Finalmente já anda!

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
esaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm

Finalmente já anda!

Mensagem por esaraiva »

Já recebi o meu ZOE importado de França e ainda não podia andar com ele porque tive que esperar que viesse o carregador
portátil. O cabo de carregamento francês não serve em Portugal pelo que é preciso também comprar um. Já o encomendei de Inglaterra
e vai-me ficar por €150, incluindo transporte.
Da experiência que colhi em duas viagens já concluí que estes carros não são para viajar, a menos que se tenha uma bateria de alta capacidade, mas mesmo assim
a condução tem que ser muito cuidadosa.
Para se manter o carro na zona de "ECO mode", que é a de maior poupança de bateria, este não pode dar mais de 95Km/h em plano ou a subir, pois começa a consumir desmesuradamente.
Fora do programa ECO a bateria vai-se em 50 Km.
Por isso, os carros eléctricos não são para aceleras. Auto estradas é para esquecer e por isso o melhor é apreciar a paisagem nas estradas nacionais. E também se evitam muitas multas.
Mas apesar de tudo o que disse não estou desiludido pois era isto mesmo que eu pretendia. Se gostar muito do carro talvez me aventure na troca por uma bateria de 400Km.
Logo que tenha mais experiência vou partilhando convosco.
Estas são as primeiras imagens:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem[/img]
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por pemifer »

removido
Última edição por pemifer em quinta fev 23, 2017 9:48 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por Emanuel Couto »

Bonito carro, meus parabéns.... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16151
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por serges »

Muito bem

Parabéns pela escolha fantástica, adoro o carro pequenino e eficiente...

Força nas partilhas.

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
esaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por esaraiva »

pemifer Escreveu:É muito giro!
Fica mesmo giro nessa cor.
Só discordo de uma coisa... como acelera que sou, considero o oposto, estes carros são para aceleras, têm de deixar de o ser se querem chegar ao destino... tipo terapia... ;)
Pois é Pedro,
Com o ZOE os aceleras não se safam. Para além disso o motor só tem 88cv e como pesa 1900Kg, lá se vão as prestações.
Mesmo assim, cada vez que passo numa bomba de gasolina, faço-lhes um manguito :mrgreen:
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por Erbium »

esaraiva Escreveu:e como pesa 1900Kg, lá se vão as prestações.
Um Leaf não chega a 1600kg!? Como é que esse pesa 1900!!?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por MRider »

Erbium Escreveu:
esaraiva Escreveu:e como pesa 1900Kg, lá se vão as prestações.
Um Leaf não chega a 1600kg!? Como é que esse pesa 1900!!?

Versão XL :mrgreen:
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por RSSilva »

Parabéns pela aquisição. Já agora, qual o motivo para o carregador francês não servir em Portugal?
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
esaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por esaraiva »

RSSilva Escreveu:Parabéns pela aquisição. Já agora, qual o motivo para o carregador francês não servir em Portugal?
Caro Silva,

É a ficha que é uma fêmea com quatro entradas e só serve nos carregadores franceses.
Ainda tentei arranjar uma ficha conversora mas não há.
Assim tive que mandar vir o cabo de Inglaterra, onde é muito mais barato que cá.

Em Inglaterra: https://evconnectors.com/index.php?rout ... uct_id=120

Cá em Portugal: http://www.efimarket.pt/cabo-mennekes-iec-62196

Cumps
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
esaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por esaraiva »

MRider Escreveu:
Erbium Escreveu:
esaraiva Escreveu:e como pesa 1900Kg, lá se vão as prestações.
Um Leaf não chega a 1600kg!? Como é que esse pesa 1900!!?

Versão XL :mrgreen:
É a bateria!
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por marcopns »

O Renault Zoe pesa 1468kg.

Já agora... em relação ao cabo fez uma má compra. O cabo que comprou foi barato porque é de 16A monofasico. O cabo português era de 32a trifásico e permitiria carregar nos novos postos lentos a 22kw. O que comprou irá carregar sempre a 3,6kw.

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Finalmente já anda!

Mensagem por RSSilva »

esaraiva Escreveu:
RSSilva Escreveu:Parabéns pela aquisição. Já agora, qual o motivo para o carregador francês não servir em Portugal?
Caro Silva,

É a ficha que é uma fêmea com quatro entradas e só serve nos carregadores franceses.
Ainda tentei arranjar uma ficha conversora mas não há.
Assim tive que mandar vir o cabo de Inglaterra, onde é muito mais barato que cá.

Em Inglaterra: https://evconnectors.com/index.php?rout ... uct_id=120

Cá em Portugal: http://www.efimarket.pt/cabo-mennekes-iec-62196

Cumps
Apesar dos preços diminuírem aos poucos, acaba por ser mais barato lá. Todo o material que eu adquiri para o meu EVSE também veio de Inglaterra mas de um outro site. O serviço de envio foi rapidíssimo, em 3 dias estava à minha porta e o serviço de apoio foi incansável e sempre em menos de 12 horas respondiam. E acredite que muito os contactei.
Cumprimentos
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por marcopns »

Sim, continua mais barato lá fora. A diferença é que não é tão grande como se poderia pensar de inicio. Os cabos Mennekes 32A trifasicos começam nos 230€ (portes incluídos). Vale bem a diferença de 80€ face ao 16A monofasico. A 32A pode carregar 0-100% em 1h:30m num centro comercial!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
esaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por esaraiva »

marcopns Escreveu:O Renault Zoe pesa 1468kg.

Já agora... em relação ao cabo fez uma má compra. O cabo que comprou foi barato porque é de 16A monofasico. O cabo português era de 32a trifásico e permitiria carregar nos novos postos lentos a 22kw. O que comprou irá carregar sempre a 3,6kw.
Realmente eu sou um nabo!
Por uma diferença de vinte e tal euros fui comprar um cabo de carga lenta quando
o que eu queria era mesmo o de 32 amperes trifásico. Vou ter que mandar vir outro
e depois vender aqui o de 16 amperes.
Obrigado pelo aviso.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por rnlcarlov »

esaraiva Escreveu: Da experiência que colhi em duas viagens já concluí que estes carros não são para viajar, a menos que se tenha uma bateria de alta capacidade, mas mesmo assim
a condução tem que ser muito cuidadosa.
Para se manter o carro na zona de "ECO mode", que é a de maior poupança de bateria, este não pode dar mais de 95Km/h em plano ou a subir, pois começa a consumir desmesuradamente.
Fora do programa ECO a bateria vai-se em 50 Km.
Por isso, os carros eléctricos não são para aceleras. Auto estradas é para esquecer e por isso o melhor é apreciar a paisagem nas estradas nacionais. E também se evitam muitas multas.
Mas apesar de tudo o que disse não estou desiludido pois era isto mesmo que eu pretendia. Se gostar muito do carro talvez me aventure na troca por uma bateria de 400Km.
Sim, não são para aceleras, mas dão para viajar. Basta haver uma boa rede de carregamento e um pé mais leve. Já fui a Braga e ao Algarve com um VE com bateria mais pequena. E discordo que não são carros para as autoestradas. Até 100km/h o consumo não é assim tão desmesurado (a 120 é outra história), e regra geral em autoestrada fazem-se consumos menores do que em nacional a velocidades semelhantes (menos desacelerações/acelerações; curvas, etc..)
Supreende-me que diga que fora do ECO a bateria vai-se em 50km. Certamente que o ZOE dá para mais do que isso.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por MRider »

Temos de perceber que um VE não é para andar a acelerar.
E para se deslocar do ponto A ao ponto B.
Mesmo que tenhamos uma bateria do tamanho do mundo se não tiver carregamento rápido vai dar ao mesmo.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por Mumia »

ora Parabéns pela aquisição ;) agora que seja sempre a somar Km's e sem probs ;)

Quanto aos aceleras ou não.... costumo dizer que um VE deixa muita gente f.... nos semáforos quando é preciso :P e claro, ajuda a poupar uns € na carteira e uns pontos na carta, que cada dia nascem mais radares ;) criou-se o mito nas nossas mentes que fazer AE a menos de 140km/h é perigoso e bla bla bla os VE's mudam essa ideia e de uma forma ecológica e económica ;)

Venham mais relatos e mais fotos ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
esaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por esaraiva »

Ontem sucedeu-me uma coisa estranha:
Quando ia a ligar o carregador portátil acendeu-se uma luz vermelha no tablier e apareceu
a mensagem carga impossível. E essa mensagem não desapareceu mais.
Fui à Renault e eles ligaram o carro à máquina e apagaram os erros: Ficou tudo bem excepto
o carregador que está queimado. Na carga anterior tinha ido abaixo o fusível do quadro e o carro só ficou
a 85% mas eu não liguei.
Depois de falar com o meu electricista ele concluiu que deve ter sido um pico de corrente que
ocorreu durante a noite.
Felizmente encontrei um carregador usado no OLX e já está a caminho.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
esaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por esaraiva »

rnlcarlov Escreveu:
esaraiva Escreveu: Da experiência que colhi em duas viagens já concluí que estes carros não são para viajar, a menos que se tenha uma bateria de alta capacidade, mas mesmo assim
a condução tem que ser muito cuidadosa.
Para se manter o carro na zona de "ECO mode", que é a de maior poupança de bateria, este não pode dar mais de 95Km/h em plano ou a subir, pois começa a consumir desmesuradamente.
Fora do programa ECO a bateria vai-se em 50 Km.
Por isso, os carros eléctricos não são para aceleras. Auto estradas é para esquecer e por isso o melhor é apreciar a paisagem nas estradas nacionais. E também se evitam muitas multas.
Mas apesar de tudo o que disse não estou desiludido pois era isto mesmo que eu pretendia. Se gostar muito do carro talvez me aventure na troca por uma bateria de 400Km.
Sim, não são para aceleras, mas dão para viajar. Basta haver uma boa rede de carregamento e um pé mais leve. Já fui a Braga e ao Algarve com um VE com bateria mais pequena. E discordo que não são carros para as autoestradas. Até 100km/h o consumo não é assim tão desmesurado (a 120 é outra história), e regra geral em autoestrada fazem-se consumos menores do que em nacional a velocidades semelhantes (menos desacelerações/acelerações; curvas, etc..)
Supreende-me que diga que fora do ECO a bateria vai-se em 50km. Certamente que o ZOE dá para mais do que isso.
Os 50Km que mencionei foram por estimativa. Aliás só andei fora do ECO cerca de 20Km e não achei que fosse necessário. No entanto, em condução desportiva, pouco mais deve fazer.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
esaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm

Re: Finalmente já anda!

Mensagem por esaraiva »

Mumia Escreveu:ora Parabéns pela aquisição ;) agora que seja sempre a somar Km's e sem probs ;)

Quanto aos aceleras ou não.... costumo dizer que um VE deixa muita gente f.... nos semáforos quando é preciso :P e claro, ajuda a poupar uns € na carteira e uns pontos na carta, que cada dia nascem mais radares ;) criou-se o mito nas nossas mentes que fazer AE a menos de 140km/h é perigoso e bla bla bla os VE's mudam essa ideia e de uma forma ecológica e económica ;)

Venham mais relatos e mais fotos ;)
O VE é o campeão dos arranques. Fica tudo a olhar para ver que carro é!
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Responder

Voltar para “Automóveis”