Licenças Camararias para Montagem de Paineis solares???????
-
system32
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm
Licenças Camararias para Montagem de Paineis solares???????
boas,
alguem, que já instalou paineis, sabe se é necessaria alguma licença para o fazer??
estive hoje na camara de oeiras, a perguntar por isso, mas ninguem sabia nada , mas todos mandaram muitas bocas , dizendo um pouco de tudo, até um que diz que era necessario um projecto termico!
podem ajudar??
alguem, que já instalou paineis, sabe se é necessaria alguma licença para o fazer??
estive hoje na camara de oeiras, a perguntar por isso, mas ninguem sabia nada , mas todos mandaram muitas bocas , dizendo um pouco de tudo, até um que diz que era necessario um projecto termico!
podem ajudar??
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Re: Licenças Camararias para Montagem de Paineis solares???????
eu nao tenho qualquer licença nem nunca ouvi falar em tal coisa
-
sergiomms
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
não existem licenças para isso, a única condicionante para as energias renováveis é no caso da eólica que necessita de um seguro de responsabilidade civil. penso eu de que!
sergiomms
-
D'eu
- Membro Silver

- Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm
na realidade há um dl qualquer que refere a necessidade de licença camararia para instalação de paineis sistóricasolares mas só para zonas históricas e classificadas por entidades como património mundial e coisas assim.
num prédio urbano normal que não se englobe nestas condições não é preciso nenhuma licença! a camara devia era louvar por ajudarmos na preservação do ambiente e nos preocuparnos com o futuro do nosso planeta.
num prédio urbano normal que não se englobe nestas condições não é preciso nenhuma licença! a camara devia era louvar por ajudarmos na preservação do ambiente e nos preocuparnos com o futuro do nosso planeta.
Porque o Futuro, pode ser melhor ...
-
jotamira
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm
não tenho conhecimento de tal. eu instalei sem qualquer licença. só nos casos em que existe um condomínio é que será preciso que os condóminos aprovem. se tivéssemos que estar à espera de licenças camarárias, chegava o final do ano e ninguém tinha os sistemas instalados.
jotamira
jotamira
por uma pegada cada vez mais verde
-
raposo
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am
não e necessário nenhuma licença em todo território nacional!
só se for alguma lei em oeiras do amigo isaltino morais, a fim de desviar mais algum para as contas do sobrinho na suíça.
depois e tudo normal!!!!!!
só se for alguma lei em oeiras do amigo isaltino morais, a fim de desviar mais algum para as contas do sobrinho na suíça.
depois e tudo normal!!!!!!
-
D'eu
- Membro Silver

- Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm
"resido num centro histórico. necessito de solicitar alguma autorização para instalar um sistema solar térmico?
sim, deverá confirmar com a câmara municipal onde reside se necessita de autorização para instalar os painéis. nas zonas históricas, normalmente, necessita dessa autorização pois a instalação dos painéis irá alterar a fachada e em algumas zonas a câmara pode não dar essa autorização."
fonte: http://www.paineissolares.gov.pt/faq.html
bem me parecia que tinha lido algo sobre este assunto um lado!
sim, deverá confirmar com a câmara municipal onde reside se necessita de autorização para instalar os painéis. nas zonas históricas, normalmente, necessita dessa autorização pois a instalação dos painéis irá alterar a fachada e em algumas zonas a câmara pode não dar essa autorização."
Porque o Futuro, pode ser melhor ...
-
system32
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm
d'eu Escreveu:"resido num centro histórico. necessito de solicitar alguma autorização para instalar um sistema solar térmico?
sim isso eu li, mas de resto....
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).