Pedido de opinião.
-
ProfKaramba
Autor do tópico - Membro

- Registado: terça set 01, 2009 1:51 pm
Pedido de opinião.
boas
ando a estudar a colocação de painéis solares em casa dos meus pais e gostava de saber a vossa opinião... a situação actual é a seguinte.
uma casa, 2 andares, aquecimento central a gasóleo e uma piscina na parte de trás da casa com aquecimento de água eléctrico.
qual acham que era a opção mais viável para poupar uns €€ em energia e em emissões de co2?
cumps
profkaramba
ando a estudar a colocação de painéis solares em casa dos meus pais e gostava de saber a vossa opinião... a situação actual é a seguinte.
uma casa, 2 andares, aquecimento central a gasóleo e uma piscina na parte de trás da casa com aquecimento de água eléctrico.
qual acham que era a opção mais viável para poupar uns €€ em energia e em emissões de co2?
cumps
profkaramba
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Re: Pedido de opinião.
aquecimento da piscina é feito com electricidade? não pensa em substituir por painéis solares?
já vi um sistema de aquecimento até mais económico do que esses painéis: apenas existia muitos metros de mangueira (tubo) preta enrolados fazendo vários círculos em cima de um telhado. ligavam com relógio temporizador o motor de bombagem de água da mangueira, e a agua funcionava em ciclo com a piscina.
o próprio tecto da piscina, se for uma estrutura rígida não amovível dará para aproveitar para aquecer a piscina.
já vi um sistema de aquecimento até mais económico do que esses painéis: apenas existia muitos metros de mangueira (tubo) preta enrolados fazendo vários círculos em cima de um telhado. ligavam com relógio temporizador o motor de bombagem de água da mangueira, e a agua funcionava em ciclo com a piscina.
o próprio tecto da piscina, se for uma estrutura rígida não amovível dará para aproveitar para aquecer a piscina.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
ProfKaramba
Autor do tópico - Membro

sim eu quero substituir o máximo possível... por isso pedi opinão.
quanto à cobertura da piscina é removível. fixo tem os balenarios e acasa das maquinas mas nao é mt grande...
também me esqeci de referir que a caldera a gasoelo também aquece as aguas de banhos etc obviamente...
quanto à cobertura da piscina é removível. fixo tem os balenarios e acasa das maquinas mas nao é mt grande...
também me esqeci de referir que a caldera a gasoelo também aquece as aguas de banhos etc obviamente...
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
existem uns paineis próprios para aquecimento de piscinas.
-
ProfKaramba
Autor do tópico - Membro

sabes onde posso encontrar mais informação sobre o assunto?
isso n deve ser comparticipado pelo estado não é?
isso n deve ser comparticipado pelo estado não é?
-
CrOhN
- Membro Gold

os que encontrei, foi no ebay. procura por "swimming pool solar heating", aparecem uns paineis de 3.6mx1,2m, parecem-me o mais adequado. não são caros, e com uns 5 destes já aquece uma piscina de tamanho médio. o que eles recomendam é que a area de paineis seja cerca de 80% da area da piscina.
não, não é comparticipado.
não, não é comparticipado.
-
ProfKaramba
Autor do tópico - Membro

hm... mas achas que então é melhor montar uns paineis para a piscina e outros para a casa?
-
CrOhN
- Membro Gold

sim, com os paineis que te indiquei, eles usam caudal desviado da bomba de circulação, portanto um circuito completamente isolado do aqs.
-
ProfKaramba
Autor do tópico - Membro

ok vou estudar isso... a ver se encontro em portugal à venda pois não quero comprar pelo ebay...
tem a um desvantagem, assim tenho de ter o sistema de filtragem da água ligado todo o dia... eu como tenho o tarifário bi-horário neste momento durante a maior parte do dia tenho tudo desligado e funciona só à noite, nem tinha pensado nisso...
tem a um desvantagem, assim tenho de ter o sistema de filtragem da água ligado todo o dia... eu como tenho o tarifário bi-horário neste momento durante a maior parte do dia tenho tudo desligado e funciona só à noite, nem tinha pensado nisso...
-
cblfreitas
- Membro Silver

- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
os paineis próprios para piscinas existem em portugal e haverá várias marcas em comercialização. no entanto, se quer também aquecer as águas sanitárias com energia solar eu sugeria outro esquema:
- colocação de paineis solares em sistema de circulação forçada com acumulação de um volume de água adaptado ao perfil de consumos da habitação;
- sobredimensionamento da área de captação solar, para esse volume de água acumulado;
- colocação de um permutador de placas (potência adequada à área de captação solar) para aquecimento da piscina;
- instalação de um sistema de derivação do circuito primário (o que passa nos colectores) para que passe a aquecer a piscina quando o depósito de água quente atinja a temperatura desejada. este sistema corresponde simplesmente a duas válvulas motorizadas de 3 vias.
- criação de um circuito secundário com água da piscina que a faça circular pelo permutador sempre que seja actuada a derivação anterior.
este sistema não é propriamente complicado. tem a vantajem de potenciar o aquecimento de água no inverno, reduzindo a depêndencia da energia de apoio, e aproveitando o excesso de energia, desde a primavera até ao outono, para a piscina. outra vantajem é que este sistema é fixo e tem uma durabilidade muito superior aos paineis abertos para piscinas.
quanto ao investimento é que não sei dizer se ficará mais barato........
- colocação de paineis solares em sistema de circulação forçada com acumulação de um volume de água adaptado ao perfil de consumos da habitação;
- sobredimensionamento da área de captação solar, para esse volume de água acumulado;
- colocação de um permutador de placas (potência adequada à área de captação solar) para aquecimento da piscina;
- instalação de um sistema de derivação do circuito primário (o que passa nos colectores) para que passe a aquecer a piscina quando o depósito de água quente atinja a temperatura desejada. este sistema corresponde simplesmente a duas válvulas motorizadas de 3 vias.
- criação de um circuito secundário com água da piscina que a faça circular pelo permutador sempre que seja actuada a derivação anterior.
este sistema não é propriamente complicado. tem a vantajem de potenciar o aquecimento de água no inverno, reduzindo a depêndencia da energia de apoio, e aproveitando o excesso de energia, desde a primavera até ao outono, para a piscina. outra vantajem é que este sistema é fixo e tem uma durabilidade muito superior aos paineis abertos para piscinas.
quanto ao investimento é que não sei dizer se ficará mais barato........
-
ProfKaramba
Autor do tópico - Membro

percebo, eu também estava mais inclinado para essa opção mas há aqui mais um pormenor... no verão a piscina não precisa de aquecimento... a própria cobertura faz com que a água esteja sempre à volta dos 30ºc. assim durante o verão tenho é energia a mais não? ou transformo a piscina numa banheira gigante de hidromassagens ehehe
-
cblfreitas
- Membro Silver

- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
de facto, se só aquece a piscina fora do período de verão, então talvez a energia solar não seja a melhor opção para a piscina. é que os paineis abertos tem um rendimento relativamente baixo e por isso imagino que não irão dar grande resultado entre o outono e a primavera.
-
CrOhN
- Membro Gold

pois, muita gente o faz, embora seja um erro, já que é durante o dia que a fotosintese é feita, e logo, o "esverdear" acontece durante o dia. logo, é precisamente durante o dia que a filtragem deveria ser feita.profkaramba Escreveu:ok vou estudar isso... a ver se encontro em portugal à venda pois não quero comprar pelo ebay...
-
ProfKaramba
Autor do tópico - Membro

realmente nunca tinha pensado nisso! estamos sempre a aprender.
então o único entrave é mesmo ter calor a mais no verão e a menos no inverno... tenho de falar com alguém que tenha um esquema destes...
então o único entrave é mesmo ter calor a mais no verão e a menos no inverno... tenho de falar com alguém que tenha um esquema destes...
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
para quem aquece electricamente uma piscina vai ver que compensa largamente.tem a um desvantagem, assim tenho de ter o sistema de filtragem da água ligado todo o dia... eu como tenho o tarifário bi-horário neste momento durante a maior parte do dia tenho tudo desligado e funciona só à noite, nem tinha pensado nisso...
Porreiro, pá!
-
cobalterm
- Membro

- Registado: quarta mar 11, 2009 3:22 pm
bom dia,
o seu aquecimento central é por radiadores, convectores ou piso radiante?
cumprimentos,
cobalterm
o seu aquecimento central é por radiadores, convectores ou piso radiante?
cumprimentos,
cobalterm
-
ProfKaramba
Autor do tópico - Membro

bom dia
é por radiadores.... tem alg influencia?
cumps
joao
é por radiadores.... tem alg influencia?
cumps
joao