Obras necessárias na casa

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Tom_Joad
Membro
Membro
Registado: sexta mai 29, 2009 1:12 pm

Obras necessárias na casa

Mensagem por Tom_Joad »

eu estou interessado em aderir ao programa, mas gostava de saber q tipo de obras são feitas para ligar o sistema solar (um ts200l da norquente é o meu preferido) ao sistema já existente na casa? ttenho uma caldeira a gás q serve para aquecer água e aquecimento central, e sei q não posso usar o sistema solar para o aquecimento central, mas gostaria de saber q tipo de obras são necessárias (se vão fazer furos em paredes, pôr canos inestéticos a passar por fora das paredes, etc). já agora, a casa é de 2002. alguém pode ajudar?

obrigado,
tj

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Re: Obras necessárias na casa

Mensagem por Master »

se não for para ligar ao sistema aquecimento central, acho que as obras são mínimas.
pelo que sei pela informação que recebi ( também estou a tentar o programa para um 2º painel) os tubos descem pela chaminé e ligam ao sistema de agua quente da casa, logo obras são o mínimo.
no meu 1º sistema, não tive obras, pois o painel ficou ligado num sistema de agua quente que tenho no sótao (wc), foi só fazer o buraco no tecto e ligar ao cano de agua quente, obras quase zero.
Dos Fracos Não Reza a História...

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

tom_joad Escreveu:eu estou interessado em aderir ao programa, mas gostava de saber q tipo de obras são feitas para ligar o sistema solar (um ts200l da norquente é o meu preferido) ao sistema já existente na casa? ttenho uma caldeira a gás q serve para aquecer água e aquecimento central, e sei q não posso usar o sistema solar para o aquecimento central, mas gostaria de saber q tipo de obras são necessárias (se vão fazer furos em paredes, pôr canos inestéticos a passar por fora das paredes, etc). já agora, a casa é de 2002. alguém pode ajudar?

obrigado,
tj

boas,

estas com o mesmo problema que eu!....

há, certamente, amigos aqui no forum com conhecimentos técnicos melhores que os meus!....mas basicamente tens 3 problemas a resolver:

-como levar a agua até ao painel e como trazer a agua do ts
-como e aonde ligar a tubagem gerada no ponto anterior à tua actual canalização
-como integrar o teu actual sistema com o solar.

agora... os tubos vão ter que passar por algum lado!... ou vêm pelo exterior ou num canal que já tenhas feito, por exemplo, uma chaminé que não seja sugeita a temperaturas muito altas.
o ponto de ligação á tua actual canalização, normalmente, é feito junto ao sistema que servirá de apoio (esquentador, caldeira...)

mas..., como vês, os tubos têm que passar... ou em canais próprios (ranhuras feitas para o efeito) ou improvisados (ex: chamine) ou pelo exterior das paredes... agora venha "arte e engenho" para fazer isto da melhor forma possivel e sem grande "lavoura".....

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm

Mensagem por jotamira »

tom_joad Escreveu:eu estou interessado em aderir ao programa, mas gostava de saber q tipo de obras são feitas para ligar o sistema solar (um ts200l da norquente é o meu preferido) ao sistema já existente na casa? ttenho uma caldeira a gás q serve para aquecer água e aquecimento central, e sei q não posso usar o sistema solar para o aquecimento central, mas gostaria de saber q tipo de obras são necessárias (se vão fazer furos em paredes, pôr canos inestéticos a passar por fora das paredes, etc). já agora, a casa é de 2002. alguém pode ajudar?

obrigado,
tj
no meu caso pessoal, não foram necessárias nenhumas obras. também tinha uma caldeira que fazia aqs e aquecimento central. a instalação foi feita da seguinte forma: como a casa é recente (2005) a caldeira está no exterior numa arrecadação própria, onde também está a entrada da água da rede. assim o tubo que leva a água fria para o ts e o que trás a água quente para a entrada na rede, passam pela antiga chaminé de evacuação dos gases da caldeira, que vai até ao telhado. como optei pelo apoio eléctrico, a caldeira agora está dedicada só ao aquecimento central, sendo que os gases da caldeira saem agora por uma nova chaminé criada na parede lateral da própria arrecadação.
olhando para a casa, a única diferença entre o antes e o depois da instalação, é o ts300l no telhado. quanto a tubagens exteriores, não há nada à vista.

no teu caso, vai depender de poderes ou não fazer uma coisa do mesmo género.

jotamira
por uma pegada cada vez mais verde

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”