Oleo de Mamona

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
stoitkovit
Membro
Membro
Registado: quarta jun 06, 2007 5:13 pm

Oleo de Mamona

Mensagem por stoitkovit »

boa tarde a todos.

gostaria de saber se alguem conhece o processo de produção de oleo a partir da mamona.

grato.

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

deve ser o processo igual aos outros que extraem óleo das plantas oleaginosas. o óleo da mamona é óleo da ricina, pode causar problemas de saúde.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

diarreia

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

exactamente
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

pauloalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça ago 14, 2007 10:42 am

Mensagem por pauloalves »

será que o carro depois com esse óleo se bufa todo
ou será que o stoitkovit tem muitas mamonas e pode dar-se ao luxo de tentar produzir esse óleo?

Autor do tópico
stoitkovit
Membro
Membro

pois é aqui no brasil algumas regioes são propicias a plantação de mamona (inclusive aqui perto de casa a maior finalidade pra elas são "guerra" entre as crianças da escola local ), então queria saber como se produz esse oleo pra mim ver se é possivel faze-lo de forma caseira, mas na internet o maximo que achei foi uma explicação superficial sobre aquecimento e prensagem, mas o processo em si não há explicações profundas.

se alguem puder ajudar, não precisa ser o de mamona, ja que deve ser similar a outras.

agradecimentos.

pauloalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça ago 14, 2007 10:42 am

Mensagem por pauloalves »

eu o máximo que sei produzir é azeite que no fundo não passa de óleo de azeitona, e o processo envolve de facto uma prensagem e aquecimento.
primeiro à que esmagar/triturar, o vegetal do qual se pretende extrair o óleo, depois a massa resulta deverá passar por um processo de prenssagem que penso ser dificil de produzir de forma caseira pois engloba ter que exercer muita força, normalmente são prensas hidráulicas. o liquido daí resultante acaba por se o azeite mas também um outro fluido (que possiu algum grau de toxicidade para o meio ambiente) e estes são separados por meio de aquecimento juntando água quente que faz a separação. o azeite fica em cima, a água no meio e o outro liquido no fundo.
o processo de extração de óleo de outro vegetal deverá certamente ser semelhante mas muito dificil de reproduzir em casa.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

existem prensas caseiras. podes procurar na net.

Autor do tópico
stoitkovit
Membro
Membro

olá amigos,

manuelcar muito obrigado pela dica, será que encontra sites em portugues sobre esse assunto, pela primeira pesquisada que eu dei num achei nada não , mas vou continuar procurando

pauloalves obrigado pela informação sobre como produzir azeite acho que isso ja é um grande principio pra mim

caso tenha mais sugestoes podem ficar a vontade pra acresenta-las aqui

obrigado a todos.

rato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado abr 29, 2006 5:47 am

Mensagem por rato »

boas stoitkovit,no brasil encontras muitas mini-prensas para extraçao de oleo vegetal e bastante simples de manusear

Autor do tópico
stoitkovit
Membro
Membro

opa rato, achei esse link aqui: http://www.ecirtec.com.br/

lá tem muitas prensas, depois vou mandar um e-mail pra eles pra saber os preços.

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm

Mensagem por ANCCO »

olá, stoitkovit, talvez possa ajudá-lo:

estou envolvido, atualmente, em projetos para extração de óleo vegetal em minha região, temos procurado opções para extração em escala industrial, porém encontrei vários links relacionados à extração de óleo; certamente é possível utilizar mamona, a questão maior é se é viável economicamente: o rendimento na extração é melhor que soja/algodão e outros, porém a colheita destes frutos ainda não é mecanizada (assim como o pinhão manso), dessa forma acaba por ter um custo alto principalmente relacionado à colheita. há boas opções para extração de óleo de equipamentos de pequena capacidade (até 20 litros/hora), cabe verificar a quantidade de oleaginosa que tem disponível e qual a % de óleo que pode ser extraído. lembre-se que diferentes óleos possuem diferentes propriedades e composições, deve-se verificar os níveis de iodo e fósforo, acidez, etc.; é recomendável também a decantação visando a degomagem e a correta filtragem do mesmo para evitar dissabores. quaisquer dúvidas que possa ajudá-lo, conte comigo.
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Autor do tópico
stoitkovit
Membro
Membro

ola ancco,

muito obrigado pela disponibilidade a ajudar.
20 litros/horas acho que eu nem preciso disso tudo não e coisa bem simples pra fazer uns testes, eu mesmo faço a colheita da mamona. ai tava querendo saber o processo "caseiro" pra produzir o oléo pra mim ver a viabilidade do mesmo. quanto ao oleo de mamona vc conhece algo especifico na produção dele?

agradecimentos.

p.s.: to aqui do lado em goias

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

salve, vizinho goiano.... já tem parceiro para dupla sertaneja

bom, quanto aos dados que pode obter sobre o óleo de mamona, creio que encontrará em http://www.journeytoforever.org; lá eles tem tabelas de propriedades dos óleos vegetais. quando iniciei, fiz muita pesquisa via google para achar informações, mas creio que o melhor é "propriedades de óleos vegetais"
quanto a 20 litros/hora, citei a capacidade máxima de equipamentos pequeno porte creio que no teu caso até mesmo um moedor de carne desses de açougue pode resolver, caso conheça algum açougueiro o jeito é experimentar. não recordo muito a respeito da mamona, mas lembro-me de ser melhor a utilização do óleo de mamona do que do óleo de soja para ovd no motor. minha s10 está retificando o motor, assim que ok estarei instalando novamente o kit que desenvolvi para uso com ov (inclusive patenteado, tudo automático ), quero experimentar ov com o motor novo, antes tinha muita folga de anéis. quando precisar, contate:
[email protected] (msn) ou andrecolombelli (skipe). e-mail: [email protected]
ANCCO

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

stoitkovit:

segue página importante do journey to forever (índices de iodo):
http://journeytoforever.org/biodiesel_yield.html
li também que o óleo de mamona (castor oil, em inglês) tem rendimento na prensagem de 50%!! além disso, índice de iodo menor (85) do que do soja (130), ou seja, menor tendência à polimerização.
caso tenha alternativa do pinhão manso, creio que é ainda melhor que a mamona, apesar de poder utilizar a torta da mamona como adubo orgânico, ou seja: prensa a mamona e vende a torta para o setor hortifrutigranjeiro...
ANCCO

Autor do tópico
stoitkovit
Membro
Membro

grande ancco

desculpa o sumiço

tava dando uma olhada, mas surgiu uma grande duvida: como uso a mamona? devo colher ela enquanto tiver verde e seca-la ou posso colher ela verde mesmo e ja prensa-la? vou fazer umas experiencias com a mamona aqui, se não funcionar dizem que ela pode ser usada pra produtos de beleza

grande abraço.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

e reguladores do transito intestinal
Porreiro, pá!

toakiuai
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça dez 12, 2006 3:48 am

Equipamentos industriais da China

Mensagem por toakiuai »

mensagem removida por violação das regras do fórum.
orbis
Chega de dar dinheiro ao governo e as Petroleiras. Agora é a nossa vez, nós também merecemos! - ehehehhe - Brazil OOOOLÉEEE!

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”