Dúvida na opção de compra com modulo Solar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Energias
Membro
Membro
Registado: terça ago 11, 2009 10:52 pm

Dúvida na opção de compra com modulo Solar

Mensagem por Energias »

boas,

estou a pensar em colocar um painel solar termosifão,mas não sei qual destas 3 marcas será a melhor opção vulcano solhart ou sonnenkraft.
tenho um esquentador da vulcano inteligente e após contacto com um instalador que me recomendou alterar o esquentador para um preparado para receber o painel solar.
ele afirma que é melhor do que pedir com modulo solar, diz que é mais eficaz e desliga quando atinge a temperatura pretendida, enquanto que o modulo solar já não é assim.
o esquentador normal com o modulo liga e não desliga quando atinge a temperatura pretendida.
será que alguém me pode ajudar nestas decisão e dúvida ao mesmo tempo.
será que o modulo solar não é tão eficaz?

obrigado,

energias

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Dúvida na opção de compra com modulo Solar

Mensagem por CrOhN »

não. o modulo solar faz o que o esquentador que te propoem iria fazer. pelo menos no meu é assim: sempre que a temperatura vinda do acumulador baixe abaixo dos 48 graus, a água vinda do acumulador é desviada para o esquentador, se é toda ou não, não sei.

depois de passar no esquentador, passa na valvula regulável, e essa sim, permite que tu regules para a temperatura que desejes que chegue às torneiras.

como pretendo usar como backup o apoio eléctrico, no meu módulo solar ficou a parte da mistura dos 48 graus ficou desactivada, ficando só a funcionar a parte final de mistura para o consumo.

Autor do tópico
Energias
Membro
Membro
Registado: terça ago 11, 2009 10:52 pm

Mensagem por Energias »

crohn Escreveu:não. o modulo solar faz o que o esquentador que te propoem iria fazer. pelo menos no meu é assim: sempre que a temperatura vinda do acumulador baixe abaixo dos 48 graus, a água vinda do acumulador é desviada para o esquentador, se é toda ou não, não sei.

depois de passar no esquentador, passa na valvula regulável, e essa sim, permite que tu regules para a temperatura que desejes que chegue às torneiras.

como pretendo usar como backup o apoio eléctrico, no meu módulo solar ficou a parte da mistura dos 48 graus ficou desactivada, ficando só a funcionar a parte final de mistura para o consumo.
obrigado pelo exclarecimento, já agora qual é a marca do painel que tens ?
tem obtido um bom desenpenho no inverno ou recorre muito ao auxiliar ?

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

o meu só foi instalado na ultima sexta-feira, como tal, não sei a performance no inverno. mas, no sábado amanheceu enevoado e o sol só abriu por volta das 10:30. às 13h já deu para a lavagem da louça a cerca de 40 graus, mais tarde, por volta das 16h, já deu para 3 banhos. de mencionar que o acumulador estaria praticamente frio, já que quando se concluiu o enchimento, já o sol estava num ângulo que mal incidia no painel.

o meu equipamento é um rigsun ts200l.

flecha
Membro
Membro
Registado: quinta ago 06, 2009 10:54 am

Mensagem por flecha »

energias Escreveu:boas,

estou a pensar em colocar um painel solar termosifão,mas não sei qual destas 3 marcas será a melhor opção vulcano solhart ou sonnenkraft.
tenho um esquentador da vulcano inteligente e após contacto com um instalador que me recomendou alterar o esquentador para um preparado para receber o painel solar.
ele afirma que é melhor do que pedir com modulo solar, diz que é mais eficaz e desliga quando atinge a temperatura pretendida, enquanto que o modulo solar já não é assim.
o esquentador normal com o modulo liga e não desliga quando atinge a temperatura pretendida.

obrigado,

energias
solarhart já nao instala com modulo solar só com resistencia.

amcsilva
Membro
Membro
Registado: quarta jul 22, 2009 11:15 am

Mensagem por amcsilva »

grande peta : "o esquentador normal com o modulo liga e não desliga quando atinge a temperatura pretendida.
"

é óbvio q só se desliga qdo se fecha a torneira ! ao contrário da resistência que se liga quer se gaste água ou não de modo a ter a água dentro do depósito toda quente !!

esse instalador sabe-a toda

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm

Mensagem por jotamira »

energias Escreveu:boas,

estou a pensar em colocar um painel solar termosifão,mas não sei qual destas 3 marcas será a melhor opção vulcano solahart ou sonnenkraft.

obrigado,

energias
boas:
se o esquentador que tem não servir para o apoio e tiver de o substituir, o melhor é optar pela resistência eléctrica. o dinheiro que poupa no módulo solar dá-lhe para um quadro eléctrico com programador horário, que usado em conjunto com tarifa bi-horária torna-se mais económico. e ainda poupa o dinheiro do novo esquentador.
instalei solahart e nunca faltou água quente (com 5 banhos por dia + cozinha). no inverno ainda estou para ver qual será o rendimento. espero que seja razoável.

jotamira
por uma pegada cada vez mais verde

raposo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Mensagem por raposo »

bem,

o gás nunca falta ,a energia electriza pode faltar!!!!!!!desde que não falte €€€€€€€€..............

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

não entendi.... quer dizer que quando a botija acaba, o gás não acabou!?

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

vocês e o modulo solar.
já pararam para pensar qual é o benefício do módulo solar?
resposta, nenhum.
continuam a ter os problemas normais do esquentador, como por exemplo ter que substituir garrafas de gás na mesma, banhos em simultâneo é para esquecer, muitos deles tem exaustão de gazes deficientes e continuaram a telas, muitos deles não aproveitam a energia fornecida pelo solar mesmo no inverno, de verão obriga a acendimentos constantes do esquentador sem necessidade nenhuma mesmo que desligue o esquentador não vai gastar gás mas vai servir de dissipador porque a agua irá passar pela serpentina do esquentador (a menos que faça um by pass e no verão direccione directamente a agua do sistema solar para o consumo), agora expliquem-me os fãs do modulo solar qual a sua vantagem?

para mim o único inconveniente da resistência eléctrica é só porque não é um aquecimento instantâneo, mas mesmo assim conseguimos ultrapassar essa situação tendo sempre agua quente e com valores idênticos ao do gás

raposo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Mensagem por raposo »

com o modulo solar posso regular a temperatura da agua ao consumo!!!!!!!!!!

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

os esquentadores inteligentes (que não sejam solares) fazem a regulação da chama em função do caudal, mas não em função da temperatura.

a água ao ser aquecida pelo esquentador aumenta 30 a 40 graus para sair para a rede a 42 graus.

agora imaginem a situação: o modulo solar envia a a água pré-aquecida pelos painéis para o esquentador a 40 graus (só a 45 graus é que é feito o by-pass ao esquentador). nesta circunstância o esquentador vai aquecer a água, fazendo-a aumentar de 40 para cerca de 70 a 80 graus, uma vez que não faz a modulação da chama em função da temperatura.

é claro que esta água vai ser posteriormente misturada com água fria pela misturadora termoastática incluída no módulo solar, mas, no interior do esquentador as temperaturas vão ser altíssimas, comprometendo seriamente o tempo de vida deste equipamento

os vendedores de esquentadores não se importam com a situação (é preciso é vender). aliás, nessa altura até podem comprar um esquentador solar que dispensa o modulo solar.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

magma Escreveu:os esquentadores inteligentes (que não sejam solares) fazem a regulação da chama em função do caudal, mas não em função da temperatura.

a água ao ser aquecida pelo esquentador aumenta 30 a 40 graus para sair para a rede a 42 graus.

agora imaginem a situação: o modulo solar envia a a água pré-aquecida pelos painéis para o esquentador a 40 graus (só a 45 graus é que é feito o by-pass ao esquentador). nesta circunstância o esquentador vai aquecer a água, fazendo-a aumentar de 40 para cerca de 70 a 80 graus, uma vez que não faz a modulação da chama em função da temperatura.

é claro que esta água vai ser posteriormente misturada com água fria pela misturadora termoastática incluída no módulo solar, mas, no interior do esquentador as temperaturas vão ser altíssimas, comprometendo seriamente o tempo de vida deste equipamento

os vendedores de esquentadores não se importam com a situação (é preciso é vender). aliás, nessa altura até podem comprar um esquentador solar que dispensa o modulo solar.

essa generalização não pega!!

tenho uma caldeira da roca e garantidamente isso é mentira!!

andam a medir o caudal?? não me parece. a ideia é estabilizar a temperatura de saida independente do caudal e da temperatura de entrada. e isso não tem logica e até era mais complicado de implementar.

a ideia do modulo solar é sempre boa pois se a agua passar sempre pelo esquentador perde temperatura porque o permutador funciona como radiador se o gas não estiver ligado), é sempre boa ideia o modulo, seja no esquentador seja externo.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Magma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Magma »

a sua caldeira da roca de certeza que faz a modulação em função da temperatura, mas os esquentadores com hidrogerador só fazem modulação em função do caudal - torneira toda aberta = chama máxima / torneira meia aberta = chama média.

são equipamentos muito diferentes.

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

magma Escreveu:a sua caldeira da roca de certeza que faz a modulação em função da temperatura, mas os esquentadores com hidrogerador só fazem modulação em função do caudal - torneira toda aberta = chama máxima / torneira meia aberta = chama média.

são equipamentos muito diferentes.

até posso acreditar que exista, mas isso não é um esquentador com chama modulante. nos verdadeiros a chama é ajustada periodicamente de acordo com a temperatura de saida. no meu caso a chama pode ter 3 tamanhos. e é frequente ouvir a trocas de nivel de potencia.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

outro problema que vejo no uso do esquentador, ao aquecer a essas temperaturas, assim que a água chegasse à misturadora termoestática, esta misturaria água fria, logo, reduziria o caudal no esquentador. o que aqui poderá acontecer é que, como acontecia com o meu, se reduzisse muito o caudal, ele desliga-se.

continuo na minha, o meu ficou desligado, se quiser usar, fecha passador a e abre passado b. mas, como já tenho o apoio eléctrico prontinho comandado por relógio, duvido que alguma vez vá usar o esquentador, mas fica lá, para o que der e vier...

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

crohn Escreveu:outro problema que vejo no uso do esquentador, ao aquecer a essas temperaturas, assim que a água chegasse à misturadora termoestática, esta misturaria água fria, logo, reduziria o caudal no esquentador. o que aqui poderá acontecer é que, como acontecia com o meu, se reduzisse muito o caudal, ele desliga-se.

continuo na minha, o meu ficou desligado, se quiser usar, fecha passador a e abre passado b. mas, como já tenho o apoio eléctrico prontinho comandado por relógio, duvido que alguma vez vá usar o esquentador, mas fica lá, para o que der e vier...
se a termoestatica do modulo tiver regulada para 40º , um esquentador inteligente só aquece o necessario para chegar as (por exemplo) 45º. e ai a termoestatica de saida não mistura agua.

se estiver-mos a falar de um esquentador manual, ai convem baixar a potencia do mesmo excepto no pino do inverno. mas ai isso tambem deveria ser feito sem paineis, senão temos 45º no inverno e 60ºou mais no verão e claro a gastar mais gas. para isso temos uns termometros com sonda, baratos, que se compra em muitas casas de electividades/electronica. amarra-se o sensor ao tubo de saida do esquentador a vê-se qual a temperatura de saida

e mesmo que o esquentador não tenha regulação de potencia pode-se sempre fechar parcialmente a torneira de segurança à entrada do mesmo.faz-se uma chama modulanta manual!!

Magma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Magma »

se ainda continua com dúvidas, consulte o site da vulcano (por exemplo). o único esquentador que faz modulação da chama em função da temperatura é o solar que custa mais do dobro de um normal.
o esquentador solar dispensa o modulo solar porque faz modulação da chama em função da temperatura, assegurando que a temperatura da água que sai é sempre a mesma.
o modulo solar foi criado para tentar integrar os equipamentos antigos que não fazem modulação.
no entanto, se eu colocar um motor de um ferrari num fiat antigo provavelmente este não vai funcionar na perfeição, apesar de ambos terem quatro rodas.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

system32 Escreveu: e mesmo que o esquentador não tenha regulação de potencia pode-se sempre fechar parcialmente a torneira de segurança à entrada do mesmo.faz-se uma chama modulanta manual!!
sim, isso era o que eu fazia, nada como cortar-lhe a paparoca.

Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am

Mensagem por Vespita »

boa noite.

um esquentador solar custa o dobo de um esquentador normal? bem eu não sei o preço de um esquentador normal, mas um sensor ventilado sem comando vai-me custar + ou - 300€ o que significa que um normal custa 150€?

eu fiz as contas ao modulo solar que me custava 100€, or 300€ - 100€ o esquenador fica-me por 200€ um esquentador que se adapta à temperatura de entrada, mas foi só uma opção minha.

também ainda não posso afirmar com exactidão o funcionamento do mesmo uma vez que só dia 25 de agosto vão proceder à instalação.

espero ter ajudado de alguma forma.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”