Solução para aquecimento.

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
InHerSpace
Membro
Membro
Registado: terça jul 14, 2009 4:13 am

Solução para aquecimento.

Mensagem por InHerSpace »

ando a pedir orçamentos para aquecimento de aguas sanitárias, e também para aquecimento central. têm surgido algumas duvidas, que gostaria de partilhar.
tinha uma solução "caseira" para as aguas sanitarias, ( viewtopic.php?f=47&t=10595 ) mas provavelmente irei utilizar um sistema forçado da vulcano. queria saber qual é o consumo em w/h da bomba de circulação?
para o aquecimento central, fiquei com boa impressão das bombas de calor. vi uma da energie e outra da mitsubishi. embora seja um investimento bem maior que uma caldeira a gasóleo, parece-me uma solução mais ecológica. ficarei bem servido e terei retorno se optar pela bomba de calor?

cumprimentos.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Solução para aquecimento.

Mensagem por manuelcar »

olá amigo inherspace
aqui debatemos as novas energias. para quem quer queimar combustíveis fosseis sff consultar outros fóruns.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
InHerSpace
Membro
Membro

a ideia é precisamente reduzir ao maximo o consumo de energias não renováveis. a opção por uma bomba de calor, é a pensar no seu maior rendimento, e na crescente tendência de a electricidade ser cada vez mais produzida apartir de energias renováveis.
adorava poder utilizar só energia renovável em tudo o que faço, mas não tenho conhecimento de nenhum sistema eficaz para aquecimento central. existe?

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

inherspace Escreveu:a ideia é precisamente reduzir ao maximo o consumo de energias não renováveis. a opção por uma bomba de calor, é a pensar no seu maior rendimento, e na crescente tendência de a electricidade ser cada vez mais produzida apartir de energias renováveis.
adorava poder utilizar só energia renovável em tudo o que faço, mas não tenho conhecimento de nenhum sistema eficaz para aquecimento central. existe?
caldeira a peletes, por exemplo.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

lareira, também.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
InHerSpace
Membro
Membro

boas!

as pelettes já equacionei. fogão de sala e outro na cozinha tambem já tenho. tanto uma solução como outra, são preferiveis em relação a uma caldeira a gasoleo, mas não me parecem muito ecologicas.
ando a ver preços para montar uma micro-geração, que alimente a bomba de calor. no verão vendia, e no inverno consumia. se o investimento for amortizavel....

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

não compreendo bem a obsessão pelas bombas de calor. a não ser talvez o facto de em portugal não venderem muito. compreendo que queiram aumentar a cota de mercado e que recorram a todos os expedientes.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
InHerSpace
Membro
Membro

se eu coloco perguntas e levanto duvidas é com a intenção de ser ajudado a tomar a melhor opção! era suposto os fóruns servirem para isso!!

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

o consumo de uma bomba de circulação, e vou-lhe dar valores genéricos, anda entre 45 e 110 w/h, sendo que a potencia é parametrizada entre 30 e 100% de acordo com a diferença de temperatura no colector e no tanque.
esclarecendo melhor:
-quando a bomba arranca funciona a 100% durante alguns segundos (vencer a inércia do fluido).
-a seguir a potencia cai para 30% no caso de a diferença de temperatura ser de 6º.
-por cada +2º de diferença o controlador incrementa em 10% a potencia da bomba.

temos portanto que o consumo varia entre 13,5 e 110 w/h, isto para um aporte de energia de muitos kw.
e é por isto que se considera ser um sistema solar uma fonte de energia alternativa, ao contrário das bombas de calor.
relativamente à questão da utilidade dos fóruns recordo-lhe que este se destina especificamente às soluções do solar térmico pelo que está esta discussão está off topic. talvez na secção geral, onde não existe nenhum tema específico...
Porreiro, pá!

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

inherspace Escreveu: as pelettes já equacionei. fogão de sala e outro na cozinha tambem já tenho. tanto uma solução como outra, são preferiveis em relação a uma caldeira a gasoleo, mas não me parecem muito ecologicas.
embora esta discussão seja of topic, gostaria de fazer um esclarecimento que me parece oportuno.

aparentemente, as lareiras e caldeiras a peletes parecem pouco ecológicas pois libertam fumo (as caldeiras a peletes libertam menos) que contém co2. no entanto, a fonte de combustível é a biomassa. a madeira queimada numa lareira liberta o mesmo co2 que esta árvore aprisionou ao longo da sua vida.

ou seja: co2 libertado - co2 aprisionado = zero - nesta situação não há contribuição para o aumento do efeito de estufa e, consequentemente, para o aquecimento global. terá que haver sempre árvores a crescer (que vão capturando o co2) para alimentar as lareiras.

no caso do gasóleo ou da energia eléctrica (que em parte é produzida com a queima de combustíveis fósseis), estamos a libertar co2 para a atmosfera que foi aprisionada à milhões de anos atrás quando se formou o carvão, o petróleo ou o gás natural.

assim estamos a criar o desequilíbrio, pois na actualidade acontece a libertação de co2 e não acontece a sua fixação. isto, como é conhecido, conduz ao aumento do efeito de estufa e ao aquecimento global.

o gás natural, que é frequentemente publicitado como uma fonte de energia ecológica, é um combustível fóssil e também contribui para o desequilíbrio, apesar de ter uma queima mais limpa do que os restantes combustíveis fósseis.

daí a vantagem de recorrer às energias renováveis, pois assim estamos a contribuir para um futuro melhor.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Autor do tópico
InHerSpace
Membro
Membro

boas!
manuelcar:
muito esclarecedor o seu comentário. não me tinha ocorrido que a temperatura tinha influencia.

magma:
quanto as lareiras, concordo plenamente, e mesmo em relação ao conforto, nada substitui uma noite a lareira!
as peletes já sou mais relutante, porque segundo o que li são utilizados químicos na sua produção, e tenho receio que no caso de uma massificação do sistema, passem a existir problemas ao nível dos lobies das madeiras.
gasóleo e gas natural ou não, é a pior opção ecologicamente falando.
quanto a electricidade, segundo a ultima factura,
-----------20,3% hídrica
------------11,4% eólica
------------7,7% microgeração e cogeração
------------e os restante de combustíveis fosseis, com tendência a diminuir.
já é um bocadinho renovável! como tal acho que não devia ser posta completamente de parte.
isto sem por em causa que sempre que possível a opção deve ser as renováveis.

obrigado aos dois.
cumprimentos.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”