Solar para aquecimento - duvida

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
murias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo out 08, 2006 4:34 am

Solar para aquecimento - duvida

Mensagem por murias »

boas pessoal, o meu pai está com ideias de por um painel solar para aquecimento, qual para vocês, users que tem paineis destes ou users entendidos da matéria é o melhor para colocar numa casa?

toda a ajuda e opiniões é bem vinda...

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Re: Solar para aquecimento - duvida

Mensagem por cblfreitas »

bom dia,

assim é difícil dar uma resposta. paineis há imensos, para todos os gostos, feitios e eficiências. o importante é ter um dimensionamento correcto das necessidades que possui e depois fazer ajustar uma solução solar a essas necessidades.
no entanto, devo dizer-lhe que os paineis solares não devem ser prioritariamente uma solução para aquecimento, tendo em linha de conta que precisamos do aquecimento quando há menos sol (no inverno, claro). assim, o ideal é pensar primeiro em aquecer a água para as necessidades caseiras (banhos, loiça, máquinas, etc.), depois se há mesmo vontade e disponibilidade para investir mais, então pode-se pensar numa solução combinada que apoie o aquecimento da casa. aqui, e para além das dificuldades que vão surgir se a casa não for nova, vamos criar outro problema: quando não precisarmos do aquecimento (no verão, quando há mais sol), o que fazer com o calor em excesso que se vai produzir? é claro que se tiver uma piscina fica o problema resolvido, caso contrário...... não me parece adequado.
de qualquer forma esta seria uma primeira aproximação. para poder ajudar mais seria necessário que detalhasse melhor a sua ideia e as suas necessidades.
espero de alguma forma ter ajudado. mas esteja à vontade para voltar à carga.

fcarvalho
Membro
Membro
Registado: quarta mai 20, 2009 3:01 pm

Mensagem por fcarvalho »

boa noite
tenho uma vivenda na serra da estrela, bem isolada, com aquecimento central a gasoleo e radiadores.
penso instalar paineis solares para aqs.
e a minha pergunte é a seguinte:
nao sera possivel utilizar os paineis solares para aq. central?
se os radiadores funcionam a uma temperatura de 80/90 graus,mas se os paineis solares fornecerem temperaturas de (10/20 graus ) apenas tinha que utilizar a cardeira para atingir a diferenca.
ou seja a mistura dos dois sistemas.
nao pretendo a utilizacao exclusiva dos paineis, pois neste momento no inverno utilizo a caldeira a gasoleo para aquecimento da casa e aqs.
no verao desligo a caldeira e opto pela ulilizacao do esquentador para as aqs.
vi este sistema de interligacao no site das bombas de calor ( a mais conhecida)

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá fcarvalho
no caso de instalar uma solução solar aqs dispensa o enquentador e mantém a caldeira como apoio ou, em alternativa usa um apoio eléctrico.
no caso de querer utilizar os colectores para reduzir o consumo de gasóleo isso pode ser feito mas não através das soluções deste programa do governo. necessita de maior capacidade.
Porreiro, pá!

fcarvalho
Membro
Membro
Registado: quarta mai 20, 2009 3:01 pm

Mensagem por fcarvalho »

manuelcar Escreveu:olá fcarvalho
no caso de instalar uma solução solar aqs dispensa o enquentador e mantém a caldeira como apoio ou, em alternativa usa um apoio eléctrico.
no caso de querer utilizar os colectores para reduzir o consumo de gasóleo isso pode ser feito mas não através das soluções deste programa do governo. necessita de maior capacidade.
boa noite, manuelcar
obrigado pela resposta,
mas como posso reduzir o consumo do gasoleo.qual deve ser o sistema?
pois o mais importante para mim nao é as aguas quentes, mas sim o aquecimento central (o que leva o dinheiro).
mais uma vez obrigado.

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

.[/quote]
boa noite, manuelcar
obrigado pela resposta,
mas como posso reduzir o consumo do gasoleo.qual deve ser o sistema?
pois o mais importante para mim nao é as aguas quentes, mas sim o aquecimento central (o que leva o dinheiro).
mais uma vez obrigado.[/quote]

fcarvalho, os paineis solares - como o próprio nome indica - só funcionam com sol. no inverno, o sol não é matéria que abunde em grandes quantidade pelo que realizar aquecimento central com eles, apesar de ser algo apetecível, ainda não é economicamente viável na maioria das situações.
há quem já realize aquecimento habitacional através da utilização de paineis solares - paineis de tubos de vácuo - mas esse só é possível através de equipamentos que funcionem a baixa temperatura - piso radiante, ventiloconvectores. não nos podemos esquecer que para realizar aquecimento são necessárias grandes quantidades de água quente a uma alta temperatura coisa que ainda não é possível com esta tecnologia.
desta forma, os paineis solares tornam-se numa escolha interessante para quem queira realizar aquecimento de águas sanitarias. mas, mesmo nesta opção, não dispensa a necessidade de um equipamento de apoio para quando o sol, por si só, não fôr suficiente para aquecer a água - inverno, dias bastante enublados.

existem outros equipamentos que lhe podem permitir reduzir a factura do gasoleo. pode sempre pensar numa bomba de calor. google na net que vai encontrar muita informação acerca delas. elas são muito utilizadas em paises com baixas temperaturas e com bons resultados. existem várias marcas e vários preços.
com a bomba de calor pode realizar aqs e aqc também ... ...

se vive na serra da estrela não sei até que ponto a instalação de paineis solares lhe será economicamente viável isto por causa do frio intenso que se faz no inverno. é capaz de a conta da manutenção lhe aumentar um bocadito mas tudo é uma questão de estudo.

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Eofosol
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta set 02, 2009 5:28 pm

Mensagem por Eofosol »

como já foi referido,e bem,pelo moderador é possível fazer o aquecimento central através de painéis solares de tubos de vácuo.nós já fizemos algumas instalações para aquecimentos centrais com esse tipo de painéis utilizando como apoio ora caldeiras a gasóleo ora recuperadores de calor a lenha e,após este último inverno até rigoroso,e após visita de manutenção aos clientes a satisfação era evidente,ora pelo decréscimo de consumo ora pela eficiência e baixa manutenção do sistema...óbviamente a casa nacessita de um bom isolamento térmico e uma gestão apropriada da água quente mas,como já disse,os clientes falam por nós.funciona e é rentável.

melhores cumprimentos.

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm

Mensagem por A_mais »

boas!

também ando a pensar num sistema "primario" de aquecimento (para uma 2ª casa) tendo como base um painel de aqs de 300l. sei que é totalmente insuficiente, mas deixo aqui o meu ponto de vista;

- instalar o painel ts300l para aqs quando estamos nessa casa (130m2).

- instalação de um circuito paralelo com uma bomba circuladora e um ou dois radiadores de 10/15 elementos no total.

este circuito paralelo seria activado assim que não estamos nessa casa, que no inverno pode ser 2 ou 3 semanas. como a casa também é na serra da estrela, a temperatura interior quando chegamos na sexta à noite pode ser de 4/5º, ora será possivel que este sistema, mesmo de capacidade muito reduzida conseguirá "quebrar o gelo" e manter a casa nem que seja a 10º??? seria uma melhoria já significativa, pois todos os outros sistemas de aquecimento já arrancavam com o dobro (teorico) da temperatura.....
ponto de carga 24h para quem precisar

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm

Mensagem por A_mais »

electro_naif Escreveu:boas!

também ando a pensar num sistema "primario" de aquecimento (para uma 2ª casa) tendo como base um painel de aqs de 300l. sei que é totalmente insuficiente, mas deixo aqui o meu ponto de vista;

- instalar o painel ts300l para aqs quando estamos nessa casa (130m2).

- instalação de um circuito paralelo com uma bomba circuladora e um ou dois radiadores de 10/15 elementos no total.

este circuito paralelo seria activado assim que não estamos nessa casa, que no inverno pode ser 2 ou 3 semanas. como a casa também é na serra da estrela, a temperatura interior quando chegamos na sexta à noite pode ser de 4/5º, ora será possivel que este sistema, mesmo de capacidade muito reduzida conseguirá "quebrar o gelo" e manter a casa nem que seja a 10º??? seria uma melhoria já significativa, pois todos os outros sistemas de aquecimento já arrancavam com o dobro (teorico) da temperatura.....

desculpem a insitência, mas a viabilidade deste sistema aqs depende da dupla funcionalidade, opinem!!!
ponto de carga 24h para quem precisar

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”