paineis solares da FogaoSol

Autor do tópico
chinxa
Membro
Membro
Registado: domingo jul 05, 2009 7:22 pm

paineis solares da FogaoSol

Mensagem por chinxa »

boa noite

estou a pensar instalar paineis solares com sistema de circulaçao forçada ao abrigo do protocolo de ajuda do estado .
estava para optar pela fogaosol pelo preço, pela proximidade da empresa ( leiria), por ser nacional....

alguem já instalou este sistema desta marca?
o rendimento tem sido o esperado? funciona bem? a empresa instaladora foi "profissional" ? e a manutenção? etc.....

enfim, se alguem ja montou estes paineis, agradeço dicas....
e outra marca ....qual recomendariam?

obd

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: paineis solares da FogaoSol

Mensagem por D'eu »

quem tem escolhido nessa categoria (baixo custo) tem optado pela norquente. aparentemente parece ser uma melhor opção, para além de o custo ser mais reduzido a energia obtida é maior ... isto olhando somente para a tabela comparativa fornecida pelo programa.
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Naturpoente
Membro
Membro
Registado: sexta jul 10, 2009 1:22 pm

Mensagem por Naturpoente »

não quero influenciar a instalação desta ou daquela marca, dentro do programa solar disponivel no banco, e pela diferença de valor mensal, optem pela eficiencia e pela gantia de equipamento e assistencia, com instaladores credenciados internacionalmente, em vez de escolherem no banco pelo equipamento, optem pelo banco, exintem diferenças significativas de entidade bancaria para entidade bancaria e nao precisam ter la conta aberta.
o meu conselho é este, escolham material com fiabilidade comprovada e olhem para as tabelas bancarias, aí sim escolham as mais baratas, com spreds mais baixos, aí ganham em qualidade com preço mais acessivel.
se for caso consultem a deco antes de decidirem.

Bruno Damas
Membro
Membro
Registado: segunda jul 20, 2009 10:30 pm

Mensagem por Bruno Damas »

ola eu tambem estou mesmo para fazer negocio com a fogaosol mas só no mes que vem nao tem nada a haver com eles mas sim com a disponibilidade monetaria, e foi a minha opçao pelo facto de serem proximos de santarem a rentabilidade/valor chave na mao ser a mais equilibrada, e eu (sou tecnico de redes gás) já conheço o trabalho da fogaosol mas na area de gás onde eles nem trbalham nada mal. portanto penso que sera uma boa escolha, depois conto como correu as coisas e como é o trabalho dos rapazes.

Naturpoente
Membro
Membro

boas.
fazes bem fazer contas e contratar os serviços de alguem que conheças minimamente, apesar de que "santos da casa nao fazem milagres" o factor proximidade ajuda no sentido de facilitar a assistencia, nao tenho referencias sobre essa empresa por estarmos longe mas, ha diversos factores que devem influenciar a tua decisao.
escolhe um fabricante que te dê garantias de qualidade e assistencia futura, um painel deve durar 25 anos por isso deves pensar que precisas de 25 visitas pelo menos. o meu tecnico desloca-se as instalaçoes gratuitamente 1 vez por ano para verificaçoes dos sistemas, isso está incluido no teu contrato?
há outro aspecto a ter em atençao, existem empresas que vendem "gato por lebre" ou seja, uma marca tem equipamentos com graus de eficiencia energética diferentes, nao compres um kct e recebas um kcb por teres comprado mais barato.
boa sorte com a instalaçao.
vai dizendo alguma coisa.
boas ferias

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

naturpoente Escreveu:boas.
fazes bem fazer contas e contratar os serviços de alguem que conheças minimamente, apesar de que "santos da casa nao fazem milagres" o factor proximidade ajuda no sentido de facilitar a assistencia, nao tenho referencias sobre essa empresa por estarmos longe mas, ha diversos factores que devem influenciar a tua decisao.
escolhe um fabricante que te dê garantias de qualidade e assistencia futura, um painel deve durar 25 anos por isso deves pensar que precisas de 25 visitas pelo menos. o meu tecnico desloca-se as instalaçoes gratuitamente 1 vez por ano para verificaçoes dos sistemas, isso está incluido no teu contrato?
há outro aspecto a ter em atençao, existem empresas que vendem "gato por lebre" ou seja, uma marca tem equipamentos com graus de eficiencia energética diferentes, nao compres um kct e recebas um kcb por teres comprado mais barato.
boa sorte com a instalaçao.
vai dizendo alguma coisa.
boas ferias
boas

qual é a empresa que faz um contrato de assistência vitalicia gratuita??

Naturpoente
Membro
Membro

olá,
espero nao ter sido mal interpretado, eu nao escrevi contrato de assistencia gratuito e vitalicio, falei sim numa visita anual de um técnico certificado, da minha empresa para verificação dos sistemas, ele vai ao cliente, faz mediçoes e regista resultados, caso exista alguma anomalia, será feito um relatório e enviado ao cliente, com a causa, o efeito e possiveis consequencias futuras, fica ao critério e ao encargo do cliente fazer ou não as reparaçoes necessarias e que não estajam cobertas pela garantia.
essas visitas de avaliaçao e teste, são efectivamente gratuitas, e marcadas previamente até 50kms de distancia. tenho instalaçoes em cabo verde, porto santo e como é obvio as deslocações para esses pontos são sujeitas a um contrato de manutenção pago e renovado anualmente.
na minha zona, sim, essas visitas são anuais e gratuitas até porque constam do orçamento e contrato de adjudicação da instalação.
cumprimentos

Autor do tópico
chinxa
Membro
Membro

Mensagem por chinxa »

olá boa tarde

obrigado pelas vossas opinioes... vou estar atenta especialmente á experiencia do bruno damas, prq tb não vou avançar ainda, só no fim do mes vamos por andar a papelada porque agora com a ferias ta tudo meio parado...

obrigado.

Bruno Damas
Membro
Membro

ola boa noite,

hoje fui ao banco bpi e realizei a encomenda do equipamento da fogão sol, o processo foi bastante simples, baseou-se num pequeno questionário com questões do género: qual o equipamento alternativo de aquecimento que possui, qual o tipo de telha do telhado, se a cobertura é plana, quantas pessoas habitam na casa.. ah e qual o numero matricial do prédio!

como a minha opção foi de pagar a pronto, a colaboradora do banco deu-me um nib para onde deveria transferir o dinheiro, e só depois de confirmado o pagamento é que a encomenda será validada.

informaram-me ainda que em 24h seria contactado!! agora é só aguardar....

Autor do tópico
chinxa
Membro
Membro

Mensagem por chinxa »

boa noite,

tb ja tenho alguns progressos. já aqui veio a casa um tecnico da fogaosol (sem pagar os 50 euros, pois contactei-os directamente sem intermedio do banco) que me esclareceu todas as duvidas:

- local de instalação mais adequado
- como fazer ligação á caldeira que funciona a gás natural
- possivel trajecto das tubagens a ligar ao cilindro
- localização do cilindro/caldeira
- esclareceu-me também que o preço final é o preço final, todas estas ligações estão incluidas no preço final
- que tenho vantagem em ter o cilindro o mais perto possivel dos paineis
- vi catalogos/fotos com caracteristicas daquilo que vai ser montádo
- deu-me indicações aqui na zona onde já montou situações semelhantes

tendo em conta este contacto, sinto-me muito mais a vontade para fazer a aposta, resta agora saber como vai correr a corrida e se estou a apostar no cavalo certo

Naturpoente
Membro
Membro

ola,
parabéns, quer um quer outro, na minha opinião estão a agir de maneira prudente e correcta, só me resta desejar um bom proveito com a energia solar, que é realmente rentável.
deixo no entanto à chinxa um conselho, que tudo o que o técnico disse passe a escrito. quer seja no orçamento ou no contrato de venda/instalação, estou certo que assim acontecerá. preço final é preço final.
fico feliz por haverem tecnicos responsaveis e simpaticos, só assim conseguimos credibilidade, que infelizmente anda pela rua da amargura.
quanto ao bruno todo o prcesso será seguido pela pmelink portanto terá de ser tudo conforme as especificações do governo, tente só ter em conta que dependendo das distancias envolvidas na instalação poderá acrescer algum valor, foi um tecnico a sua casa fazer a avaliaçao da instalação como foi no caso da chincha? se nao foi, faça os possiveis para que essa avaliação seja o mais real possivel. claro está que imprevistos acontecem, mas....

quando fizerem as instalações digam alguma coisa.
abraço

Autor do tópico
chinxa
Membro
Membro

Mensagem por chinxa »

boa noite

tenho mais novidades... isto ta andar mais rapido que aquilo que pensei... ainda bem, porque a força do sol é agora no verão!

ja aqui tenho papelada do banco santander totta ( não sei se alguem ja tratou com este banco ) e tenho bué papaeis para assinar... não tem nada a ver com um simples questionário que o bruno mencionou! talvez porque vou recorrer ao credito
tenho :

- confirmação de encomenda processada no site da pmelink que descreve o equipamento mais o modulo e tem o preço total que corresponde aos 3966,00 que é o que está no site dos paineis solares.
- condicoes gerais equipamentos e serviços associados sacado no site da pmelink
contrato de credito de protocolo energia solar termica com as condiçoes particulares e gerais entre nós e o santander. nas particulares inclui comissao de formalizaçao = 20 euros e comissao de gestão de 1 euro por cada prestação sacada. nas condiçoes gerais além de n pontos a salvaguardar a pele do banco ( como em qqr contrato)refere o imposto de selo sobre o montante do credito, sobre a comissao de formalizaçao, sobre a com de gestao sobre os juros.... ( isto é normal )
uma declaraçao a autorizar a disponibilizaçao imediata do credito para a conta da sgpice e a renunciar o direito ao prazo de reflexao e revogaçao do contrato ........... isto é que acho um abuso da parte do banco...será legar imporem-nos que assinemos esta declaração?
ah e uma livrança em branco para eles descontarem em caso de incumprimento das prestaçoes!!!
os bancos nunca se perdem!

Naturpoente
Membro
Membro

olá,
esses processos são realmente rápidos, a partir daí são poucos dias até à instalação estar concluida.
com respeito ao crédito e ao banco, referi numa anterior altura que seria aconselhável consultar o estudo que a deco fez ao sistema bancário para aquisição dos paineis solares, há realmente diferenças nas taxas de abertura de crédito e atá mesmo de financiamento.
esses papeis do banco também são legais, e são só da exclusiva politica interna de cada banco.
quanto aos valores envolvidos, sim são sempre os mesmos que o estado impôs o que não quer dizer que seja esse o valor final do equipamento, feitas as contas ao valor final no fim do emprestimo, o equipamento fica mais caro um bocado do que comprado numa loja e mandado instalar sem recorrer ao banco, isso reflete-se depois no valor final da economia e no prazo de amortização (recuperação) do investimento. contra isso nao se pode fazer nada quando nao se dispoe do capital necessario de imediato.
deixo a observação a todos, contabilizem os custos, a amortização e a vossa disponibilidade.
boas compras e boas férias

Bruno Damas
Membro
Membro

boa tarde a todos,

apesar de ter realizado o pagamento integral do equipamento no dia 4 de agosto só hoje é que está agendada a visita do técnico da fogão sol, lá se foram largamente as 24 horas prometidas de um contacto....

agora espero que os senhores venham com vontade e que a instalação seja mais rápida.

depois conto o desenrolar da situação!!

(mas já andava um bocado chateado com o atraso do contacto!!)

Berna
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta fev 18, 2009 11:11 pm

Mensagem por Berna »

viva!

estive a seguir os vossos "processos", e como fiquei curioso em relação aos produtos da fogãosol, queria saber se já há mais desenvolvimentos.
como é uma marca que eu não conhecia, estou um pouco na defensiva e com dúvídas acerca da qualidade do equipamento e também no que diz respeito à assistência técnica (principalmente após o período de garantia).
e quanto aos instaladores, algum feedback do trabalho desenvolvido?

cumprimentos

Autor do tópico
chinxa
Membro
Membro

Mensagem por chinxa »

»»»»»»»»»»»»»»»»»fim da saga paineis solares em minha casa««««««««««««««««««««««««««««««««««««

olá,

venho dar como concluido este filme pois, já tomo agua quente em casa aquecida por paineis solares. vou tentar descrever os passos conforme me vou lembrando e tentado descrever as situações acontecidas;

- segunda semana setembro homens da fogãosol me batem á porta, para instalar o pedido.
- primeira controversia....tinha ideia que os paineis solares ficavam junto á telha..com o o grau de inclinação desta (conforme um vizinho tem) mas não, tem um grau apropriado e resultado, os paineis solares (3 neste caso) ficam com uma inclinação diferente da telha. (inclinação essa comprovada para a maior exposição ao sol).......fiquei a saber mais uma novidade..
- a certa altura a tubagem deixa o sotão e passa na lateral da casa conforme tinha sido acordádo e foi colocádo uma calha lacáda a esconder os tubos (situação que tambem já tinha sido acordáda).
- depois junto a minha caldeira de aquecimento foi instalado toda aquela panóplia de tubos e o cilindro de 300 l.(juntos envio fotos) tendo como resultado aquecimento de agua para banhos e no inverno quando a minha caldeira de aquecimento estiver a trabalhar vai ser alimentada por agua do cilindro, tendo como resultado o aquecimento desta mas já com um diferencial de temperatura muito menor. o cilindro mantem, em situações normais a agua a uma temperatura de 60 graus e assim a calderia só vai aquecer uns 20 graus para totalizar os 80 graus a que anda agua nos radiadores.
- foi dada como concluida a obra assinando um contrato de garantia, e agora tenho uma garantia de 6 anos e os instaladores passarão para revisões e verificações de niveis e pressões sem custos adicionais.
-aproveitei para tirar o deposito de gasoleo que tinha junto a caldeira e os tudos que se veem nas fotos soltos eram os que abasteciam a caldeira e que agora ficam sem efeito porque nem de propósito tenho os instaladores de gaz natural á porta.
- espero desta maneira rentabilizar os 41 euros que fiquei a pagar ao banco durante 5 anos e espero ter como despesa adicional somente cerca de 15 a 20 euros, pois assim buscar os outros 20 euros ao que vou poupar na conta do gáz/gasóleo.
- aproveito a ocasião para quem estiver interessado num deposito de gasoleo de 1000 litros que faça ofertas, pois este não me cabe na reciclagem á porta de casa .....
Anexos
cilindro 3.jpg
cilindro 3.jpg (100.98 KiB) Visto 5866 vezes
cilindro 1.jpg
cilindro 1.jpg (100.65 KiB) Visto 5866 vezes
deposito gasoleo 2.jpg
deposito gasoleo 2.jpg (73.64 KiB) Visto 5866 vezes

Autor do tópico
chinxa
Membro
Membro

Mensagem por chinxa »

ups,

só queria acrescentar em termos de utilização concreta da agua a temperatura para banhos, tendo em conta dia de sol normal a agua deu para loiça e banhos desse dia (2 adultos + 2 crianças) no dia seguinte esteve chuva e a bomba dos paineis não trabalhou durante esse dia, pois a temperatura dos paineis não subiu acima da temperatura do cilindro e deu tambem para loiça e 3 banhos deste segundo dia, e só não deu para o ultimos banho porque não foram seguidos e a agua do cilindro foi para uma temperatura mais fria devido á entrada de agua......mas ao terceiro dia o sol voltou e tem sido sempre a bombar.......

além de ainda neste cilindro de 300 litros ter a possibilidade de o ligar electricamente..coisa que não é necessaria e o fio electrico encontrasse lá pendurádo ...sem utilização.....

penso que agora é tudo mesmo....
Anexos
cilindro 1.jpg
cilindro 1.jpg (100.65 KiB) Visto 5864 vezes
cilindro 4.jpg
cilindro 4.jpg (85.32 KiB) Visto 5864 vezes
cilindro 2.jpg
cilindro 2.jpg (103.53 KiB) Visto 5864 vezes

Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am

Mensagem por Vespita »

excelente equipamento.

parabéns pelo sistema.

jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Mensagem por jmsf »

nao tens fotos dos paineis
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

Berna
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta fev 18, 2009 11:11 pm

Mensagem por Berna »

bruno damas Escreveu:boa tarde a todos,

apesar de ter realizado o pagamento integral do equipamento no dia 4 de agosto só hoje é que está agendada a visita do técnico da fogão sol, lá se foram largamente as 24 horas prometidas de um contacto....

agora espero que os senhores venham com vontade e que a instalação seja mais rápida.

depois conto o desenrolar da situação!!

(mas já andava um bocado chateado com o atraso do contacto!!)

alguns desenvolvimentos da tua parte, bruno?

cumps,

Responder

Voltar para “Energia Solar”