1)tenho um painel solar ligado a uma bateria de 12v 7amp e com o regulador ligado. nunca sei quando está carregado porque o regulador só indica que o painel está a dar energia e o regulador a fornecer. desejava saber quando a bateria está carregada para poder ligar a outra!
2) sei que as baterias de carro descarregam rapidamente e para experimentar coloquei uma quase descarregada (oferecida), de 74 amp. sei que ligada ao regulador não prejudica, mas até quando e quanto carrega (se carrega!). as baterias solares não se pode chegar por causa dos euros! quem me pode dar alguma informação sobre o assunto?
3) posso ligar um regulador de 5v à bateria de 12v para poder carregar os usb...? e onde arranjar?
cumprimentos a todos.
Quando a bateria está carregada?
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
-
- Membro
- Registado: segunda ago 17, 2009 11:58 pm
Re: Quando a bateria está carregada?
boas
uma bateria quando está carregada deixa de consumir corrente, assim se montar um amperímetro em série fica com a indicação se a mesma ainda está a receber carga ou não.
outro método é com um densímetro, o electrólito da bateria muda de densidade conforme a carga, este método só se pode usar quando a bateria é do tipo de vasos abertos, se for mesmo blindada não dá porque não chegamos ao acido para fazer a medição.
sobre o regulador é fácil de encontrar em qualquer loja de componentes de electrónica e barato basta pedir um regulador de tensão 7805.
uma bateria quando está carregada deixa de consumir corrente, assim se montar um amperímetro em série fica com a indicação se a mesma ainda está a receber carga ou não.
outro método é com um densímetro, o electrólito da bateria muda de densidade conforme a carga, este método só se pode usar quando a bateria é do tipo de vasos abertos, se for mesmo blindada não dá porque não chegamos ao acido para fazer a medição.
sobre o regulador é fácil de encontrar em qualquer loja de componentes de electrónica e barato basta pedir um regulador de tensão 7805.
-
obrigado pela informação, no entanto julgo que o densimetro é para o caso das baterias de carro, porque as solares estão seladas, e mesmo assim só indica a densidade e não, se está totalmente carregada ou não;vipa Escreveu:boas
quanto ao regulador irei procurar no mercado;
gostaria de ter um aparelho que me indicasse se a bateria está a receber carga e a quantidade, que quantidade tem e quando está carregada e isto é mais para poder alterar de bateria quando estivesse carregada.
cumprimentos.
-
- Membro
boas
o amperimetro em serie é a melhor solução pois como disse mede a corrente que a bateria esta a receber, quando estiver carregada deixa de haver corrente ou tem um valor minimo conforme o valor da tensão que a está a carregar.
cumprimentos.
o amperimetro em serie é a melhor solução pois como disse mede a corrente que a bateria esta a receber, quando estiver carregada deixa de haver corrente ou tem um valor minimo conforme o valor da tensão que a está a carregar.
cumprimentos.
-
olá. e mais uma vez brigado.vipa Escreveu:boas
cumprimentos.
por favor diz-me o que é amperímetro em série: sou mesmo novato nestas coisas!
-
- Membro
para teres uma ideia "google -imagens- amperimetros" mas como só tens 7 amperes no maximo, os multimetros que se usam para medir a tensão normalmente têm uma entrada para medir amperes, se tiveres um, mudas a ponta vermelha para a entrada que está assinalada por uma letra a na escala selecionas tambem o a. em série, quer dizer que a corrente que vai para bateria passa por dentro do aparelho, para que isso aconteça desligas um dos cabos da bateria liga-o ao multimetro e a outra ponta do multimetro é que liga na bateria.
-
- Membro Silver
- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
ola
eu vejo a voltagem
10 v vazia
12.6 v carregada
13.6v mais carregada
14.2v desliga o contolador de carga
eu vejo a voltagem
10 v vazia
12.6 v carregada
13.6v mais carregada
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
é uma boa indicação, obrigado!sergio ferraz Escreveu:ola
eu vejo a voltagem
10 v vazia
12.6 v carregada
13.6v mais carregada