como disse na minha apresentação, irei adquirir um painel solar para aquecimento de aguas para banhos e tarefas domesticas.
moro na area da grande lisboa e os conhecimentos são nulos. peço ajuda aos menbros que andam aqui á mais tempo para que me possam orientar na busca de informação constante no forum bem como orientaçoes concretas as minhas questões.
começando pelo principio, tenho casa propria mas é apenas um r/c de uma moradia com 35 anos mas em excelente estado de conservação.
a sua orientação é norte /sul com excelente exposição solar não tendo qualquer sombra na vertente sul desde que o sol nasce ate ao seu ocaso.
deixo aqui uma foto da parte norte.

a primeira questão é que sendo apenas proprietario do r/c a entrada de agua teria de ser feita pela chaminé.
ésta é a pratica corrente para casos destesnão sendo a ideal para se retirar todo o potencial dos equipamentos.
alguem tem experiencia propria ou de alguem que tenha uma situação identica á minha?
se repararem no telhado, a chamnie esta na ponta da vertente norte do telhado e o painel solar deverá ser instalado no vertente sul.
esta distancia juntamente com distancia que vai do topo da chamine ate á entrada da agua na cozinha é demasiado longa para que possamos tirar proveito?
deixo tambem aqui uma foto da chamine e possivel entarda de agua na casa.

peço que me possam indicar alguns topicos por onde possa começar a ler sobre esta tematica pois por aqui que ja vi ha centenas de topicos e o tempo escasseia para ler tudo.
tenho mais algumas questões a colocar mas deixarei para mais tarde.




