Conversão de Scooter para Electrica
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Conversão de Scooter para Electrica
Olá amigos do fórum! Estou pensando em construir minha própria scooter elétrica pois aqui no Brasil só temos motos elétricas chinesas de baixo custo que não passam de 50km/h. A intenção é transformar uma scooter a gasolina para eléctrica que tenha um bom desempenho e chegue aos 100km/h. Para isso compraria uma scooter que teve pouca aceitação por aqui devido a baixa qualidade (muitos não querem nem de graça), mas por coincidência tratasse de um modelo muito conhecido por vocês na versão elétrica. Vejam as fotos e a semelhança :
- Anexos
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- 1330474529_323970047_2-Dafra-Laser-150-Amarela-2008-Sao-Paulo.jpg (49.58 KiB) Visto 6728 vezes
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- lancamento54b-dafra-laser-1.jpg (32.31 KiB) Visto 6728 vezes
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- 79ESPECIAL_LASER150.jpg (45.07 KiB) Visto 6728 vezes
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Bem vindo fungaro!
Pois, essa é nossa conhecida. São as Batlight, mas também se vendem aqui em versão de gasolina.
Boa sorte para a conversão. Estamos aqui para apoiar e vibrar à distância .
E já tens ideia dos componentes que vais usar?
(Qualquer dia já se justifica um grupo de tópicos só para as conversões)
Pois, essa é nossa conhecida. São as Batlight, mas também se vendem aqui em versão de gasolina.
Boa sorte para a conversão. Estamos aqui para apoiar e vibrar à distância .
E já tens ideia dos componentes que vais usar?
(Qualquer dia já se justifica um grupo de tópicos só para as conversões)
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Obrigado pelas boas vindas! Não sabia que por aí se vende a versão a gasolina também! Aqui essa mota não fez sucesso, a scooter mais vendida aqui é a burgman 125 ou a honda lead 125. Por isso consigo comprar ela usada por um bom preço cerca de 1000 euros (ano 2009/2010), para comparação uma burgman ou lead novas custam 2500 euros.pafi Escreveu:Bem vindo fungaro!
Pois, essa é nossa conhecida. São as Batlight, mas também se vendem aqui em versão de gasolina.
Boa sorte para a conversão. Estamos aqui para apoiar e vibrar à distância .
E já tens ideia dos componentes que vais usar?
(Qualquer dia já se justifica um grupo de tópicos só para as conversões)
A principal dúvida é o motor, pois poderia colocar um motor hub como nas batlight ou tentar fazer alguma adaptação para usar a transmissão original (cvt).
A principio pensei na seguinte configuração:
- Motor hub 6000w ou 8000w 72v
- Controlador kelly ou outro com cerca de 150a continuo e 350a de pico.
- Banco de baterias lifepo4 72v 40ah ou 6 baterias vrla de 45ah x 12v
- Cycle Analyst para monitorar o consumo
- Freio a disco traseiro (pois nesta mota o freio traseiro é no cubo "tambor")
Estou esquecendo de algo?
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Mais fácil é mesmo arranjar um motor hub. Evita as baterias de chumbo, a médio prazo acabam por ficar mais caras e podes não conseguir a performance que queres por causa do peso.
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Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Muito bem vindo! Em especial por ser do outro lado do oceano, e falando nossa lingua!!!fungaro Escreveu:
Obrigado pelas boas vindas! Não sabia que por aí se vende a versão a gasolina também! Aqui essa mota não fez sucesso, a scooter mais vendida aqui é a burgman 125 ou a honda lead 125. Por isso consigo comprar ela usada por um bom preço cerca de 1000 euros (ano 2009/2010), para comparação uma burgman ou lead novas custam 2500 euros.
A principal dúvida é o motor, pois poderia colocar um motor hub como nas batlight ou tentar fazer alguma adaptação para usar a transmissão original (cvt).
A principio pensei na seguinte configuração:
- Motor hub 6000w ou 8000w 72v
- Controlador kelly ou outro com cerca de 150a continuo e 350a de pico.
- Banco de baterias lifepo4 72v 40ah ou 6 baterias vrla de 45ah x 12v
- Cycle Analyst para monitorar o consumo
- Freio a disco traseiro (pois nesta mota o freio traseiro é no cubo "tambor")
Estou esquecendo de algo?
Este modelo é comercializado como electrico com duas marcas, uma da Ecocritério e outra da Batlight, e com varios modelos desde 3000W a 5000W.
Eu pessoalmente já andei numa 4000W igual e fiquei muito satisfeito com a montada!
Já vi que o projeto está em boas mãos, e que tens muito boas noções do que é necessário para fazer um bom trabalho!
Em todo o caso, sempre que seja necessário alguma dica, poderás perguntar neste espaço, onde por vezes as boas ideias aparecem de quem menos se espera!(não desfazendo os bons conhecimentos que por aqui se possa arranjar)
Muito bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Obrigado pelo apoio Jorge! Já li vários posts seus e vejo que é um especialista no assunto ! Estou aprendendo muito com o fórum, e ajuda muito falarmos a mesma língua, pois não tenho muita facilidade com a língua inglesa.Jorge Rocha Escreveu: Muito bem vindo! Em especial por ser do outro lado do oceano, e falando nossa lingua!!!
Este modelo é comercializado como electrico com duas marcas, uma da Ecocritério e outra da Batlight, e com varios modelos desde 3000W a 5000W.
Eu pessoalmente já andei numa 4000W igual e fiquei muito satisfeito com a montada!
Já vi que o projeto está em boas mãos, e que tens muito boas noções do que é necessário para fazer um bom trabalho!
Em todo o caso, sempre que seja necessário alguma dica, poderás perguntar neste espaço, onde por vezes as boas ideias aparecem de quem menos se espera!(não desfazendo os bons conhecimentos que por aqui se possa arranjar)
Muito bom trabalho!
Tenho uma scooter electrica retrô fabricado pela bestarmotor http://www.bestarmotor.com/product/Elec ... -EB23.html pois é a scooter mais potente que eu achei por aqui "1500w" mas com baterias de gel de 20ah não é de se esperar muita autonomia e "potência", apesar de ser muito bonita e chamar a atenção por onde passa não tem um estilo que me agrada muito, por isso penso em vender e partir para esse projecto de converter a "dafra Laser 150" para "Batlight thunder".
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Estou escolhendo um dos itens principais e provavelmente o mais caro "as baterias". Estou pensando em utilizar essas baterias http://www.aliexpress.com/item/2pcs-lot ... 26077.html o que me dizem? Aqui no Brasil só tenho acesso fácil para as baterias de chumbo, qualquer outra tem que ser importada por isso achei interessante por ter frete grátis.
Achei também aquelas "amarelinhas" de 40ah por $52 mais o frete para o Brasil é 105$ cada! Se forem pegas na alfandega o imposto é de 60% sobre o valor total (produto+frete). Só para ter uma idéia do custo, uma bateria de chumbo VRLA 12x 45ah de primeira custa por aqui R$ 310,00 reais ou 147,00 dolares já com impostos.
Achei também aquelas "amarelinhas" de 40ah por $52 mais o frete para o Brasil é 105$ cada! Se forem pegas na alfandega o imposto é de 60% sobre o valor total (produto+frete). Só para ter uma idéia do custo, uma bateria de chumbo VRLA 12x 45ah de primeira custa por aqui R$ 310,00 reais ou 147,00 dolares já com impostos.
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
No meu pc esse link vai dar para umas A123!?!? E até experimentei colocar Brasil e aparece "Free shipping". Não sei se este site é fiável, mas foi isso que me apareceu. Mas uma coisa é certa, essas não são de chumbo! Essas são o topo da gama das baterias de lítio.
No lado dos 'prós' há o preço, que é mais baixo.
Se bem que no Brasil as baterias não devem sofrer com as agruras do inverno, e o pormenor temperatura não fará sentido, mas pelo que tenho lido aqui, e pela quantidade de users que alterou de chumbo para lítio e diz maravilhas, é tudo uma questão de contas. Terás que fazer um cálculo com a quantidade de km que estimas percorrer e depois verificar se a diferença para o frete+impostos irá compensar que optes pelo chumbo. Temos aqui um caso de quem percorreu mais de 10000km, mas a maior parte das pessoas chegou a metade desse valor e depois fez a alteração.
Enfim, contas primeiro e depois decisões.
Não sei se conheces os sites http://evalbum.com/ e http://www.elmoto.net/forum.php. Há lá algumas conversões com essas baterias amarelas, mas as autonomias rondam os 40-50km.
Bons cálculos .
Há vários 'contras' sobre o chumbo: peso, durabilidade, autonomia, temperatura de utilização...No lado dos 'prós' há o preço, que é mais baixo.
Se bem que no Brasil as baterias não devem sofrer com as agruras do inverno, e o pormenor temperatura não fará sentido, mas pelo que tenho lido aqui, e pela quantidade de users que alterou de chumbo para lítio e diz maravilhas, é tudo uma questão de contas. Terás que fazer um cálculo com a quantidade de km que estimas percorrer e depois verificar se a diferença para o frete+impostos irá compensar que optes pelo chumbo. Temos aqui um caso de quem percorreu mais de 10000km, mas a maior parte das pessoas chegou a metade desse valor e depois fez a alteração.
Enfim, contas primeiro e depois decisões.
Não sei se conheces os sites http://evalbum.com/ e http://www.elmoto.net/forum.php. Há lá algumas conversões com essas baterias amarelas, mas as autonomias rondam os 40-50km.
Bons cálculos .
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Muito boa escolha! Sendo o frete gratis, acabam por ficar a preço razoavel! Para quantos kms vais querer ter autonomia?
Essa Retro que tens, por cá vem equipada com motores de 2000W, a 48V e penso que com 35Ah de chumbo gel. Preços a rondar os 1500€ penso eu também! Já andei numa e tem um arranque muito forte...
Aí em algumas regiões, a mota veio substituir o cavalo, e penso que estará como principal meio de transporte.
Uma pergunta, com o valor de 1 litro de gasolina quantos Kwh de energia electrica pagaria?
Aqui em Portugal dá para uns 10KWh no tarifario normal, porque se for em tarifa bi-horaria, durante a noite, daria para uns 15KWh.
Com o mesmo dinheiro em Portugal:
1 L. de gasolina = 33 Km
10KWh (tarifa normal) = 250 Km
15KWh (tarifa noturna) = 375 Km
Essa Retro que tens, por cá vem equipada com motores de 2000W, a 48V e penso que com 35Ah de chumbo gel. Preços a rondar os 1500€ penso eu também! Já andei numa e tem um arranque muito forte...
Aí em algumas regiões, a mota veio substituir o cavalo, e penso que estará como principal meio de transporte.
Uma pergunta, com o valor de 1 litro de gasolina quantos Kwh de energia electrica pagaria?
Aqui em Portugal dá para uns 10KWh no tarifario normal, porque se for em tarifa bi-horaria, durante a noite, daria para uns 15KWh.
Com o mesmo dinheiro em Portugal:
1 L. de gasolina = 33 Km
10KWh (tarifa normal) = 250 Km
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Pafi, Reparei que o meu post ficou meio confuso O link é para as baterias A123 mesmo, pois é a que achei com melhor preço, são 66$ por duas unidades com frete grátis, comprando 22 unidades fica um total de 726$ para um pack de 20ah que depois poderia ser aumentado para 40ah comprando mais baterias. Só não achei quem tenha usado essas baterias sem proteção para uma mota electrica.
Com baterias de chumbo seriam 6 baterias de 12v x 45ah = 882$ e não necessitaria do BMS.
Já as baterias amarelas que falo são essas http://www.ev-power.eu/Winston-40Ah-100 ... -40Ah.html que acredito ser as mais usadas em motas electricas. Mas o preço com o frete é muito elevado e ficaria inviável para mim.
Por aqui não temos muitos problemas com o frio, mesmo nos dias de frio mais intenso a temperatura nunca fica menor do que 5ºC o problema é o calor que passa fácil dos 30ºC.
Uma autonomia entre 40 e 60km já seria bom para o meu uso, o que me preocupa é a velocidade pois quero que chegue aos 80km/h ou mais quando necessário.
Com baterias de chumbo seriam 6 baterias de 12v x 45ah = 882$ e não necessitaria do BMS.
Já as baterias amarelas que falo são essas http://www.ev-power.eu/Winston-40Ah-100 ... -40Ah.html que acredito ser as mais usadas em motas electricas. Mas o preço com o frete é muito elevado e ficaria inviável para mim.
Por aqui não temos muitos problemas com o frio, mesmo nos dias de frio mais intenso a temperatura nunca fica menor do que 5ºC o problema é o calor que passa fácil dos 30ºC.
Uma autonomia entre 40 e 60km já seria bom para o meu uso, o que me preocupa é a velocidade pois quero que chegue aos 80km/h ou mais quando necessário.
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Boas, tenha uma batlight igual é tua com 40Ah, posso adiantar que com os 40AH a autonomia em uso real e sem muita ginastica para economizar é pelos 35km a 75-80km/h pode-se ir mais longe, mas é preciso cuidado., relativamente ás temperaturas, onde moro tb dificilmente baixa dos 5º, mas abaixo dos 15º já se nota diferença na autonomia.
O BMS é imprescindivel, senão o pack não vai durar muito !
Boa sorte com essa aventura.
O BMS é imprescindivel, senão o pack não vai durar muito !
Boa sorte com essa aventura.
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Olá Jorge! A retro realmente tem um bom arranque, mas o problema é a velocidade final que é muito baixa, a minha não passava dos 45km/h depois que descobri como tirar o limitador do controlador ela chega aos 55km/h, não é uma velocidade muito ruim para andar na cidade, mas só chega nesta velocidade com as baterias bem carregadas e em reta, nas subidas fica entre 20 e 30km/h, nesta "fabulosa" velocidade tenho que ficar no canto da rua como uma bicicleta..rs..Jorge Rocha Escreveu:Muito boa escolha! Sendo o frete gratis, acabam por ficar a preço razoavel! Para quantos kms vais querer ter autonomia?
Essa Retro que tens, por cá vem equipada com motores de 2000W, a 48V e penso que com 35Ah de chumbo gel. Preços a rondar os 1500€ penso eu também! Já andei numa e tem um arranque muito forte...
Aí em algumas regiões, a mota veio substituir o cavalo, e penso que estará como principal meio de transporte.
Uma pergunta, com o valor de 1 litro de gasolina quantos Kwh de energia electrica pagaria?
Aqui em Portugal dá para uns 10KWh no tarifario normal, porque se for em tarifa bi-horaria, durante a noite, daria para uns 15KWh.
Com o mesmo dinheiro em Portugal:
1 L. de gasolina = 33 Km
10KWh (tarifa normal) = 250 Km
15KWh (tarifa noturna) = 375 Km
Aqui no Brasil nas pequenas cidades do interior as motas também substituíram os cavalos, nessas cidades a quantidade de carros normalmente é pequena, não tem transito e as pessoas não precisam "correr", por isso uma mota resolve bem o problema de transporte, nessas localidades as pessoas estão descobrindo também as vantagens do uso das bicicletas electricas e scooters de baixa potencia.
A gasolina aqui é cara custa R$ 2,70 o litro ou 1,02 euros. Com uma scooter ou mota de baixa cilindrada é possível também fazer os 30km com litro.
Aqui a energia é cobrada igual independente do horário. O valor do KW já com impostos é de 0,3889 reais ou 0,1483 euros. Nós pagamos uma das taxas mais altas de energia do mundo, segundo a presidenta Dilma agora em Janeiro de 2013 o valor será reduzido em 16% .
Voltando ao projeto basicamente preciso de uma autonomia entre 40 e 60km, mas com uma velocidade média entre 60 e 80km/h, nas subidas preciso manter pelo menos 40 - 50km/h. No momento a dúvida está entre as baterias A123 de 20ah por célula ou as de chumbo seladas VRLA de 40 ou 45ah..http://www.bateriaautomotiva.com.br/eco ... Ah-GP12-45
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Obrigado por responder! Essa autonomia com essa velocidade já está muito bom para mim! A sua tem motor de quantos Watts? As baterias são de Litio não é?zointz Escreveu:Boas, tenha uma batlight igual é tua com 40Ah, posso adiantar que com os 40AH a autonomia em uso real e sem muita ginastica para economizar é pelos 35km a 75-80km/h pode-se ir mais longe, mas é preciso cuidado., relativamente ás temperaturas, onde moro tb dificilmente baixa dos 5º, mas abaixo dos 15º já se nota diferença na autonomia.
O BMS é imprescindivel, senão o pack não vai durar muito !
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Embora as baterias tenham menos eficiência com as temperaturas baixas, elas sofrem muito mais com as temperaturas altas, por isso deves ter isso em consideração, pois aí não há muito frio mas há muito calor.
Quanto às winston estás a ver preços europeus, porque não vês preços na china?
http://www.evassemble.com/index.php?mai ... dncqj6ori5
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Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Civic obrigado pela dica! Mas infelizmente parece que tudo para cá é mais difícil o custo do envio das baterias é quase o valor delas, por exemplo coloquei na simulação de compra 11 baterias thunder sky 3.2v 40ah, valor de 52$ cada, total de 572$, o custo de envio para portugal é de 258$ já para o Brasil é de 502$ sendo que é só metade das baterias necessáriascivic Escreveu:Embora as baterias tenham menos eficiência com as temperaturas baixas, elas sofrem muito mais com as temperaturas altas, por isso deves ter isso em consideração, pois aí não há muito frio mas há muito calor.
Quanto às winston estás a ver preços europeus, porque não vês preços na china?
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Vou pesquisar mais um pouco, mas até agora a melhor opção ainda é as baterias A123 de 20Ah / 22 baterias por 726$ com envio grátis, ou 1452$ para um pack de 40ah, estou a procura de algum tutorial ensinando a juntar essas baterias (fazer o pack) para ver se é viável o uso na scooter.
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Se da china fica mais caro em relação a Portugal, dos states fica bem mais barato. Já viste aqui:
http://www.electricmotorsport.com/store ... _parts.php
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Já agora se poderes transmitir algo mais sobre retirar o limitador de velocidade das Retro´s, poderá ser util para mais alguém que as tenha e que queira fazer o mesmo!
Em relação às baterias A123 ou chumbo, se para mim fosse, até que paga-se 10X mais do que pelo chumbo, acharia perferivel a curto, médio e longo prazo!
Com este tipo de baterias (as A123), poderás ter picos de corrente muito bons para os arrenques ou subidas, e sem medo em as danificar. (mesmo que sejam apenas os 20Ah)
Depois deverás saber que a diferença é também no seu peso, e que é muita!!!
Vamos sopor que tens uns 45Ah de chumbo a 72V (6X12V), onde seu peso andará proximo dos 90kg.
Se for em litio (das A123 não sei ao certo mas das tradicionais), para uma potência igual seria 30Kg.
Isto muma mota, que seu peso bruto + condutor é determinante para uma boa resposta em arranques e subidas, todos os quilos fazem diferênça.
Nos casos como referi em cima entre os 90kg e os 30kg, isto pode fazer aumentar a sua potencia por cada quilo em muita percentagem.
Quadro da mota 100kg + baterias de chumbo 90kg + condutor médio de 75kg = 265kg
Quadro da mota 100kg + baterias de LiFePO4 30kg + condutor médio de 75kg = 205kg
Potencia de um motor de 5000W/265kg = 18,867W/kg
Potencia de um motor de 5000W/206kg = 24,390W/kg
Isto equivale a uma potencia de mais quase 30% para a mota com LiFePO4
É o mesmo que ter uma mota com motor de 5000W (a de chumbo) e outra de 6500W (a de litio).
Vai-se refletir também em autonomia e consumo por cada km percorrido!
A durabilidade em ciclos também será de umas 10X mais (baterias de chumbo entre os 250 e os 500 ciclos e as de LiFePO4 entre os 1500 a 5000 ciclos).
Queres mais motivos para a escolha cair para o litio? Olha que se arranja...
Em relação às baterias A123 ou chumbo, se para mim fosse, até que paga-se 10X mais do que pelo chumbo, acharia perferivel a curto, médio e longo prazo!
Com este tipo de baterias (as A123), poderás ter picos de corrente muito bons para os arrenques ou subidas, e sem medo em as danificar. (mesmo que sejam apenas os 20Ah)
Depois deverás saber que a diferença é também no seu peso, e que é muita!!!
Vamos sopor que tens uns 45Ah de chumbo a 72V (6X12V), onde seu peso andará proximo dos 90kg.
Se for em litio (das A123 não sei ao certo mas das tradicionais), para uma potência igual seria 30Kg.
Isto muma mota, que seu peso bruto + condutor é determinante para uma boa resposta em arranques e subidas, todos os quilos fazem diferênça.
Nos casos como referi em cima entre os 90kg e os 30kg, isto pode fazer aumentar a sua potencia por cada quilo em muita percentagem.
Quadro da mota 100kg + baterias de chumbo 90kg + condutor médio de 75kg = 265kg
Quadro da mota 100kg + baterias de LiFePO4 30kg + condutor médio de 75kg = 205kg
Potencia de um motor de 5000W/265kg = 18,867W/kg
Potencia de um motor de 5000W/206kg = 24,390W/kg
Isto equivale a uma potencia de mais quase 30% para a mota com LiFePO4
É o mesmo que ter uma mota com motor de 5000W (a de chumbo) e outra de 6500W (a de litio).
Vai-se refletir também em autonomia e consumo por cada km percorrido!
A durabilidade em ciclos também será de umas 10X mais (baterias de chumbo entre os 250 e os 500 ciclos e as de LiFePO4 entre os 1500 a 5000 ciclos).
Queres mais motivos para a escolha cair para o litio? Olha que se arranja...
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Nova modalidade do Jorge - consultadoria elétrica online!
Isto é poesia elétrica, sem dúvida. Valem ouro estes posts informativos, e é assim que se mostra às pessoas os pormenores/diferenças das várias especificações técnicas possíveis.
Como sempre, bom trabalho Jorge!
Isto é poesia elétrica, sem dúvida. Valem ouro estes posts informativos, e é assim que se mostra às pessoas os pormenores/diferenças das várias especificações técnicas possíveis.
Como sempre, bom trabalho Jorge!
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Jorge é porreiro mesmo! Já está me ajudando muito! Me convenceu a esquecer as de Chumbo, vou de baterias de litio mesmo
Penso em fazer um pack 24s como este da foto:
O kit para montar esse pack é feito por um membro do fórum endless-sphere http://endless-sphere.com/forums/viewto ... 45#p562221
As células estou para escolher entre esses sites:
Melhor preço http://www.aliexpress.com/item/A123-20A ... 87400.html
Ou
http://www.aliexpress.com/item/2pcs-lot ... 26077.html
Ou esse abaixo que é um pouco mais caro mas aceita paypal:
http://www.a123rc.com/goods-468-Excitin ... CELLS.html
Penso em fazer um pack 24s como este da foto:
O kit para montar esse pack é feito por um membro do fórum endless-sphere http://endless-sphere.com/forums/viewto ... 45#p562221
As células estou para escolher entre esses sites:
Melhor preço http://www.aliexpress.com/item/A123-20A ... 87400.html
Ou
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Re: Conversão de Scooter para Electrica
Após um autêntico tratado escrito daquela maneira, não surpreende que tenhas alterado os planos iniciais . Boa continuação.fungaro Escreveu:Jorge é porreiro mesmo! Já está me ajudando muito! Me convenceu a esquecer as de Chumbo, vou de baterias de litio mesmo (...)l
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
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