Pedido de Ajuda

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
rubenroche
Membro
Membro
Registado: quinta jul 23, 2009 5:30 pm

Pedido de Ajuda

Mensagem por rubenroche »

ola a todos
como disse na minha apresentação, irei adquirir um painel solar para aquecimento de aguas para banhos e tarefas domesticas.
moro na area da grande lisboa e os conhecimentos são nulos. peço ajuda aos menbros que andam aqui á mais tempo para que me possam orientar na busca de informação constante no forum bem como orientaçoes concretas as minhas questões.

começando pelo principio, tenho casa propria mas é apenas um r/c de uma moradia com 35 anos mas em excelente estado de conservação.
a sua orientação é norte /sul com excelente exposição solar não tendo qualquer sombra na vertente sul desde que o sol nasce ate ao seu ocaso.
deixo aqui uma foto da parte norte.
Imagem

a primeira questão é que sendo apenas proprietario do r/c a entrada de agua teria de ser feita pela chaminé.
ésta é a pratica corrente para casos destesnão sendo a ideal para se retirar todo o potencial dos equipamentos.
alguem tem experiencia propria ou de alguem que tenha uma situação identica á minha?

se repararem no telhado, a chamnie esta na ponta da vertente norte do telhado e o painel solar deverá ser instalado no vertente sul.
esta distancia juntamente com distancia que vai do topo da chamine ate á entrada da agua na cozinha é demasiado longa para que possamos tirar proveito?
deixo tambem aqui uma foto da chamine e possivel entarda de agua na casa.
Imagem
peço que me possam indicar alguns topicos por onde possa começar a ler sobre esta tematica pois por aqui que ja vi ha centenas de topicos e o tempo escasseia para ler tudo.
tenho mais algumas questões a colocar mas deixarei para mais tarde.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Pedido de Ajuda

Mensagem por manuelcar »

aquecimento de aguas para banhos e tarefas domesticas.
a isto chamamos águas quentes sanitárias.
rfelativamente ao que pretendes saber, o que posso adiantar é que se trata sobretudo de questões técnicas de instalação que deverão ser resolvidas com o instalador do sistema. em qualquer caso podes consultar os tópicos inamoviveis que te dão indicações sobre como o problema foi resolvido a outros membros do fórum.
uma vez que pretendes apenas aqs presumo que te candidates ao programa do governo. tratando-se de um protocolo relativamente fechado, ainda assim permite-te decidor sobre o sistema ser termosifão ou circulação forçada, o apoio ser por electrico ou esquentador e módulo solar, a capacidade do sistema e ainda o fabricante.
de resto, o fórum tem um excelente motor de busca que te permite filtrar os diversos tópicos.

parabéns pela decisão.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
rubenroche
Membro
Membro

agradeço os esclarecimentos dados
a minha opção é por termosifão de 200 litros uma vez que somos apenas 3 pessoas. os banhos sao 2 de manhã e um de tarde.
tenho um esquentador daqueles que dizem ser inteligentes, e pelo que precebi quero montar com modulo solar.

Autor do tópico
rubenroche
Membro
Membro

apos mais umas leituras no forum, chego á conclusao que ha tanto para aprender e que cada vez fico mais confuso.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

é natural. mas não necessitamos de saber tudo sobre tudo. depois de tomada a decisão sobre o sistema tem que escolher o fabricante. depois basta rever alguns tópicos para tomar atenção aos aspectos da instalação que mais problemas têm dado aos nossos membros.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
rubenroche
Membro
Membro

apos ver o quadro das soluçoes propostas pelos varios fabricantes reparo, que todos os preços sao muito identicos á excepção da norquente e sanitech que sao inferiores
a norquente então ha uma diferença de quase 40% em relação aos outros fabricantes
a minha opção será certamante um fabricante portugues e pelo que ja li da norquente o produto é bom mas a falta de capacidade de resposta á enorme procura tem sido o seu calcanhar de aquiles.
ja fiz a impressão dos dados tecnicos das diversas opçoes e agora ha que impreprtetar os dados neles contidos.
a vulcano é a minha marca preferido pois e a unica que conheço e bem perto de casa tenho um instalador pelo menos, isso pode ser uma mais valia.
ha que analizar todos os dados e reflectir
mais uma vez obrigado pelas dicas

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

fazes bem em preferir um fabricante português.
Porreiro, pá!

raposo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Mensagem por raposo »

aguarda, ao falar com um banco (dia 30) final do mês entram mais marcas....

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

já entraram mais 5 marcas em 01/08!

agora no total são cerca de 29!... não falta por onde escolher!... e a norquente já não é a mais barata!....

joel.vulcano.junkers
Membro
Membro
Registado: terça ago 04, 2009 8:31 am

Mensagem por joel.vulcano.junkers »

bom dia, pelo que consigo visualizar nas fotos, a mouradia é perfeita para implementar o sistema solar termico, se são 3 pessoas e se não houver muito consumo de agua quente penso que o sistema de termossifão 200litros irá funcionar perfeietamente, recomendo ligação com modulo solar ao esquentador, relativamente á marca eu sou um pouco suspeito para falr nisso,**********

mensagem moderada por violação grosseira e despudorada do regulamento do fórum. moderador: manuelcar

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”