AJUDA para decisão - desde já, muito obrigado !

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
souEu
Membro
Membro
Registado: terça jul 28, 2009 4:43 pm

AJUDA para decisão - desde já, muito obrigado !

Mensagem por souEu »

saudações a todos !
estou na fase de decisão de aderir à utilização da energia solar para aqs e estou fortemente inclinado para a norquente. no entanto, as minhas dúvidas ainda são muitas e, por isso, resolvi pedir a ajuda aqui no forum.
tenho uma vivenda no porto, 2 frentes e 4 pisos, orientação nascente-poente. já tenho um sistema de caldeira a gaz propano+acumulador (instalados nas traseiras, piso 0, virado a poente) para aqs e ac. somos 4 pessoas em casa e a tendência não será de aumentar , bem pelo contrário (digo eu).
relativamente ao sistema de painéis solares as minhas dúvidas são as seguintes:

1. só podendo ficar o mesmo instalado no telhado virado a poente - justifica-se mesmo assim ?
2. estou a pensar em termosifão: há alguma desvantagem (não estética) relativamente à circulação forçada ?
3. para as 4 pessoas + cozinha, será suficiente 200l ? ou é mais aconselhável 300 ?
4. como pelas contas que já vi aqui publicadas chego á conclusão (surpresa, para mim) que a electricidade fica mais barata que o gaz propano, estou a pensar na primeira para o sistema de apoio, ficando a caldeira actual apenas para o ac. estou a pensar bem ? o depósito da norquente já inclui resistência ? se não, pode-se pedir ?
5. onde deverá ser feita a ligação com o circuito da água quente ? como disse acima, actualmente o acumulador está no piso 0 - o que significa que, se tiver que ser aí (tb não vejo alternativa...), a distância para os painéis será na ordem dos 20 metros, o que me preocupa por causa das perdas... e depois, é a água a descer para voltar a subir... e quanto à pressão ? não vou notar diferença ?

peço desculpa pela "catadupa" de dúvidas e perguntas, mas desde já agradeço a todos aqueles que se dispuserem a dar-me a sua ajuda.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: AJUDA para decisão - desde já, muito obrigado !

Mensagem por manuelcar »

olá éstu
pela orientação dos telhados que referes talvez fosse interessante uma instalação nascente/poente o que requer um sistema de circulação forçada. quanto à tua preocupação pela pressão da água, vais notar que tens muito mais pressão nas torneiras ao eliminar o esquentador. de resto, a instalação nas condições que referes não deve colocar problemas excepcionais.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
souEu
Membro
Membro
Registado: terça jul 28, 2009 4:43 pm

Mensagem por souEu »

muito obrigado, manuelcar, pela tua resposta. não querendo abusar - porque é que se a instalação fôr poente/nascente, isso obriga a circulação forçada ?
e gostaria muito de ter a tua opinião sobre qual deve ser a capacidade do depósito - pode ser ?

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

um sensor em cada colector activa uma electroválvula ou uma bomba correspondente ao colector que recebe energia (um de manhã e outro de tarde). isso requer um controlador e um tanque de armazenamento.
relativamente à capacidade de armazenamento vou consultar as tabelas volto mais logo.
Porreiro, pá!

cguilhim
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta jul 30, 2009 11:02 pm

Mensagem por cguilhim »

olá.
sou novo no fórum tenho algumas dúvidas e talvez este tópico seja o sítio certo para as colocar.
estou a pensar num termossifão a instalar no telhado de uma garagem cuja parede traseira está a cerca de 1,80 da rua. corro o risco do sistema levar uma ou outra pedrada da miudagem que passa por ali a caminho da escola.
as dúvidas:
1º o painel solar estilhaça-se se uma pedra lhe cair em cima ou o vidro aguenta este mundo e o outro?
2º li algures que o sistema tem que estar sempre ligado e que quando a água aquece demais há uma válvula que despeja a água fora. quer dizer que se for de férias em agosto não posso fechar a água no contador e tenho que ficar com a água ligada para o aqs não torrar?
3º tenho actualmente um sistema a gasóleo. valerá a pena ter o gasóleo como sistema de apoio ou mais vale ligar a resistência eléctrica.
4º quando é que o solar é suficiente para dois banhos de manhã? entre junho e setembro?
obrigado

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

caro soueu
lamento ainda não poder responder. mas no tópico inamovível está a ligação para um documento que te dá a resposta ao que precisas de saber (e ainda a muitas outras questões).

caro cguilhim

1º - uma pedrada é demasiado violenta, se fosse uma bolada....
2º - o sistema tem um vaso de expansão cuja função é acomodar o aumento de volume dos fluidos quentes. nas circunstâncias em que o seu volume não chega, então uma válvula de segurança descarrega a pressão evitando assim danos no sistema. o meu já funciona à 3 anos e apesar de o circuito primário ter chegado a atingir temperaturas de 150º nunca a válvula teve que funcionar. portanto podes desligar a rede sempre que quiseres.
3º - essa é uma questão delicada cuja resposta depende da utilização que fizeres do apoio. no caso de o utilizares apenas para aqs talvez seja desnecessário. mas se tiveres um aquecimento central então tens que fazer bem as continhas para saber qual a melhor solução. a deco tem, no seu website, um simulador que ajuda a encontrar a melhor solução para cada perfil de utilização pelo que recomendo.
4º - os banhos de manhã, ou de noite, dependem da radiação durante o dia. nos dias mais frios de dezembro (que aqui na zona são dias de céu limpo), chegam certamente. de resto arriscaria a dizer que entre março e novembro são muito mais os dias em que dá do que os que não dá. sendo que entre maio e setembro, mesmo que o tempo esteja fortemente nublado, é provável que reste energia suficiente do dia anterior.
evidentemente tudo isto depende muito da configuração, superfície e volume do sistema.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”