Energia Solar - AQS - Será que compensa o investimento?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
polar555
Membro
Membro
Registado: domingo mai 24, 2009 2:01 pm

Energia Solar - AQS - Será que compensa o investimento?

Mensagem por polar555 »

sou um apoiante incondicional das utilização das energias alternativas. no entanto quando chega o momento de abrir os cordões à bolsa temos tendência para colocar num dos pratos da balança o custo do sistema e no outro os beneficios económicos imediatos. e é aqui que começam a surgir muitos pontos de "???????". será que vale mesmo a pena o investimento? do ponto de vista ambiental as vantagens são inegáveis. contudo se nos abstraírmos desse aspecto e nos cingirmos apenas ao lado meramente economicista, então as contas parecem apontar noutro sentido, senão vejamos:
para a minha situação particular teria que optar por um sistema forçado, com um investimento de cerca de 2500€ já com a comparticipação do governo e o beneficio fiscal em sede de irs.
no último ano gastei 330€ em gas natural para utilização com o fogão, aquecimento de águas e ainda aquecimento central. na analise que fiz verifico que cerca de 60% (200€) desse consumo foi utilizado no fogão. os restantes 40% (130€) foram gastos com o aquecimento de águas e aquecimento central. se considerarmos que o aquecimento central é utilizado apenas nos dias mais frios e apenas durante cerca de 2/3 meses no ano e tendo em consideração o acréscimo do consumo verificado nesses meses, concluo que em média gasto cerca de 100€/ano, com o aquecimento de águas. se instalar um sistema solar para aquecimento de águas e partindo do pressuposto que o sistema me garante cerca de 80% da água quente que necessito, isto numa visão optimista, significa isso que iria ter uma economia de cerca de 80€/ano. chegados aqui a minha pergunta é inevitável. vale a pena o investimento? quantos anos vou necessitar para recuperar esse investimento? pelas minhas contas e sem considerar outras condicionantes, como os custos da manutenção, aumento do gas, juros que auferiria com o capital, etc, só ao fim de 31 anos é que teria recuperado o investimento. dá que pensar.

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Re: Energia Solar - AQS - Será que compensa o investimento?

Mensagem por Master »

depende de caso para caso.
eu comprei o meu painel o ano passado por 2.500 € sem apoio do estado.
vou no entanto comprar mais um este ano (1.100 €) mas já com o apoio do estado e para complementar o meu painel anterior.
fazendo contas aproximadas:
gastava em média 2 bilhas por mês só para aqs (3-4 no inverno e 2 no verão)
neste momento ainda estou a usar a bilha de fevereiro.
ora 40,00 € x 12 = 480,00 €
para pagar o painel é necessário 5 anos (480,00 € x 5 = 2.400 €)
o painel terá em princípio uma vida superior a 25 anos, mas fazendo a 25 anos e tendo em conta que os primeiros 5 anos são p amortizar o painel, terei 20 anos sem gás e uma poupança de 480,00 € x 20= 9.600 €
o meu painel é livre de manutenção, n usa fluidos, n têm canodos p trocar, n uso apoio electrico (está desligado, mas precisando é só carregar no botão.), etc...
e para rentabilizar mais ainda, liguei as maquinas da roupa e da loiça ao painel, logo estou a poupar uma massa de dinheiro na luz.
ainda n fiz contas com o abatimento no irs.
portanto no meu caso compensa e muitoooooooooooooo.
Dos Fracos Não Reza a História...

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

tens desde o ano passado em que mês? quantas botijas usaste durante o inverno? o teu painel não é daqueles sem serem pressurizados de plástico?

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

na analise que fiz verifico que cerca de 60% (200€) desse consumo foi utilizado no fogão. os restantes 40% (130€) foram gastos com o aquecimento de águas e aquecimento central
perante estes valores eu diria que gastas demasiada energia a cozinhar, tomas duche de água morna, e passas um frio de rachar dentro de casa no inverno
como nesta comparação nem o consumo do fogão, nem o consumo do aquecimento central contam, que diria que és um cidadão muito consciente e amigo do ambiente pelo que não vais sequer compensar a energia necessária para extrair a matéria prima, fabricar, transportar e instalar um sistema solar térmico no prazo em que a maioria de nós espera amortizar o investimento, porque nestas contas não devem estar mais do que 4 ou cinco botijas "pluma" de 20 €. isso é o que eu passei a consumir depois de instalar o meu sistema (no fogão e forno).
Porreiro, pá!

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

tenho painel desde abril de 2008.
sim é um dos que a malta chama de painel de plasticos (solco)
durante o inverno passado e como apoio para o painel gastei uma bilha por mês, no verão não chega a uma por verão.
antes eram 3 e 4, conforme o frio lá fora.
neste momento tenho uma bilha desde fevereiro e ainda está quase a meio.
agora vou colocar um falk, estou só á espera do contacto.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

ok, mas em numeros absolutos, quantas botijas gastavas antes, e quantas gastas agora?

Autor do tópico
polar555
Membro
Membro

Mensagem por polar555 »

master Escreveu:depende de caso para caso.
eu comprei o meu painel o ano passado por 2.500 € sem apoio do estado.
vou no entanto comprar mais um este ano (1.100 €) mas já com o apoio do estado e para complementar o meu painel anterior.
fazendo contas aproximadas:
gastava em média 2 bilhas por mês só para aqs (3-4 no inverno e 2 no verão)
neste momento ainda estou a usar a bilha de fevereiro.
ora 40,00 € x 12 = 480,00 €
portanto no meu caso compensa e muitoooooooooooooo.
o seu caso parece ser um caso de sucesso. praticamente deixou de ter consumo de gás, uma bilha por ano não é nada. diria que garante as suas necessidades de aqs em cerca de 96% o que é extraordinário. ainda assim tem necessidade de instalar outro sistema? existe alguma razão?
li algures que os sistemas da solco são muito bons mas necessitam de ter uma bomba de 650w para fazer circular a água. o seu é desses? se for assim poupa no gás mas aumenta a factura em electricidade.

Autor do tópico
polar555
Membro
Membro

Mensagem por polar555 »

perante estes valores eu diria que gastas demasiada energia a cozinhar, tomas duche de água morna, e passas um frio de rachar dentro de casa no inverno
como nesta comparação nem o consumo do fogão, nem o consumo do aquecimento central contam, que diria que és um cidadão muito consciente e amigo do ambiente pelo que não vais sequer compensar a energia necessária para extrair a matéria prima, fabricar, transportar e instalar um sistema solar térmico no prazo em que a maioria de nós espera amortizar o investimento, porque nestas contas não devem estar mais do que 4 ou cinco botijas "pluma" de 20 €. isso é o que eu passei a consumir depois de instalar o meu sistema (no fogão e forno).[/quote]

somos três pessoas em casa e não somos do tipo de prescindir do seu conforto a troco de poupar uns cêntimos, bem pelo contrário. a análise que fiz foi com base nos consumos efectuados nos últimos dois anos, ao longo dos diversos meses. é claro que não posso afirmar que as conclusões a que cheguei estejam totalmente correctas e até poderei admitir que os valores poderão variar, por exemplo serem menores com a utilização do forno e do fogão e maiores com o aqs e aquecimento central, mas admito que os dados não estejam muito desvirtuados da realidade. fazemos a nossa vida normal, tomamos os banhos diários com água à temperatura que cada um deseja e se há coisa que não prescindimos é de umas banhocas bem quentinhas. no que se refere ao aquecimento central de referir que a minha casa é de boa construção, está bem isolada e tem uma boa exposição solar. ainda assim nos dias frios não me abstenho de ligar o aquecimento. concerteza que não sou do tipo de o ter ligado 24h/dia e muito menos durante o dia quando não está ninguém em casa.
de qualquer forma o intuito de lançar o debate sobre este tema é compreender até que ponto compensa o investimento feito, e porventura, ver se não estarei eu próprio a chegar a conclusões erradas e se assim for serei o primeiro a dar a mão à palmatória para isso pretendo ouvir o testemunho sério de pessoas que já instalaram o sistema. é evidente que cada caso é um caso e aquilo que compensa para uns poderá não ser verdade para outros. agora o que verifico é que existe uma tendência muito grande para relevar apenas as virtudes do solar, que é obvio que são muitas, até como forma de justificar o investimento feito, sem considerar mais nenhum outro aspecto.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

2 bilhas por mes parece-me o consumo medio para 2-3 pessoas, com duches diarios. isto dá 480€ anuais em aqs.
por isso parece-me que os 100€ anuais que o polar555 gasta em aqs sao irreais.
por outro lado o fogao gasta 1 bilha em pouco menos de 2 meses, o que dá pouco mais de 120€ anuais. mais uma vez penso que o polar555 errou nos calculos pois gasta 200€ anuais.

com o gas natural, os valores poderão ser diferentes mas as proporções não.

nao tinha a noção que o gás natural fosse tao barato... 330€ anuais da em media 27,5€ mensais. quem usa bilhas facilmente gasta 50€ mensais

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

"o seu caso parece ser um caso de sucesso. praticamente deixou de ter consumo de gás, uma bilha por ano não é nada. diria que garante as suas necessidades de aqs em cerca de 96% o que é extraordinário. ainda assim tem necessidade de instalar outro sistema? existe alguma razão?
li algures que os sistemas da solco são muito bons mas necessitam de ter uma bomba de 650w para fazer circular a água. o seu é desses? se for assim poupa no gás mas aumenta a factura em electricidade."

não consigo dizer em números absolutos, pois variava de mês para mês.
no pico do inverno (janeiro e fevereiro) eram de certeza 4 bilhas nesses meses, em contrapartida em julho e agosto 2 bilhas chegavam bem e ainda sobrava.
portanto em média diria 2 bilhas por mês.
o painel têm uma bomba p dar pressão á saída da agua, mas n sei se será tanto (650 w), mas poderei saber pois falei disso á cerca de um ano num tópico e vou tentar procurar.

o rácio que dizes de 96 % parece-me muito pois no pico do inverno, uso quase só o gás.
neste momento estou com a mesma bilha desde fevereiro, mas sei que a partir de novembro começo a usar mais o apoio (gás) e em meses como janeiro e fevereiro é só quase gás.
irei comprar outro painel para me livrar da maldita bilha e tentar colocar aqc de uma célula (ou 2 no máximo).

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

e claro por causa do preço, pois de 2.500 € o ano passado e pagar 1.000 € este ano....

Autor do tópico
polar555
Membro
Membro

Mensagem por polar555 »

[quote="master

o rácio que dizes de 96 % parece-me muito pois no pico do inverno, uso quase só o gás.
neste momento estou com a mesma bilha desde fevereiro, mas sei que a partir de novembro começo a usar mais o apoio (gás) e em meses como janeiro e fevereiro é só quase gás.
irei comprar outro painel para me livrar da maldita bilha e tentar colocar aqc de uma célula (ou 2 no máximo).[/quote]

entendi que gastava uma bilha de gas por ano mas o que realmente referiu é que tem uma bilha desde fevereiro.
pelo que diz ainda gasta bastante gas no inverno. assim o investimento não é de forma alguma recuperavel no tempo que indicou (5 anos). por outro lado temos que contar com os custos do capital, pois se tiver que contrair um emprestimo junto do banco tem que pagar o respectivo juro ou em contrapartida se efectuar um depósito com esse dinheiro, obtem um rendimento que também tem que ser contabilizado. seja como for se gastava em média cerca de 24 bilhas de gas por ano só em aqs, talvez justifique o investimento, pelo menos livra-se do incomodo das bilhas de gas. é como diz, cada caso é um caso.
o meu interesse neste assunto é porque também eu quero acabar com o gas em casa, mesmo sendo natural. no curtissimo prazo pretendo substituir o fogão a gas por placa de indução. aí poderei aferir quanto é que efectivamente gasto com aqs.
Última edição por polar555 em segunda set 21, 2009 7:58 pm, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
polar555
Membro
Membro

Mensagem por polar555 »

marcopns Escreveu:2 bilhas por mes parece-me o consumo medio para 2-3 pessoas, com duches diarios. isto dá 480€ anuais em aqs.
por isso parece-me que os 100€ anuais que o polar555 gasta em aqs sao irreais.
por outro lado o fogao gasta 1 bilha em pouco menos de 2 meses, o que dá pouco mais de 120€ anuais. mais uma vez penso que o polar555 errou nos calculos pois gasta 200€ anuais.

com o gas natural, os valores poderão ser diferentes mas as proporções não.

nao tinha a noção que o gás natural fosse tao barato... 330€ anuais da em media 27,5€ mensais. quem usa bilhas facilmente gasta 50€ mensais
bem, não fazia ideia que o gas de garrafa ficasse tão caro. recebo a factura da lisboa gas de dois em dois meses e o consumo exacto em euros, no periodo de 25-07-2008 a 29-07 2009 foi de 334,93€ o que dá uma média de cerca de 28€/mês. no mesmo periodo do ano anterior foi ligeiramente mais baixo. somos três pessoas em casa e aos fins de semana 4 (tenho um filho que está a estudar fora e só está em casa aos fins de semana e nas férias). como já disse não nos privamos do nosso conforto, até porque não tenho que carregar com as bilhas do gas e quem tem filhos sabe quanto tempo costumam estar no banho. admito que se calhar o consumo de gas atribuido ao fogão poderá ser algo exagerado mas mesmo que metade do gas seja consumido na caldeira ainda assim o valor anual do consumo não é muito diferente do que indiquei inicialmente. mas como referi num poste anterior, brevemente irei substituir o fogão por placa de indução e aí sim, acabam-se as dúvidas.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

nem que metesse 20 paineis solares, em dias de chuva, duvido que aqueçam à meneira de não usar backup. nestas condições, acho que nem tubos de vácuo lá vão. por isso a ideia de comprar um segundo sistema para acabar de vez com o gaz, não tem grande lógica.

a ideia que eu tenho é que os tais solco, em temperaturas baixas, perdem o que acumularam durante o dia muito rapidamente. pelo menos foi o que se me deu a entender num tópico que existe no forum.

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

"nem que metesse 20 paineis solares, em dias de chuva, duvido que aqueçam à meneira de não usar backup. nestas condições, acho que nem tubos de vácuo lá vão. por isso a ideia de comprar um segundo sistema para acabar de vez com o gaz, não tem grande lógica.

a ideia que eu tenho é que os tais solco, em temperaturas baixas, perdem o que acumularam durante o dia muito rapidamente. pelo menos foi o que se me deu a entender num tópico que existe no forum."

exacto
em pleno inverno (janeiro e fevereiro)
à noite a temperatura está ótima para banho, mas de manhã já não dá, mas no inverno tenho poucas horas de sol devido a má orientação.
tem uma perda muito consideravel (+- 6-8 º)
no meu caso tive o azar de comprar a um instalador não muito profissional, pois deixou-me com má inclinação e má orientação, para não falar de tubos de ferro á mostra( n isolados)
como está actualmente montado, no inverno ás 15h00 já n apanha sol
este novo que vou comprar vai ser colocado como eu quero e não como o instalador quer.
terá sol até perto das 18h00 e de certrza que essas 3 horas de sol a mais vai fazer uma grande diferença.

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

quanto aos 20 paineis acho que n é bem assim, pois seriam precisos vários dias de chuva seguidos para usar o apoio.
vou liga-los em série e o novo painel (200 lt) irá fornecer a agua ao antigo (300lt), serão ao todo 500 lts de potencial agua quente, e mesmo que só 20% esteja quente já é muita agua.
a idéia é que mesmo com 2 a 3 horas de sol por dia terei agua quente, serão 2 absorvedores de calor a enviar para um único depósito, a agua vinda do painel novo vai entrar no painel existente, como óbvio só entrará a agua da saida quente e por muito pouco sol que haja essa agua já entrará mais quente do que a rede e será depois ainda mais aquecida no painel antigo.
o meu problema n será no inverno, acho que será no verão quando a agua do painel novo entrar a ferver no antigo e depois ainda irá aquecer mais.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

o meu problema n será no inverno, acho que será no verão quando a agua do painel novo entrar a ferver no antigo e depois ainda irá aquecer mais.
vais instalar os painéis em série? para mim seria muito interessante comparar os gráficos de produção da solução que tens com a que pretendes implementar.
Porreiro, pá!

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

master Escreveu:quanto aos 20 paineis acho que n é bem assim, pois seriam precisos vários dias de chuva seguidos para usar o apoio.
vou liga-los em série e o novo painel (200 lt) irá fornecer a agua ao antigo (300lt), serão ao todo 500 lts de potencial agua quente, e mesmo que só 20% esteja quente já é muita agua.
a idéia é que mesmo com 2 a 3 horas de sol por dia terei agua quente, serão 2 absorvedores de calor a enviar para um único depósito, a agua vinda do painel novo vai entrar no painel existente, como óbvio só entrará a agua da saida quente e por muito pouco sol que haja essa agua já entrará mais quente do que a rede e será depois ainda mais aquecida no painel antigo.
olha que não. não é por causa de teres mais paineis que vais ter mais temperatura num dia nebulado, dependendo da sua eficiência, estes só conseguem aquecer até determinada temperatura em função da radiação e temperatura ambiente. logo o que conseguirias com mais paineis é mais volume de água morna. que pode ou não ser suficiente para um banho confortável.

mais grave ainda é a ideia de ligar o painel novo ao existente, com as percas que este tem.... quando muito, ao contrário.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

não é por causa de teres mais paineis que vais ter mais temperatura num dia nebulado, dependendo da sua eficiência, estes só conseguem aquecer até determinada temperatura em função da radiação e temperatura ambiente. logo o que conseguirias com mais paineis é mais volume de água morna
exactamente correcto. a temperatura não será superior nos dias em que a radiação for reduzida e muito difusa. o que poderá suceder é que, mesmo que de manhã (ou num dia) esteja nublado, basta que o tempo descubra à tarde (ou no dia seguinte) para ter maior volume de água a uma temperatura suficiente.
Porreiro, pá!

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

ok thanks
vou aproveitar melhor a orientação e inclinação do painel novo para ter sol p mais 3 ou 4 horitas.
no inverno (com sol) vai ajudar bastante.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”