caros
já tenho consultado o forum com alguma regularidade,sendo este o meu primeiro post. vamos a isto:
vivo na zona de arruda dos vinhos e acabei de colocar um piscina de 8 x 4 metros. agora coloca-se a questão de permitir a utilização da mesma por mais alguns meses após o verão.
acham que a utilização de um sistema de aquecimento da água via energia solar é viável ?
percebi em algumas consultas que existem variantes / tecnologias a usar. no entanto continuo confuso. alguém já instalou um sistema destas que possa ajudar / dar opinião ?
estava também a pensar usar o sistema de incentivos à utilização de painéis solares para aquecimento de águas sanitárias. serão os sistemas compatíveis ? podem-se complementar ? do tipo, aqueço a água para os banhos e depois faço circulação da água da piscina?
obrigado
leonel
Aquecimento de águas sanitárias e piscina
-
lbmartins
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: quarta jul 29, 2009 12:13 am
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
Re: Aquecimento de águas sanitárias e piscina
o aquecimento de piscinas exige um permutador, geralmente de titânio. isto por causas do cloro e/ou do sal. de resto (para além dos equipamentos específicos) trata-se de um aproveitamento da energia em excesso. existem ainda colectores próprios para o efeito e que são mais baratos. o melhor é abordar o assunto com um instalador e orçamentar a coisa.
Porreiro, pá!
-
Pedro Dias
- Membro Dedicado

- Registado: terça out 14, 2008 9:33 am
tal como o manuelcar referiu, existem colectores mais baratos próprios para piscinas. o aquecimento de uma pisicna no verão tem características diferentes da aqs, pelo que estes sistemas mais simples ("unglazed") podem suprir as suas necessidades. podem ser tão simples como uma tubagem preta enrolada em espiral num suporte próprio...
com um investimento maior, poderá instalar um combisystem que, além de lhe fornecer aqs todo o ano, pode apoiar o aquecimento central no inverno e aquecer a piscina no verão.
com um investimento maior, poderá instalar um combisystem que, além de lhe fornecer aqs todo o ano, pode apoiar o aquecimento central no inverno e aquecer a piscina no verão.
-
raposo
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am
a minha piscina tem , ate com pouco sol aquece um bocadinho,falta e o tempo..........
-
MSMS
- Membro Dedicado

- Registado: quinta ago 13, 2009 1:36 am
vejo que não é intenção o aproveitamento para "aquecimento central", poderá ser válido se for feita a transferencia de calor por piso radiante, ventiloconvectores ou radiador de baixa temperatura (chapa).
acho que utilizando o incentivo do estado para produzir a.q.s. está correcto, mas iria gastar demasiado com um permutador de titânio ou mesmo em inox duplex.
quanto a mim pense em paineis em polietileno, são de baixo custo, e super eficaz para o que pretende.
acho que utilizando o incentivo do estado para produzir a.q.s. está correcto, mas iria gastar demasiado com um permutador de titânio ou mesmo em inox duplex.
quanto a mim pense em paineis em polietileno, são de baixo custo, e super eficaz para o que pretende.