estou em fase de construção da minha casa e vou instalar como aquecimento central piso radiante hidráulico,para aquecer o piso e para dar apoio ás aqs vou instalar uma bomba de calor ou uma caldeira a pellets.
para aqs estou indeciso entre termossifão e circulação forçada,pela seguinte razão com a circulação forçada é simples o apoio das aqs pela bomba de calor ou a caldeira a pellets com a instalação de um acumulador com dupla serpentina.a minha pergunta é com o termossifão será possível e "como" fazer o apoio com a bomba de calor ou com a caldeira?
peço desculpa pelo testamento!
obrigado.
cumprimentos
Ajuda
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
Re: Ajuda
olá zma
se vais instalar um piso radiante, que circula água a 40º, podes sempre sobredimensionar o campo de colectores e reduzir um pouco a despesa do aquecimento central. para isso necessitas de um sistema de circulação forçada.
entre as pelets e a bomba de calor convém não esquecer que as pelets são uma fonte de energia renovável obtida a partir de desperdícios florestais.
se vais instalar um piso radiante, que circula água a 40º, podes sempre sobredimensionar o campo de colectores e reduzir um pouco a despesa do aquecimento central. para isso necessitas de um sistema de circulação forçada.
entre as pelets e a bomba de calor convém não esquecer que as pelets são uma fonte de energia renovável obtida a partir de desperdícios florestais.
Porreiro, pá!
-
zma
Autor do tópico - Membro

- Registado: terça jul 21, 2009 11:17 am
primeiro que tudo obrigado pela colaboração.eu já pedi orçamentos para utilizar os paineis solares no apoio para o piso radiante mas são muito elevados para poder ter retorno económico.o que me agradou mais foi o da rotex mas como disse é um investimento alto demais!a minha ideia era separar o aquecimento central das aqs,daí a minha dúvida se é viável o termossifão ser apoiado pela bomba de calor ou pela caldeira a pellets visto ser ser um investimento menor e mais fácil de retorno,por ser mais simples a manutenção,não ter custos com a bomba circuladora e o sistema em si mais complexo!mas corrijam-me se estiver errado ou se tiverem opinião diferente,porque estou a precisar de de conselhos!
obrigado
obrigado
-
InHerSpace
- Membro

- Registado: terça jul 14, 2009 4:13 am
""isabedusa commenttime 1 fevereiro 2009 # 9
desvantagens de pellets
acabei de ler um artigo no "spiegel" sobre os pellets...para quem não sabe, trata-se de uma revista alemã, que além de noticias, costuma informar de tudo e mais alguma coisa da nossa actualidade.. é uma revista de muita seriedade e renome...
baseado na entrevista com um profissional da area (na alemanha), as maiores desvantagens dos pellets, são :
- embora a ideia inicial fosse utilizar o "lixo orgânico do mato" para produzir pellets, hoje em dia, dada a elevada procura, são destruídas florestas inteiras para produzir pellets. isto não tem de ecológico.
- pelo facto de se devastar florestas, começa a faltar matéria orgânica no chão, de modo que não se produz humus (necessário). as florestas ficam sem minerais, as arvores remenescentes, perdem força, caem com facilidade - morrem.
- é mentira que a combustão dos pellets seja neutra em co2. na realidade, o humus que deixa de existir no chão, é tb um acumulador de co2. na hora que o humus inexiste, e a matéria orgânica é queimada, volta mais co2 para o ar, do que seria suposto.
- a própria combustão dos pellets produz um pó fino, que é muito prejudicial para a saúde. existem filtros contra este pó, mas muitos sistemas, ainda não os utilizam - porque não é exigido.
- a cinza dos pellets não é orgânica e tem que ser tratada como lixo tóxico, por conter matérias venenosas... limpar esta cinza, é igualmente mau para a saúde.
havia mais informações, mas creio que por agora chega...
continuo a achar, que sistemas eléctricos de irradiação e baixo consumo, continuam a ser a melhor e mais ecológica opção para aquecer...
bem haja.
commentauthorisabedusa commenttime 1 fevereiro 2009 # 10
sorry, esqueci-me de um ponto importante, referente aos pellets :
- uma das maiores vantagens actuais dos pellets, são o facto de ser uma matéria barata..
contudo, havendo muita procura - como é o caso - os preços tendem a subir, o que já acontece...
a exagerada procura por pellets e madeira de baixa qualidade para produzí-los, aumenta o preço deste tipo de madeira..
chegará um ponto, em que compensará utilizar madeira de melhor qualidade, para produzir pellets..
a procura continuará a aumentar...
conclusão : toda a madeira acabará por ficar mais cara... móveis, papel, tudo o que necessita de madeira, ficará mais caro...
- a grande procura por pellets fará tb com que países como brasil, etc., comecem a destruir as suas florestas, para produzir pellets, pois é um grande negócio...""
vi isto num forum, e sou obrigado a concordar!!
desvantagens de pellets
acabei de ler um artigo no "spiegel" sobre os pellets...para quem não sabe, trata-se de uma revista alemã, que além de noticias, costuma informar de tudo e mais alguma coisa da nossa actualidade.. é uma revista de muita seriedade e renome...
baseado na entrevista com um profissional da area (na alemanha), as maiores desvantagens dos pellets, são :
- embora a ideia inicial fosse utilizar o "lixo orgânico do mato" para produzir pellets, hoje em dia, dada a elevada procura, são destruídas florestas inteiras para produzir pellets. isto não tem de ecológico.
- pelo facto de se devastar florestas, começa a faltar matéria orgânica no chão, de modo que não se produz humus (necessário). as florestas ficam sem minerais, as arvores remenescentes, perdem força, caem com facilidade - morrem.
- é mentira que a combustão dos pellets seja neutra em co2. na realidade, o humus que deixa de existir no chão, é tb um acumulador de co2. na hora que o humus inexiste, e a matéria orgânica é queimada, volta mais co2 para o ar, do que seria suposto.
- a própria combustão dos pellets produz um pó fino, que é muito prejudicial para a saúde. existem filtros contra este pó, mas muitos sistemas, ainda não os utilizam - porque não é exigido.
- a cinza dos pellets não é orgânica e tem que ser tratada como lixo tóxico, por conter matérias venenosas... limpar esta cinza, é igualmente mau para a saúde.
havia mais informações, mas creio que por agora chega...
continuo a achar, que sistemas eléctricos de irradiação e baixo consumo, continuam a ser a melhor e mais ecológica opção para aquecer...
bem haja.
commentauthorisabedusa commenttime 1 fevereiro 2009 # 10
sorry, esqueci-me de um ponto importante, referente aos pellets :
- uma das maiores vantagens actuais dos pellets, são o facto de ser uma matéria barata..
contudo, havendo muita procura - como é o caso - os preços tendem a subir, o que já acontece...
a exagerada procura por pellets e madeira de baixa qualidade para produzí-los, aumenta o preço deste tipo de madeira..
chegará um ponto, em que compensará utilizar madeira de melhor qualidade, para produzir pellets..
a procura continuará a aumentar...
conclusão : toda a madeira acabará por ficar mais cara... móveis, papel, tudo o que necessita de madeira, ficará mais caro...
- a grande procura por pellets fará tb com que países como brasil, etc., comecem a destruir as suas florestas, para produzir pellets, pois é um grande negócio...""
vi isto num forum, e sou obrigado a concordar!!
-
InHerSpace
- Membro

- Registado: terça jul 14, 2009 4:13 am
se eu coloco perguntas e levanto duvidas é com a intenção de ser ajudado a tomar a melhor opção! era suposto os fóruns servirem para isso!!
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
inherspace Escreveu:se eu coloco perguntas e levanto duvidas é com a intenção de ser ajudado a tomar a melhor opção! era suposto os fóruns servirem para isso!!
se leres um pouco por cá o que leste nos outros foruns vais perceber que já se falou tudo o que havia a falar sobre a bomba de calor!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga