Dúvida na opção de compra com modulo Solar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Re: Dúvida na opção de compra com modulo Solar

Mensagem por fyntas »

até posso acreditar que exista, mas isso não é um esquentador com chama modulante. nos verdadeiros a chama é ajustada periodicamente de acordo com a temperatura de saida. no meu caso a chama pode ter 3 tamanhos. e é frequente ouvir a trocas de nivel de potencia.
para ser um modulante solar terá obrigatoriamente que fazer a leitura da agua em função da temperatura de entrada e da regulada no aparelho.
a sua caldeira está a modular a chama porque o modulo solar enquanto a temperatura não chega aos 45º envia directamente para o aparelho a gas, consoante a temperatura vai aumentando o caudal será divido entre o aparelho e a rede até chegar ao ponto em que todo o caudal esta a ser desviado directamente para a rede dai ouvir a modulação da chama.
no inverno o que vai acontecer é que como terá muitos dias sem 45º no sistema solar a caldeira irá trabalhar sempre no máximo (na maior parte dos aparelhos)
essa situação será fácil de constatar, basta verificar que existe um aumento de temperatura na agua quente.

fyntas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fyntas »

já agora vespita
preços de tabela de esquentadores vulcano gama solar

sensor plus estanque c/comando 11litros 420€ + iva
sensor plus estanque c/comando 14litros 475€ + iva

sensor estanque 11 litros 340€ + iva
sensor estanque 14 litros 400€ + iva

sensor ventilado 11 litros 310€ + iva
sensor ventilado 14 litros 370€ + iva

o sensor ventilado é recente e já foram instalados alguns com avarias na placa

Autor do tópico
Energias
Membro
Membro
Registado: terça ago 11, 2009 10:52 pm

Mensagem por Energias »

fyntas Escreveu:já agora vespita
preços de tabela de esquentadores vulcano gama solar

sensor plus estanque c/comando 11litros 420€ + iva
sensor plus estanque c/comando 14litros 475€ + iva

sensor estanque 11 litros 340€ + iva
sensor estanque 14 litros 400€ + iva

sensor ventilado 11 litros 310€ + iva
sensor ventilado 14 litros 370€ + iva

o sensor ventilado é recente e já foram instalados alguns com avarias na placa
boas,

na sua opinião aconselha a instalação com um esquentador solar ?

será rentável o investimento num esquentador solar?

os esquentadores que menciona estão a dar problemas ?

o instalador no meu caso fez uma proposta, eu tenho um esquentador que liga com a circulação da agua (vulcano de 14l penso que seja um dsg...) e ele oferecia 150 euros na troca de um esquentador solar, acha que é bom negocio?
era por um equivalente, de 14l, também vulcano, mas segundo o que entende estão a dar problemas?

Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am

Mensagem por Vespita »

boas fyntas

obrigado pela informação da tabela dos preços eu já a tinha, mas são preços de tabela.

nos sensor ventilados que deram problemas a vulcano não resolveu a situação?
quando diz que alguns dão problemas com a placa o que acontece em concreto com o esquentador?

desde já obrigado por todos os esclarecimentos

fyntas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fyntas »

sr energias
na sua opinião aconselha a instalação com um esquentador solar ?
eu pessoalmente não sou adepto dos esquentadores, mas cada caso é um caso.
o instalador no meu caso fez uma proposta, eu tenho um esquentador que liga com a circulação da agua (vulcano de 14l penso que seja um dsg...) e ele oferecia 150 euros na troca de um esquentador solar, acha que é bom negocio?
se é um bom negócio não faço idéia, mas como deve de saber ninguem dá nada a ninguem, quando se fala em dar valores em troca deve de haver uma pulguinha atrás da orelha.

sr vespita
nos sensor ventilados que deram problemas a vulcano não resolveu a situação?
quando diz que alguns dão problemas com a placa o que acontece em concreto com o esquentador?
no que eu instalei resolveram o problema (após instalação dáva erros consecutivos), substituiram a placa.
o técnico confirmou comigo que já teria 3 situações identicas.

cumprimentos

Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am

Mensagem por Vespita »

sr fyntas.

desde já muito obrigado pelos esclarecimentos, é uma situação que vou ter em conta aquando da montagem e da utilização.

são estas questões de esclarecimento prestadas pelos foristas neste caso em concreto pelo sr fyntas que tornam estes espaços importantes.

muito obrigado.

cumprimentos,

Ninja
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mar 01, 2009 10:15 pm

Mensagem por Ninja »

boas,
um bom sistema tem a callefi, em que o modulo tem válvula desviadora e uma misturadora.
este módulo separa os dois sistemas(solar/esquentador) que penso ser o mais indicado.
uma misturadora termostática anti-queimadura, colocada na
entrada do kit, controla a temperatura da água na chegada da
acumulação solar. o termóstato com sonda posicionada na ida da
água quente proveniente da acumulação solar comanda a válvula
desviadora, colocada na saída do kit. em função da temperatura
definida, a válvula desvia a água entre o circuito de utilização e o
da caldeira, sem integração térmica.
espero ter ajudado
ninjaportuga

FSC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 13, 2009 9:54 am

Mensagem por FSC »

este módulo tem uma particularidade importante. a sonda que possui, ligada na acumulação solar, lê dois níveis de temperatura que podem ser regulados.
se estiver a uma temperatura boa para consumo, segue directamente através da misturadora sem passar no esquentador. quando baixa por exemplo dos 45graus comuta para o esquentador que recebe água fria da rede.
só quando a temperatura sobe para os 60graus, é que o módulo volta a receber água directamente do solar.
desta forma evitam-se os arranques sucessivos do esquentador.
este módulo é compatível com qualquer esquentador/caldeira não-modulante, porque nunca envia para o apoio água pré-aquecida.

aproveito para deixar a laraxa
não concordo com resistências nos depósitos solares porque limitam o aproveitamento solar.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

quando baixa por exemplo dos 45graus comuta para o esquentador que recebe água fria da rede.
tantos dias em que a temperatura não passa dos 35º e temos que aquecer a água da rede que vem a 15 ou 20º?
Porreiro, pá!

FSC
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por FSC »

manuelcar Escreveu:
quando baixa por exemplo dos 45graus comuta para o esquentador que recebe água fria da rede.
tantos dias em que a temperatura não passa dos 35º e temos que aquecer a água da rede que vem a 15 ou 20º?
as temperatura são reguláveis!
pode controlar o acendimento do apoio num intervalo de 35 a 50 graus e a comutação para o solar entre os 50 e 70graus

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

manuelcar Escreveu:
não. o que acontece é que, quando a água está a menos dos 48º, esta é desviada pelo esquentador, em vez de ir directo à termoestática variável. neste ponto, não há mistura de água fria, a totalidade vem do acumulador. só na termoestática variável é que será misturada água fria.

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

a mim parece-me que se está aqui a gerar alguma confusão.......

a questão é que há sistemas que simplesmente decidem se a água deve ir ao esquentador ou não e depois regulam com a misturadora. nestes casos se a água estiver a 35ºc (exemplo) vai ao esquentador, sobe para alguns 60 ºc e depois mistura fria para regular para a t escolhida (40 ou 45 ºc).

noutros casos é incluida uma válvula de zona que mede a t vinda do acumulador. se esta é baixa passa a usar a água da rede, que vai ao esquentador. a água do acumulador fica lá para ganhar mais energia e chegar à temp que se pretende. desta forma não se perde tanta energia.

na minha opinião, no entanto, a leitura da temp. deve fazer-se directamente no acumulador e não na tubagem, simplesmente porque quando não há calor suficiente também não há necessidade de fazer correr água nas tubagens. assim, considero que o sistema ideal ainda é colocar um termostáto ligado ao acumulador e a uma válvula de 3 vias motorizada. não vos parece?

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

noutros casos é incluida uma válvula de zona que mede a t vinda do acumulador. se esta é baixa passa a usar a água da rede, que vai ao esquentador. a água do acumulador fica lá para ganhar mais energia e chegar à temp que se pretende. desta forma não se perde tanta energia.
pois é precisamente isso que me está a fazer confusão. fica a ganhar mais energia para quê se estás a desperdiçar gás em quantidade? e fica a ganhar mais energia durante quanto tempo? podem passar dias até que chegue aos 40º e estivemos sempre a queimar gás. isto não é uma prática nada razoável para quem tem um esquentador modulante cuja função é fornecer a diferença.
em dias muito nublados podemos ter grandes quantidades de água a, digamos, 30 ou 35º, mas de modo algum conseguimos valores na casa dos 40º. isso tenho comprovado pela experiência.
Porreiro, pá!

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

alto aí... e pára o baile!!!!!!!!!

com esquentador modulante, isto não faz qualquer sentido. o dito módulo solar é para esquentadores/caldeiras on/off. para esquentadores modulantes basta uma misturadora termostática à saída do acumulador e regular o esquentador para uma temperatura ligeiramente inferior.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

correcto!
mas e quem não tem modulante? muitos esquentadores também admitem regulação de chama (manual, mas modulável) e que, nomeadamente, permitem reduzir no verão quando a água chega a 25º e aumentar no inverno quando chega a 10º.
a questão fundamental é, sendo evidente que quem investe num sistema solar e opta pelo esquentador como apoio deve adquirir um esquentador modulante, como melhorar a fracção solar i.e. reduzir o consumo de gás ou electricidade.
convenhamos que não faz muito sentido instalar um dispositivo que em condições menos boas anula qualquer ganho solar aumentando necessariamente a factura da energia.
Porreiro, pá!

FSC
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por FSC »

o módulo que estou a falar serve exclusivamente para ligar um sistema solar com um esquentador não-modulante. esta é a maioria das situações no âmbito do programa solar. e havendo um esquentador não-modulante, a entrada de água no aparelho não pode nunca ser pré-aquecida. está correcta esta afirmação?
portanto este módulo solar decide se as aqs vêm apenas do solar ou apenas do apoio.
a razão de haver uma sonda de temperatura prende-se com o facto de podermos escolher duas temperaturas. se fizessemos a comutação com um termóstato, poderíamos escolher apenas uma temperatura. e isto pode levar a acendimentos sucessivos do apoio quando temos no solar valores de temperatura dentro do intervalo de erro do termóstato.

quem tem um esquentador normal e quer pôr um sistema solar, deve sempre usar um módulo deste género.
se quizer no entanto adquirir uma fonte diferente de apoio e deitar para o lixo um esquentador que funciona bem, também está no seu direito.

para fontes de apoio modulantes existem outras opções.

fyntas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fyntas »

continuam a bater na tecla errada.
a modulação não é toda igual, já aqui foi referido varias vezes mas parece que tem tendendencia a ler as mensagens e interpretam ao vosso gosto, vão ao site da vulcano e comparem a diferença entre um sensor e um clik que são ambos modulantes.

descrição retirada do site da vulcano http://www.vulcano.pt/images/articles/8 ... es_net.pdf
pagina 14 e 15

clik - modulação automática da chama: este
aparelho ajusta automaticamente o
débito de gás, em função do caudal de
água da torneira, reduzindo o consumo
e permitindo uma temperatura de água
praticamente constante

sensor - a modulação electrónica garante
a máxima estabilidade de temperatura
de água, através da medição da
temperatura à entrada e à saída de água
do aparelho, com recurso a duas sondas
de temperatura (ntc) e a um sensor
de caudal de água, para medição
da quantidade de água solicitada.
com base nestes 2 parâmetros,
o esquentador efectua a modulação
automática da chama, obtendo-se
economia no consumo de gás, e utiliza
um inovador sistema de regulação
automática do caudal de água de forma
a garantir a temperatura de saída de
água seleccionada de forma rápida,
evitando desta forma o desperdício
de água fria.

quantas vezes é que isto já foi mencionado
aprendam a filtrar a informação que vos é passada, se não fizerem isso ainda criam mais confusão nos tópicos e fazem com que os que sabem percam o interesse pelos mesmos.

FSC
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por FSC »

da minha parte não quero que fique com dúvidas.
quando faço referência a apoio modulante, refiro-me sempre à capacidade que a fonte de apoio tem, para variar a chama em função da temperatura de entrada. nos exemplos que refere, o click é não modulante e o sensor é modulante.

DMAF
Membro
Membro
Registado: segunda jul 20, 2009 4:36 pm

Mensagem por DMAF »

olá todos,

eu tenho uma dúvida em principio irei escolher o sistema aqs da norquente termosifão de 200 l e tenho uma caldeira mural bereta e queria saber se peço com modulo solar ou não.

obrigado
dmaf

fyntas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fyntas »

bem desculpe lá sr fsc mas a vulcano refere clik - modulação automática da chama
portanto é um esquentador modulante, o que temos que fazer entender aos foristas é que existem varios tipos de modulação e para funcionarem de uma forma mais segura e economica tem de modular em função da temperatura nunca em função do caudal

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”