caros colegas,
agradeço imenso os vossos comentários sobre isto:
tenho uma caldeira a gasóleo para aqs e aquecimento da casa. na altura (há 2 anos) comprei depósito de 250 litros para acumulação das aqs com duas serpentinas (permutadores). uma serpentina para caldeira gasóleo e a outra para mais tarde colocar os painéis solares. agora, passados cerca de 2 anos há o incentivo aos painéis.
o que fariam vocês? i) um sistema de termosifão e ligar a água quente do depósito do termosifão à entrada da água sanitária fria do acumulagor que já possuo (e esquecer definitivamente a 2ª serpentina) ou arranjar alguém que me instale o sistema solar por circulação forçada e que desconte o depósito incluido no pacote do governo (será que encontro algum instalador)? ou iii) ficar com dois depósitos de acumulação de águas (250+300 litros)?
no caso desta última hipótese seria possível usar o painel solar com circulação forçada passar pelas duas serpentinas dos dois tanques de acumulação (em série), mantendo assim o meu actual tanque ligado à caldeira para apoio quamdo a água não estiver suficientemente quente?
explicando melhor: seria adicionar um sistema completo de cf 300 litros a montante do meu actual sistema mas com o "inventanço" de o circuito fechado que vem dos painéis solares percorrer os dois tanques de acumulação antes de voltar novamente ao telhado (paineis solares) e de a aqs acumulada no primeiro depósito passar para o 2º depósito.
sei que isto parece muito estranho mas a idéia é rentabilizar os dois tanques e ter o máximo de água quente armazenada, apesar de sermos apenas 3 pessoas cá em casa e de saber que quanto mais aqs armazenada maiores as perdas de energia (uma vez que os depósitos nunca são 100% isolantes. por outro lado estas perdas de energia não são preocupantes se a energia usada foi grátis ......ou seja se isto permite que de inverno, por exemplo, havendo 5 dias de sol e dois de céu encoberto, poder atravessar os 7 dias com aqs usando apenas os painéis solares (exagerando um pouco da boa fé).
thanks,
zé
dois depósitos de AQS em série ou paralelo e várias configu
-
ze_da_energia
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: domingo ago 30, 2009 11:10 pm
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
Re: dois depósitos de AQS em série ou paralelo e várias configu
aqui tens uma possibilidade:
quando o primeiro tanque atinge uma temperatura pré determinada, o controlador aactiva uma electroválvula que desvia o fluxo para o 2º.
aqui fica outra onde aproveita a caldeira existente: este é identico ao primeiro só que a lógica é por bomba em vez de por electroválvula. existem muitas configurações que podem utilizar as tuas existências e ainda acomodar os novos componentes. apenas o controlador terá que ser substituído por outro muito mais sofisticado.
apenas para referência indico-te o manual do controlador que uso na minha casa onde poderás encontrar diversas configurações:
http://www.resol-gmbh.de/index/produktd ... sprache/en
no teu caso podes somar controladores ou ainda procurar outro mais sofisticado.
aqui fica outra onde aproveita a caldeira existente: este é identico ao primeiro só que a lógica é por bomba em vez de por electroválvula. existem muitas configurações que podem utilizar as tuas existências e ainda acomodar os novos componentes. apenas o controlador terá que ser substituído por outro muito mais sofisticado.
apenas para referência indico-te o manual do controlador que uso na minha casa onde poderás encontrar diversas configurações:
http://www.resol-gmbh.de/index/produktd ... sprache/en
no teu caso podes somar controladores ou ainda procurar outro mais sofisticado.
Porreiro, pá!
-
ze_da_energia
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: domingo ago 30, 2009 11:10 pm
obrigado caro manuelcar.
será que arranjo algum instalador para fazer este tipo de coisas/adaptações? e à luz do financiamento do governo?
sobre possiveis configurações, a minha idéia nao era colocar electroválulas ou outros sitemas complexos mas simplesmente fazer circular a agua quente que vem dos paineis solares (em série e em simultâneo pelos dois tanques), passando primeiro pelo tnaque final (onde sai água mais quente) para utilização e de seguida pelo outro tanque (com água menos quente e onde entra a água fria da rede). talvez isto exija é uma bomba circuladora mais forte porque o fluido passa por duas serpentinas, ficando um circuito fechado mais complexo.
isto não é melhor do que fazer passar o fluido ora por uma serpentina (tanque a) ora pela outra serpentina (do tanque b) com electroválulas, etc.??
obrigado,
ze
será que arranjo algum instalador para fazer este tipo de coisas/adaptações? e à luz do financiamento do governo?
sobre possiveis configurações, a minha idéia nao era colocar electroválulas ou outros sitemas complexos mas simplesmente fazer circular a agua quente que vem dos paineis solares (em série e em simultâneo pelos dois tanques), passando primeiro pelo tnaque final (onde sai água mais quente) para utilização e de seguida pelo outro tanque (com água menos quente e onde entra a água fria da rede). talvez isto exija é uma bomba circuladora mais forte porque o fluido passa por duas serpentinas, ficando um circuito fechado mais complexo.
isto não é melhor do que fazer passar o fluido ora por uma serpentina (tanque a) ora pela outra serpentina (do tanque b) com electroválulas, etc.??
obrigado,
ze
-
itisix
- Membro Silver

- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
tive umas proposta aqui para a empresa, e a solução apontada sempre foi depósito com 2 serpentinas, solar em baixo, caldeira em cima.
como temos vários depósitos, aconselharam uma ligação em série, ou seja, passava em linha pelas serpentinas dos vários depósitos. sinceramente, esta ligação em série não me convenceu.
como temos vários depósitos, aconselharam uma ligação em série, ou seja, passava em linha pelas serpentinas dos vários depósitos. sinceramente, esta ligação em série não me convenceu.
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
tambem não acho a ligação em série adequada, achava melhor, estando os depósitos à mesma altura, liga-los em paralelo.
mas isto é um leigo a falar...
mas isto é um leigo a falar...
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
pode ser uma electroválvula ou uma bomba. a lógica do circuito não é toda evidente pelo esquema pois a prioridade pode ser dada pelo incremento de temperatura num determinado intervalo de tempo, por exemplo. ou seja, quando a radiação é grande dá prioridade a um tanque. quando é pouca, dá prioridade ao outro.
relativamente ao instalador, são vários os que frequentam este fórum e muitos outros os que constam da lista classificada. o importante é contactar vários, comparar, confrontar como tudo na vida
relativamente ao instalador, são vários os que frequentam este fórum e muitos outros os que constam da lista classificada. o importante é contactar vários, comparar, confrontar como tudo na vida
Porreiro, pá!