sim e o equilibrio vem da experiência mas conheço experientes que dizem que se safaram de quedas que nem sabem como mas também quando nada o faria parecer lá foram... ou seja, estabilidade nunca é demais...civic Escreveu:sim, nesse caso tem alguma utilidade, de resto não vejo outra, pois a questão do equilíbrio............
MP3 híbrida
-
jmap
- Membro Platinium

- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Re: MP3 híbrida
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
civic
- Moderador

- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
não acho que o ter 2 rodas à frente lhe dê mais estabilidade, pois numa situação de perda de aderencia não duvido que seja mais facil dominar uma frente mais leve e versátil do que essa frente pesadona.
sinceramente não vejo nenhuma vantagem no facto das 2 rodas à frente.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's
-
jmap
- Membro Platinium

não? tenta lá tombá-la...civic Escreveu:não acho que o ter 2 rodas à frente lhe dê mais estabilidade, pois numa situação de perda de aderencia não duvido que seja mais facil dominar uma frente mais leve e versátil do que essa frente pesadona.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
civic
- Moderador

sim, na situação de parada não deve ser muito facil, mas exprimenta fazer tt com ela e se calhar percebes o que quero dizer. não precisas de vir dizer que não foi feita com esse fim, é apenas uma maneira de explicar no limite o que quero dizer, ou seja, o facto de ter 3 rodas só serve para isso mesmo, manter a mota em pé na posição de parada, é apenas a minha opinião.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
vivas.
as tres rodas sao uma mera questao de habito e gosto.
tem vantagens e desvantagens. eu, por exemplo, implico com o peso a mais e a menor agilidade. mas eh soh a minha opiniao. a 250cc arrasta-se demasiado. uma mota com aquele peso tem de ter um motor com mais cavalos.
quanto ah questao do hibrido, a minha opiniao teorica (ainda nao tive oportunidade de comprovar na pratica a veracidade), eh que se perde a simplicidade de um soh motor electrico e ganha-se o peso dos dois sistemas... sao varios contras, a meu ver...
as tres rodas sao uma mera questao de habito e gosto.
tem vantagens e desvantagens. eu, por exemplo, implico com o peso a mais e a menor agilidade. mas eh soh a minha opiniao. a 250cc arrasta-se demasiado. uma mota com aquele peso tem de ter um motor com mais cavalos.
quanto ah questao do hibrido, a minha opiniao teorica (ainda nao tive oportunidade de comprovar na pratica a veracidade), eh que se perde a simplicidade de um soh motor electrico e ganha-se o peso dos dois sistemas... sao varios contras, a meu ver...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
tiago_eco
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
desculpa lá mas não é bem assim. com duas rodas à frente, o risco de apanhares gravilha numa curva e a roda derrapar, é bem mais reduzido.civic Escreveu:não percebi isto:
tendo eu mota desde 1987 nunca senti que a roda da frente descolasse do alcatrão, antes pelo contrário, essa é a principal vantagem numa mota, tens o controlo total da roda da frente, já nesta com 2 rodas não será bem assim, e mantenho a mesma opinião de que o facto de ter 2 rodas à frente lhe traga alguma vantagem, pois não preciso de andar com ela para perceber que esse facto lhe tira agilidade. alem de que o facto das rodas terem a mesma largura do volante, não passa de certeza nos mesmos sitios onde passa uma mota de 2 rodas, isso é certinho.podemos atingir grandes inclinações com total confiança pois a frente não "descola" do alcatrão.
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!
-
Volt
- Membro Platinium

desculpem lah meter-me neste vosso assunto, mas, qualquer veiculo, independentemente do numero de rodas que tenha, derrapa ao apanhar gravilha num situaçao de tracçao/atrito. nao sei se me fiz entender... quando travamos com a roda (ou rodas!) da frente em cima de gravilha, ela derrapa. o mesmo acontece com a de tras... claro que, o facto de a mota, independentemente do seu numero de rodas, ser um veiculo que se inclina em situaçoes de desequilibro, projecta o condutor para fora dela. a mp3 nao eh diferente. a roda extra, nesse aspecto, eh perfeitamente psicologica. noutros aspectos, (como a travagem a direito, por exemplo), isto jah nao serah assim...
-
jmap
- Membro Platinium

resumo à minha experiência. a unica vez que caí, se tivesse 3 rodas não teria acontecido.
-
tiago_eco
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
eu já não digo fazer a curva a travar, como o volt diz. mesmo sem travar, a dar a curva com gravilha, a aderencia é diminuto e pode projectar o condutor...acontece-me com alguma frequencia apanhar gravilha em curvas e sentir a roda a derrapar. a minha sorte é conseguir equilibrar novamente a moto.até um dia...jmap Escreveu:resumo à minha experiência. a unica vez que caí, se tivesse 3 rodas não teria acontecido.
cumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!
-
Volt
- Membro Platinium

vivas a ambos.tiago_eco Escreveu:eu já não digo fazer a curva a travar, como o volt diz. mesmo sem travar, a dar a curva com gravilha, a aderencia é diminuto e pode projectar o condutor...acontece-me com alguma frequencia apanhar gravilha em curvas e sentir a roda a derrapar. a minha sorte é conseguir equilibrar novamente a moto.até um dia...jmap Escreveu:resumo à minha experiência. a unica vez que caí, se tivesse 3 rodas não teria acontecido.
cumps
vou tentar me explicar melhor:
a mp3 nao fica direita se nao trancarmos a direcçao (e numa situaçao de derrapagem, ninguem consegue puxar a tranca de direcçao a tempo, jah para nao dizer que era perfeitamente inutil).
o jmap ainda nao deve te-la experimentado. se pararmos a mp3 sem por o peh de fora (nem trancarmos a direcçao), vamos ao chao. eh garantido. as tres rodas, nesse aspecto, sao perfeitamente psicologicas.
quanto ao facto de fazer curva a travar, esse eh soh um exemplo. nao faz muito sentido falar de derrapagens sem haver tracçao (ou a travar ou a acelerar). . e qualquer veiculo (na gravilha) ao acelerar, derrapa com a roda da tracçao (no caso das motas eh a traseira, que, quer na mp3, quer nas outras, eh uma soh). se travar com qualquer delas (frente ou traseira) tambem derrapa. ateh um carro derrapa. a diferença eh que, nas motas (mp3 incluida), esse desequilibrio pode provocar queda.
enfim... travar, eh a direito e em cima de chao aderente (no caso das motas com abs ou no caso da vectrix com o travao regenerativo que funciona como um travao traseiro controlado, ateh se pode travar em curva com relativa segurança). acelerar, tambem eh pra fazer em chao aderente. tudo o resto eh arriscar cair. e a mp3, nao acrescenta qualquer segurança nestes casos. eh igual.
-
civic
- Moderador

-
jmap
- Membro Platinium

efectivamente não testei mas estou farto de ver pessoal parado sem por os pés no chão?!volt Escreveu:vivas a ambos.tiago_eco Escreveu:eu já não digo fazer a curva a travar, como o volt diz. mesmo sem travar, a dar a curva com gravilha, a aderencia é diminuto e pode projectar o condutor...acontece-me com alguma frequencia apanhar gravilha em curvas e sentir a roda a derrapar. a minha sorte é conseguir equilibrar novamente a moto.até um dia...jmap Escreveu:resumo à minha experiência. a unica vez que caí, se tivesse 3 rodas não teria acontecido.
cumps
vou tentar me explicar melhor:
a mp3 nao fica direita se nao trancarmos a direcçao (e numa situaçao de derrapagem, ninguem consegue puxar a tranca de direcçao a tempo, jah para nao dizer que era perfeitamente inutil).
o jmap ainda nao deve te-la experimentado. se pararmos a mp3 sem por o peh de fora (nem trancarmos a direcçao), vamos ao chao. eh garantido. as tres rodas, nesse aspecto, sao perfeitamente psicologicas.
quanto ao facto de fazer curva a travar, esse eh soh um exemplo. nao faz muito sentido falar de derrapagens sem haver tracçao (ou a travar ou a acelerar). . e qualquer veiculo (na gravilha) ao acelerar, derrapa com a roda da tracçao (no caso das motas eh a traseira, que, quer na mp3, quer nas outras, eh uma soh). se travar com qualquer delas (frente ou traseira) tambem derrapa. ateh um carro derrapa. a diferença eh que, nas motas (mp3 incluida), esse desequilibrio pode provocar queda.
enfim... travar, eh a direito e em cima de chao aderente (no caso das motas com abs ou no caso da vectrix com o travao regenerativo que funciona como um travao traseiro controlado, ateh se pode travar em curva com relativa segurança). acelerar, tambem eh pra fazer em chao aderente. tudo o resto eh arriscar cair. e a mp3, nao acrescenta qualquer segurança nestes casos. eh igual.
-
Volt
- Membro Platinium

foi o que eu disse, travao (ou tranca) de direcçao... nada aconselhavel utilizar em andamento... .jmap Escreveu:efectivamente não testei mas estou farto de ver pessoal parado sem por os pés no chão?!
a mp3 em andamento inclina-se como qualquer outra.