pois claro, de outra forma não vejo como é possivel terem veículos a 10.000 euros na rua, neste sentido o veiculo ao sair da fabrica teria de custa menos de 2000 euros.gryphus Escreveu:nesse ponto tens toda a razão, porque quem está habituado a vender por exemplo uma vareta de óleo (inteiramente constituída de plástico) por quase 25€..... vai sentir muita diferença, muita mesmo.... se for verdade o que um amigo meu me disse que eles nos modelos de gama baixa quase não ganham lucro e depois ganham efectivamente é nas peças que vendem, então é de esperar que, se os carros eléctricos não tiverem tanta manutenção, se aumente o preço base. também é de esperar que, nos primeiros 2-3 anos de comercialização dos ve's, o preço seja alto devido a ser uma tecnologia nova e que as marcas precisem eventualmente de alterar as linhas de fabricação...
Projecto Nissan em Portugal ::: Veículo Eléctrico
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: Projecto Nissan em Portugal ::: Veículo Eléctrico
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
visitante
- Membro Gold

- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
claro que tambem..se decidirem enveredar por aí..terão que alterar as linhas de produção..ficarão mais baratas a todos os niveis..uma coisa é por exemplo elevar um grupo auto-propulsor de cerca de 400 kg (e com dimensões e formas algo complicadas) e outra é elevar um conjunto auto-propulsor com cerca de metade do peso (mas com dimensões e formas muito mais compactas)..
a questão de diferenciação dos preços..no 500 raia a obscenidade já que é a própria marca que os produz (não estamos perante uma conversão executada por uma empresa externa..caso do c1)..
na minha opinião estamos perante actos no minimo hipocritas já que a maioria alardam serem muito defensores do ambiente..blá-blá..blá..mas de facto a sua preocupação..genuina e honesta até certo ponto..é a da tesouraria..e confrontados com uma quebra substancial nas reservas..consequencia da crise..tentam por todos os meios inflacionar e especular produtos por forma a atingirem o reequilibrio no mais curto espaço de tempo..estando o ambiente e a ecologia na moda é facil que os produtos relacionados com esta vejam os seus preços dispararem exponencialmente relativamente a congéneres na utilidade mas ambientalmente obsoletos..
a ser essa a estratégia..acho que seja..dos fabricantes tradicionais produzindo ve´s..está errada já que seguramente o custo de produção a não ser inferior..como creio ser..maior não será..mesmo considerando o estudo e desenvolvimento (r&d)..
temos ainda o factor governamental..que através dos subsidios/incentivos/isenções..etc..dá aos fabricantes a folga por si pretendida para colocarem margens de lucro impensaveis noutros produtos..o exemplo mais flagrante que conheço é o da cidade de londres em que o conjunto de benesses concedidos..e bem..aos utilizadores de ve´s que obteem o retorno absoluto do valor da viatura em cerca de 3 anos dispendendo apenas o equivalente ao que teriam de desembolsar se utilizassem um ci..acaba por ser um argumento para os produtores de ve´s..basta ver o site da eec (conversor dos c1) para constatar isso..encapotam a especulação com as benesses oferecidas por outrém..
não tenho formação em economia..mas a experiencia "diz-me" que esta postura é errada..
quanto ao assunto da manutenção..sobresselentes e/ou peças de reposição..ninguem fique preocupado porque vão continuar a existir essa industria e serviços..basta analisar o pequeno universo contido na secção "diário de bordo" para verificar isso mesmo..e como um professor de engenharia afirmou á turma..enquanto existirem rolamentos existirão engenheiros mecânicos..serralheiros..metalurgicos..mecânicos..etc..
abraços
[***************]
a tecnologia..apesar de evolutiva..não é nova..o que é novidade é a forma e profusão de propostas para a disponibilizarem..gryphus Escreveu:nesse ponto tens toda a razão, porque quem está habituado a vender por exemplo uma vareta de óleo (inteiramente constituída de plástico) por quase 25€..... vai sentir muita diferença, muita mesmo.... se for verdade o que um amigo meu me disse que eles nos modelos de gama baixa quase não ganham lucro e depois ganham efectivamente é nas peças que vendem, então é de esperar que, se os carros eléctricos não tiverem tanta manutenção, se aumente o preço base. também é de esperar que, nos primeiros 2-3 anos de comercialização dos ve's, o preço seja alto devido a ser uma tecnologia nova e que as marcas precisem eventualmente de alterar as linhas de fabricação...
claro que tambem..se decidirem enveredar por aí..terão que alterar as linhas de produção..ficarão mais baratas a todos os niveis..uma coisa é por exemplo elevar um grupo auto-propulsor de cerca de 400 kg (e com dimensões e formas algo complicadas) e outra é elevar um conjunto auto-propulsor com cerca de metade do peso (mas com dimensões e formas muito mais compactas)..
a questão de diferenciação dos preços..no 500 raia a obscenidade já que é a própria marca que os produz (não estamos perante uma conversão executada por uma empresa externa..caso do c1)..
na minha opinião estamos perante actos no minimo hipocritas já que a maioria alardam serem muito defensores do ambiente..blá-blá..blá..mas de facto a sua preocupação..genuina e honesta até certo ponto..é a da tesouraria..e confrontados com uma quebra substancial nas reservas..consequencia da crise..tentam por todos os meios inflacionar e especular produtos por forma a atingirem o reequilibrio no mais curto espaço de tempo..estando o ambiente e a ecologia na moda é facil que os produtos relacionados com esta vejam os seus preços dispararem exponencialmente relativamente a congéneres na utilidade mas ambientalmente obsoletos..
a ser essa a estratégia..acho que seja..dos fabricantes tradicionais produzindo ve´s..está errada já que seguramente o custo de produção a não ser inferior..como creio ser..maior não será..mesmo considerando o estudo e desenvolvimento (r&d)..
temos ainda o factor governamental..que através dos subsidios/incentivos/isenções..etc..dá aos fabricantes a folga por si pretendida para colocarem margens de lucro impensaveis noutros produtos..o exemplo mais flagrante que conheço é o da cidade de londres em que o conjunto de benesses concedidos..e bem..aos utilizadores de ve´s que obteem o retorno absoluto do valor da viatura em cerca de 3 anos dispendendo apenas o equivalente ao que teriam de desembolsar se utilizassem um ci..acaba por ser um argumento para os produtores de ve´s..basta ver o site da eec (conversor dos c1) para constatar isso..encapotam a especulação com as benesses oferecidas por outrém..
não tenho formação em economia..mas a experiencia "diz-me" que esta postura é errada..
quanto ao assunto da manutenção..sobresselentes e/ou peças de reposição..ninguem fique preocupado porque vão continuar a existir essa industria e serviços..basta analisar o pequeno universo contido na secção "diário de bordo" para verificar isso mesmo..e como um professor de engenharia afirmou á turma..enquanto existirem rolamentos existirão engenheiros mecânicos..serralheiros..metalurgicos..mecânicos..etc..
abraços
[***************]
-
visitante
- Membro Gold

- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
no mercado de reposição de peças e sobressalentes..convem não esquecer que tambem existe uma fortissima carga fiscal..o processo é iniciado logo quando qualquer peça..mesmo que produzida cá (sob licença..ou não) é considerada como importada..
para te dar um exemplo..uma cablagem completa sai de uma fabrica localizada em portugal por cerca de €334,00 sendo que cerca de €92,00 é o lucro da fabrica..no entanto vais comprar essa mesma cablagem e não esperes comprá-la cá por menos de cerca de €1.400,00..vais a espanha..compras a mesma cablagem..fabricada em portugal..por mais ou menos €784,00..tudo na marca..
ou seja..os "nuestros hermanos" que são importadores de facto de material fabricado em portugal aplicam uma carga fiscal muito menor que o nosso estado..
outro exemplo..este é do conhecimento geral..como é possivel que se consiga comprar cerveja sagres cerca de 35% mais barata em espanha que cá ?..em supermercados..
coisas da "mamocracia"..
é que nem sempre são os fabricantes que especulam ou inflaccionam os preços..
abraços
[***************]
jmal..o custo para o cliente na aquisição de um ci no valor de €10.000,00 não significa que teria custado á fabrica €2.000,00..basta verificares a carga fiscal que existe no nosso país sobre os automoveis onde existem casos em que essa mesma carga é superior em cerca de 140% sobre o preço do fabricante..jmal Escreveu:pois claro, de outra forma não vejo como é possivel terem veículos a 10.000 euros na rua, neste sentido o veiculo ao sair da fabrica teria de custa menos de 2000 euros.gryphus Escreveu:nesse ponto tens toda a razão, porque quem está habituado a vender por exemplo uma vareta de óleo (inteiramente constituída de plástico) por quase 25€..... vai sentir muita diferença, muita mesmo.... se for verdade o que um amigo meu me disse que eles nos modelos de gama baixa quase não ganham lucro e depois ganham efectivamente é nas peças que vendem, então é de esperar que, se os carros eléctricos não tiverem tanta manutenção, se aumente o preço base. também é de esperar que, nos primeiros 2-3 anos de comercialização dos ve's, o preço seja alto devido a ser uma tecnologia nova e que as marcas precisem eventualmente de alterar as linhas de fabricação...
no mercado de reposição de peças e sobressalentes..convem não esquecer que tambem existe uma fortissima carga fiscal..o processo é iniciado logo quando qualquer peça..mesmo que produzida cá (sob licença..ou não) é considerada como importada..
para te dar um exemplo..uma cablagem completa sai de uma fabrica localizada em portugal por cerca de €334,00 sendo que cerca de €92,00 é o lucro da fabrica..no entanto vais comprar essa mesma cablagem e não esperes comprá-la cá por menos de cerca de €1.400,00..vais a espanha..compras a mesma cablagem..fabricada em portugal..por mais ou menos €784,00..tudo na marca..
ou seja..os "nuestros hermanos" que são importadores de facto de material fabricado em portugal aplicam uma carga fiscal muito menor que o nosso estado..
outro exemplo..este é do conhecimento geral..como é possivel que se consiga comprar cerveja sagres cerca de 35% mais barata em espanha que cá ?..em supermercados..
coisas da "mamocracia"..
é que nem sempre são os fabricantes que especulam ou inflaccionam os preços..
abraços
[***************]
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
pois bem fernando, mas o veiculo não sai da fabrica para o consumidor final, tem várias estapas até chegar a quem o compra, na escola aprendi que um produto à saída da fabrica custa cerca de 30 % em relação ao que o consumidor final paga, aqui assumi menos (20%) um pouco devido aos impostos extras que tem, mas claro que este valor está errado.
ou seja, o valor de fabrica é mais elevado, dai o fabricante não ganhar praticamente nada.
ou seja, o valor de fabrica é mais elevado, dai o fabricante não ganhar praticamente nada.
Cumps Inovadores
-
Andre Nunes
- Membro Dedicado

- Registado: sábado mai 31, 2008 10:06 pm
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=378458nissan vai investir 250 milhões de euros em portugal
a nissan acaba de revelar que portugal e inglaterra foram os dois mercados seleccionados pelo grupo para instalar fábricas de baterias de iões de lítio para carros eléctricos. em portugal o investimento da nissan será de 250 milhões de euros, com a criação de 200 postos de trabalho, numa localização que será mais tarde anunciada.
miguel prado
[email protected]
a nissan acaba de revelar que portugal e inglaterra foram os dois mercados seleccionados pelo grupo para instalar fábricas de baterias de iões de lítio para carros eléctricos. em portugal o investimento da nissan será de 250 milhões de euros, com a criação de 200 postos de trabalho, numa localização que será mais tarde anunciada.
em comunicado a nissan explica que em portugal foram identificados vários sítios possíveis para a instalação da fábrica. porém, a localização definitiva não deve ser revelada já hoje. o vice-presidente da nissan europa, eric nicolas, terá esta manhã um encontro com o primeiro-ministro, josé sócrates, agendado para as 11h15, em lisboa.
além de portugal, também inglaterra foi seleccionada pela nissan. a fabricante automóvel japonesa já aí tem uma unidade de produção em sunderland, onde ficará instalada também a fábrica de baterias para carros eléctricos.
cada uma das duas unidades, a portuguesa e a inglesa, terá capacidade para produzir anualmente 60 mil baterias, informou a nissan. não está posta de parte a instalação de outras fábricas noutros países europeus, segundo a empresa japonesa.
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
grande noticia!!!!
[[]]
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
bem, hoje as 18 horas na radio, confirmação das ditas novas fabricas de baterias da nissan renault em sines... pareçe que foi sines o que ouvi... tambem ja foi inaugurado o dito instituto de desenvolvimento da nanotecnologia aqui em braga... na antiga...bracalândia...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
mas como serão essas baterias de carro? será que essa mesma fabricação dê para aproveitar para as nossas scooters?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Bluesky
- Membro Platinium

sao baterias para veiculos electricos, disso nao tenho duvidas. mas tambem penso que sao exclusivas para os modelos nissan-renault, penso mesmo que eles vao tentar-nos meter o barrete com as ditas baterias-de-aluguer. é só mais uma maneira de esfolar o zé povo, do que se queixam? tens um carro mas é de aluguer. tiras as baterias e funciona ao empurrão... é mesmo fantastico!
-
Andre Nunes
- Membro Dedicado

- Registado: sábado mai 31, 2008 10:06 pm
apesar de achar que deve haver a possibilidade de aluguer ou compra, prefiro o aluguer e explico porquê:bluesky Escreveu:penso mesmo que eles vao tentar-nos meter o barrete com as ditas baterias-de-aluguer
- vais pagar "à cabeça" mais 10 mil euros pelas baterias
- o custo por km fica mais barato com a bateria alugada + electroes do que a gasolina
- não tens que te preocupar se as baterias fazem o nr de ciclos que é suposto fazerem
- não tens que te preocupar com eventuais novos modelos de baterias
por estes motivos acredito no "project better place". agora, não sei se vão vingar no mercado, só os consumidores o dirão.
abraço
-
tiago_eco
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
sim, isso é tudo muito bonito, mas com leasings a rondar os 300 euros (e até mais...)andre nunes Escreveu:apesar de achar que deve haver a possibilidade de aluguer ou compra, prefiro o aluguer e explico porquê:bluesky Escreveu:penso mesmo que eles vao tentar-nos meter o barrete com as ditas baterias-de-aluguer
- vais pagar "à cabeça" mais 10 mil euros pelas baterias
- o custo por km fica mais barato com a bateria alugada + electroes do que a gasolina
- não tens que te preocupar se as baterias fazem o nr de ciclos que é suposto fazerem
- não tens que te preocupar com eventuais novos modelos de baterias
por estes motivos acredito no "project better place". agora, não sei se vão vingar no mercado, só os consumidores o dirão.
abraço
nao estou a ver ninguem a abandonar os ci para os ve para pagar um "ordenado minimo"/mês à nissan!
for gods sake. haja bom-senso
cumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Link
sempre é mais bonito que a outra caixa de fósforos
o sistema de carregamento por indução parece-me muito interessante! evita fios que atravessam o passeio desde o carro até ao ponto de carga e é à prova de vandalismo
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
sergiomms
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
há aí qualquer coisa que não me parece bem, quero dizer, todas as marcas têm tido bastantes reservas em mostrar/identificar os testes aos seus protótipos, porque será que a nissan quer evidenciar o seu protótipo "ev test car" que só está a pensar em comercializar em 2012?
será que é para mostrar ao mundo que está a fazer um "grande esforço" pelos ves?
será que é para mostrar ao mundo que está a fazer um "grande esforço" pelos ves?
sergiomms
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
enfim!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Oinq
- Membro Silver

- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
2010sergiomms Escreveu:porque será que a nissan quer evidenciar o seu protótipo "ev test car" que só está a pensar em comercializar em 2012?
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
sergiomms
- Membro Gold

no video ouvi 2012, mas se sabes que é 2010, melhor, mas a minha observação mantêm-se!oinq Escreveu:2010sergiomms Escreveu:porque será que a nissan quer evidenciar o seu protótipo "ev test car" que só está a pensar em comercializar em 2012?
sergiomms
-
denver_place2001
- Membro Dedicado

- Registado: quarta dez 10, 2008 8:52 am
- Contacto:
2010 para japao e 2012 para europasergiomms Escreveu:no video ouvi 2012, mas se sabes que é 2010, melhor, mas a minha observação mantêm-se!oinq Escreveu:2010sergiomms Escreveu:porque será que a nissan quer evidenciar o seu protótipo "ev test car" que só está a pensar em comercializar em 2012?
um estrangeiro; portanto nao critica a escrita
-
Bluesky
- Membro Platinium

2010 para os estados unidos da america e japão e 2012 para a europa. claro que isto dá cabo dos nervos até ao mais calmo pois2010 para japao e 2012 para europa
1) e os restantes paises é para levarem na pá?
2) afinal é um carro ou o lançamento da ultima playstation da sony?
3) a distribuição do ultimo filme do harry potter em dvd necessita de 2 anos para respeitar a zona comercial ou afinal estamos a falar de um carro?
4) afinal é para vender ou para publicitar?
-
RJSC
- Membro Platinium

- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
eu acho que é pra "greenwashar"bluesky Escreveu:4) afinal é para vender ou para publicitar?2010 para japao e 2012 para europa
-
sergiomms
- Membro Gold

afinal, preve-se o preço de 18.500 €

aqui na rtp
ou
aqui n' a bola (não percebo o que "a bola" tem a ver com carros, mas enfim)
e as previsões ssão para o final do ano que vem!

aqui na rtp
ou
aqui n' a bola (não percebo o que "a bola" tem a ver com carros, mas enfim)
e as previsões ssão para o final do ano que vem!
sergiomms