nas ruas são um mal menor, que compensa largamente com o bom ar que respiraríamos.
"a câmara municipal da amadora prevê apresentar este mês um projecto inovador de transporte público para o concelho. amigo do ambiente, o trólei permitirá retirar da cidade os gazes poluentes resultantes dos autocarros alimentados a diesel.......uma das vantagens do veículo é em curvas apertadas ter o mesmo raio de viragem de um autocarro. possui também um motor substituto a combustível, a ser utilizado quando um carro estiver mal estacionado, para o autocarro poder desviar-se”.
os tróleis deverão chegar à cidade em 2009, num percurso de 6,9 quilómetros e que abrange os principais bairros da parte norte da cidade."
- Anexos
-
- streetcarTbus3.jpg (20.33 KiB) Visto 3062 vezes
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
é bem verdade mas atenção agora é altura de eleições onde se promete e onde se quer fazer tudo!rocker_pt Escreveu:tantos milhões se andam a gastar em autocarros eléctricos, e não existe nenhum iluminado que se lembre de revitalizar o que já existiu em tempos - o trolei?
creio que é um projecto para mais de 4 anos, mais que o que actual autarca possa permanecer!
esse projecto existe no programa eleitoral!
agora a realidade aguarda se mas estou optimista!
vamos aguardar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
miniUMM
- Membro Dedicado

- Registado: quarta jun 24, 2009 7:04 am
-
gryphus
- Membro Dedicado

- Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm
ora vejam esta bonita foto tirada no porto no ano de 1979... realmente não dá para perceber como é que deixaram morrer os eléctricos e os troléis, mas agora não adianta chorar sobre o leite derramado... eu acho que não vale a pena voltarmos aos troléis porque um autocarro tem espaço de sobra para albergar baterias...
- Anexos
-
- ATT00036.jpg (56.51 KiB) Visto 2999 vezes
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".
-
serges
- Administrador

enfim escolhas, esperemos que venham melhores...
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
tenham calma, os troleis por aqui ainda não morreram
há pelo menos duas linhas que são feitas pelos troleis aqui em coimbra e penso que não estão para acabar com eles!
estas imagens são de 2006 mas até hoje em relação aos troleis nada mudou
Link
[[]]
há pelo menos duas linhas que são feitas pelos troleis aqui em coimbra e penso que não estão para acabar com eles!
estas imagens são de 2006 mas até hoje em relação aos troleis nada mudou
Link
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
discordo.gryphus Escreveu:... eu acho que não vale a pena voltarmos aos troléis porque um autocarro tem espaço de sobra para albergar baterias...
as baterias sempre tem um custo elevado. usar pantógrafos elimina esse custo. apenas poderia ter um pequeno motor diesel convencional de fraca potência só para ultrapassar aquele carro mal estacionado, ou guardar dentro da estação de recolhas.
estes troleis com motor diesel (hibridos) já existiram no porto, foram a versão mais recente dos troleis. mas agora acabaram com isso tudo no porto. estão a converter tudo para gas natural, é um pouco retrocesso.
é pena. eu adorava andar neles. sem vibração do motor, e sentia-se bons arranques, e era só deslizar....sem poluição atrás.
sinto bem a diferença no ar quando não consigo ultrapassar e vou com o meu ve atrás dos autocarros.... se respiro fico com dor de cabeça, se não respiro falta-me o ar.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
hmgp
- Membro Gold

- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
o site é de uma revista da mer mas serve pela bela noticia
http://www.autohoje.com/index.php?optio ... itemid=360
salvador caetano
http://www.autohoje.com/index.php?optio ... itemid=360
salvador caetano
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
mix
- Membro Silver

já é um pouco antiga a noticia, mas só agora a descobri....

fonte
isto significa que os troleicarros estão para ficar em coimbra
[[]]
troleicarro solaris trollino 12
no passado dia 3 de novembro entrou ao serviço de transporte público de passageiros da rede dos smtuc o novo troleicarro solaris trollino 12.
trata-se de um modelo moderno, tecnicamente evoluído e que está equipado com ar-condicionado, inclinação da carroçaria
para entrada de passageiros e rampa de acesso para passageiros que viajam em cadeira de rodas.
esta viatura, para além da tracção eléctrica, ainda dispõem de um motor de combustão interna (diesel), permitindo a
viatura não ficar imobilizada em situações de falta de alimentação de energia eléctrica ou continuar a deslocar-se
quando há necessidade de efectuar desvios relativamente à rede de tracção eléctrica.
com esta medida os smtuc estão a dar mais um contributo para uma mobilidade cada vez mais sustentável.
novembro de 2009
fonte
isto significa que os troleicarros estão para ficar em coimbra
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
ainda para coimbra,
vai ser construido em coimbra no rio mondego uma barragem genero açude para produzir electricidade para alimentar os troleicarros e carregar as baterias dos pequenos gulliver.
vai ser construido em coimbra no rio mondego uma barragem genero açude para produzir electricidade para alimentar os troleicarros e carregar as baterias dos pequenos gulliver.
-
serges
- Administrador

foi dito no seminário!tavares Escreveu:ainda para coimbra,
peço desculpa nem me recordei de tal!!!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Tó Miguel
- Membro Platinium

- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
um exemplo a seguir, por todas as grandes cidadesserges Escreveu:foi dito no seminário!tavares Escreveu:ainda para coimbra,
peço desculpa nem me recordei de tal!!!
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
mix
- Membro Silver

o açude já existe à muitos anos e já ouvi falar muitas vezes dessa turbina para gerar energia eléctrica para os troleicarros, mas ainda não vi nada....
[[]]
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
tiago_eco
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
aqui em friburgo, suiça jä existem esses autocarros hä bastante tempo.... tb levam pelo menos 50 anos d avanço em relaçao a portugal no que toca ao ambiente. cheguei à 3 dias e estou chocado
aproveitam a energia electrica como os comboios da cp...
fantästico
fantästico
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!
-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
traz mas é um queijinho pro pessoal!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
serges
- Administrador

loltiago_eco Escreveu:aqui em friburgo, suiça jä existem esses autocarros hä bastante tempo.... tb levam pelo menos 50 anos d avanço em relaçao a portugal no que toca ao ambiente. cheguei à 3 dias e estou chocado
fantästico
em coimbra desde que me conheço que conheço a existencia desses mesmos...
não estamos assim tão atrasados... só o resto do país!!!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Tó Miguel
- Membro Platinium

pois somos um país atrasado com uns salpicos de avanços tecnológicosserges Escreveu: lol
em coimbra desde que me conheço que conheço a existência desses mesmos...
não estamos assim tão atrasados... só o resto do país!!!
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
Leinad1
- Membro Dedicado

- Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am
o ser retrocesso, é relativo....
veja-se que o trolei é um retrocesso em relação a um autocarro, por estar preso a um percurso predefinido pelos cabos eléctricos. na altura foi um avanço (para as empresas) verem-se livres deste problema, e como o gasóleo era barato...
mas a mudança para autocarros também foi um retrocesso, por passarmos a usar transportes mais barulhento e poluidores, factores que cada vez contam mais.
para mim o ideal era regressar aos troleis, mesmo não sendo na totalidade, mas não utilizar o sistema de ter um motor diesel para fazer pequenos desvios, mas sim utilizar um supercapacitor/bateria, que desse para fazer um desvio de 2 ou 3km se fosse preciso.
veja-se que o trolei é um retrocesso em relação a um autocarro, por estar preso a um percurso predefinido pelos cabos eléctricos. na altura foi um avanço (para as empresas) verem-se livres deste problema, e como o gasóleo era barato...
mas a mudança para autocarros também foi um retrocesso, por passarmos a usar transportes mais barulhento e poluidores, factores que cada vez contam mais.
para mim o ideal era regressar aos troleis, mesmo não sendo na totalidade, mas não utilizar o sistema de ter um motor diesel para fazer pequenos desvios, mas sim utilizar um supercapacitor/bateria, que desse para fazer um desvio de 2 ou 3km se fosse preciso.
-
mauri
- Membro Platinium

- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
intervalo nos autocarros então a passear? kero 1 queijo, 1 relógio e 1 passagem para os alpes...tiago_eco Escreveu:aqui em friburgo, suiça...fantästico
-
Tó Miguel
- Membro Platinium

eu também queromauri Escreveu:intervalo nos autocarros então a passear? kero 1 queijo, 1 relógio e 1 passagem para os alpes...tiago_eco Escreveu:aqui em friburgo, suiça...fantästico
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16