civic Escreveu:por não se começar alguma coisa é que não saimos da cepa torta, é essa mentalidade que eu detesto.
a malta por cá quando tentou fazer algo nunca teve o apoio do estado, seja com o futi, seja com a famel, e outros.......
esses 30 milhões foram parar à autoeuropa, à citroen, à opel,etc......algumas delas até já fecharam.
os 30 milhões foram disponibilizados +- no final do ano passado, e foram parar às mãos de quem se candidatou, se nenhuma marca portuguesa beneficiou foi por falta de se ter candidatado. independentemente das marcas não serem portuguesas, a produção é, e alimenta muita gente cá, e isso é que deve ser realçado; até a umm importava os motores, entre outras coisas!
[***************] Escreveu:vivam ...
na minha opinião os incentivos na compra são um sofisma..mais um dos com que o estado nos presenteia..isso de que é só para os primeiros 5.000 que servirão de cobaias é tanga..pura tanga..treta..pura treta..os produtos de certas marcas já muito firmadas no mercado quando são disponibilizados já vêem saturados de testes de qualidade..é certo que poderão haver falhas mas apenas por defeito na produção/assemblagem ou orgãos importados (importados neste contexto são todas as peças e/ou componentes fornecidos por terceiros)..as marcas quando pretendem aquilatar da qualidade e/ou interesse (promoção) fazem-no através da disponibilização do produto a entidades ou celebridades (os tais embaixadores/embaixatrizes de marca)..nunca a um consumidor final como parece ser o caso..
posto isto o incentivo deveria cingir-se á utilização e ponto..mas o estado tem esta mania de ser paizinho e padrasto..ou seja..dá a uns com o dinheiro de todos..dos a que dá e dos a que não dá..é injusto..uns (poucos) terão retorno..os outros nada..
embora concorde com a ideia de que o incentivo possa estar a ser mal aplicado, não me parece que seja para testes como tenho lido aqui, uma vez que já existem carros eléctricos à 17anos a circular, o que eles poderão querer perceber é qual a receptividade do utilizador de ve à utilização dos pontos de carga, uma vez que foi aqui que o estado mais se empenhou, em criar a rede.
no meu ponto de vista parece-me que o incentivo servirá apenas para quebrar as mentalidades do zé povinho, e "facilitar" as vendas dos 1ºs ve (entenda-se modelos dedicados de automóveis exclusivamente eléctricos de 4 ou 5 lugares de produção em serie) a entrarem no mercado, uma coisa que para nós é bem clara (o que é um ve) não o é para a generalidade das pessoas que estão completamente viciadas no som, fumo e cheiros dos ci.
[***************] Escreveu:
na minha modesta opinião o estado (que representa e deveria defender todos os representados) faria melhor em negociar honestamente as contrapartidas pela implantação de qualquer marca..isso corresponderia a melhor preço final..mesmo assim fora do alcance de uma larga maioria de consumidores que entre se endividarem para aquisição de modo de transporte mais economico ou manterem o velhinho ci optam por este ultimo..
concordo, mas qual marca?
a renault/nissan, "empurrada" pela politica de israel, foi a única (que eu saiba) a propor a criação da rede de postos de abastecimento aos estados mas só o português, dinamarquês e israelita é que foram na conversa!
o problema está na raiz..em média ganhamos muito menos e pagamos muito mais que a media europeia..e enquanto esta equação não for resolvida dificil será livrar-mo-nos destes festins de incentivos e apoios que na realidade apenas nos diminuem enquanto pessoas..
uma vez ouvi um empresario (retrogrado) defender a tese de que mesmo que pudesse..e podia..pagar salarios mais altos nunca o faria para não criar maus habitos..e que as festas trimestrais que fazia pró pessoal eram o bastante para motivação..e fez contas :
se pagasse mais 8 contos por mês a cada um dos cerca de 300 seus trabalhadores acresceria uma despesa final de quase 3.200 contos..assim fazia uma festa/jantar ou almoço de 3 em 3 meses que lhe custaria apenas cerca de 500 contos..e era muito considerado pelos trabalhadores e donos de restaurantes..o estado não é muito diferente disto apenas numa maior escala..
as mentalidades teem que mudar..há que exigir do estado não subsidios..não incentivos bacocos..mas sim que exista uma efectiva repartição de lucros das empresas pelo pessoal que nelas trabalha..isso sim é um incentivo de raiz..
a partilha dos lucros das empresas é e será sempre uma decisão do administrador/gestor da empresa, não podemos esperar que o homem tenha trabalhado para criar a sua empresa, angariar clientes, desenvolver produtos, criar emprego e ainda ter que dar o lucro desse trabalho aos empregados. por algum motivo a empresa é privada e não um organismo sem fins lucrativos.
juntando isto a tudo o que já afirmei relacionado com ve´s..por mim..e por uma questão de dignidade e orgulho pessoais..no actual estado de coisas quer compre ou converta um ve nunca reclamarei qualquer incentivo por parte do estado..
sempre escutei uma frase que é bem adequada a isto.. "com papas e bolos se enrolam os tolos"..
abraços
[***************]
isto por defender a equidade
os tolos enrolam-se quando não conseguem ou não querem perceber o que se passa à volta deles, e aí "engravidam pelos ouvidos".
eu não estou a defender o estado nem os incentivos, que como referi, também não me parece que esteja a ser bem aplicado, mas que seria mais dificil de massificar a utilização dos postos de carregamento acredito que seria!