Energia Solar - AQS - Será que compensa o investimento?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
polar555
Membro
Membro
Registado: domingo mai 24, 2009 2:01 pm

Re: Energia Solar - AQS - Será que compensa o investimento?

Mensagem por polar555 »

master Escreveu:ok thanks
vou aproveitar melhor a orientação e inclinação do painel novo para ter sol p mais 3 ou 4 horitas.
no inverno (com sol) vai ajudar bastante.
de tudo o que tem sido dito, concluo que o problema do master não se prende com a falta de qualidade do colector que já tem instalado. foi também aqui referido que com a instalação de um novo sistema, em paralelo com o existente, não vai aumentar a tempertura da água disponivel no inverno mas a quantidade água "morna", pelo que se o objectivo era acabar com a incómoda bilha de gas esse objectivo pode estar compremetido. há que considerar ainda com outros problemas que aqui já foram referidos como o eventual sobreaquecimento da água no 2.º painel no verão.
se o problema é uma questão de orientação do actual colector, não pode mandar corrigir essa anomalia e obter assim um maior eficiência do colector instalado sem necessidade de estar a fazer novo investimento? um outro aspecto e que aqui foi referido, é que o sistema que possui tem muitas perdas no inverno, principalmente durante as noites muito frias. com o investimento que vai efectuar na aquisição de um novo sistema de ts, não seria mais vantajoso (isto se for possivel do ponto de vista técnico),transformar o seu actual sistema, num sistema forçado e assim obter um maior rendimento?
dúvidas de um leigo!

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

o meu único problema com esse painel é apenas o facto de estar mal orientado, pois se apartir das 14-15h00 não aproveito o sol, não posso dizer que tem muitas perdas, até acho que têm poucas, pois estar desde o início da tarde com agua e só n ter agua quente de manhã acho normal, isto como óbvio falando no inverno e só em 2 meses.
acho que qualquer painel, seja a marca que for e tiver só 5 ou 6 hora de sol por dia no inverno que se comporta da mesma forma.
quanto ao investimento acho que fica mais barato um novo e com o apoio do estado do que resolver o problema inicial, pois teria que desmontar o painel, deitar a agua fora, montar uma estrutura, alterar canalizações, mão de obra, etc...ninguém faria esse trabalho por menos de 1.000 €
acho que pelo mesmo valor vou poder ter um painel novo, que me garantirá não só o problema nos 2 meses que o actual não dá e ainda poderá dar no verão para ligar a piscina se a fizer no futuro ou até a um pequeno aqc em quase todo o inverno.
quanto ao sobreaquecimento, li no regulamento do apoio ao estado que têm torneiras de segurança em ambos os canos, pelo que no verão e não precisando basta fechar a torneira de segurança ou pedir que deixem na montagem da canalização uma torneira misturadora ou outra solução que permita a não entrada de agua quente e só entrada de fria.
Dos Fracos Não Reza a História...

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

tou com um problema a 2 dias com o meu painel.
de noite e só de noite o que é estranho, está a deitar agua fora pelo orifício de emergencia para o telhado.
não é muita mas está a pingar a noite toda.
ontem reduzi o caudal da rede para 3 bars pois á noite pode ter mais força a agua da rede, mas apesar disso á noite continuou a pingar.
hoje de manhã dei menos folga ao balão dentro do painel, logo á noite já saberei o resultado.
já agora a agua estava bem quentinha dentro do painel.
Dos Fracos Não Reza a História...

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

boas

tenho lido que toda a gente faz contas ao que gastava de gas e electricidade e que agora gasta menos.
comigo tambem se passa de certeza isso porque há 2 meses que não gasto electricidade para aquecer a agua (anteriormente tinha um termoacomulador), só que o consumo de agua aumentou porque agora temos agua quente em mais abondancia e usamos mais e mais demorado, outro factor que não vejo ninguem falar é nas revisões que têm que ser feitas todos os anos e que ao fim de 6 anos passam a ser pagas, e que ninguem inclui no custo da compra do painel, depois as valvulas, torneiras, liquido solar, possiveis avarias no modulo solar etc. porque os paineis devem durar 20 anos mas devem ter que ser substituidas certas peças.
por isso na minha opinião, quando dizem que fica amortizado em 5 ou 6 anos se calhar se fizerem bem as contas não só ao que deixaram de pagar mas tambem naquilo que começaram a gastar mais, não dá esses valores.
como é que conseguem saber que gastavam x bilhas de gas e agora gastam x-y e y era o que gastavam em aqs, podem simplesmente nestes meses usarem menos o forno, para as contas já não baterem certas.
não estou a pôr em causa as vantagens dos paineis de aqs atè porque tambem comprei, mas não é assim tão rapida a amortização.
eu não gasto 3 bilhas de gas propano das pequenas por ano para o fogão e faz-se comida todos os dias, pelo menos uma refeição quando sobra para a refeição seguite aqueço no micro ondas, o forno só para fazer bolos porque os asados é no forno de lenha.
por isso só ao fim de 2 ou 3 anos é que se consegue ver com maior clareza as contas e não ao fim de poucos meses.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

outro detalhe que ninguém fala é que o gás nao estará sempre a 20€ por botija. outra crise de petróleo e la vai ele para valores astronómicos... e durante 20 anos muita coisa acontece

Autor do tópico
polar555
Membro
Membro
Registado: domingo mai 24, 2009 2:01 pm

Mensagem por polar555 »

[quote="alexjp4"]boas

tenho lido que toda a gente faz contas ao que gastava de gas e electricidade e que agora gasta menos.
comigo tambem se passa de certeza isso porque há 2 meses que não gasto electricidade para aquecer a agua (anteriormente tinha um termoacomulador), só que o consumo de agua aumentou porque agora temos agua quente em mais abondancia e usamos mais e mais demorado, outro factor que não vejo ninguem falar é nas revisões que têm que ser feitas todos os anos e que ao fim de 6 anos passam a ser pagas, e que ninguem inclui no custo da compra do painel, depois as valvulas, torneiras, liquido solar, possiveis avarias no modulo solar etc. porque os paineis devem durar 20 anos mas devem ter que ser substituidas certas peças.
quote]

ora aqui está uma intervenção de alguém que fala do assunto sem reservas e com algum conhecimento de causa. efectivamente das pessoas com quem tenho falado e têm o sistema solar termico confirmaram-me que em geral passaram a gastar mais água já que vem com maior pressão e há tendência para estarem mais tempo no banho. é claro que não podemos descurar também as manutenções periódicas que têm que ser pagas a partir do 6.º ano e a eventual susbstituição de peças, liquido do circuito primário, etc.
mesmo assim considero que existem muitos aspectos positivos. desde logo o saber que não estamos a gastar energia de origem fossil. tivesse eu a possibilidade de instalar um sistema de ts e não exitaria um momento já que o investimento real pouco ultrapassaria os 700€ (isto já a considerar o beneficio fiscal e comparticipação do estado). só que para no meu caso tenho que optar por um sistema forçado uma vez que os colectores têm que ficar a cerca de 20 metros da caldeira e neste caso o investimento é demasiado elevado, com a agravante de haver diversos custos que não estão contemplados pelo protocolo. mas vou continuar atento e a explorar as diversas hipoteses para a minha situação.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”