se esse projecto fosse para frente, gostaria de participar nelejmap Escreveu:isso é muito bom. os ultimos levantamentos que tinha tido conhecimento com o litio era que a capacidade seria mais ou menos a mesma, ficava era com metade do peso de baterias o que aumentava a autonomia em cerca de 12km.jmal Escreveu:jmap Escreveu: depende do litio, mas sim, as boas podiam permitir um ganho de 12km na autonomia entre outras coisas, são é mais caras. mas não haverá litio nas vectrix tão cedo...
sim depende do lítio, com as novas a123 prismáticas é possível meter pelo menos 8 kwh dentro dela, esta limitação tem a ver com o espaço porque em peso ficam cerca de metade. portanto o suficiente para ter cerca de 2.5 vezes mais de autonomia com cargas possíveis de 10 minutos, não, não é um sonho é a realidade, falta é a a123 as disponibilizar para o mercado mais pequeno.
http://www.a123systems.com/products
volt agora imagina-te na tua vectrix com velocidades maiores (menor peso, apesar da limitação da velocidade que o pessoal se encarregava de tirar) com autonomia de pelo menos 110-120 kms sempre a fundo, e depois podes carregar em 15 minutos, com uma travagem mais eficiente devido a estas baterias aguentarem até 10c de carga ao invés dos 0.5c das nimh, enfim... para mim não é um sonho mas sim um objectivo.
se surgir uma vectrix com as baterias irrecuperáveis, baratinha, não querem pensar em iniciar um projecto para instalar baterias da a123 systems nela? se tivesse sucesso teríamos imensas encomendas de certeza, mesmo com preços elevados pois os seus seguidores são muito apaixonados. penso que já temos quase tudo o que seria necessário (!). tenho apenas duvidas que sem o source code se consiga ultrapassar alguns obstáculos, nomeadamente o carregador que teria de ser reprogramado.
outra coisa, não me tinhas dito que estas baterias já nem precisam teoricamente de bms pois a sua nanotecnologia permite auto-protecção?
não é possivel colocar um gerador de muito baixo atrito nas rodas, este ir recarregando as baterias?