A minha ZEV...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

lopesviii
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm

Re: A minha ZEV...

Mensagem por lopesviii »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:
jmap Escreveu: depende do litio, mas sim, as boas podiam permitir um ganho de 12km na autonomia entre outras coisas, são é mais caras. mas não haverá litio nas vectrix tão cedo...

sim depende do lítio, com as novas a123 prismáticas é possível meter pelo menos 8 kwh dentro dela, esta limitação tem a ver com o espaço porque em peso ficam cerca de metade. portanto o suficiente para ter cerca de 2.5 vezes mais de autonomia com cargas possíveis de 10 minutos, não, não é um sonho é a realidade, falta é a a123 as disponibilizar para o mercado mais pequeno.

http://www.a123systems.com/products

volt agora imagina-te na tua vectrix com velocidades maiores (menor peso, apesar da limitação da velocidade que o pessoal se encarregava de tirar) com autonomia de pelo menos 110-120 kms sempre a fundo, e depois podes carregar em 15 minutos, com uma travagem mais eficiente devido a estas baterias aguentarem até 10c de carga ao invés dos 0.5c das nimh, enfim... para mim não é um sonho mas sim um objectivo.
isso é muito bom. os ultimos levantamentos que tinha tido conhecimento com o litio era que a capacidade seria mais ou menos a mesma, ficava era com metade do peso de baterias o que aumentava a autonomia em cerca de 12km.

se surgir uma vectrix com as baterias irrecuperáveis, baratinha, não querem pensar em iniciar um projecto para instalar baterias da a123 systems nela? se tivesse sucesso teríamos imensas encomendas de certeza, mesmo com preços elevados pois os seus seguidores são muito apaixonados. penso que já temos quase tudo o que seria necessário (!). tenho apenas duvidas que sem o source code se consiga ultrapassar alguns obstáculos, nomeadamente o carregador que teria de ser reprogramado.

outra coisa, não me tinhas dito que estas baterias já nem precisam teoricamente de bms pois a sua nanotecnologia permite auto-protecção?
se esse projecto fosse para frente, gostaria de participar nele
não é possivel colocar um gerador de muito baixo atrito nas rodas, este ir recarregando as baterias?
Imagem

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

lopesviii Escreveu:não é possivel colocar um gerador de muito baixo atrito nas rodas, este ir recarregando as baterias?
esse não é daqueles mitos sem sentido? as "receitas" nunca compensam as "percas"...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
lopesviii Escreveu:não é possivel colocar um gerador de muito baixo atrito nas rodas, este ir recarregando as baterias?
esse não é daqueles mitos sem sentido? as "receitas" nunca compensam as "percas"...

claro que é, para nos deslocarmos temos de gastar alguma energia, felizmente as eléctricas são a que aproveitam melhor a energia aplicada nas rodas, mas temos o problema de pouco armazenamento, a única que podemos aproveitar é aquela que normalmente dissipamos nos travões em forma de calor, e a vectrix já tem esse sistema, é a chamada travagem regenerativa, ou seja, converte a energia cinética nos abrandamentos para eléctrica que armazena na bateria, e mesmo assim aproveita até 10 %, portanto um gerado não é mais do que um conversor de energia, para gerar eléctrica tem de gastar outra, nesse aspecto lopesviii estávamos a gastar a poupa que já temos disponivel para gerar uma menor quantidade devido ás percas.

felizmente as eléctricas conseguem aproveitar a cinética das travagens, já as ci até a travar gastam, se tiverem abs claro, tanto que costumo dizer que os veículos a combustão consomem mais ou menos aquilo que se aplica nos travões, ou seja, quanto menos travar menor é o consumo dele, não por gastar a travar, mas porque gasta mais nos arranques e como tal temos de travar mais, portanto o consumo não é regulado pelo acelerador mas sim pelo travão. lol.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

vivas.

ando aqui numa correria a preparar a semana complicada que ai vem. por um lado, começo jah hoje (depois do jogo do glorioso) uma viagem que devia ser de descanso (vou apanhar sol para os reinos do algarve e da andaluzia), deixando a zev em casa a dormitar, para depois, na semana seguinte, usar as ferias para questoes profissionais, estudantis e "hobby related"...
vou ter (tal como jah hoje tive) pouco tempo para passar por aqui e ver o que se passa. sei que se estah a planear um encontro para domingo. vou tentar vir a tempo de participar.
entretanto, as minhas baterias jah passaram a marca dos 11 mil kms. ateh hoje, soh vi um utilizador de um forum internacional dizer que conseguiu fazer mais que eu (totalizou 13 mil, ateh ao momento).

ateh jah.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

serah que as motas electricas curvam bem? a vectrix curva bem?

foto (snapshot):
Foto da ZEV em plena curva
Foto da ZEV em plena curva
snapshot20090921150115.jpg (16.94 KiB) Visto 5137 vezes
video:

Link

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

ena! qualquer dia tens que por rolamentos nos joelhos!

Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

grande maluco, eu nem metade disso, nada como reduzir um pouco e pimba continua a bombar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm

Mensagem por Ricardo_Santos »

isso já são muitos anos.

eheh
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

volt seu maluco, , com o pneu anterior não fazias isso, ou já fazias mas tinhas mais receio do fazer ???
Cumps Inovadores

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

li que ela está desenhada para aguentar a inclinação máxima mas não me sinto à vontade de sequer lá chegar perto. falta-me a experiência e recorro às recordações da bicla num dia me apeteceu testar a sua inclinação máxima... tá claro que uma vez que ficou que muito perto do chão lá derrapou. com a mota não tenho vontande de me aproximar do seu limite porque o dinheirinho me custa muito a ganhar e porque se se cai pode ser perigoso para a integridade fisica uma vez que para a deitar daquela maneira o volt ía a 80km/h, o que já dá uns belos duns arranhões... enfim para conhecer o limite é preciso cair...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:li que ela está desenhada para aguentar a inclinação máxima mas não me sinto à vontade de sequer lá chegar perto. falta-me a experiência e recorro às recordações da bicla num dia me apeteceu testar a sua inclinação máxima... tá claro que uma vez que ficou que muito perto do chão lá derrapou. com a mota não tenho vontande de me aproximar do seu limite porque o dinheirinho me custa muito a ganhar e porque se se cai pode ser perigoso para a integridade fisica uma vez que para a deitar daquela maneira o volt ía a 80km/h, o que já dá uns belos duns arranhões... enfim para conhecer o limite é preciso cair...

pois, mas um dos segredos para se fazer este tipo de condução é a velocidade, sem teres a velocidade certa vais ao chão.
Cumps Inovadores

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:pois, mas um dos segredos para se fazer este tipo de condução é a velocidade, sem teres a velocidade certa vais ao chão.
claro... é tudo uma questão de fisica...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:pois, mas um dos segredos para se fazer este tipo de condução é a velocidade, sem teres a velocidade certa vais ao chão.
claro... é tudo uma questão de fisica...

se quiseres ver a tua a fazer o mesmo é só dizeres.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:volt seu maluco, , com o pneu anterior não fazias isso, ou já fazias mas tinhas mais receio do fazer ???

bom, fazer, fazia (o condutor dos videos)... mas eh preciso dizer aqui duas coisas. primeiro, jah ha quatro meses que (o condutor dos videos) nao fazia videos, e, mesmo que os fizesse, o pneu traseiro jah nao tinha a aderencia de quando era novo, o que tira confiança na mota (ao condutor dos videos)... segundo, ha uma coisa a que eu chamo o efeito de previa dificuldade desportiva... digamos que (o condutor dos videos) passou a sexta e sabado a viajar noutra mota (que eh mais dificil [e desportiva] de conduzir), e, pegar neste "brinquedo" no domingo, torna a rotineira conduçao numa... brincadeira.

jah agora, aqui fica um link da anterior conduçao da "outra" mota:
http://www.vimeo.com/6682970

ps: a snapshot do post anterior foi tirada no momento exacto em que o pneu da frente, por ter menor aderencia que o de tras, escorrega, obrigando a "refazer" a curva... podem ver isso ao minuto 00:51.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

volt Escreveu:ps: a snapshot do post anterior foi tirada no momento exacto em que o pneu da frente, por ter menor aderencia que o de tras, escorrega, obrigando a "refazer" a curva... podem ver isso ao minuto 00:51.
jah agora, falta-me dizer mais uma coisa: nao aconselho ninguem (nem quem tenha mais experiencia que eu) a tentar passar por uma situaçao de "perder a frente". sao situaçoes dificeis de prever e, mesmo quando previstas, raramente se conseguem "contrariar" de forma a nao provocar queda. a situaçao do video nao eh intencional e, por felicidade (ou sorte), nao teve consequencias.

fim de "disclaimer". .

lopesviii
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm

Mensagem por lopesviii »

tu tas la!
Imagem

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

volt Escreveu:
volt Escreveu:ps: a snapshot do post anterior foi tirada no momento exacto em que o pneu da frente, por ter menor aderencia que o de tras, escorrega, obrigando a "refazer" a curva... podem ver isso ao minuto 00:51.
jah agora, falta-me dizer mais uma coisa: nao aconselho ninguem (nem quem tenha mais experiencia que eu) a tentar passar por uma situaçao de "perder a frente". sao situaçoes dificeis de prever e, mesmo quando previstas, raramente se conseguem "contrariar" de forma a nao provocar queda. a situaçao do video nao eh intencional e, por felicidade (ou sorte), nao teve consequencias.

fim de "disclaimer". .
lol

ainda bem que só agora avisas pq a tua patinou-me à frente quando estava a chegar ao rossio...até me subiram os tomatinhos qd senti aquilo...

epá...mas a tua vectrix é mm fixe pá...tens que me vender isso prai por 450€ (não penses no dinheiro...pensa que é 1 ordenado minimo nacional e que tenho que trabalhar 1 mês inteiro para te pagar isso)...

...ah...a tua vectrix tem uma travagem regenerativa melhor que a que testei há um ano atrás...mesmo mt melhor!
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rufus Escreveu:
volt Escreveu:

fim de "disclaimer". .
lol

ainda bem que só agora avisas pq a tua patinou-me à frente quando estava a chegar ao rossio...até me subiram os tomatinhos qd senti aquilo...

epá...mas a tua vectrix é mm fixe pá...tens que me vender isso prai por 450€ (não penses no dinheiro...pensa que é 1 ordenado minimo nacional e que tenho que trabalhar 1 mês inteiro para te pagar isso)...

...ah...a tua vectrix tem uma travagem regenerativa melhor que a que testei há um ano atrás...mesmo mt melhor!

volt, não consigo ver o teu vídeo, e já agora vai um conselho, não emprestes a tua mota a quem tá habituado a andar numa casal boss.
Cumps Inovadores

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

rufus Escreveu: ...ah...a tua vectrix tem uma travagem regenerativa melhor que a que testei há um ano atrás...mesmo mt melhor!
isso deve ser impressão... basta o punho largo para dar essa sensação... os originais são agradáveis mas só duram 6 meses...

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:volt, não consigo ver o teu vídeo, e já agora vai um conselho, não emprestes a tua mota a quem tá habituado a andar numa casal boss.
o vimeo tem um periodo de indisponibilidade em que converte o video lá para o formato deles...

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”