Sugestões para melhorar a minha scooter eléctrica.

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Sugestões para melhorar a minha scooter eléctrica.

Mensagem por O_volt »

este tópico pretende reunir as dicas que cada um pode dar para proveito de todos nós, para melhorar e aperfeiçoar as nossas scooters. de certeza que todos já fizemos experiências: umas boas, outras más.
toca teclar, pessoal!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

gasindependente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 06, 2008 11:20 pm

Re: Sugestões para melhorar a minha scooter eléctrica.

Mensagem por gasindependente »

caros parceiros ecologicamente proactivos:

dado que em breve vão começar a estar activos diversos postos de carregamento por esse país fora e dado que já há um posto de carregamento activo em frente ao meu local de trabalho (em gondomar), temos um novo desafio:
com excepção das vectrix e das batlight todas as outras marcas têm carregadores externos, o que as impossibilita de por a carregar sem que os amigos do alheio façam mão-baixa dos carregadores.
e agora? para que servem os postos de abastecimento se temos que ficar a tomar conta da scooter?
nem pensar em deixar o carregador debaixo do banco pois não tem ventilação.
se relativamente à ecoracer e ecolibery é fácil (já o fiz), já a e-max e a bereco evo não têm sítio.
para além disso há o caso de que mexer-lhes no interior faz caducar automaticamente a garantia.
aceitam-se sugestões.

batlight thunder 3000 - 714 km

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

boas, sempre que tive que carregar com a mota na rua deixei o carregador dentro do banco e nunca tive nenhum problema.
no encontro em mira deixei o carregador o tempo todo debaixo do banco e a mota nunca esteve à sombra, e esteve bastante calor pois foi um óptimo dia de praia
por volta da hora de almoço e para fazer tempo nas horas de maior calor, em que não se pode estar na praia, fomos ver se estava tudo bem com as motas e realmente estava bastante calor debaixo do banco, mas era devido ao sol. o carregador estava um pouco mais quente que o habitual, mas nada de alarmante(até porque o normal é não se sentir nenhum calor)
se naquele dia o carregador não pifou não vejo nenhum problema em deixar o carregador de baixo do banco mesmo em dias de muito calor, obviamente que se for possivel deixar a mota à sombra melhor...

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

boas mix, no meu tempo de bereco era essa a minha ideia, mais nunca deixava o cabo do carregador de fora, mas sim uma extensão, nunca tive problemas mas imagina que cortam só pela maldade... assim a dor de cabeça é pouca ou nenhuma!

creio que o futuro é todos os carregadores embutidos na máquina já que tinha de andar com ele sempre e quando me esquecia limitava me a autonomia, pois não carregava, com a vectrix é outra história...

tomadas eléctricas existem em todo o lado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

gasindependente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 06, 2008 11:20 pm

Mensagem por gasindependente »

caros parceiros ecologicamente proactivos:

como devem desconfiar os carregadores devem ter ventilação adequada. têm uma (alguns duas) para reduzir a temperatura do transformador que, para pesar pouco, está projectado de modo a saber-se que irá atingir uma temperatura demasiado alta se não for arrefecido através de ventoinha. normalmente os carregadores têm um dispositivo de segurança que o desliga antes de pegarem fogo. todavia isso não passa de um dispositivo de segurança, ou seja, não deve ser considerado como de uso corrente. posso dizer que já coloquei uma vez a mão num carregador avariado e queimei dois dedos. se alguem me diz que o carregador encerrado num compartimento fechado não aquece, desculpem mas não está a ver bem. experimentem (só 10 minutos) e venham aqui ao forum desmentir-me (atenção aldrabar não vale).
assim, não recomendo que deixem os carregadores a funcionar debaixo (dentro)dos bancos, pois podem vir a encontrar cinzas em vez de scooter.
para além disso, deixar o carregador debaixo do banco ocupa espaço que pode ser necessário para outras coisas.
por exemplo na ecoracer, a carenagem da scooter tem de ambos os lados ventiladores para o (antigo)motor de combustão que podem ser utilizados para ventilar (e ver) o carregador. mesmo nesse caso a experiência diz-me que os plásticos aquecem um bocado (mas não se estragam).
assim, o melhor local para colocar varia de modelo para modelo.por outro lado tenham em consiração que o pó acumulado pode estragar o controlador.
se precisarem da minha colaboração, estou cá para ajudar.
mais uma dica: por exemplo hoje entreguei uma batlight thunder a um cliente e, embora de origem a scooter já traga o carregador incorporado na scooter, mesmo assim fiz-lhe uma verificação a ver se estava tudo apertadinho, isolado e ligado e acrescentei-lhe uma ligação simples do mesmo tipo da vectrix.
o cliente, claro, está satisfeito pelo upgrade.

fico ao dispor.

abraço ecologico para todos

bathlight thunder 3000 - 744 kms

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

sim, todos os carregadores têm uma protecção de temperatura, mas claro que não se deve contar muito com ela, não sou muito a favor do carregador instalado na mota, isto porque além de mais peso, as eléctricas já são bastante pesadas, com o carregador estamos a adicionar mais uns kilos que na maioria das vezes não utilizamos, no caso dos carregadores de 8 horas até são bem leves, mas os de 4 e menos horas são mesmo pesados, tenho aqui um para a evo carregar em 3 horas e pesa 3.5 kg. o carregador instalado na mota deve ser estanque e não ter qualquer abertura, isto porque vai entrar tudo lá para dentro, pó, humidade,etc, como já repararam os controladores dos motores são completamente estanques e aquecem mais que os carregadores.

não quero desanimar quem tem os carregadores "normais" instalados na mota, mas tenham em consideração que a electrónica não se dá muito bem com os factores que referi.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

para carregar na rua, havia todo o interesse de incorporar o carregador na própria moto, nem que com isso tivesse de colocar um ventilador de baixo do banco nas grelhas laterais.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

rocker_pt Escreveu:para carregar na rua, havia todo o interesse de incorporar o carregador na própria moto, nem que com isso tivesse de colocar um ventilador de baixo do banco nas grelhas laterais.
existem carregadores próprios para esse efeito, são os carregadores à prova de água e pó que não têm ventiladores nem qualquer tipo de entrada, ao meter um carregador destes que temos ele vai literalmente funcionar como um aspirador.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”