termoaculador electrico ( bi-horario) vs um sistema solar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
ZUME
Membro
Membro
Registado: terça ago 11, 2009 2:17 pm

termoaculador electrico ( bi-horario) vs um sistema solar

Mensagem por ZUME »

ola,

tenho andado a ponderar a aquisição de um sistema de aquecimento de aguas . estou na duvida entre um termoaculador electrico ( bi-horario) e um sistema solar. será que me compensa o investimento ?? eu gasto em gás ( botija de 13kg) cerca de +-400€/ano.

partindo do pressuposto que sim, que compensa , que sistema optar: termocifão ou circulação forçada?

somos 2 adultos e duas crianças pequenas.

um obrigado antecipado

Jacob
Membro
Membro
Registado: terça ago 19, 2008 10:18 am

Re: termoaculador electrico ( bi-horario) vs um sistema solar

Mensagem por Jacob »

olá amigo a dica que te posso dar é a seguinte: tenho um sistema de circulação forçada com deposito de 200 litros, há 23 anos, e de facto só posso dizer maravilhas, tenho poupado muito dinheiro em gás. á primeira vista, parece que não val a pena investir fazendo essas contas, mas eu acho que sim...é um investimento que se vai buscar a médio longo prazo.

cumps.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

não é desprezível a diferença do custo de uma botija de gás nos últimos 23 anos. cuidado quando fizerem as contas porque devem prever forte subida do preço dos combustíveis fósseis.
Porreiro, pá!

Ninja
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mar 01, 2009 10:15 pm

Mensagem por Ninja »

boas,
dume fazendo contas, gastas 400€ de gás ano, com um sistema solar instalado consegues poupanças na ordem dos 65% a 80% ano.
se multilicar 400€ x 70% = 280€ que poupas por ano
se instalares um termosifão de 300l do programa solar térmico 2009, que custa 1858€, amortizas o investimento em 7 anos, correto.
quanto mais tarde instalares mais dinheiro estás a perder.
cumprimentos.
ninjaportuga

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

sem falar do bem que os duches passam a saber
e ainda podes dizer aos teus filhos que fazes o que podes para manter o clima.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
ZUME
Membro
Membro

Mensagem por ZUME »

parece que me convenceram...
o aumento dos combustíveis fosseis vai tornar a amortização do investimento talvez ainda mais rápido. assim espero

e também fico com a família cada vez mais verde (sporting )

eu sou de tras-os-montes e isto aqui é muito fresquinho de inverno, com temperaturas negativas durante muitas noites ( inclusive dias). será que me compensa o termocifão?? o sistema cf da norquente custa 2070€ talvez seja melhor opção, não acham?

abraço

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

se mora em tras os montes acho que fica melhor servido com a cf... deposito no exterior durante o inverno o mais provável é que toda a energia que consiga seja perdida pelas baixas temperaturas exteriores (algumas vezes negativas).
eu optaria pelo cf.
tem de ter muito cuidado com o isolamento de forma a evitar ao máximo todas as perdas possiveis. quanto a marcas ... o bom senso e a carteira de cada um pesam. são todas diferentes e todas com o mesmo objectivo. existem muitos tópicos no forum a falar um bocadinho de cada uma das marcas (pelo menos daquelas com mais saída). pode sempre perder um bocadinho de tempo e se divertir com as aventuras dos restantes usuários

com os melhores cumprimentos

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Ninja
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Ninja »

dume se moras em trás os montes, aconselho que quando forem instalar o equipamento, peças ao instalador para colocar os paineis na inclinação de inverno, para tirares o máximo rendimento do sistema na época mais desfavorável.( latitude do local -15º). porque em trás os montes o verão é bem quente.
cumprimentos
ninjaportuga

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm

Mensagem por jotamira »

ninja Escreveu:dume se moras em trás os montes, aconselho que quando forem instalar o equipamento, peças ao instalador para colocar os paineis na inclinação de inverno, para tirares o máximo rendimento do sistema na época mais desfavorável.( latitude do local -15º). porque em trás os montes o verão é bem quente.
cumprimentos
ninjaportuga
apenas uma correcção. para utilização de inverno é latitude do local +15º e não -15º como por lapso deve ter escrito. em trás os montes cerca de 56,5º ( ou seja 41,5º + 15º).

jotamira
por uma pegada cada vez mais verde

Ninja
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Ninja »

apenas uma correcção. para utilização de inverno é latitude do local +15º e não -15º como por lapso deve ter escrito. em trás os montes cerca de 56,5º ( ou seja 41,5º + 15º).

jotamira
[/quote]

jotamira tem razão são mais 15º
obrigado pela rectificação.
ninjaportuga

Autor do tópico
ZUME
Membro
Membro

Mensagem por ZUME »

mais uma vez obrigado pelas dicas.

e já agora aproveito para mais uma duvida que tenho: a minha casa tem um telhado de 4 aguas e a orientação do lado mais a sul está desviado 30º para oeste. a solução poderá passar pela colocação de mais um painel?? por exemplo se optar pela norquente que já traz 3 painéis poderia pôr 4 , 2 de cada lado.
será que o sistema não ficará sobredimensionado para o verão?

cumps

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

o sobredimensionamento não deve ser um problema
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”